Autor Tópico: O lixo fotográfico digital  (Lida 9303 vezes)

Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #45 Online: 16 de Julho de 2017, 20:26:31
 :clap:

Uma boa discussão essa.

Há muito tempo atrás, um soldado francês, membro de um destacamento de engenheiros, estava na árdua tarefa de construir barricadas para a defesa da infantaria em um iminente ataque inimigo. E então a sua picareta achou uma pedra, não haviam muitas pedras por ali. Ele mobilizou outros homens para desenterrarem a pedra para a utilizarem em um ponto fortificado. Mas a tal pedra possuía um formato singular, claramente resquício de ter sido feita por homens. Ali, na lama, não havia muito a se fazer. Mas Napoleão embarcou em seu exército um grupo de "cientistas", pensadores e historiadores. E havia determinado que todo achado deveria ser catalogado por estes homens. E então a pedra foi levada até eles.

Essa é a história oficial, da descoberta da Pedra de Roseta. Uma pedra talhada com um decreto real escrita em três linguas. Que permitiu a tradução da escrita egípcia por hieróglifos. Pode-se compreender o que pensadores e "cientistas" haviam estudado por séculos. Foi possível, então absorver este conhecimento.

E essa discussão me fez lembrar essa história. Por que eu não tenho nenhuma dúvida de que cedo ou tarde, a civilização como a conhecemos se extinguirá. Talvez demore muito, ou não. Mas na história da humanidade não houve um império (ou uma civlização) que fosse eterna. E quem poderia dizer que do alto da civilização egípcia com domínio de avançada tecnologia, conhecimento e extensão aquele império pudesse simplesmente sumir? Mas sumiu. E um dia nossa civilização sumirá. E então o que teremos deixado para trás?

Suponhamos que não haja mais energia elétrica. O que um disco rígido pode revelar de nós? De que valerá a quantidade de dados estocados em servidores?  :ponder:

Sem dúvidas, que vivemos em uma época de ouro da comunicação. Nunca foi tão fácil falar e ser ouvido. Um idiota com um celular pode alcançar um número indeterminado de pessoas, na casa dos milhares. Coisa, antes destinada aos grandes dominadores em seus discursos. Hoje um adolescente atinge mais pessoas com seu conteúdo do que os discursos de Getúlio Vargas, por exemplo.

O problema que se discute hoje nos círculos da comunicação é exatamente esse. Estamos produzindo muito conteúdo. Mas deixando pouco conhecimento. O dia que a energia elétrica falhar, nosso conhecimento simplesmente sumirá. :snack:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 16 de Julho de 2017, 23:45:25
Em se tratando de trabalho, acho que o fotografo tem que estar preparado para casualidade e para a realidade do comportamento das pessoas. Ficar reclamando do celular e tablet dos outros pq espera ou depende de situacao perfeita para poder fazer suas fotos, eu ai ja acho que eh o fotografo que esta errado.

Tendo a concordar


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #47 Online: 17 de Julho de 2017, 14:23:52
sei lá. Um tanto inútil se preocupar com isso... Não muda o fato que quem sabe fazer foto, segue a vida com isso e quem não sabe, vai continuar fazendo dessa forma que tanto criticam.

Esse é o preço do avanço. Não acho ruim. Apenas indiferente
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #48 Online: 17 de Julho de 2017, 16:57:53
Nunca na história da humanidade tivemos uma produção tão massiva de imagens e fotografias. Mas também se diz que há uma falta de alfabetização visual. Qual sua opinião sobre isso?

Acho que com a proliferação da comunicação baseada em imagens, haverá também um aumento da alfabetização visual. Especialmente nas gerações mais novas, de pessoas que se comunicam via Snapchat ou plataformas baseadas em imagens. Acho a habilidade deles de escrever e ler por meio de imagens notável. Também acho notável o fato de essas habilidades serem, na maior parte das vezes, aprendidas com seus pares ou fontes disponíveis na internet.

Alise Tifentale

Entrevista completa: http://revistazum.com.br/radar/fotografia-competitiva-tifentale/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 17 de Julho de 2017, 17:55:30
Nunca na história da humanidade tivemos uma produção tão massiva de imagens e fotografias. Mas também se diz que há uma falta de alfabetização visual. Qual sua opinião sobre isso?

Acho que com a proliferação da comunicação baseada em imagens, haverá também um aumento da alfabetização visual. Especialmente nas gerações mais novas, de pessoas que se comunicam via Snapchat ou plataformas baseadas em imagens. Acho a habilidade deles de escrever e ler por meio de imagens notável. Também acho notável o fato de essas habilidades serem, na maior parte das vezes, aprendidas com seus pares ou fontes disponíveis na internet.

Alise Tifentale

Entrevista completa: http://revistazum.com.br/radar/fotografia-competitiva-tifentale/

Interessante o artigo e a maneira como ela desenvolve essa questão da "fotografia competitiva".
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 17 de Julho de 2017, 18:08:46
Conhecimento importa mais que equipamento.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 17 de Julho de 2017, 18:31:24
Com o advento da internet, nunca se escreveu tanto. Mas, sinceramente, não tenho visto o pessoal escrever melhor por causa disso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 17 de Julho de 2017, 22:16:30
Com o advento da internet, nunca se escreveu tanto. Mas, sinceramente, não tenho visto o pessoal escrever melhor por causa disso.

Isso desde o tempo que inventaram o processador de texto kkkk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 18 de Julho de 2017, 19:41:22
Nunca na história da humanidade tivemos uma produção tão massiva de imagens e fotografias. Mas também se diz que há uma falta de alfabetização visual. Qual sua opinião sobre isso?

Acho que com a proliferação da comunicação baseada em imagens, haverá também um aumento da alfabetização visual. Especialmente nas gerações mais novas, de pessoas que se comunicam via Snapchat ou plataformas baseadas em imagens. Acho a habilidade deles de escrever e ler por meio de imagens notável. Também acho notável o fato de essas habilidades serem, na maior parte das vezes, aprendidas com seus pares ou fontes disponíveis na internet.

Alise Tifentale

Entrevista completa: http://revistazum.com.br/radar/fotografia-competitiva-tifentale/

Eu nao sou tao positivo.
Veja queas pessoas leem muito mais gracas aos chats e sites de noticias, mas isso nao torna ninguem mais alfabetizado. Talvez o anafalbetirmo funcional nunca tivesse sido tao alto. O que eu mais vejo na internet sao pessoas entrando e discordia ou pq um nou soube escrever, ou pq outro nao soubeler, quando nao ambos.

Eu por exemplo. :D


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 18 de Julho de 2017, 21:55:11


1 - Os convidados estragam as entradas das noivas nos casamentos que eu fotografo;
2 - Os convidados me atrapalham quando tô fotografando em estudio, querendo fazer "só umazinha";
3 - As pessoas andam na rua olhando pra baixo e trombam em mim;
4 - Quero ver um show, apresentação de qualquer coisa, e tem um monte de FDP com essas porcarias pra cima tampando a visão;
5 - A gente vai conversar, numa roda de boteco, e todo mundo fica olhando pra essas porcarias, e fazendo foto sem graça, em vez de conversar, dar risada e xavecar;
6 - As pessoas estão emburrecendo, não conseguem mais falar sobre determinado acontecimento passado sem a maldita frase: "Eu tirei umas fotos aqui, peraí que te mostro!"
7 - A pessoa vai comer/dormir/peidar e posta no feicebuque. Aí, posts relativamente legais que eu poderia ver são empurrados pra baixo na timeline, rsrsrs

Deve ter mais, agora de cabeça não lembro.

 :hysterical: :hysterical:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 18 de Julho de 2017, 22:12:39
Eu nao sou tao positivo.
Veja queas pessoas leem muito mais gracas aos chats e sites de noticias, mas isso nao torna ninguem mais alfabetizado. Talvez o anafalbetirmo funcional nunca tivesse sido tao alto. O que eu mais vejo na internet sao pessoas entrando e discordia ou pq um nou soube escrever, ou pq outro nao soubeler, quando nao ambos.

Eu por exemplo. :D

Existe a massificação da informação, mas não quer dizer que a informação seja de qualidade. Há porcaria demais sendo distribuída mundo afora, além de muita noticia falsa. E a mania dos jovens de digitar rápido e com grafia diferente da correta (para abreviar), só piora o conhecimento da língua...  :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #56 Online: 19 de Julho de 2017, 16:15:25
4 - Quero ver um show, apresentação de qualquer coisa, e tem um monte de FDP com essas porcarias pra cima tampando a visão;

Eu jogo alguma coisa (leve, claro. Lata vazia, garrafa ou copo de plástico...) no celular da pessoa.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 20 de Julho de 2017, 23:41:47
Estou lendo o livro "The Photographer's Eye" do John Szarkowski, que lida com interpretacao forografica e a natureza da fotografia.

Logo no inicio, ele declara que assim que a fotografia foi inventada a mais de 150 anos atras, ja existia uma avalanche de imagens. Ele reporta que em 1853 (1853, veja bem!!) um jornal de Nova Iorque estimou que em torno de 3 milhoes (3.000.000!!!) de imagens seriam produzidas atraves do processo daguerreótipo somente naquele ano.

3 milhoes de fotografias, em apenas 1 unico ano em um unico pais, no ano de 1853. Agora, voces acham que todos esses 3 milhoes de daguerreótipos eram imagem historicas, de alta importancia e significado? Eu acho que nem 1/3 delas devem ter sido significativas.

Serio, reclamar que existe lixo fotografico digital hoje nao faz sentido. Melhor dar uma de Susan Sontag e reclamar da fotografia em geral, como um todo, do que classificar como lixo somente as imagens digitais contemporaneas.
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, 23:45:15 por Bucephalus »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #58 Online: 21 de Julho de 2017, 09:33:02
Serio, reclamar que existe lixo fotografico digital hoje nao faz sentido...
Penso parecido, Bucephalus.. Até por que a quantidade traz mais qualidade.. Não diretamente. Mas imaginem quantas pessoas "tomam gosto" pela fotografia através de seus celulares e aplicativos de filtros e instagram do fulano ou cicrano... Alguns poucos desses vão se aprofundar, estudar e consequentemente passar a produzir materiais melhores...
O excesso.. O "lixo".. Bom isso será descartado com o tempo..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #59 Online: 21 de Julho de 2017, 15:27:13
Estou lendo o livro "The Photographer's Eye" do John Szarkowski, que lida com interpretacao forografica e a natureza da fotografia.

Logo no inicio, ele declara que assim que a fotografia foi inventada a mais de 150 anos atras, ja existia uma avalanche de imagens. Ele reporta que em 1853 (1853, veja bem!!) um jornal de Nova Iorque estimou que em torno de 3 milhoes (3.000.000!!!) de imagens seriam produzidas atraves do processo daguerreótipo somente naquele ano.

3 milhoes de fotografias, em apenas 1 unico ano em um unico pais, no ano de 1853. Agora, voces acham que todos esses 3 milhoes de daguerreótipos eram imagem historicas, de alta importancia e significado? Eu acho que nem 1/3 delas devem ter sido significativas.

Serio, reclamar que existe lixo fotografico digital hoje nao faz sentido. Melhor dar uma de Susan Sontag e reclamar da fotografia em geral, como um todo, do que classificar como lixo somente as imagens digitais contemporaneas.

Quem disse esperar que todas as imagens produzidas sejam historicas? Acho que ninguem aqui no forum fez qualquer imagem historia a nao ser historica para a vida deles e de seus parentes, clientes e amigos.


Agora vamos falar de lixo...
O processo daguerreotipo exige que o fotografo trabalhe com produtos perigosos para sua saude, que passe horas ou dias polindo um espelho, e enfrente o complicado trabalho de revelacao do processo.

Todas essas imagens que vc e o livro se refere, obviamente nao sao clicks atoa qualquer, nao sao varias fotos do fotografo fazendo selfies na frente do espelho nas mais variadas posicoes, angulos e caretas. Nao sao fotos do machucado, da chuva ou da carroca para mostrar para ficar mostrando para todos seus amigos. Mas sim sao fotos de muitas familias que queriam ter seus retratos, de muitas empresas que queriam ter tambem seus retratos, de muitos fotografos que queriam fazer algo memoravel ou que estavam experimentando o processo.

Ao contrario da fotografia digital, daguerreotipo nao foi feito para ser pratico, rapido, comodo, facil, mas sim foi um processo desenvolvido buscando a melhor qualidade que acreditavam que poderiam obter. Nao atoa que tamanha qualidade atrairia muitas pessoas querendo eternizar suas imagens em um espelho, como se a pessoa na foto estivesse quase viva de tao realista que era a imagem para epoca e ate para os dias de hoje. Mas principalmente para epoca em que fotografia ainda era algo que tinha acabado de sair do forno.

Ja em se tratando em se preocupar com as pessoas produzindo lixo digital. De fato, nao vejo realemnte razao para se preocupar com quantidade de lixo que nao passam de bits eletronico. Basta tirar da tomada que eh como se nunca tivesse existido.