Autor Tópico: Full frame vale mesmo a pena hoje em dia?  (Lida 14745 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 15 de Julho de 2017, 13:28:08
Estava fazendo uma pequena comporação e não estou achando motivos para investir em uma FF.

Vamos lá... o kit "desejo" de lentes full frame:

24-70mm f2.8
70-200mm f2.8

Pra usar essas lentes com toda a eficiência você precisa de uma FF, pois uma câmera cropped transformaria a abertura delas em f4.5, diminuindo consideravelmente o efeito de desfoque delas e aumentando a distância focal mínima e máxima.

Ok, mas hoje em dia temos opções de lentes que dariam essa qualidade para as câmeras cropped.

Sigma Art 18-35mm f1.8
Sigma Art 50-100mm f1.8

Em câmeras cropped elas ficam com distâncias focais parecidas com as 24-70mm e 70-200mm em FF, e o melhor, em 1.8 elas criam o mesmo desfoque das full frames em 2.8. Ou seja, essas lentes são praticamente as mesmas.

E aí entramos no preço. Ao invés de pegar uma 6D e suas duas lentes FF, você poderia pegar duas 80D e suas duas lentes que a deixariam com desempenho de FF e ainda sobraria um troco pra baterias extras e outros acessórios. E a 80D é uma câmera melhor que a 6D. Tem mais MP, mais FPS, mais buffer, mais pontos AF e o visor giratório. Pra pegar uma FF com as mesmas especificações da 80D, teríamos que ir pras 5Ds da vida e a diferença já começaria a ficar absurda, você poderia montar um estúdio inteiro de alta qualidade com essa diferença.

Enfim, quais são os motivos hoje em dia pra ir de FF?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2017, 14:43:23
Mesma qualidade  :ponder:?

ISO alto ... Por si só já vale a diferença de preço pra alguns colegas!
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 14:44:28 por nandoespinosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2017, 15:44:30
É uma discussão sem fim. Mas na minha experiencia, uma FF tem vantagens imbatíveis:

1 - Melhores grande angulares. Vi pouquissimas GAs e UGAs cropadas com o mesmo nível das FF, por um preço que fosse competitivo.

2 - Como já foi dito, a questão do ruido. E olha que tenho Fuji, Panasonic, Pentax e Olympus. E a boa e velha 5D continua tendo um ruido muito mais agradável do que essas...

3 - Qual a cropada que você pretende usar que tenha um desfoque que chegue perto de uma 85 1.8 ? Não tem.

Resolução, FPS são características secundárias. Estou mais do que feliz com 16-20 MP, e as vezes atrapalha. Quanto maior a resolução para um determinado tamanho de sensor, mais ruido.

A minha opção por sair das FF para as cropadas foi motivada pelo menor peso do sistema e por ser mais compacto, com uma qualidade que me atende. Mas não é melhor e fora que boas objetivas são sempre caras, independentemente de serem FF ou APS, vide Fuji e Pentax DA Limited.

Tecnicamente um conjunto bem montado FF é melhor que um equivalente APS. Se isso vai fazer alguma diferença para uma determinada pessoa, aí são outros quinhentos.
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 15:45:54 por AFShalders »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2017, 18:04:26
Tecnicamente um conjunto bem montado FF é melhor que um equivalente APS. Se isso vai fazer alguma diferença para uma determinada pessoa, aí são outros quinhentos.

Isso resume tudo!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2017, 18:04:54
Mas o usuário precisará elevar tanto assim o ISO em uma 80D usando lentes 1.8?  :ponder:


Eu mudaria essa câmera aí e colocaria uma D7200 com as mesmas lentes Sigma.


Respondendo a pergunta do amigo AFShalders, existem lentes 56mm 1.2 pra APS-C, substitui com primor a 85 1.8.


E a 10-24 f/4 é uma grande angular de extrema qualidade pra APS-C.

O XTrans III tem excelente desempenho em ISO alto, basta dar uma olhada nas minhas fotos noturnas todas em ISO 3200 abusando de pequenas aberturas, sim usei f/8, f/11 em fotos noturnas numa cropadinha.

Não conheço a 80D, mas a diferença de 1 stop não compensa pagar o triplo como disse o colega criador do tópico, até porque esse stop é compensado pela abertura das lentes.
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 18:09:01 por cfcsosa »


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2017, 18:43:51
Cara, vou ser bem sincero com voce, eu ja fui muuito defensor (fanboy) de fullframe, talvez para tentar explicar o investimento que fiz na d610.

A resposta curta é, vale a pena sim se voce tiver recurso "ilimitado" para fotografia, mas ai a gente pode argumentar que o melhor seria Médio formato com phase one, hasselblad, etc...

Full frame tem vantagens no sentido da resulução que as imagens podem chegar (36mp, 42, 50mp), o que pode ser muito util para um publico bem seleto, que seriam fotografos de moda/arte (mesmo assim, grande parte usa MF) ou senão para paisagem (visando grande impressões ou pelo uso de Lentes UWA).

Desses pontos ai, o que mais me atrai é o uso de UWA, como por exemplo 14 e 12mm, que é muito dificil de achar em APS-C infelizmente.

Mas a distancia de FF para Crop está cada vez menor. Cada vez mais, as empresas vem prestando mais atenção nesse mercado, e a Sigma é uma das grandes empresas que desenvolvem lentes de ponta para as Crop. Canon e Nikon poderiam ter lentes tão excelentes quanto a 24-70 e 70-200 para crop, com uma abertura equivalente e por um preço muito melhor, o que iria atrair muito mais o publico para esse formato de camera.

Isso não acontece porque as proprias marcas não acreditam na crop deles e veem os usuarios mais como amadores e que não gastariam, 2mil dolares em uma lente por exemplo. Um esperança que eu tive da Nikon foi com a D500 que é uma crop voltada para profissionais, por isso eu espero ver mais lentes profissionais para o sistema APS-C. No momento, a "melhor" lente exclusiva para crop da Nikon, é a 17-55 2.8, que é de 2003 !!!.

Isso mostra claramente o foco da empresa. Claro, voce pode comprar lentes FF e usar na crop, mas voce esta pagando a mais por vidro que voce não estara usando. Sem contar que todo esse vidro a mais, significa mais peso pra voce carregar. A estrategia deles é fazer voce comprar lentes FF porque eles querem que voce faça o upgrade para FF.

Felizmente, temos empresas como a Fuji, que até pouco tempo atrás, focava exclusivamente apenas a APS-C  e sabe qual o resultado disso ? Lentes desenvolvidas especialmente para o sensor, com uma qualidade absurda e preço muito justo (comparado com a equivalente FF)

Alguns pontos que sempre tocam...

Mais MP- Isso so "vale" para cameras com mais de 32mp se não me engano (comparada com os 24mp de crop), e mais MP sem ter uma lente que consiga extrair todo esse detalhe, não vale a pena pra mim. Sem contar que mais MP, maior a chance de ruido.

Mais FPS e buffer- A Nikon d500 ta ai para provar que isso já não existe mais. O buffer dela é igual (ou muito parecido) com a D5 e o FPS também é muito perto e com certeza é melhor que a quase todas as FF das outras marcas (com excecao da linha 1D canon e D5 nikon). A fuji x-t2 com o grip faz 11fps e tem um buffer melhor que muita FF também.

Desfoque- Isso é verdade mas também é por falta de incentivo das marcas de produzirem excelentes lentes exclusivas para APS-C com abertura inferior a 1.8. A 56mm 1.2 da fuji é um exemplo a ser seguido, uma lente com desfoque excelente e que bate de frente com muita 1.4 de FF e com peso e preço de lente Crop.

Essa discussao, é apenas entre fotografos e mesmo assim, eu acho que só aplica a minoria de nós as vantagens de FF x Crop no presente momento. Seus clientes dificilmente saberão ou irão notar a diferença de uma foto tirada com uma crop ou FF. Aquela velha historia de que a peça mais importante fica atras da camera ... logico, ter uma ferramenta boa é muito mais facil de realizar um trabalho e para mim, é aqui que entra se vale a pena ou não trocar de sistema, se todo o investimento que voce for fazer, realmente deixar seu trabalho mais facil e rapido, acho que vale a pena sim, porque abre a possibilidade para realizar mais trabalhos.


Eu tenho uma D610 e estou vendendo porque pretendo pegar uma fuji e sei que ela é tao capaz  do que a D610 e num tamanho muito melhor para mim
Fuck Gear


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2017, 18:44:52
1 - Mas o usuário precisará elevar tanto assim o ISO em uma 80D usando lentes 1.8?  :ponder:



2 - Respondendo a pergunta do amigo AFShalders, existem lentes 56mm 1.2 pra APS-C, substitui com primor a 85 1.8.


3 -E a 10-24 f/4 é uma grande angular de extrema qualidade pra APS-C.

O XTrans III tem excelente desempenho em ISO alto, basta dar uma olhada nas minhas fotos noturnas todas em ISO 3200 abusando de pequenas aberturas, sim usei f/8, f/11 em fotos noturnas numa cropadinha.

4 -Não conheço a 80D, mas a diferença de 1 stop não compensa pagar o triplo como disse o colega criador do tópico, até porque esse stop é compensado pela abertura das lentes.



1 - Sosa, você sabe que a galera tem orgasmos com iso 100.000 e que sabe-se lá por que o cara vai querer fotografar um gato preto no interior de uma mina de carvão usando luz de candeeiro. Óbvio que fica uma m... mas que a turma morre por isso, ,morre. Não que seja o caso especifico aqui.

2 - A XF 56/1.2 é baratíssima né... Conheço ela, mas custa os três olhos !

3 - Sim, é mas da mesma forma não é barata, e é uma zoom.

4 - A questão do custo/benefício prático para uma determinada pessoa e uso é sempre o X da questão.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2017, 18:58:07
Eu tenho uma D610 e estou vendendo porque pretendo pegar uma fuji e sei que ela é tao capaz  do que a D610 e num tamanho muito melhor para mim

É por ai. Na maioria das situações a diferença é ínfima e a troca pode compensar.

No meu caso específico, que é foto de viagens/natureza, o aspecto do DOF curtissimo e Buffer são completamente irrelevantes para mim, o que pesa (fora o peso hehe) é um foco automático decente, que não precisa ser rápido, apenas preciso, e uma boa capacidade para fotos noturnas que é uma das coisas que gosto de fazer. A 5D sempre me atendeu 100% nisso, mas foi ficando velhinha e o peso sempre me incomodou com a 24-70L. Se existisse uma 5D com o peso de uma XT-10 para mim seria o ideal haha.

Se eu volto para FF ? Se continuarem sendo os trambolhos que são, não. O conjunto APS me atende bem.




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2017, 19:09:13
É bem isso, sempre vai depender do uso a justificativa na diferença de custos, tamanho e peso. Pra quem é hobbista, acho que dificilmente vai precisar de uma FF. Eu mesmo, quando estou viajando, levo meu kit APS-C, menor, mais leve e "economizo" o equipamento de trabalho.

Nos casamentos, gosto de usar FF pelo ISO alto com menos perda. Dependendo do local, com flash rebatido, preciso usar ISOs altíssimos. Normalmente vou sem medo para 6400, já usei 12.800 em alguns casos e em 2 ocasiões usei 25.600. Eu uso lentes com aberturas grandes, no mínimo f/2.8, mas às vezes é preciso usar aberturas menores pra ganhar profundidade de campo, e aí os ISOs altos são muito úteis. Além disso, sou um cara que gosta de ultra GA. Uso uma 16-35/2.8 em grande parte do tempo. Pra Canon, não existe ultra GA com essa abertura.

Isso quer dizer que FF é obrigatório? Nem um pouco! Esse é o estilo de trabalho que eu fui desenvolvendo, baseado no equipamento que eu tenho. Se eu tivesse apenas cropadas, meu estilo de trabalho seria diferente. Não pior, apenas diferente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2017, 20:07:01
Uma FF tem um ISO melhor, mas, pensando no $$$ investido, com mesmo valor que vc compra uma FF com uma lente zoom f/4, vc tbm consegue comprar uma cropada de ótima qualidade + 2 fixas tipo Sigma com grande abertura e qualidade de imagem excepcional.
A grande abertura das lentes vai compensar a diferença do ISO, e a qualidade de imagem que vc consegue com a cropada tbm vai ser bacana.
A nível de investimento, penso que atualmente a coisa anda meio equivalente, então pra decidir, tem que avaliar as outras características técnicas que possam te interessar nos equipamentos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2017, 20:14:13
Como já disseram, é discussão sem fim e cada um tem a sua opinião.

Hoje as cropadas apresentam resultados excelentes e satisfatórios e até me atenderiam mas, sou hobbista e para o meu gosto, não adianta a diferença de resultado para FF ainda faz a diferença valer a pena. Eu ainda acho que é um caminho sem volta depois que se acostuma com FF.

Agora se o colega nunca teve FF, e tem essa visão de ter um corpo APS-C top com ótimas lentes APS-C, siga nesse caminho para não se contaminar pelo gosto do FF.

Resumo: Vai do gosto de cada um. Para mim, não abro mão de FF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2017, 20:50:25

1 - Sosa, você sabe que a galera tem orgasmos com iso 100.000 e que sabe-se lá por que o cara vai querer fotografar um gato preto no interior de uma mina de carvão usando luz de candeeiro. Óbvio que fica uma m... mas que a turma morre por isso, ,morre. Não que seja o caso especifico aqui.


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:  boa!

2 - A XF 56/1.2 é baratíssima né... Conheço ela, mas custa os três olhos !


Sim, mas é uma lente bem melhor que uma 85 1.8 da Nikon, em tudo. Só que é uma prime pra APS-C, faz parte.

3 - Sim, é mas da mesma forma não é barata, e é uma zoom.


Sim, mas é a melhor grande angular pra aps-c existente e custa o mesmo que uma 16-35 f/4 pra FF.

4 - A questão do custo/benefício prático para uma determinada pessoa e uso é sempre o X da questão.


Concordo, por isso resolvi escrever.  :ok:

« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 20:50:46 por cfcsosa »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2017, 00:13:31


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2017, 00:23:02
Pra mim vale a pena, mas nao iria de 6D.
No mais os colegas ja escreveram tudo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2017, 01:53:35
A XF 56/1.2 da Fuji está por módicos $1000
A 85/1.8 da Nikon custa $476
A Pentax 55/1.4 , $647

Ou seja, as contrapartidas APS são mais caras que as FF !  :D