Autor Tópico: Dúvida T3 - vale a pena a oferta?  (Lida 1582 vezes)

magdo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 10 de Julho de 2017, 21:58:38
Pessoal, aqui na minha cidade apareceu uma oferta do kit da canon T3 com a lente 18-55, bateria, carregador e bolsa no valor de R$ 750,00, quem esta vendendo é uma senhora que o filho dela mora em outra cidade e deixou pra ela vender, segundo ela ele comprou pra ser usada na faculdade e a câmera ficou sem uso. Ela não sabe ver a quantidade de clicks mais isso posso depois descobrir, a câmera está aparentemente nova. Sei que ela não filma em HD e meu propósito de comprar uma câmera é para começar a filmar vídeos para o youtube então queria saber se compensa ou não comprar essa câmera.

Outra duvida em relação a câmera ficar guardada um bom tempo na caixa mais com a lente encaixada danifica a lente ou a câmera?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2017, 22:25:47
A T3 é uma baita camerazinha. Faz foto com boa qualidade, é leve e econmica de bateria.

Sobre o video, é 1280x720p, 25 ou 30fps e não tem entrada pra microfone, isso pode ser um empecilho, dependendo da situação.

Mas é algo que dá pra contornar na boa. Um gravador externo, sincroniza os audios na timeline e boa, mole mole.
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 22:29:41 por Mike Castro »


magdo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2017, 22:45:33
A T3 é uma baita camerazinha. Faz foto com boa qualidade, é leve e econmica de bateria.

Sobre o video, é 1280x720p, 25 ou 30fps e não tem entrada pra microfone, isso pode ser um empecilho, dependendo da situação.

Mas é algo que dá pra contornar na boa. Um gravador externo, sincroniza os audios na timeline e boa, mole mole.

Em relação a entrada de mic tbm estava ciente que não tinha, ai pensei em gravar o áudio no smartphone e sincronizar no adobe premiere


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2017, 23:08:33
Em relação a entrada de mic tbm estava ciente que não tinha, ai pensei em gravar o áudio no smartphone e sincronizar no adobe premiere

Então tá tranquilo, mano.

Se a questão da resolução não te incomodar tanto, manda ver. Com o tempo, você pega uma full hd.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2017, 12:29:01
Se o objetivo é realmente vídeos, eu não pegaria ela.
Qualquer smartphone numa faixa de 1000 reais vai te entregar uma qualidade melhor de gravação e ainda vai ser um smartphone, ou seja, vai ser muito mais que uma câmera. E a Rode tem o microfone VideoMic Me pra smartphones, que tem uma qualidade excelente, um preço justo e te pouparia tempo na pós produção.

Pra você ter noção, você poderia pegar um LG G4 na faixa de 1000 reais.
Ele grava em 4K, o que te daria dois ângulos de câmera em 1080p (você pode redimencionar pra 1080p e usar a resolução extra pra dar zoom em outros planos quando necessário). E além disso é um puta dum smartphone que não está muito atrás dos lançamentos do ano.

Se o objetivo fosse mais pra fotos, eu iria de T3... mas pra vídeos não consigo justificar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2017, 13:12:01
Se o objetivo é realmente vídeos, eu não pegaria ela.
Qualquer smartphone numa faixa de 1000 reais vai te entregar uma qualidade melhor de gravação e ainda vai ser um smartphone, ou seja, vai ser muito mais que uma câmera. E a Rode tem o microfone VideoMic Me pra smartphones, que tem uma qualidade excelente, um preço justo e te pouparia tempo na pós produção.

Pra você ter noção, você poderia pegar um LG G4 na faixa de 1000 reais.
Ele grava em 4K, o que te daria dois ângulos de câmera em 1080p (você pode redimencionar pra 1080p e usar a resolução extra pra dar zoom em outros planos quando necessário). E além disso é um puta dum smartphone que não está muito atrás dos lançamentos do ano.

Se o objetivo fosse mais pra fotos, eu iria de T3... mas pra vídeos não consigo justificar.

Um smartphone pode ter 8k mas com aquele sensor minúsculo nunca vai ter qualidade de imagem melhor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2017, 13:47:30
Um smartphone pode ter 8k mas com aquele sensor minúsculo nunca vai ter qualidade de imagem melhor.
O sensor do G4 não é tão minúsculo assim.
Mas tem uma maneira melhor de tirar conclusões, simplesmente vejam vídeos filmados pelas duas.

Achei dois aqui que fizeram um color grading cinemático.

T3: https://www.youtube.com/watch?v=7Ka8000_Omo
LG G4: https://www.youtube.com/watch?v=NyKgHcgMeFA

Você nem precisa ir pra 4k nas configurações do youtube pra notar a diferença na nitidez.
Comparando os dois em 720p já se vê a diferença.
Também vi uns vídeos utilizando a lente kit sem as tarjas e ela vinheta forte em 18mm nos vídeos da T3.

E pra quem indica DRSL pra aprendizado, o LG G4 também oferece controles manuais.
Só a abertura é fixa. Já o foco, obturador, framerate, balanço de branco e ISO podem ser controlados manualmente.
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 13:57:07 por Di Torres »