Autor Tópico: Mais um relato sobre a Fuji  (Lida 29717 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Julho de 2017, 14:15:04

SET Fuji by Carlos C. Sosa, on Flickr
Meu SET atual da Fuji.


Introdução


Demorei e realmente fiquei em dúvida se valeria a pena escrever este review por uma série de motivos, um deles é que realmente não gosto de ficar escrevendo sobre equipamentos ou o uso deles, penso que por sempre ter optado na fotografia pela relação de Custo X Benefício e tendo o custo um fator maior de escolha entre as duas parcelas do indicador, estava realmente tendencioso a não fazê-lo, mas como recebo muitas mensagens por diversos canais perguntando qual equipamento uso e quais lentes (sinceramente isso pra mim não faz muito sentido assim como o EXIF de uma foto), resolvi abrir uma cerveja e escrever um hoje nesta tarde de Domingo.

Sempre gostei de fotografia, mas nunca entendi muito bem como um eletro-eletrônico que mantém muitas das tecnologias empregadas em sua construção oriúndas da década de 1960/70, ou seja, com o custo de patente devidamente pago e com a China produzindo por centavos, custar tão caro. A fotografia em si não tem exatamente muitas inovações e como hobista eu realmente não preciso de muito para a fotografia que faço ou que gosto de fazer, não ligo para fotos com ruído, acho até mesmo que nas impressões elas são valiosas e dão realmente um charme, para mim, fotografias não são para guardar num HD ou mostrar numa tela de computador, para mim a fotografia precisa e deve ser impressa e sempre que posso faço isso, embora faça menos do que gostaria, admito.

Meu tempo em fotografia não é tão longo quanto o de alguns aqui no fórum e não tenho um vasto conhecimento, estou sempre aprendendo, lendo e escutando, gosto de avaliar tudo e aprendi que não adianta entrar em brigas por marcas ou modelos, embora por vezes goste de entrar nesse tipo de discussão para defender pontos que julgo importantes, penso que o mundo fotográfico no Brasil se volta muito para os profissionais de eventos e casamentos e que por muitas vezes modelos de câmeras e tecnologias são subjugados e não servem simplesmente por não terem um bom desempenho em um casamento ou um evento.


Histórico de uso de equipamentos

Meu histórico de uso de equipamentos é bastante breve, eu comecei com uma Nikon D5100 que usei por 5 anos, depois disso passei para uma D5500 e por necessidade de levar mais uma câmera como backup para uma viagem adquiri uma NEX F3. Voltando da Viagem (há um ano atrás) fiz a venda dessa NEX F3 e por estar bastante curioso por lentes manuais que iniciei experimentando na época da NEX F3 além de ter usado bastante uma Mirrorless durante minha viagem até mais que a DSLR, acabei comprando uma a6000 algumas semanas depois.

Usei bastante a a6000 com lentes manuais, realmente uma câmera excepcional, adorava sua ergonomia, nunca tive problemas com pegada, para mim era realmente satisfatória, o que não satisfazia muito era que eu precisava de lentes, então iniciei minha peregrinação pelo mundo das lentes pra Sony, tarefa árdua, lentes caras, muito caras e comecei a perceber que não queria isso pra mim, afinal eu precisava de poucas lentes, mas as lentes que eu queria na Nikon eu nunca conseguia ter na Sony sem gastar uma bela quantia, não queria manter a Nikon e a Sony, queria ter um SET único e pensava em ter uma a6000 e posteriormente uma câmera mais barata pra backup, foi quando conheci a Fuji.

Aquisição da Primeira Fuji e lentes

De uma usuária que recentemente escreveu um post sobre a Fuji que ficou muito famoso aqui no fórum eu adquiri minha primeira Fuji, estava muito conservada, era menor que a Sony, aparentemente mais complexa na operação, mas o LCD era fantástico nunca havia utilizado algo assim e durante a compra da Fuji (X-T10) apareceu uma oportunidade em minha primeira lente pra Fuji, uma XF 18-55 2.8-4.


MAC na Chuva #3 by Carlos C. Sosa, on Flickr
Fuji XF 18-55 2.8-4 com Fuji X-T10

Pensei: Caramba, tenho uma câmera que me atende nos requisitos que a Sony atende, embora tenha menos megapixels, tem um LCD fantástico, mais recursos para o tipo de fotografia que eu faço e essa lente coloca quase todas as lentes que eu tenho no chinelo (na época eu já tinha uma Touit 32mm 1.8, uma Sigma 60mm 2.8 e uma Sigma 19mm 2.8). Digo quase porque a Touit 32mm 1.8 é algo espetacular, embora seja uma lente extremamente lenta, é muito bem construída e perfeita na minha opinião.


Hora do Café. by Carlos C. Sosa, on Flickr
Fuji XF 18-55 2.8-4 com Fuji X-T10

A esta época eu estava com 3 sets diferentes e a D5500 encostada, eu usava muito mais a Fuji e a Sony que a Nikon, foi então que tomei a decisão de vender o SET Nikon. Vendi a Sigma 10-20 3.5, penei pra vender a 55-200 e fiquei com a D5500 encostada por falta de comprador por muito, muito tempo.
Um belo dia, surge a possibilidade de vender a Sigma 60mm 2.8 e eu vendi, logo depois uma pessoa me procura perguntando se eu venderia a Touit 32mm 1.8 e eu vendi, um tempo depois anuncio a a6000 e ela vai embora, a Fuji passa a ser a única opção e é a única que passo a utilizar, sentia falta da Sony com a Touit 32mm. Surgiu a oportunidade de comprar uma XF 27mm 2.8, quando chegou (foi minha primeira lente comprada nova) eu entendi o que era comprar algo Fuji, a qualidade, os detalhes, todo o cuidado com uma bela flanela acompanhando o kit e a construção para uma lente pankake me deixaram animado e entendi que eu havia acertado na escolha. Quando comprei minha Sony e a Nikon eu recebi uma caixinha sem vergonha e a câmera lá dentro, isso só me lembra o que falei acima, o mundo da fotografia explora o máximo do seu público que ainda defende marcas ferozmente, não falo sobre câmeras ou marcas, gosto de defender meus pontos de vista.


Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr
*Fuji XF 27mm 2.8 com Fuji X-T10

Uma coisa que achei bacana é que consegui finalmente ter duas lentes em um tempo curto, com bons preços e com excelente qualidade numa câmera realmente bacana de usar e que me dava além de qualidade superior de imagem um investimento muito baixo, era o que eu buscava! Mas eu ainda precisava de uma telefoto...... Busquei e achei uma XC 50-230 usada, uma lente da série mais barata da Fuji, problemas com qualidade? Não, lente excelentemente nítida nem se comparava às lentes telefoto que eu já havia tido, realmente uma qualidade excepcional num corpo leve e fácil de usar, foco era lento, mas isso como eu já disse, nunca foi exatamente um problema pra mim...


Mais um dia e mais um belo pôr-do-sol. by Carlos C. Sosa, on Flickr
Fuji XC 50-230mm com a Fuji X-T10


Árvore by Carlos C. Sosa, on Flickr
Fuji XC 50-230mm com a Fuji X-T10

Uma das coisas curiosas sobre um usuário médio de sistema Fuji é a "nutelisse", sim, eles compram botõezinhos coloridos, alças personalizadas, cases personalizados e caríssimos e comumente exigem que qualquer equipamento usado esteja no mínimo impecável, contendo de prefência (grande preferência) caixa, manual, nota fiscal, aliando tudo isso a um preço baixo de preferência.
Eu particularmente não ligo pra isso, mas aprendi na pele que preciso exigir muitas vezes essas coisas porque se eu for revender irão me exigir, ainda assim, naturalmente adquiri lentes sem alguns dos itens citados, mas não resisti ao G.A.S. e comprei umas alças e cases para usar, são muito bacanas...

 :D


A Breve história da Fuji XF 35mm f/2 Tive uma XF 35mm f/2 por um breve período, papo de duas semanas... Um belo dia surgiu uma oportunidade de aquisição e eu comprei uma, todos falavam muito bem da 35mm f/2, diziem que ao contrário da sua irmã mais bonita ela era rápida, silenciosa, selada e não errava foco nunca, o que aliás era uma reclamação dos usuários de Fuji até então, que a câmera se perdia no escuro, que não era possível utilizar o foco em eventos (ah! sempre os eventos!) e que isso condenava o uso de Mirrorless para esse fim. Eu não precisava de uma lente a mais, acredito que o G.A.S. me pegou nessa, mas entendi que talvez fosse útil pois todos diziam (embora eu nunca tenha notado) que a 27mm tinha uma qualidade inferior, talvez pra confrontar isso optei por adquiri essa lente.

De fato, a lente era o que todos diziam, mas então percebi que além de querer uma lente Fixa com essa qualidade eu a queria mais aberta e aproximadamente duas semanas depois apareceram dois usuários de Fuji do Rio de Janeiro, um querendo comprar uma 35mm f/2 e outro querendo vender uma 23mm f/2, nos reunimos, efetuamos a troca e assim acabou um breve flerte com essa bela lente, que embora fosse maravilhosa, não atendeu meu propósito por eu a entender redundante no meu SET.

O uso foi tão breve que acho que nem tenho boas fotos para mostrar dela aqui, terei de procurar nos meus arquivos e depois posto aqui.

O novo xodó, Fuji XF 23mm f/2

Juntamente com a XC 50-230mm deve ter sido a lente mais utilizada por mim até hoje nessa breve história de uso de equipamentos Fuji. O tamanho diminuto, a velocidade, precisão de foco, nitidez e distância focal colaboraram pra isso. Colaboraram mas por outro lado aposentaram de vez a XF 27mm 2.8 que acabou sem vez frente ao novo xodó.

Esta lente segue o bom padrão de construção das lentes XF da Fuji e como sempre vem muito bem apresentada, o capricho natural nas embalagens e adereços que acompanham, realmente dá gosto de desembalar, mas neste caso foi numa troca pela 35mm f/2 como já dito que a lente chegou às minhas mãos. Certamenteno Flickr devem haver mais fotos dela que da 18-55 ou da 27mm, que foram lentes amplamente utilizadas por mim, mas ainda assim as melhores fotos, as que gosto mais, coincidentemente foram feitas com essa lente.

Neste momento eu já tinha um SET considerável de lentes Fuji, antes de vender a 27mm 2.8 eu cheguei a ter quatro lentes Fuji entre zoom e fixas e usava todas, mas a família aumentaria ainda mais.



No mar estava escrita uma cidade. by Carlos C. Sosa, on Flickr
Fuji XF 23mm f/2 com a Fuji X-T10



A filha bastarda, Samyang 12mm f/2

Uma lente "barata", tida como "vagabunda" mas que se revela uma verdadeira jóia. Assim podemos definir a Samyang 12mm (ou Rokinon ou Bower, é tudo a mesma coisa).

Esta lente foi adquirida por um valor alto, mas eu queria uma lente Wide para fazer as fotos que fazia com a Sigma 10-20 que tinha, sentia saudades de poder usar os mesmos ângulos e como não havia dinheiro para comprar a excelente Fuji XF 10-24, eu iria me contentar em tentar conseguir essa, houve um boom nos preços das lentes pra Fuji por causa da alta busca e eu me perguntei e cheguei a me arrepender de ter escolhido a Fuji, mas como achava ser a lente que faltava no meu kit e eliminando completamente a possibilidade de adquirir outra lente além dessa, entrei de cabeça e adquiri.

Foi uma lente muito utilizada e o adjetivo de jóia não é atoa: Uma lente que vai de f/2 até f/22, tem excelente performance pra astrofotografia, permite belos ângulos, tem ótimas cores e foca tudo de 22cm pra frente é perfeita como lente manual, você simplesmente aponta e faz a foto, os ângulos ficam por conta de quem sabe trabalhar com este tipo de lente pois ela não é pra qualquer um, é necessário saber domá-la para explorar todo seu potencial. Sem dúvida uma lente controversa, porém de excepcional custo benefício. Após adquirí-la passou a ser a companheira certa de fotografias de paisagem.


Panoramica das Prateleiras by Carlos C. Sosa, on Flickr
Samyang 12mm f/2 com a Fuji X-T2

Esta foi uma das últimas fotos feitas com esta lente, infelizmente foi roubada de mim no dia em que fiz esse passeio, mas isso é assunto para outro post, não vamos dar spoiler.

Enxugando o SET

Comecei a achar que tinha lentes demais e a esta altura a D5500 não havia ido embora e comprei uma Sigma 150-600 Contemporary para usar com ela e para que não ficasse parada em casa, além do que uma XF 100-400 custava mais que o dobro dessa Sigma e o investimento seria inviável, então, entendi que poderia me desfazer da XF 27mm 2.8 que não usava mais quase em virtude da 23mm f/2, a XF 27mm 2.8 era excelente, mas de fato ela ficava no armário com tantas opções próximas e redundantes.

O segundo passo foi a venda da XF 18-55 2.8-4, acabei vendendo por entender que com a 12mm, a 23mm e a 50-230 eu teria todo o meu range de trabalho para as mais variadas situações e com a chegada da 12mm e da 23mm de fato, a 18-55 ficou um pouco sem utilidade, exceto quando eu queria usar para retratos, aí ela entrava em cena, uma lente fantástica perto de outras do mesmo range, sem dúvida uma ótima escolha para qualquer um que queira iniciar no mundo Fuji, já que é uma lente rápida, versátil e com excelente qualidade de imagem, recomendo.

Por fim a 12mm começou a ser minha lente mais utilizada em conjunto com a 50-230, apareceu uma oportunidade de adquirir uma X-T1 e acabei me desfazendo de uma vez da 23mm, ficando apenas com duas lentes: a 12mm e a 50-230, agora como todo bom idiota, com dois corpos de câmera, idéia sem sentido algum.

A Chegada da X-T1

O G.A.S. novamente falou mais alto e de tanto escutar das pessoas que a X-T1 era melhor, acabei adquirindo uma o que me fez lembrar de uma regra de ouro que tento seguir: Não escute os outros, escute suas necessidades; acontece que a X-T1 estava num preço legal e eu achei que venderia facilmente a X-T10, mas não foi bem assim que aconteceu, no meio tempo eu acabei vendendo a D5500 e fiquei com um SET bem capenga de modo geral, com uma super-tele sem câmera alguma e duas câmeras Fuji com duas lentes.

A X-T1 é uma bela câmera, mas logo percebi que para meu uso não faria sentido algum e tampouco fez, não houve melhora em nenhum dos aspectos de minha fotografia e eu ainda preferia o corpo da X-T10, por achá-lo mais compacto.

Em termos de funções, a X-T1 irá se destacar da X-T10 por uma pequena (quase imperceptível) diferença na velocidade e por permitir usar flash em modo contínuo (opção C), já a X-T10 tem um menu mais moderno e amigável e algumas funções for Dummies muito úteis como o Modo Auto, uma mão na roda para quem tem família em casa e precisa pedir pra alguém tirar uma foto na qual você esteja incluído, nas câmeras PRO da Fuji isso pode ser um problema.

Então resumidamente resolvi vender as duas para adquirir uma X-T20 e para isso vendi também a 50-230.

« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 09:16:39 por cfcsosa »


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2017, 14:43:12
Poxa vida!!!!!
Quando me empolguei, o texto para... Termina logo este relato, tá me dando vontade de adquirir uma Fuji.

Já tive uma X10 e o acabamento também era excelente.

Abs.


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2017, 15:08:28
Realmente, o texto fluía muito bem.
Aguardando a continuação hehe...
Samsung Galaxy S8+ rss


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2017, 18:26:38
Realmente é bem bacana seu relato.

Cara, faça de tudo para pôr as mãos em uma 35 f1.4 da Fuji. É linda! Tem umas cores fantásticas!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2017, 18:49:28
heehhehehe... atualizado com a XF 35mm f/2 e mais algumas fotos...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2017, 18:53:02

Sacanagem ... no meio do bem bom para tudo ...  :hysterical:
Agora tem de esperar pelo proximo capitulo , sabe DEUS quando será  ...  >:(
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2017, 18:54:58
Sacanagem ... no meio do bem bom para tudo ...  :hysterical:
Agora tem de esperar pelo proximo capitulo , sabe DEUS quando será  ...  >:(


Não demora muito, eu havia escrito bastante, mas deu bug aqui e perdi um monte de texto...  :ok:


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2017, 18:56:18

resolvi abrir uma cerveja e escrever um hoje nesta tarde de Domingo.
....
Se tivesse aberto OUTRAS teria terminado o relato ...  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2017, 18:57:53

Não demora muito, eu havia escrito bastante, mas deu bug aqui e perdi um monte de texto...  :ok:
...

Viu o que a FALTA de uma OUTRA cerveja fez ....  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2017, 19:02:34

Cara, faça de tudo para pôr as mãos em uma 35 f1.4 da Fuji. É linda! Tem umas cores fantásticas!
...

Eu tive material fuji , 16~50 3.5 , 18~55 2.8 , 35 1.4 , 14 2.8 , 56 1.2 .... mas por IMPERIOSA NECESSIDADE tive de vender tudo . De todas as lentes a 35 1.4 é simplesmente excepcional ... realmente é A LENTE POR EXCELENCIA
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2017, 19:08:01
Já tive a 35 1.4 e agora peguei a f2.
Tô gostando muito da nova, principalmente do foco rápido e silencioso. Gravação de vídeo fica uma beleza no automático (som).
Samsung Galaxy S8+ rss


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2017, 20:00:46
É, a 35mm f2 é bacaninha, lente correta. Cumpre bem o papel, mas...

O contraste, nitidez e as cores da 1.4 são simplesmente sensacionais. Como o amigo disse, é a lente por excelência.

Eu já tive muitas L, da Canon. E mesmo a 50 1.2L não entrega o que a 35 1.4 da Fuji entrega. É uma coisa sensacional.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2017, 21:51:59
Pô, Fravin, pára,
Tô duro. :aua:
 :fight:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2017, 22:59:10
atualizado com a 23mm f/2 e 12mm f/2



Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2017, 07:30:08
Pô, Fravin, pára,
Tô duro. :aua:
 :fight:

Isso aí vai passar. E quando passar, lembra dessa 35mm.

Mas me diz uma coisa, conseguiu uma Pro 1?