Autor Tópico: Rápido Review - Voltei a usar Canon 6D novamente após 6 anos  (Lida 1062 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Amigos do fórum, ando sumido por conta da minha nova função que assumi desde o final do ano passado e ainda mais agora pois estou deixando o Brasil e me transferindo intercompany para os EUA.
Justamente essa transferência me fez com que colocasse a venda tudo o que tenho. No dia antes da minha viagem para os States, meus filhos tiveram festa junina e pedi a 6D emprestada do meu amigo para registrar. Usei duas lentes top: 85 1.8 e 24-70 2.8 II L.
Achei interessante relatar a experiência pois 3 anos depois de ter vendido minha 6D e lente Sigma para poder comprar minha casa atual, eu passei po 5D, 5DII, T2i, X-T1, D800 e D700 e algumas lentes primes e zooms. Seguem abaixo meus comentários resumidos em cada aspecto da câmera e fiquem à vontade em perguntar outras coisas.

CONSTRUÇÃO E ERGONOMIA
Talvez esse seja o segundo ponto que mais agrada na Canon e nunca escondi isso. A câmera é leve (até aí é um ponto secundário) e os botões estão melhores posicionados, em especial, o botão do ISO. A navegabilidade no menu é melhor e o dial traseiro (mesmo sendo pequeno em comparação à 5D) é show.
Outro ponto que gostei muito é que a tela de LCD tem cores, resolução e contraste mais acertados (claro que estou comparando com a D700 que tinha).

FOCO
Aqui mora a polêmica. Só um ponto positivo aqui comparado à Canon. Parece que as fotos estão mais cravadas e nítidas que na D700 mas fica difícil de avaliar pois estou sem computador pessoal para abrir os arquivos RAW. Nos jpegs que transferi pro iPhone via wifi estão muito bons.
Na velocidade de foco vocês não vai acreditar no que vou falar. A 6D com a 85 1.8 e com a 24-70 2.8 II é mais lenta e menos responsiva que a D700 com as lentes AF-S ou AF D. Não estou dizendo que é ruim, só estou dizendo que é mais lento. Essa mesma impressão eu tive quando sai da 5D2 para D800 (ambas com 50 1.8), mas como era 50 1.8 STM, achei que era normal. Mas agora foi com uma L e uma 85 1.8.
Mas o único ponto que realmente a 6D fica devendo mesmo no foco é nas opções e recursos. Se não bastasse os 11 pontos de foco, para mudar os pontos de foco não é prático.

QUALIDADE DE IMAGEM
Como não abri os arquivos em RAW no LR, não vou falar muito. Carreguei os arquivos na nuvem e quando comprar meu Mac ou Alienware nos States, eu verifico questões como DR. O que posso dizer que me deu vontade de voltar pra Canon na hora é o tom de pele/AWB. Não que eu não gostasse dos resultados na D700 e D800 (o AWB e tom de pele na D700 é bem melhor que na D800) mas mesmo analisando os resultados no jpeg direto da 6D, fiquei de boca aberta como o tom de pele e AWB fica muito acertado. E aqui fica um comentário mais abrangente, de todas as câmeras que usei, os tons de pele e AWB que mais gostei até hoje foram da T2i e 6D.


Por enquanto é só. Daqui há pouco vou tentar postar umas fotos desse dia que dei uma recaída na Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2017, 12:55:08
Tem certeza que a Canon perde em velocidade de foco pra Nikon???



admfcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2017, 22:07:23
Ops perfil errado
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 22:10:26 por admfcarvalho »


FabriciodeCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2017, 22:11:03
Esses foram os principais motivos que me fizeram voltar da D750 pra Canon e foi justamente a 6D que eu peguei pra investir em lentes. As cores, a pegada e o fato da 6D focar no escuro me fascinaram. Hj acostumei a usar só o ponto de foco central e sinceramente não me arrependo da troca. A única coisa que sinto falta é um segundo slot. Más do restante é top. Vale a pena a recaída. rss
Canon 6D Mark II - EF 24-105 F4 II IS USM
Canon 80D - EF 85 MM F1.8 - Flash 430EX II


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2017, 00:16:40
Desculpa postar sem os acentos e cedilhas…
As fotos da Nikon falta contraste, caracteristica da marca, por isso a sensacao de foto fora de foco.
Pra mudar o ponto de foco nas Canons e muito simples e so cliclar no botao do * com polegar direito, nao precisa ficar com o botao apertado pra mudar o ponto, girar o dial de cima pra mudar os ponto pra esquerda ou direita, dial traseiro pra cima ou pra baixo ou usar o botao direcional e clicar o obturador, nao precisa confirmar, pra voltar o ponto escolhido pro centro novamente clica novamente no * e clica duas cezes no SET.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2017, 12:20:52
Obrigado pelo relato, Thales. Ajuda muita gente, inclusive quem está pensando em mudar de marca, em comprar uma 6D seja pela primeira vez ou para trabalhar com ela como segundo corpo. ( o que não é meu caso, pois decidi partir para um 5DII como câmera reserva ).

Achei interessante ainda por você ter passado por várias marcas e formatos. Lógico que em qualquer avaliação tem bastante de gosto pessoal (pela ergonomia, pelas cores, etc) mas a experiência de usar muitas marcas e formatos permite uma visão baseada na pratica.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro