Autor Tópico: Foto em Escola  (Lida 19524 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 17 de Novembro de 2015, 16:40:27
uma pena, porque agora é a HORA H. Últimas semanas de aula, momento ideal pra fazer essa foto. Apenas uma divagação:
Digamos que você hipoteticamente conseguisse um diretor que te abrisse as portas:
1 escola = 200 alunos
200 alunos x 2 fotos (1 individual + 1 da turma) = 400 fotos
1 foto = 5 reais
400 fotos x 5 reais = 2.000
bem ajeitadinho, você faz isso em 1 dia

5 escolas numa semana = 10k $$


Poisé, eu fiz mais ou menos esse cálculo. Eu finalmente conseguiria repor o investimento da câmera e do kit de flash e ainda ia ver a cor do dinheiro de todo o investimento.
Eu só teria mais uma escola para tentar. Foram 3 que eu tentei. Mas eu fui nas 3 dos centro da cidade que são as maiores escolas, imaginando que haveria maiores chances de conseguir pelo menos o sinal verde do diretor e algumas autorizações dos pais. Mas em nenhuma nem sequer a direção se interessou em ver os detalhes da proposta. Para uma escola a pessoa pediu para enviar por email, mas como eu imaginava não deram sinal de vida desde então.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #46 Online: 18 de Novembro de 2015, 00:02:36
que pena que voce nao eh do interior de sao paulo.Tenho um amigo que mora em Garça,estavam buscando fotografos em cidades vizinhas pq os de la estao todos com agenda cheia.Chamaram ele para fotografar,mas sozinho,sem experiencia,nem tinha como...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 18 de Novembro de 2015, 10:04:27
Quando comecei na fotografia tive duas experiências desse tipo com escolas.

Uma pequena escola infantil (essas do tipo berçário até os 6 anos), que a dona era minha amiga. Nesta fotografei as crianças durante o ano todo, uma vez por mês se fazia o aniversário das crianças do mês, e eu ia fotografar, e também fotografava as festinhas da escola, tipo Carnaval, São João, etc, e no final fotografei a "formaturinha" deles, no final do montei um álbum simples desse de plastiquinhos mesmo, em 15x21 para vender aos pais, tudo coma ajuda da Diretora. mesmo vendendo barato (Não me recordo bem, mas era coisa de menos de R$100,00), o que vendi não pagou as despesas que tive, devo ter vendido uns 5 ou 6 álbuns.

A outra experiência foi em uma escola maior, um colégio de crianças de berçário até o colegial (acho que não se usa mais esse termo), em uma festa junina que tinha gente "a dar com o pau". A escola montou um cenário com uma charrete e umas palhas para eu tirar fotos quando as pessoas estivessem chegando e depois fotografei as apresentações e danças.
Nessa escola a coisa foi pior, vendendo as fotos a R$5,00 cada, pra não falar que o prejuízo foi de 100%, alguns professores compraram algumas poucas fotos e uma professora "iluminada" comprou mais de 40 fotos e ainda pediu pra eu revelar mais umas 40 da cybershot dela, mas se não fosse isso eu não tinha tirado nem o combustível, e olha que nessa época ainda não existiam os smartphones, apenas as "cybershots da vida"

Resumindo, passo longe de escolas, se alguém me chamar para fotografar algo em escola, é preço fixo e pagamento adiantado. Com o advento dos celulares e facebook, ninguém mais da bola pra isso, as pessoas querem apenas umas "fotinhas" para postar, um ou outro saudosista que por ventura aparece é que gosta de ver a foto no papel, mas isso é um em um milhão.



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 18 de Novembro de 2015, 11:43:15
que pena que voce nao eh do interior de sao paulo.Tenho um amigo que mora em Garça,estavam buscando fotografos em cidades vizinhas pq os de la estao todos com agenda cheia.Chamaram ele para fotografar,mas sozinho,sem experiencia,nem tinha como...
Ow Rapaiz muito obrigado em. Eu moro no interior, só que do Paraná, hehehe :)

Quando comecei na fotografia tive duas experiências desse tipo com escolas.

Puxa Roberto, deu tudo errado então pra você né?!
Eu tinha maior receio de tomar calote ou algum aluno aloprado quebrar meu equipamento.
Eu tinha planejado assim: Eu fotografaria, mandaria as amostras para os pais impressas aqui em casa mesmo em minha impressora em papel fotográfico. Daí o aluno deveria me devolver a lista das amostras com o dinheiro hehehe, senão não revelaria, entende?!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #49 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:30:36
Eu tinha planejado assim: Eu fotografaria, mandaria as amostras para os pais impressas aqui em casa mesmo em minha impressora em papel fotográfico. Daí o aluno deveria me devolver a lista das amostras com o dinheiro hehehe, senão não revelaria, entende?!

Foi como eu fiz na segunda escola.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:40:37
Foi como eu fiz na segunda escola.

Duro né?
Derrepente não ter dado certo pra eu desde o início não foi um mal negócio...
É que sei lá, eu ainda não posso bancar um ponto comercial para atender e junta as dificuldades do dia a dia, a média de ensaios é 1 a cada 1 ano e meio.
Daí por isso eu decidi arriscar nesse projeto....


marcoxavi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 18 de Novembro de 2015, 13:17:19
Danilo em escolas municipais não rola?



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 18 de Novembro de 2015, 14:36:43
Danilo em escolas municipais não rola?

Na verdade todas que tentei foram estaduais porque alguns conhecidos meus ou estudam ou dão aulas lá....
Não tentei nas municipais ainda...


Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 19 de Novembro de 2015, 10:29:58
Oi Danilo,

Não desiste não!!! Persistência é a alma do negócio!!!!
Sou de Curitiba e sei que o mercado aqui é meio esquisitão... tanto que não trabalho mais com eventos...rsrs
Certa vez, lá na década de 90... com duas zenit DF300, duas 50tinha, 2 sombrinhas de 150W e uns par de rolo de filme, eu fui tentar fotografar escolas....
Primeira dificuldade foi conseguir ganhar a confiança dos diretores para depois poder mandar uma proposta para os pais... na época era foto dos bichinhos da parmalat..rsrsrs
Não fui em escolas municipas por que aqui, em Curitiba, o poder aquisitivo nessas escolas é, em geral, bem mais baixo.
Escolas estaduais não tinham crianças no tamanho das fantasias.... então parti para as escolas particulares.
Devo ter tomado uns 20 NÃO bem sonoros até fechar com a primeira, com uns 40 alunos...
Acho que fiz umas 12-15 escolinhas, todas com essa quantidade de alunos.. variando um pouco para mais, um pouco para menos.
Um grande erro que cometi foi fotografar festa junina e depois mandar as fotos para a escola e para os pais comprarem fotos. Só prejuízo...
Tente com escolas menores, tenha em mente que nem todos os pais vão querer foto dos filhos.
Pense num figurino legal e que não seja demorado para vestir... As próprias professoras ajudam a arrumar as crianças geralmente.
Uma das fotos mais legais que meu filho tirou na escolinha foi com uma boina, camisa branca, colete preto e gravata borboleta de bolinhas, sentado atrás de uma mesinha... muito legal, fácil de arrumar e rápido de fotografar... Uns 3 conjuntos iguais resolvem, enquanto você fotografa um, a profe está arrumando outro e tem um tirando a roupa da foto anterior...
Isso foi a pouca experiência que tive ao fotografar em escolas...rsrs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 19 de Novembro de 2015, 12:08:55
Oi Danilo,
Não desiste não!!! Persistência é a alma do negócio!!!!
...
Isso foi a pouca experiência que tive ao fotografar em escolas...rsrs

Ola Cristian!
Muito obrigado também por sua força!
Eu vou tentar falar com mais um diretor. Eu ainda não consegui falar com ele...
Derrepente as escolas de bairro pode ser melhores pelo menos para conversar com o diretor do que essas do Centro.
As escolas que eu fui aqui são consideradas uma das melhores da região daí já viu né....


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:44:50
ÉÉ....acho que não deu certo mesmo.

Novamente outro diretor, disse praticamente o mesmo que os outros e nem sequer teve interesse de dar uma olhada na proposta que eu imprimi...

Talvez ano que vem eu tente novamente, já que os diretores serão trocados, conforme eu já havia dito.

De qualquer forma quero agradecer muito por toda ajuda que o pessoal me deu aqui. Nem nos conhecemos e mesmo assim o pessoal me ajudou e me incentivou bastante. Obrigado.  :ok:


Veronica Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #56 Online: 06 de Julho de 2017, 16:52:11
Oi Danilo, depois de tanto tempo, gostaria de saber se deu certo sua tentativa ou não? Sou do Rio de Janeiro, e estou pensando em seguir esse nicho dentro da fotografia. Me conte a sua experiência.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 07 de Julho de 2017, 07:06:06

Nas raras vezes em que fiz deu certo , mas sempre em escola infantil . Vestir as criancas seria NO MEU CASO INVIAVEL , entao naquele dia vieram vestidas como cada pai e mae gostaria de ver os filhos .... deu certo mais pela farra do que propriamente pela fotografia em si .

A colaboração da diretora foi impressindivel , e a ideia partiu dela , outra sorte minha .

Cuidado com o equipamento foi outro fator preponderante e muito inquietante tambem .... crianca quando corre nao encherga para onde vai e nem escuta quando se berra o nome dela .

NO MEU CASO eu fui chamado , PORISSO DEU CERTO .
Todas as fotos tiradas foram vendidas ... POREM ainda nao existiam as cameras nos celulares .

Continue tentando , SORTE É ALGO MUITO PESSOAL .

ESPERO TER AJUDADO .

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #58 Online: 12 de Julho de 2017, 08:55:54
Resumind a ópera, eu acho que o certo em vez de cobrar por evento, ou cobrar por número de fotos, pois deve ser uma dor de cabeça ter que ir atrás dos pais pra eles comprarem as fotos, é melhor fechar um salário fixo com a instituição, e ficar fazendo o que tiver de evento na escola.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 18 de Julho de 2017, 23:47:18
Heheheh...desenterraram meu tópico hehehe

Resumind a ópera, eu acho que o certo em vez de cobrar por evento, ou cobrar por número de fotos, pois deve ser uma dor de cabeça ter que ir atrás dos pais pra eles comprarem as fotos, é melhor fechar um salário fixo com a instituição, e ficar fazendo o que tiver de evento na escola.

Eu acho que ia ser tão legal se tivesse dado certo....!

Nas raras vezes em que fiz deu certo , mas sempre em escola infantil . Vestir as criancas seria NO MEU CASO INVIAVEL , entao naquele dia vieram vestidas como cada pai e mae gostaria de ver os filhos .... deu certo mais pela farra do que propriamente pela fotografia em si .

A colaboração da diretora foi impressindivel , e a ideia partiu dela , outra sorte minha .

Cuidado com o equipamento foi outro fator preponderante e muito inquietante tambem .... crianca quando corre nao encherga para onde vai e nem escuta quando se berra o nome dela .

NO MEU CASO eu fui chamado , PORISSO DEU CERTO .
Todas as fotos tiradas foram vendidas ... POREM ainda nao existiam as cameras nos celulares .

Continue tentando , SORTE É ALGO MUITO PESSOAL .

ESPERO TER AJUDADO .

Um abraço
Björn


Em todos os casos que falei com as diretoras, nenhuma teve o menor interesse.
Talvez eu não tenha usado os melhores argumentos...