Autor Tópico: Full frame vale mesmo a pena hoje em dia?  (Lida 14848 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 17 de Julho de 2017, 11:37:33
Mas em outras situações as cropadas tem o seu valor, é sempre uma escolha e depende do que é interessante para cada um.

Certamente que sim. Falando só de Canon, que é o que eu conheço, cropadas têm preços relativamente mais baixos, são mais compactas, mais leves e têm maior oferta de lentes. Além de pontos mais específicos, como o AF cobrindo uma maior área do sensor, flash pop-up pra disparar flashes remotos, etc...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 17 de Julho de 2017, 12:08:45
Estou pensando em marcar um jantar à luz de velas, com todos os foristas daqui

Se você pagar...  :assobi:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #32 Online: 17 de Julho de 2017, 12:21:26
Eu não faço casamentos nem fotografo com FF, mas se rolar jantar na faixa tô dentro!  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 17 de Julho de 2017, 12:58:08
Eu não faço casamentos nem fotografo com FF, mas se rolar jantar na faixa tô dentro!  :D

Nada atrai mais os fotógrafos do que comida de graça!  :D


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #34 Online: 17 de Julho de 2017, 12:59:16
Nada atrai mais os fotógrafos do que comida de graça!  :D

Até ajudo a arrumar e acender as velas para o teste de ISO.  :assobi:

 :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 17 de Julho de 2017, 12:59:37
Tô dentro também.

 :assobi:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #36 Online: 17 de Julho de 2017, 13:15:33
Pq usar a D500? Usa o celular.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #37 Online: 17 de Julho de 2017, 13:36:05
Mas nada que um iso 1.600, com flash fora da camera, com uma gelatina quente não resolva.

Exato. Eu também era um defensor ferrenho de FF por causa do desempenho em ISOs altos.
Mas trabalhar com a 5Dc e seu ISO máximo de 1600 me fez descobrir essa maravilha de flash fora da câmera e estou até começando a cogitar pegar uma APS-C pra usar de segundo corpo, por ter aprendido a trabalhar com ISOs menores em conjunto com um bom trabalho com os flashes ;)
Depois de ler alguns relatos fiquei bem tentado na 80D, economizo uns bons trocados em relação à 6D e talvez me atenda super bem  :ponder:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Julho de 2017, 13:44:44
As pessoas tendem a adquirir equipamentos pelo 9 depois da vírgula que talvez nunca usarão.


De forma média as APS-C atuais chegam aos níveis de ISO que câmeras Full Frame conceituadas chegavam ou até nem chegavam à 4 anos atrás. Então basta fazer um curto exercício de lógica para saber que o ISO das atuais APS-C atende super bem aos exigentes usuários de Full Frame ficando apenas a questão de DoF para debate e ainda assim questionável.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2017, 13:55:13
A própria questão do DOF é bem discutível. Claro que a FF terá uma profundidade de campo menor se for isso a única coisa que se busca. Porém nós sabemos que utilizar aberturas muito grandes, como por exp f1.2, é bem específico. Já em uma APS-C você conseguiria usar f1.2, mantendo o benefício de mais luz entrando no sensor, porém com um DOF ligeiramente maior. Neste cenário o benefício do melhor ISO acaba deixando de existir.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 14:01:41 por LeandroR »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2017, 14:37:54
Mas poder usar ISOs cada vez mais altos com qualidade permite novos usos. A fotografia mudou nesses 4 anos junto com o avanço da tecnologia. A minha própria fotografia era uma com APS-C, ficou outra com uma FF antiga, e agora é outra com uma FF recente. ISOs altos com qualidade não são necessários, mas abrem novas possibilidades. Sim, tem gente que nunca vai usar nada disso, mas tem gente que usa, e muito.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Julho de 2017, 14:55:38
Mas poder usar ISOs cada vez mais altos com qualidade permite novos usos. A fotografia mudou nesses 4 anos junto com o avanço da tecnologia. A minha própria fotografia era uma com APS-C, ficou outra com uma FF antiga, e agora é outra com uma FF recente. ISOs altos com qualidade não são necessários, mas abrem novas possibilidades. Sim, tem gente que nunca vai usar nada disso, mas tem gente que usa, e muito


Olha, desculpa mas eu consigo fotos perfeitamente usáveis em APS-C com ISO 6400, em 3200 então... É aquela história, se justifica o uso de mais com mais, mas a verdade é que o 9 depois da vírgula é pouquíssimo utilizado, ainda mais para profissionais a questão de Custo x Benefício deveria ser melhor avaliada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 17 de Julho de 2017, 15:35:34
Pq usar a D500? Usa o celular.

Tekpix !!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Julho de 2017, 15:41:02
Mas poder usar ISOs cada vez mais altos com qualidade permite novos usos. A fotografia mudou nesses 4 anos junto com o avanço da tecnologia...
Tbm acho, talvez o desenvolvimento dos altos ISOs, seja um dos principais adventos da fotografia digital, que a deixou distante do rolo de filme em possibilidades. Antigamente era um filme na câmera e duas variáveis, poderia até trocar por outro no meio, mas dava uma trabalheira danada. Hoje ISO é a terceira variável atuante, importante, determinante.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 17 de Julho de 2017, 16:24:23
Olha, desculpa mas eu consigo fotos perfeitamente usáveis em APS-C com ISO 6400, em 3200 então... É aquela história, se justifica o uso de mais com mais, mas a verdade é que o 9 depois da vírgula é pouquíssimo utilizado, ainda mais para profissionais a questão de Custo x Benefício deveria ser melhor avaliada.

É o que venho falando desde o começo do tópico. A diferença existe, se justifica a aquisição, vai de cada um. No meu caso específico, devido ao meu estilo pessoal de trabalho, se justifica por conta dos ISOs altos e da oferta de GAs de qualidade. As Canon APS-C são sabidamente inferiores às da Fuji em ISOs altos, então aqui há um ganho de quase 2EV nas Canon FF. E simplesmente não existe GA para Canon APS-C com qualidade próxima às de FF.