Autor Tópico: Velocidade mínima de obturador em modo Av  (Lida 12021 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #15 Online: 13 de Julho de 2017, 09:51:19
Eu uso a 6D, quando não quero me preocupar com config (em ensaios externos por exemplo), coloco no modo AV, defino a abertura, normalmente com exposição em +1, ISO em Auto limitado a 6400 e velocidade mínima em 1/125 (no mesmo menu onde configura o limite do iso auto). Sempre funciona.
Perfeito. Praticamente o que costumo usar em eventos que preciso de muita agilidade.
A 6D era a que câmera que eu pretendia comprar para migrar pra Canon.
Muito bom poder confirmar que ela tem essa opção. Valeu, amigo!
« Última modificação: 13 de Julho de 2017, 10:01:49 por Di Torres »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #16 Online: 13 de Julho de 2017, 10:21:03
Ihhh... Então preciso descobrir pq minha 80D não funciona 🤔🤔
Será que pode ser por causa da lente (Tamron)?

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 13 de Julho de 2017, 11:34:37
Ihhh... Então preciso descobrir pq minha 80D não funciona 🤔🤔
Será que pode ser por causa da lente (Tamron)?

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

André, vc está falando em fotos com ou sem flash ??

Na minha antiga XSi tinha uma configuração de velocidade mínima de sincronismo de flash em modo AV. Vc tinha a opção de deixar desligada ou 1/60s. Setando 1/60 e usando modo Av, usando flash a velocidade nunca ficava menor do que isto. Desligando o flash, o Av funcionava normal, sem limite mínimo.

Esta configuração estava em uma das Custom Functions.

Na 60D se não me engano vc pode deixar desligado, 1/60 até 1/250 (velocidade máxima de sincronismo do flash) ou travado em 1/250. Também é acessado pelas custom functions.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2017, 11:43:20
André, vc está falando em fotos com ou sem flash ??

Na minha antiga XSi tinha uma configuração de velocidade mínima de sincronismo de flash em modo AV. Vc tinha a opção de deixar desligada ou 1/60s. Setando 1/60 e usando modo Av, usando flash a velocidade nunca ficava menor do que isto. Desligando o flash, o Av funcionava normal, sem limite mínimo.

Esta configuração estava em uma das Custom Functions.

Na 60D se não me engano vc pode deixar desligado, 1/60 até 1/250 (velocidade máxima de sincronismo do flash) ou travado em 1/250. Também é acessado pelas custom functions.
Não lembro e agora estou no trabalho, mas se não me engano tanto fazia... Com flash ou sem flash a câmera ignorava a velocidade mínima.
Depois vou conferir e respondo novamente.

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2017, 12:54:06
Essa configuração é outra, não é a mesma coisa que a velocidade minima no modo AV.
Tem ela na T3 aqui.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #20 Online: 01 de Março de 2019, 22:50:27
Ihhh... Então preciso descobrir pq minha 80D não funciona
Será que pode ser por causa da lente (Tamron)?

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Desculpem desenterrar tópico mas lembrei que ainda não consegui descobrir esse mistério, e ao fazer uma busca no Google apareceu esse tópico, então preferi ressucitá-lo à criar outro...

Alguém que tenha uma 80D tem alguma explicação pra isso?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #21 Online: 05 de Março de 2019, 11:25:26
Desculpem desenterrar tópico mas lembrei que ainda não consegui descobrir esse mistério, e ao fazer uma busca no Google apareceu esse tópico, então preferi ressucitá-lo à criar outro...

Alguém que tenha uma 80D tem alguma explicação pra isso?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Pode ser idiota a pergunta. Mas tem certeza que o ISO está no automático e que está colocando um limite alto de ISO nas preferencias para a Câmera conseguir segurar na velocidade mínima?

Faz uns testes no escuro, no modo AV, para ver se com necessidade a câmera está setando o ISO no mais alto definido.




andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #22 Online: 05 de Março de 2019, 21:43:13
Pode ser idiota a pergunta. Mas tem certeza que o ISO está no automático e que está colocando um limite alto de ISO nas preferencias para a Câmera conseguir segurar na velocidade mínima?

Faz uns testes no escuro, no modo AV, para ver se com necessidade a câmera está setando o ISO no mais alto definido.
Até onde eu sei, o ISO não tem que estar no automático para usar essa função, e mesmo se estivesse não tem o menor sentido a câmera desrespeitar a configuração para fazer a foto. O foco, por exemplo, se não for encontrado a foto não é feita. A câmera não ignora isso.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #23 Online: 05 de Março de 2019, 21:58:06
Até onde eu sei, o ISO não tem que estar no automático para usar essa função, e mesmo se estivesse não tem o menor sentido a câmera desrespeitar a configuração para fazer a foto. O foco, por exemplo, se não for encontrado a foto não é feita. A câmera não ignora isso.

Mas é o ISO que justamente permite a câmera aplicar a velocidade mínima desejada.

Você coloca um limite de ISO nas configurações do modo "av" e deixa o ISO no automático.  Após setar a abertura do diafragma, sua câmera vai tentar aplicar a velocidade mínima escolhida nas configurações do modo "av". Já o ISO funciona como uma compensação...

Um exemplo: em um local escuro, se você colocar sua câmera com velocidade mínima em 1/250, ISO EM 100 e abertura em f/9, jamais que sua câmera vai respeitar a velocidade mínima. O que ela faz nesse momento é reduzir a velocidade mínima para efetuar o disparo.

Você tem que setar o ISO máximo aceitado, sabendo que se necessário, sua câmera vai usar o ISO máximo e também reduzir a velocidade do obturador.

A câmera pode sim ignorar a ausência de foco, pelo menos em modelos mais avançados você pode tirar a foto mesmo que o foco não esteja correto. Pelo o que eu sei isso é bastante usado em foto jornalismo, onde o foco não é tão importante quanto o assunto a ser fotografado...

« Última modificação: 05 de Março de 2019, 21:59:28 por phmn »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 05 de Março de 2019, 22:06:53
Não é esse o comportamento esperado. Se eu defino velocidade mínima, a câmera deve piscar a velocidade para avisar que não consegue a exposição correta e não ir para uma velocidade menor ou iso maior.

Isso acontece quando já estamos na menor abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #25 Online: 05 de Março de 2019, 22:11:55
A câmera pode sim ignorar a ausência de foco, pelo menos em modelos mais avançados você pode tirar a foto mesmo que o foco não esteja correto. Pelo o que eu sei isso é bastante usado em foto jornalismo, onde o foco não é tão importante quanto o assunto a ser fotografado...
Sim, ignora, mas se eu configurar essa opção. Por vontade própria ela não faz isso, simplesmente pq não atingiu o parâmetro que ela acha certo. Se eu quero a foto bastante sub propositalmente, além da compensação?
Não sentido essa explicação...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #26 Online: 05 de Março de 2019, 22:12:57
Não é esse o comportamento esperado. Se eu defino velocidade mínima, a câmera deve piscar a velocidade para avisar que não consegue a exposição correta e não ir para uma velocidade menor ou iso maior.

Isso acontece quando já estamos na menor abertura.
A explicação não convence. Se realmente for do jeito que ele diz, é um fiasco essa função!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #27 Online: 05 de Março de 2019, 22:16:01
Não é esse o comportamento esperado. Se eu defino velocidade mínima, a câmera deve piscar a velocidade para avisar que não consegue a exposição correta e não ir para uma velocidade menor ou iso maior.

Isso acontece quando já estamos na menor abertura.

Até onde eu sei, o ISO não tem que estar no automático para usar essa função, e mesmo se estivesse não tem o menor sentido a câmera desrespeitar a configuração para fazer a foto. O foco, por exemplo, se não for encontrado a foto não é feita. A câmera não ignora isso.

É por isso que o nome é prioridade de abertura. É um modo semi automático... Algo tem que ser automático!

Se você precisa configurar a câmera exatamente do modo "x" ou "y", o melhor modo é o manual



phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #28 Online: 05 de Março de 2019, 22:18:28
A explicação não convence. Se realmente for do jeito que ele diz, é um fiasco essa função!

É um fiasco para ser usado em estúdio, quando você tem tempo entre cada foto...

Vai para o externo, com mudanças de luz a cada passo, esse modo é um quebra galho....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 06 de Março de 2019, 06:46:21
É por isso que o nome é prioridade de abertura. É um modo semi automático... Algo tem que ser automático!


 :doh: :doh:

A câmera no automático respeita o iso máximo, qual a dificuldade de respeitar a velocidade mínima?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs