Autor Tópico: Copiar Fotos - Pode ou não pode?  (Lida 9259 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #30 Online: 13 de Julho de 2017, 13:44:07
Nem sei como um tópico desses tem 3 páginas.
Não pode, simples assim, ponto final.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2017, 14:02:09
Citar
s regras de proteção aos direitos autorais não possuem a finalidade de atribuir exclusividade de acesso das obras aos seus titulares, e sim o reconhecimento da autoria e a exclusividade quanto ao recebimento das vantagens patrimoniais, são consideradas livres os usos que não tiverem nenhum impacto negativo ao direito moral do autor e à exploração econômica da obra.

Citar
Já com relação aos direitos morais, não há limitação prevista em lei, razão pela qual a regra é de que sempre é necessário citar o criador, ainda que em reproduções permitidas ou autorizadas ou nos casos das limitações.

Citar
Quanto às limitações aos direitos dos autores, assim entendidos os usos de obras de terceiros que não dependem de prévia autorização do autor e não constituem ofensa aos direitos desses, a que merece mais destaque é o uso para fins de CITAÇÃO, estando autorizada a citação de passagem de qualquer obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, desde que na medida justificada para o fim a atingir e com indicação do nome do autor e a origem da obra reproduzida e desde que seja feito uso justo, que representa aquele que não prejudica a exploração da obra reproduzida e que não cause prejuízo injustificado ao autor reproduzido.

http://www.topmidianews.com.br/colunistas/post/posso-utilizar-obras-autorais-de-terceiros-como/53501/

Ou seja, esse não pode, tão alardeado aqui, não é bem assim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2017, 14:04:18
Que há respaldo legal para impedir o uso não há muito o que se discutir.

Apenas, na minha opinião, ir contra a reprodução com créditos de uma fotografia sua é remar contra a maré, é abdicar de uma ferramenta de propaganda gratuita, não combina com a era da internet e compartilhamento de informação.

Já imaginou se o Steve McCurry resolvesse processar todo mundo que veiculou a fotografia da menina afegã em sites sem a prévia autorização? Ele pode ter o direito de fazê-lo, mas na minha opinião isso seria lutar contra ele mesmo.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 13 de Julho de 2017, 14:32:52
Que há respaldo legal para impedir o uso não há muito o que se discutir.

Apenas, na minha opinião, ir contra a reprodução com créditos de uma fotografia sua é remar contra a maré

Mas acho que é isso que todo mundo está dizendo aqui. Existe respaldo na lei, mas não quer dizer que todo mundo vai sair processando o uso. Eu e o Nando, por exemplo, dissemos que não processaríamos.

O que estamos dizendo é que, se o Danilo usar fotos sem autorização prévia, está sujeito a ser processado. Não quer dizer que vá acontecer (e eu particularmente nem acho que vá), mas não custa nada ir pelo caminho correto e pedir autorização para o uso.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #34 Online: 13 de Julho de 2017, 14:34:51
Mas acho que é isso que todo mundo está dizendo aqui. Existe respaldo na lei, mas não quer dizer que todo mundo vai sair processando o uso. Eu e o Nando, por exemplo, dissemos que não processaríamos.

O que estamos dizendo é que, se o Danilo usar fotos sem autorização prévia, está sujeito a ser processado. Não quer dizer que vá acontecer (e eu particularmente nem acho que vá), mas não custa nada ir pelo caminho correto e pedir autorização para o uso.

Perfeito.  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 15 de Julho de 2017, 20:21:42
Perfeito.  :ok:

Foi meio controverso mas ficou bem esclarecido. Tomara que pelo menos depois de tudo isso e de todos os ajustes o site chegue a outro nível né?  :)

Valeuu a todos  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Julho de 2017, 15:04:29
Que sites tem por ai semelhante ao Flickr?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2017, 19:23:14
Aeeee cataram minhas fotos do meu site dcs sem autorização heheheheheh
É uns convites de casamento :)

\o/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2017, 23:18:40
Eu sei que relaxei, mas né.....é estranho....a pessoa pegou na cara dura hehehehe e ainda colocou uma marca d´agua

Eu vou tentar vender para eles, vamos ver se aceitar. Senão vai ter que arrumar outras fotos hehehe.

É que é diferente né. A foto ali num é meramente para ilustrar ou enfeitar o texto dele ou algo assim, como estavamos aqui discutindo. Eu fotografei os produtos para eu vender né. Ele pegou para ele vender para ele...aí é meio zoado :)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2017, 08:34:52
É que é diferente né. A foto ali num é meramente para ilustrar ou enfeitar o texto dele ou algo assim, como estavamos aqui discutindo. Eu fotografei os produtos para eu vender né. Ele pegou para ele vender para ele...aí é meio zoado :)

Desculpe Danilo, mas não é diferente do que vc queria fazer não, pegar sem autorização do autor é errado e vai contra a lei de direito autoral, como ja dito, sem margem pra interpretação, indiferente do que for fazer com ela...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2017, 10:07:58
Desculpe Danilo, mas não é diferente do que vc queria fazer não, pegar sem autorização do autor é errado e vai contra a lei de direito autoral, como ja dito, sem margem pra interpretação, indiferente do que for fazer com ela...

Ahhhh  :(
Mas de qualquer forma se eles pegassem minhas fotos para o mesmo fim que aquele meu site lá, eu num ia dizer nada, apenas ia pedir para dar um crédito ou algo assim, como já me aconteceu uma vez.
A pessoa estava falando de Campo Mourão aqui no site dele. Daí encontrou uma foto minha no Flickr e pegou. Quando descobri, eu só falei para colocar os créditos e pronto. Eu fiquei até lisonjeado por ter pego uma foto minha.... mas enfim.....

Bom...aproveitando....eu já estou corrigindo essas coisas. Só estou usando fotos autorizadas para publicações novas.
Agora as outras ainda está em processo
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, 10:14:15 por Danilo_cs »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2017, 10:56:05


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:01:30
Bom...aproveitando....eu já estou corrigindo essas coisas. Só estou usando fotos autorizadas para publicações novas.
Agora as outras ainda está em processo

Muito bom, é a atitude certa a se tomar, independente de qualquer coisa.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:29:53
Annn rannn!!

Outra vantagem é que o site vai ter fotos diferenciadas dos outros :)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, 11:33:30 por Danilo_cs »