Autor Tópico: Copiar Fotos - Pode ou não pode?  (Lida 9267 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2017, 15:59:00
Já tive problemas desse tipo, pois diversas fotografias minhas foram parar em sites que fazem cobertura de automobilismo sem minha autorização e é bem simples: se o uso é comercial, é proibido, pois mesmo usando a URL, o que você está expondo é a imagem e não a URL.

Agora você pode ser um entusiasta que tem um site apenas para falar do que você gosta (um site pessoal, sem uso para comércio, seja de produto, seja de venda de anúncios) e utiliza algumas fotografias - neste caso, o autor da fotografia pode solicitar que você retire as imagens do ar e caso não faça, haverá um processo, que na grande maioria das vezes a pena máxima é a retirada do site do ar e não apenas as fotografias.

Mas há situações que você faz um trabalho contratado para empresas que geram editorias e estas empresas utilizam suas fotografias nestes editoriais distribuídos à empresa; ai o crédito da fotografia passa a ser divulgação, pois mesmo a fotografia sendo sua, o seu trabalho foi contratado para um dado editorial e a fotografia passa a ser de posse do contratante.

Por outro lado, muitas fotografias minhas são usadas em sites que pedem minha autorização e sempre autorizo, desde que o crédito da fotografia seja atribuído - mesmo não ganhando um real pelo uso da imagem, minha marca está sendo divulgada.

Vc tem é? Tipo fotos de F 1s?  :assobi:
Que tal em?  :D hehehe
Só que meu site tem anuncios do google. Nesse caso vc não permite né?


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2017, 10:05:18
   Em tempo Danilo: sou também apaixonado por F1 e fotógrafo. Vi que vc curtiu umas fotos minhas da prova aqui em São Paulo no ano passado (com panning). Se quiser utilizá-las no seu site, tem minha total permissão e sem custo algum!  :) :)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2017, 13:33:52
   Em tempo Danilo: sou também apaixonado por F1 e fotógrafo. Vi que vc curtiu umas fotos minhas da prova aqui em São Paulo no ano passado (com panning). Se quiser utilizá-las no seu site, tem minha total permissão e sem custo algum!  :) :)

Opa....rapaiz muito obrigado. Mas ai eu preciso lembrar quais eram as fotos. Eu lembro mais ou menos assim o tópico...mas não lembro exatameeeeente quais fotos que eram  :ok:


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2017, 14:24:27
É o seguinte, nenhuma imagem pode ser reproduzida(copiada e usada) sem autorização. Porém para que os direitos da imagem usada
sejam reivindicados, a imagem deve estar devidamente licenciada e comprovada, ainda por cima você teria que
provar tal uso proibido. Isso já é bastante difícil.

No caso da url, que foi a questão em si, funciona da seguinte forma: Toda imagem disponibilizada por url pode ser exibida
de forma livre, contanto que quem estiver exibindo não declare como seu trabalho. Essa analogia de que mesmo
publico não posso, está errada, seria o mesmo que espalhar minhas fotos na rua e quem mostrasse para outra pessoa seria processado.

Um arquivo na internet está visível de forma pública e pode ser exibido como tal, o que não pode é usar o trabalho alheio
sem autorização em seus trabalhos ou se dizer autor do trabalho alheio.

Outro exemplo básico disso é o google imagens, se não pudesse alguém aqui acha que o google ainda teria esse serviço?
Trabalho com imagens compradas de banco de imagens a mais de 6 anos e quando você compra uma imagem vc não recebe nada que comprove seu
direito de usá-la, ao contrario das músicas que assim quando é comprada, você recebe um código que é o comprovante de que
você tem o direito de usá-la
Samsung NX3000 + 30mm F2


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2017, 14:40:34
...

Outro exemplo básico disso é o google imagens, se não pudesse alguém aqui acha que o google ainda teria esse serviço?
Trabalho com imagens compradas de banco de imagens a mais de 6 anos e quando você compra uma imagem vc não recebe nada que comprove seu
direito de usá-la, ao contrario das músicas que assim quando é comprada, você recebe um código que é o comprovante de que
você tem o direito de usá-la

O caso do Google Images é um pouco diferente, pois ele exibe a imagem, porém quando você clica na imagem ele manda direto para onde ela está hospedada, pra imagem em si na fonte, ou lhe dá a opção de ver a página como um todo - ele não está hospedando a imagem e nem a usando para divulgar.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2017, 18:42:02
É o seguinte, nenhuma imagem pode ser reproduzida(copiada e usada) sem autorização. Porém para que os direitos da imagem usada
sejam reivindicados, a imagem deve estar devidamente licenciada e comprovada, ainda por cima você teria que
provar tal uso proibido. Isso já é bastante difícil.

No caso da url, que foi a questão em si, funciona da seguinte forma: Toda imagem disponibilizada por url pode ser exibida
de forma livre, contanto que quem estiver exibindo não declare como seu trabalho. Essa analogia de que mesmo
publico não posso, está errada, seria o mesmo que espalhar minhas fotos na rua e quem mostrasse para outra pessoa seria processado.

Um arquivo na internet está visível de forma pública e pode ser exibido como tal, o que não pode é usar o trabalho alheio
sem autorização em seus trabalhos ou se dizer autor do trabalho alheio.

Outro exemplo básico disso é o google imagens, se não pudesse alguém aqui acha que o google ainda teria esse serviço?
Trabalho com imagens compradas de banco de imagens a mais de 6 anos e quando você compra uma imagem vc não recebe nada que comprove seu
direito de usá-la, ao contrario das músicas que assim quando é comprada, você recebe um código que é o comprovante de que
você tem o direito de usá-la

É, faz sentido....

Mas como eu faria isso? Escrever na política de uso do site?

O caso do Google Images é um pouco diferente, pois ele exibe a imagem, porém quando você clica na imagem ele manda direto para onde ela está hospedada, pra imagem em si na fonte, ou lhe dá a opção de ver a página como um todo - ele não está hospedando a imagem e nem a usando para divulgar.

Algumas eu linkei para a fonte original heheh....
Mas na dúvida né....
« Última modificação: 12 de Julho de 2017, 18:42:47 por Danilo_cs »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2017, 09:22:24
...Toda imagem disponibilizada por url pode ser exibida
de forma livre...
Vish amigo.. Desculpe a franqueza.. Mas isso é pura opinião sua... Já li e reli de cabo a rabo LDA e ela é BASTANTE CLARA.. Não interessa o meio.. SIMPLESMENTE NÃO PODE USAR OBRA FOTOGRÁFICA SEM AUTORIZAÇÃO.

Um arquivo na internet está visível de forma pública e pode ser exibido como tal.. você tem o direito de usá-la
De onde veio isso? A internet não é uma zona livre.. Muito menos um site é "obra pública". Essa história de "colocou na rede é público" é a maior balela...
Tanto nacionalmente quanto internacionalmente, inclusive os sites em si são considerados obras intelectuais.. Não pode sair copiando!
 
imagens compradas de banco de imagens a mais de 6 anos e quando você compra uma imagem vc não recebe nada que comprove seu
direito de usá-la
Provavelmente há uma cláusula falando sobre isso nos termos de uso, quando você se cadastrou no serviço. COM CERTEZA, há definição clara disso quando você realiza o cadastro pra VENDA das fotos online - no contrato há explícita definição sobre a liberação dos direitos de uso por parte dos sites e dos compradores...

Fora a minha "cricrizisse" com o assunto.. Eu acho que aqui é local onde temos também que debater sobre a ética envolvida na questão... O uso indevido de fotos por pessoas leigas ou público geral já é xarope. Agora uso da imagem de um colega de forma indevida é infinitamente pior.. Em alguns casos, beira o estelionato. A gente tem que começar a se fortalecer.. Pedindo permissão pros colegas, sendo honestos um com o outro.. Valorizando o trabalho alheio, primeiramente.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2017, 09:57:44
Existem alguns jeitos simples e corretos de se usar imagens de terceiros. O ideal é contratar um fotógrafo pra fazer as fotos ou comprar em banco de imagens. Outro jeito seria o que está sendo sugerido à exaustão aqui no tópico, que é entrar em contato com o autor da foto e pedir autorização de uso.

Não existe isso de usar a foto e depois retirar se o autor reclamar. Isso é uma gambiarra das boas, passível de processo sim, e eticamente muito errado. Mesmo se for sem fins lucrativos. Muita gente faz isso, claro, quase todo mundo, mas isso não faz ser menos errado. Literalmente não custa nada entrar em contato com os autores das fotos antes de usar. A imensa maioria provavelmente vai autorizar o uso sem custos.

Falando por mim, como fotógrafo. Ficaria absurdamente revoltado de encontrar uma foto minha sendo usada sem autorização, independente do uso. Mas cederia o uso de bom grado a qualquer um que pedisse autorização prévia.  ;)


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #23 Online: 13 de Julho de 2017, 10:28:57
Opa....rapaiz muito obrigado. Mas ai eu preciso lembrar quais eram as fotos. Eu lembro mais ou menos assim o tópico...mas não lembro exatameeeeente quais fotos que eram  :ok:
Segue o link, Danilo!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=124917.msg1288443#msg1288443


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2017, 11:47:15
Bom, se fosse assim como vcs estão querendo dizer eu teria de processar uma porção de gente, pois minhas fotos são postadas em sites, blogs, pinterest e o escambau, utilizadas em matérias, e nunca vieram me perguntar se eu permitiria ou não, mas em todos os casos citados sempre foi mencionado o autor ( eu no caso ), então entendo que se for somente para a web, em que não irá ser feito nenhuma publicação, impressão, não existe problema, desde que sempre se cite o autor, porque embora vc esteja utilizando a imagem vc não está lucrando com ela, em teoria.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 13 de Julho de 2017, 11:58:32
Bom, se fosse assim como vcs estão querendo dizer eu teria de processar uma porção de gente, pois minhas fotos são postadas em sites, blogs, pinterest e o escambau, utilizadas em matérias, e nunca vieram me perguntar se eu permitiria ou não, mas em todos os casos citados sempre foi mencionado o autor ( eu no caso ), então entendo que se for somente para a web, em que não irá ser feito nenhuma publicação, impressão, não existe problema, desde que sempre se cite o autor, porque embora vc esteja utilizando a imagem vc não está lucrando com ela, em teoria.

Concordo com você, Raphael. Desde que dê os créditos, não vejo problema. Acho até bom, pois estão divulgando o seu trabalho.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Julho de 2017, 11:59:46
Segue o link, Danilo!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=124917.msg1288443#msg1288443

Ahhh muito obrigado...realmente as fotos são bem boas...eu vou usar sim  :D

Bom, se fosse assim como vcs estão querendo dizer eu teria de processar uma porção de gente, pois minhas fotos são postadas em sites, blogs, pinterest e o escambau, utilizadas em matérias, e nunca vieram me perguntar se eu permitiria ou não, mas em todos os casos citados sempre foi mencionado o autor ( eu no caso ), então entendo que se for somente para a web, em que não irá ser feito nenhuma publicação, impressão, não existe problema, desde que sempre se cite o autor, porque embora vc esteja utilizando a imagem vc não está lucrando com ela, em teoria.
Então...eu não quero descordar do pessoal e vou dar uma boa ajustada no meu site só para garantir, no entanto, veja bem... O pessoal mencionou que um site que tem ads´s estaria lucrando com as suas fotos. Mas não é bem assim. Pelo menos dependendo do que seja o site, como por exemplo o meu, o conteúdo ali vai continuar sendo gratuito para quem procura. Se eu tirar as fotos....imagino que quem os possíveis ganhos com os ad´s não vão mudar em nada. Há quem diga que até pode melhorar..mas enfim...posso estar errado, mas só foi uma coisa que eu pensei.

Única vantagem que eu teria mesmo sobre as fotos é quem me encontra pelo Google Images, aí realmente eu teria alguma vantagem... :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 13 de Julho de 2017, 12:19:52
Bom, se fosse assim como vcs estão querendo dizer eu teria de processar uma porção de gente, pois minhas fotos são postadas em sites, blogs, pinterest e o escambau, utilizadas em matérias, e nunca vieram me perguntar se eu permitiria ou não, mas em todos os casos citados sempre foi mencionado o autor ( eu no caso ), então entendo que se for somente para a web, em que não irá ser feito nenhuma publicação, impressão, não existe problema, desde que sempre se cite o autor, porque embora vc esteja utilizando a imagem vc não está lucrando com ela, em teoria.

Não é porque todo mundo faz que isso é o certo. Você, se quisesse, poderia sim processar todo esse povo que usa suas imagens sem pedir autorização. Se não se incomoda com esse uso, daí é uma questão pessoal, mas pode ter gente que se incomoda. O Danilo pode muito bem encontrar alguém que não goste e processe ele, e estaria no seu direito.

Não custa nada a gente, como fotógrafos, dar esse exemplo, pedir autorização. Não custa nada mesmo, literalmente, só mandar um e-mail pro autor.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #28 Online: 13 de Julho de 2017, 12:46:09
Bom, se fosse assim como vcs estão querendo dizer eu teria de processar uma porção de gente...
Ter ou não ter que processar é uma decisão exclusivamente TUA..
Como tu és o autor esse é um direito somente teu. Inclusive a LDA diz que tu jamais pode - EM HIPÓTESE ALGUMA - te desfazer do direito autoral. Ele é intransmissível.  :eek:

Mas é como o Yoji falou.. Só por que é feito de tal forma, não quer dizer que é correto. E eu mesmo, que tô botando lenha na discussão, não me importo quando as pessoas compartilham / usam minhas imagens, desde que atribuam os créditos. Tá tudo certo!

Porém, o que deve ser entendido como a informação mais correta sobre o assunto é o que está lá na lei.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 13 de Julho de 2017, 13:29:04
E eu mesmo, que tô botando lenha na discussão, não me importo quando as pessoas compartilham / usam minhas imagens, desde que atribuam os créditos. Tá tudo certo!

Porém, o que deve ser entendido como a informação mais correta sobre o assunto é o que está lá na lei.  :ok:

Eu ficaria muito bravo de ver imagem minha sendo usada sem autorização, mas dificilmente processaria. Mas se por acaso eu desejasse processar, estaria amparado pela lei.