Autor Tópico: Quando eu faço o foco na hora da filmagem a imagem fica superexposta.  (Lida 3446 vezes)

kaahzuniga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Oi, tudo bem? Eu sou nova aqui, e também nova em gravações. E queria saber como soluciono isso que está acontecendo, se alguém saberia me ajudar!

Na hora que estava gravando eu precisei fazer o Auto foco, não podia parar de gravar, nisso percebi que a imagem clareava e depois voltava ao normal (assim como no modo foto), mas não achei que essa claridade iria para o vídeo, que fosse só um mecanismo da câmera para ajudar a focar melhor. Pois foi para o vídeo, e não consigo igualar com a imagem normal. Ah não queria usar o foco manual por que eu estava gravando na mão, e ia tremer a câmera com o movimento. (não tenho pratica :()

A minha dúvida é, existe alguma configuração da câmera que muda isso? O erro foi meu ao não parar de gravar pra focar? O que faço?

Minha câmera é a Canon 60D.

Obrigada!!
« Última modificação: 07 de Julho de 2017, 01:52:18 por kaahzuniga »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2017, 14:57:10
Pelo visto estás usando a cãmera em modo automático (verdinho)? Coloca ela no modo manual (não estou falando de foco, mas de exposição), e aí tu determina a abertura e velocidade dela. Tira também do automático o ISO, caso estejas. Com isso não há porque haver variação de luminosidade, já que ela estará travada na seleção que fizeste para abertura, velocidade e iso. Se colocares no modo automático e alguém com camisa preta ocupar boa parte da cena a câmera acabará "clareando" para compensar a perda aparente de luz resultante da camisa preta refletir menos luz que outras cores, etc. Se já estás usando modo de exposição manual (M), inclusive o ISO, então precisarias dar mais informações sobre o problema.
JVc.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2017, 16:31:41
Na hora que estava gravando eu precisei fazer o Auto foco, não podia parar de gravar, nisso percebi que a imagem clareava e depois voltava ao normal ...
Oi. Bem vinda ao fórum..
Acho que você está confundindo FOCO AUTOMÁTICO (botão que fica na lente) com MODO AUTOMÁTICO (dial da câmera)...
A mudança do foco não deve alterar a exposição.. A não ser que você esteja em um modo automático ou semi da câmera e a medição esteja em pontual.. Mas mesmo assim. Não seria tanto a ponto de estourar de uma hora pra outra..
Tenta explicar melhor o que você fez pra tentarmos te ajudar.  :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, 16:32:39 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2017, 18:00:43
Não entendo nada de video. Mas a camera foca sempre na abertura maxima.
Se for uma lente 1.8 e estiver filmando em 2.8, ao apertar o foco automatico a lente poderia abrir para 1.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2017, 11:09:11
Não entendo nada de video. Mas a camera foca sempre na abertura maxima.
Se for uma lente 1.8 e estiver filmando em 2.8, ao apertar o foco automatico a lente poderia abrir para 1.8.
Se tiver no modo M não, vange.. Só se tiver no automático ou no Tv.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2017, 13:07:32
Se tiver no modo M não, vange.. Só se tiver no automático ou no Tv.

Pra video?

Porque pra foto não importa o modo, a camera sempre foca com a lente na abertura máxima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2017, 13:20:51
Pelo menos nas minhas câmeras (70D e 80D), que fazem o foco no touchscreen, a abertura é mantida. Não sei como funcionam nas outras..

Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk