Autor Tópico: Velocidade mínima de obturador em modo Av  (Lida 12026 vezes)

phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #30 Online: 06 de Março de 2019, 09:28:19
:doh: :doh:

A câmera no automático respeita o iso máximo, qual a dificuldade de respeitar a velocidade mínima?

Porque o ISO é a compensação nesse modo... Se o problema é a velocidade do obturador, utilize o modo de prioridade do obturador. Se quer controle total, coloque em modo manual. É bastante simples...

Olha, descobrimos qual era o problema da pessoa. Creio que o tópico não é para ficar discutindo se a funcionalidade é boa ou não.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #31 Online: 06 de Março de 2019, 14:22:52


Olha, descobrimos qual era o problema da pessoa. Creio que o tópico não é para ficar discutindo se a funcionalidade é boa ou não.

Não acho que descobrimos o problema. Se tem luz suficiente para o obturador se manter dentro do limite estabelecido, não há necessidade de colocar o ISO automático. Da mesma forma, se o limite mínimo não deveria ser respeitado, não haveria razão para limitá-lo. A câmera simplesmente mudaria para o que achasse necessário para alcançar a exposição compensada.

Alguma coisa não está batendo nessa história e o problema continua.
Como relatado por alguns colegas, em outras câmeras a opção funciona exatamente como deve ser...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 06 de Março de 2019, 16:17:26
Estes eventos são diurnos ou noturnos?
Vc usa flash externo?
Nikon D810


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 06 de Março de 2019, 20:12:21
Nunca usei a 80D.

Mas esse negocio funciona de um jeito muito parecido desde a 40D e as EOS 5Ds, que tive até hoje.
As minhas Rebels estão emprestadas para os "aspirantes a youtubers" e não pude checar.

Nessas cameras que citei, precisa configurar, no modo AV, os parametros da camera sem o flash (ISO minimo  máximo e a velocidade minima).

A camera "obedece" a velocidade mínima até que se atinja o ISO máximo - Depois, ela começa a baixar a velocidade.
Então, dá a entender que que, entre os parâmetros, ela prioriza o ISO, e depois a velocidade.

Mas esse parâmetro é "desconsiderado" quando acoplamos o flash externo.

Nesse caso, a camera vai obedecer a velocidadade de sincronismo do flash no item "controle externo speedlight" do menu.

Lá há um subitem denominado "velocidade de sincronismo de flash no modo AV".

Há as opções "Auto" - que é a definição padrão, "1/200-1/60"(acredito que seja a que se aproxima mais da proposta de fotografia social) e "1/200 (fixo)".

Fazendo essas modifcações, a camera vai obedecer os parametros sem e com o flash.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Março de 2019, 20:19:12
Sem o flash, no menu, o item seria "Def. velocidade ISO".

O primeiro item é a velocidade do ISO - Nesse caso, acho que seria o "Auto" - acredito que esse item corresponda a "auto-iso" em todos os modos programados.
E o valor maximo seja definido por "variação ISO auto".
No caso do AV, o item seria "Variação da velocidade ISO".
E o limitante da velocidade, "Velocidade obturador minimo"


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #35 Online: 06 de Março de 2019, 22:22:56
Na Fuji funciona da mesma maneira... Configura o range de ISO mínimo e máximo e velocidade mínima. A câmera mantém o ISO no mínimo até atingir a velocidade mínima, aí passa a subir o ISO, quando chega no limite do ISO ela desobedece o limite de velocidade mínima para manter a exposição correta (de acordo com o fotômetro da câmera e se houver compensação de exposição).
Na Nikon nunca usei ISO automático então não sei como funciona.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #36 Online: 06 de Março de 2019, 22:25:52
Para mim faz sentido do jeito que é. Se você quer que a velocidade fique fixa então use o modo prioridade de velocidade, não?  :ponder:



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 07 de Março de 2019, 10:10:16
Para mim faz sentido do jeito que é. Se você quer que a velocidade fique fixa então use o modo prioridade de velocidade, não?  :ponder:

Velocidade fixa é diferente de velocidade minima que é diferente de velocidade máxima.

A dificuldade de pensar fora da caixa chega a ser surreal.

As pessoas estão acostumadas com um auto iso que tem limite máximo e a câmera não ultrapassa em momento nenhum.

Mas não conseguem entender ou ficam procurando caso com uma opção de velocidade minima que seja respeitada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Março de 2019, 10:13:41
Confesso que me perdi nesse tópico.

Não estou mais conseguindo entender qual (quais) são as dúvidas ou quais são as configurações desejadas.

Havia entendido que o problema era o desobedecimento dos parametros pré estabelecidos pela camera, em modo de prioridade de abertura.



Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #39 Online: 07 de Março de 2019, 10:36:00
Velocidade fixa é diferente de velocidade minima que é diferente de velocidade máxima.

A dificuldade de pensar fora da caixa chega a ser surreal.

As pessoas estão acostumadas com um auto iso que tem limite máximo e a câmera não ultrapassa em momento nenhum.

Mas não conseguem entender ou ficam procurando caso com uma opção de velocidade minima que seja respeitada.
Preferi desistir de argumentar!
Não uso nenhum modo (semi)automático. A intenção era experimentar pra ver se facilitava, mas deixa quieto..
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #40 Online: 07 de Março de 2019, 11:22:31
Vou colocar de outra maneira:

Configurar velocidade minima e range de iso minimo e maximo e, uma vez que nao haja luz suficiente para expor de acordo com a fotometria da cena e das configuracoes automaticas escolhidas, a camera deixar a cena subexpor, nao faz nenhum sentido para mim. :ok:

Se faz sentido para voces, perfeito  :ok:

Como voces sao pessoas que pensam fora da caixa acredito que possam entender que algumas pessoas pensem diferente.


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #41 Online: 07 de Março de 2019, 13:54:27
Para mim faz sentido do jeito que é. Se você quer que a velocidade fique fixa então use o modo prioridade de velocidade, não?  :ponder:

Justamente  :clap:

De que adianta você usar um modo "semi AUTOMÁTICO" se a câmera não vai tirar a foto se os parâmetros que o usuário colocou são IMPOSSÍVEIS se serem respeitados.

É para isso que se criou o modo de prioridade de velocidade.

Aliás, se você olhar direito no view finder, a câmera vai lhe mostrar que a velocidade está mais baixa do que o configurado. Ou seja, basta você não tirar a foto...



galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Junho de 2019, 17:26:48
Preferi desistir de argumentar!
Não uso nenhum modo (semi)automático. A intenção era experimentar pra ver se facilitava, mas deixa quieto..



Existem situações onde o Av e o Tv são ótimos! Eventos sob o sol, por exemplo. As vezes é melhor deixar no AV e deixar a camera calcular a velocidade.
Nikon D810