Autor Tópico: O lixo fotográfico digital  (Lida 9297 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2017, 08:16:44
Ponto interessante. Temos a tendência de achar que são os outros que produzem lixo, que agem mal, que são desonestos, e por aí vai...

E por usarmos um equipamento mais sofisticado e sabermos fotografar no manual, nos sentimos meio "donos" da fotografia e achamos que precisamos defendê-la da massa que a estaria destruindo. Mas no fundo — tirando raríssimas exceções em fóruns e flickrs — também só fazemos banalidades, só que envernizadas por uma técnica fotográfica um pouquinho mais aprimorada.

Acho que é a nossa velha necessidade de se sentir especiais, diferentes e até melhores do que os outros. Quando conseguimos algum diferencial que acreditamos que nos coloca num patamar diferenciado, nos sentimos ameaçados por aquilo que pode nos tirar dessa posição.

Com qual celular você fotografa profissionalmente? Ninguém está querendo ser melhor do que ninguém, mas dizer que as pessoas não atrapalham quando estamos trabalhando, acho que é o mínimo que você poderia perceber.

Creio que o tópico tem como viés o fato de estar se produzindo muito material, deixando a fotografia como um produto em série, fazendo com que a percepção do que é uma boa ou má fotografia esteja se perdendo ao longo do tempo.

Não sou melhor do que ninguém, em nenhum sentido, mas se tive a coragem de gastar a quantidade de grana gastei com corpos e lentes (sem falar em acessórios) e acima de tudo, enfrentar uma sociedade que te esmaga se você não escolher uma profissão tradicional (direito, medicina, engenharia e ciências), penso que somos "diferenciados" pela coragem que tivemos de escolher viver de fotografia e, por este motivo, acho que o Mike está completamente com a razão ao dizer que atrapalham.

Se você fosse um médico e estive conduzindo de maca um paciente a uma cirurgia e as pessoas ficassem na sua frente, impedido que a maca fosse rapidamente ao local necessário, elas estariam atrapalhando do mesmo modo que um convidado fica com o celular no meio do corredor tirando fotos da noiva - as profissões são diferentes, mas a ação é a mesma.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2017, 08:55:47
Estava me referindo à questão da produção fotográfica, não dos convidados que atrapalham...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2017, 09:34:24
Uma represa que não para de encher um dia transborda.

Acho que essa banalização e supersaturação de imagens pode destacar ainda mais o que é bom, o que tem diferencial, pois pra mim uma boa fotografia continua sendo boa, independente de estar havendo essa superprodução, independente de ela ter sido feita com um celular, uma médio formato ou uma pinhole.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2017, 09:47:40
8 - Os convidados atrapalham na hora das fotos tradicionais dos pais e padrinhos, ficam do nosso lado, e cada uma sai olhando em uma direção na foto.

Isso é o pior.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2017, 09:48:03
A produção do lixo fotográfico é muito relativa.. O que é imprestável pra mim pode não ser pra um de vocês.
Imagina isso num confronto de milhões de cabeças..
Agora a grande diferença dos fotógrafos e dos fotografadores  :doh: é essa capacidade de filtragem.. Ninguém que venda fotografia vai guardar uma foto cortada, torta, feia... A gente descarta (se descarta é por que produziu).
E acho importante que entendamos que a MAIS VALIOSA commodity da era virtual é a informação. Seja ela uma mera relação de gostos e interesses pessoais, seja ela uma foto feita com celular fuleiro..
Quantas reportagens em noticiários de grande alcance já usaram imagens amadoras, simplesmente por que o sujeito tava no lugar certo e na hora certa, com um aparelho qualquer que "faz filme"?
Então gente.. Isso não vai ter fim, não.. Quando a represa estiver por transbordar, Rapha, eles vão subir os muros. Simples assim. É mais negócio pra eles aumentar o armazenamento do que perder informação..


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2017, 10:26:33
Uma represa que não para de encher um dia transborda.

Acho que essa banalização e supersaturação de imagens pode destacar ainda mais o que é bom, o que tem diferencial, pois pra mim uma boa fotografia continua sendo boa, independente de estar havendo essa superprodução, independente de ela ter sido feita com um celular, uma médio formato ou uma pinhole.

Concordo plenamente Raphael - o errado, será sempre errado, mesmo que todos digam que é certo; já o certo, será certo sempre, independente de qualquer um dizer que ele esteja errado.

Fotografias boas nunca deixarão de existir, pois há uma necessidade de mercado para que elas nunca desapareçam. Empresas sempre contratarão profissionais para fotografar seus produtos e eventos e imagino que uma noiva jamais vá aceitar ser fotografada por um celular como registro oficial daquele momento.

No início da década de 90 houve um boom no mercado com relação aos carros de motor mil - todas as marcas correrão atrás de criar os seus "melhores carros com motor mil", no entanto, na lista dos top 10 de vendas, sempre figuraram 5 a 6 carros com valores muito acima  de qualquer um mil "popular" e sabe porque: porque há público para carros baratos, de médio preço e de alto valor (só pra exemplificar o GM Prisma é o 6º, o Toyota Corolla 7º, a Fiat Toro 9ª e Fiat Strada 10ª - nenhum desses tem versões com motor mil).

Fotografia também é assim!
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2017, 10:31:58
Geralmente evito entrar neste tipo de discussão filosófica, mas em termos prátcos, ao meu ver, o problema não é nem nunca foi a massificação ou como dizem a banalização da fotografia. Todo mundo tem o direito de fotografar caso goste de faze-lo. Não faz a menor diferença se as fotos de alguém prestam ou não. Falar que isso te afeta ou que você fica incomodado porque os outros tiram fotos ruins é totalmente ridículo.

O problema é a falta de noção (leia-se falta de educação mesmo) que leva essa turma a invadir sem a menor cerimônia o espaço das outras. É como ouvir música alta, levar criança chata para restaurante, ou outra coisa do tipo, podem estar incomodando os outros e o pior é quem nem se dão conta disso, acham normalíssimo e que o direito deles se sobrepõe ao dos outros.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2017, 11:47:14
8 - Os convidados atrapalham na hora das fotos tradicionais dos pais e padrinhos, ficam do nosso lado, e cada uma sai olhando em uma direção na foto.

Pior é minha tia, que sai com um olho na DSLR e outro no smartphone!  :shock:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2017, 12:46:37
Não querendo botar lenha na fogueira, mas ja botando... isso ja aconteceu, e algumas vezes...

Primeiro quando chegou o filme 35mm e as saboneteiras, onde a fotografia se "banalizou" a qualquer mero mortal... depois quando vieram as câmeras digitais, mesma conversa... e agora com a popularização da fotografia em smartphones... a história é sempre a mesma, e assim a vida segue...rs
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2017, 12:55:58
Acho que essa banalização e supersaturação de imagens pode destacar ainda mais o que é bom, o que tem diferencial

Perfeito! Eu não me incomodo nem um pouco com a popularização e até a banalização da fotografia. Isso aumenta cada vez mais o interesse das pessoas em fotografia e elas começam a perceber melhor a diferença entre fotos boas e fotos ruins.




Primeiro quando chegou o filme 35mm e as saboneteiras, onde a fotografia se "banalizou" a qualquer mero mortal... depois quando vieram as câmeras digitais, mesma conversa... e agora com a popularização da fotografia em smartphones... a história é sempre a mesma, e assim a vida segue...rs

Esse é o lance. Isso não é exclusividade dessa nossa "era", sempre acontece. Temos que nos adaptar às mudanças e tirar proveito das situações.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 14 de Julho de 2017, 14:16:35
Por que a forma como as pessoas usam a tecnologia/fotografia incomoda vocês?
Pq algumas formas que as pessoas reagem estragam momentos. Seja com fotografia ou qualquer outra coisa. Mas fotografia e principalmente celulares tem estragado e banalizado muitos momentos que as pessoas deixam de viver para elas para ficar registrando e relatando para os outros.

Eu nao me importo como as pessoas vivem seus momentos, mas eu me importo quando estragam os meus momentos.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 14 de Julho de 2017, 14:21:30
O pior eh que celular vicia mesmo. Antes eu so usava para fazer chamadas e encontrar meu caminho e enderecos. Mas depois que eu passei a precisar do celular para trabalhar, eu nao posso sentar em um trem, ponto de onibus ou cafeteria que eu sem perceber ja estou sacando o celular.

Eu desconfio que seja igual consumismo em que as pessoas acham que eh apenas uma mania atoa mas que na verdade pode ser uma doenca seria.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2017, 14:34:50
Eu desconfio que seja igual consumismo em que as pessoas acham que eh apenas uma mania atoa mas que na verdade pode ser uma doenca seria.

Isso me preocupa seriamente. Volta e meia eu fazia fim de semana detox de tecnologia (durante a semana é impossível por causa do trabalho). Mas esses fins de semana estão cada vez mais raros...



RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Julho de 2017, 15:20:44
Pq algumas formas que as pessoas reagem estragam momentos. Seja com fotografia ou qualquer outra coisa. Mas fotografia e principalmente celulares tem estragado e banalizado muitos momentos que as pessoas deixam de viver para elas para ficar registrando e relatando para os outros.

Eu nao me importo como as pessoas vivem seus momentos, mas eu me importo quando estragam os meus momentos.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk

Mas as pessoas só podem estragar os seus momentos se você tiver uma expectativa sobre como elas deveriam agir.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Julho de 2017, 17:04:58
Pq algumas formas que as pessoas reagem estragam momentos. Seja com fotografia ou qualquer outra coisa. Mas fotografia e principalmente celulares tem estragado e banalizado muitos momentos que as pessoas deixam de viver para elas para ficar registrando e relatando para os outros.

Vocês (não somente o CROIX) realmente se importam com os momentos dos outros?

Acho isso tão estranho. "Smartphones são ruins porque o João e a Maria que eu não conheço não estão aproveitando a vida!" É igual a pessoas que odeiam obesidade: "É um risco para a saúde dos gordos!" como se eles se importassem com a saúde alheia.