Autor Tópico: Sobre computador... duvidas de hardware  (Lida 7039 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 12 de Julho de 2017, 12:01:56
Pessoal, meu computador tá me dando trabalho e não entendo nada de hardware.. anda muito lento, terrivel. Já mandei pra um tecnico aqui dar uma otimizada, sem formatar.. melhorou mas ainda tá ruim, e tenho receio de uma formatação só me dar de cabeça e ainda assim continuar meio perrenga.

Qual recomendação hj pra uma máquina confiável pra edição de fotos e vídeos que não custe olho da cara?

O meu é um i5 de gerações passadas (uns 3 anos ou mais) com 8gb de memoria... com win 7..

Andei pensando em comprar só processador novo, 16gb de memória e placa mãe compativel... funciona isso mantendo hd, funte, gabinete, placa de video, etc?

Conto com ajuda dos entendidos de plantão...

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2017, 12:27:24
Luciano, seu HD é disco rígido ou SSD? Se ofr rígido, bota um SSD ai que a diferença é espantosa.

O meu é um Phenon X3, também com 8g de memoria e com quase 7 anos, coloquei um SSD aqui mês passado e deu uma sobrevida excelente nele.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2017, 14:20:22
Ia comentar o mesmo: SSD versus HD!

Seu hardware aí é mais do que suficiente para rodar aplicações como Lightroom e etc... também tenho um i5 das primeiras gerações, com 4gb de memória e roda tudo tranquilo. O que acontece é que quando o sistema acessa algum dado no HD, este apresenta um gargalo enorme ao processamento. É por isso que mesmo máquinas com ótimo hardware demoram tanto para carregar ao ligar (carregar o Windows), abrir um programa (que seja um simples Microsoft Word) ou até carregar um "mapa" durante um jogo 3D. Quando investi num SSD há uns 2 anos atrás, achei inacreditável. É lindo ver o PC iniciar em poucos segundos após apertar o botão ligar no gabinete, ficando com tudo carregado e pronto para uso. Tudo que fica instalado no SSD abre instantaneamente. O limitante fica ainda quando preciso acessar algo do HD. Por exemplo, o Lightroom está no SSD e abre super rápido se não estiver carregado com algum catálogo, mas ao importar as fotos que estão no HD, aí vem a demora. Como os SSD ainda são um pouco pequenos e caros, é difícil alguém armazenar tudo apenas nele. Mas dá pra manter todos os programas e principais arquivos nele, deixando um HD para o restante: músicas, fotos antigas, vídeos, e demais itens que não são acessados sempre ou que não precisam de velocidade.

Com relação a memória, ela só precisa ser suficiente para o que você está usando: mais memória não implica em mais desempenho, como saltar de 8 para 16gb. Explico: se você monitorar o uso de memória da forma que está hoje, com todos os programas abertos (Lightroom, navegador, player de música, ou o que mais quiser aí) e o sistema estiver consumindo 6gb, ter ou 8gb ou 16gb não faz a menor diferença. O que poderia ajudar seria uma memória mais rápida (clock mais alto), desde que casado com o que seu processador e placa-mãe suportam. Como mencionei antes, eu tenho "apenas" 4gb, mas de memórias de alto desempenho. Na época custavam mais do que se tivesse comprado 8gb. Para o meu uso, com Windows 7 e aplicativos que sugeri entre parênteses antes, é suficiente.

Como curiosidade (já que estamos no papo furado), eu era bem nerd e fui moderador do "Clube do Hardware". Cheguei a ser recordista em "overclock" de alguns sistemas etc... Então acredite, também sou neurótico com velocidade e impaciente ao extremo quando algo fica lerdo.
« Última modificação: 12 de Julho de 2017, 14:24:14 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2017, 14:24:53
Já aconteceu coisa parecida comigo. Uma vez meu notebook estava muito lerdo e muitas vezes travava, tentei formatar e mesmo assim o problema continuou. Só solucionei o problema quando troquei o HD. Nas outras vezes a formatação resolveu o problema. Até cheguei a procurar outras soluções mas só formatando mesmo pra perceber uma melhora significativa.

Quanto a fazer upgrade do hardware, vai depender do uso que você faz do pc. Um upgrade que geralmente as pessoas percebem grande diferença é mudar de HD pra SSD (como já foi dito pelo Roberto Dellano). O boot e o acesso aos programas e arquivos ficam muito mais rápidos. A única desvantagem é o custo dele.

Caso você não use programas que exijam muito, não acho que você vai notar uma melhora tão grande se fizer upgrade de processador ou aumentar a memória ram. Caso realmente queira fazer um upgrade, a ordem de prioridade que eu daria (levando em consideração o setup do seu pc) seria: HD para SSD > aumentar memória ram >>> trocar processador+placa mãe.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2017, 15:59:02
Acho que consegui entender galera...

Uso aqui um HD rigido de 500gb só pro sistema, programas etc... todas as fotos e videos ficam num outro HD de 2Tb, que não roda nenhum programa... pode ser esse uns dos motivos então né?

Vou cotar um ssd pra ver se compensa...

De toda forma, se nao colocar o SSD, uma formatação poderia resolver?

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk
« Última modificação: 12 de Julho de 2017, 15:59:40 por Luciano.Queiroz »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2017, 16:04:29
Luciano, formatação pode até dar uma melhorada no começo, mas logo volta a travar, já o SSD é outra vida, é aumento real de velocidade em tudo, coloca uma ai e seja feliz.



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2017, 16:07:21
Luciano, formatação pode até dar uma melhorada no começo, mas logo volta a travar, já o SSD é outra vida, é aumento real de velocidade em tudo, coloca uma ai e seja feliz.
Legal... vou ver isso aqui...

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2017, 16:12:14
Sobre SSD, parece que os mais populares são de 120 e 240 gb correto? Então ele rodaria sistema operacional e todos os programas mas os arquivos de trabalho ficariam num HD convencional à parte, igual uso hj...

Tá correto isso?

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk



iclassi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • Anderson Barros
    • Anderson Barros Fotografia
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2017, 16:15:31
Concordo com o Roberto, depois mande um feedback da performance da maquina.
2x Canon EOS MK3 | Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM | Canon EF 85mm f/1.4L IS USM | Sigma 35mm f/1.4 Dg Hsm Art | EF 8-15mm f/4L Fisheye USM | 2x Godox TT685 | Godox V1 | Godox AD300 | 2x Radio Godox Xpro

http://www.barrosfotografia.com.br
https://www.facebook.com/barrosfotografia
https://www.instagram.com/andersons.barros


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2017, 16:36:59
Sobre SSD, parece que os mais populares são de 120 e 240 gb correto? Então ele rodaria sistema operacional e todos os programas mas os arquivos de trabalho ficariam num HD convencional à parte, igual uso hj...

Tá correto isso?

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk

Isso mesmo, Luciano. Eu tenho um SSD até menor (porque antigamente eram mais caros ainda) e mantenho os arquivos em massa num HD. Você notará ainda uns "engasgos" na hora que for importar as fotos que estão no HD, mas o restante será muito, mas muito mais rápido mesmo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2017, 16:38:42
Isso mesmo, Luciano. Eu tenho um SSD até menor (porque antigamente eram mais caros ainda) e mantenho os arquivos em massa num HD. Você notará ainda uns "engasgos" na hora que for importar as fotos que estão no HD, mas o restante será muito, mas muito mais rápido mesmo.
Legal!!! Acho que vou partir pra isso.. obrigado pela ajuda...

Depois volto contar aqui

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk



MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2017, 17:02:02
Luciano, bastante informação sobre a troca de HD por SSd aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=127936

Leia com calma todo o tópico, vai te ajudar na escolha e instalação.
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2017, 17:10:34
O SSD é outra vida, indispensável pra velocidade, porém as vezes só trocando ele pode ser que ainda trave durante alguns processos, eu tenho um Dell i7, 8gb de memoria, hd ssd, porém só de lightroom e o photoshop abertos já está indo 65, 70% da memoria, conforme o uso vai subindo até o tal 99%, ai da aquela travada até liberar a memoria. Então, verifique no Gerenciador de Tarefas, na aba desempenho como está o uso do hardware com os programas rodando
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2017, 17:25:16
120Gb é pouco, bem pouco mesmo. O sistema pode até caber nele agora, mas daqui a um ano...

No minimo 240, e relação custo beneficio hoje é 480 GB (500Gb se for Samsung)

i5 de 3 anos atrás é um ótimo processador, vai ficar bom com um SSD novo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2017, 18:30:21
O SSD é outra vida, indispensável pra velocidade, porém as vezes só trocando ele pode ser que ainda trave durante alguns processos, eu tenho um Dell i7, 8gb de memoria, hd ssd, porém só de lightroom e o photoshop abertos já está indo 65, 70% da memoria, conforme o uso vai subindo até o tal 99%, ai da aquela travada até liberar a memoria. Então, verifique no Gerenciador de Tarefas, na aba desempenho como está o uso do hardware com os programas rodando

Tem zica aí. Isso não é normal.