Autor Tópico: Copiar Fotos - Pode ou não pode?  (Lida 9342 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 20 de Setembro de 2017, 23:02:27
O duro que o carinha la ainda acha que eu estou mentindo. Num acredita que as fotos são minhas.
Pelo menos se fosse eu, pedir desculpa e tirar na hora, não importa se ele está falando a verdade ou não.

Falando nisso, essa é primeira página 100% corrigida quanto as fotos. Todas são Common Creative. Apenas uma foto precisei autorização direta :)

http://www.superdanilof1page.com.br/equipes-atuais/f1-mercedes


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #46 Online: 28 de Setembro de 2017, 09:06:06
Pessoal, bom dia

Sou professor de Direito Penal e vou tentar esclarecer, sempre citando a LDA - Lei de Direitos Autorais (Lei 9610/98 disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm):

- Direitos autorais são "bens móveis", ou seja, são passíveis de pertencer a alguém, como se fossem um objeto - por exemplo, um telefone celular (artigo 3º da LDA);
- As fotografias são "obras protegidas" pela LDA (art. 7º, VII);
- O fotógrafo é o autor da fotografia (art. 11) e pode se identificar como autor (art. 12) ou não. O fato de não se identificar como autor não lhe retira o direito de autor nem a propriedade da fotografia. Se fosse o celular: você pode identificar seu celular com uma etiqueta, mas se não o fizer e deixar em cima da mesa ele não deixa de ser seu. Se você tiver essa propriedade contestada, basta provar que você é o autor da imagem ou dono do celular. Se você se identificar como autor da imagem, será automaticamente considerado autor, arts. 12 e 13.
- Você pode registrar sua obra (fotografia), mas não é obrigado a registrar para garantir seu direito de autor - arts. 18 a 21.