Autor Tópico: Mais um relato sobre a Fuji  (Lida 29719 vezes)

Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Julho de 2017, 09:01:35
Isso aí vai passar. E quando passar, lembra dessa 35mm.

Mas me diz uma coisa, conseguiu uma Pro 1?
Bom dia!
Consegui, no ML.
Para usar com a Helios. rsrs
 :D
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Julho de 2017, 09:17:35
adicionadas atualizações no tópico principal, mas por limitações de caracteres, terei de criar uma nova mensagem com a continuação.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Julho de 2017, 09:17:43

A chegada da X-T2


Agora eu só tinha uma lente 12mm e buscava uma X-T20, artigo raro no Brasil, quando aparece uma se vende por preços exorbitantes e na época rolava um ágio adicional pelo fator de lançamento. Depois de muito buscá-la, surgiu uma oportunidade de aquisição de uma X-T2 pelo preço de uma X-T20, acabei optando pela segunda opção principalmente pelo fato de não encontrar a X-T20 e também porque quando a encontrava ela custava muito caro, hoje ela já tem um preço bem melhor.


A X-T2 é uma câmera fantástica, não consigo ver onde ela não se destaque, seus modos de foco, as permissões de customização, a adição de funcionalidades e remoção do black frame usando grip, os incríveis 20 fps (não uso, mas tem, já usei pra testar e depois posto aqui) mostram o quão capaz se tornou a Fuji em prover soluções profissionais, tenho um amigo que foi pra Portugal e está ganhando a vida em Estoril fazendo fotografia de Automobilismo, ou seja, carros voando pela pista e o cara lá com a Fuji dele de boas em meio a Nikons e Canons, para ver um pouco do que digo, siga: https://www.instagram.com/cianovetro/

Outros recursos bastante interessantes são o joystick e com o novo firmware, a adição do modo de focagem ALL, que decide o melhor sistema de foco de acordo com a situação, funciona bem.
Há controvérsias sobre o uso de 4K em câmeras digitais fotográficas, muitos dizem que não usam o recurso então não importa, para mim o recurso é como o duplo slot de cartão, wi-fi, tela touch e muitos outros, são evoluções naturais de mercado e se o mercado tem o fabricante precisa incluir, mas é minha opinião, sem polêmicas aqui. De qualquer forma existem muito bem sucedidos casos de filmagem usando a X-T2, o que a torna mais uma opção neste segmento. Os 24mpx são uma adição bem vinda para quem fotografa Paisagens como eu. Houve melhora nas cores, nos gradientes, ficou interessante, não é decisivo, mas houve melhora. A câmera trouxe um recurso idiota para alguns (assim como o 4K) mas que eu gosto muito: A tela "flipável". Ela não é tão flexível como a D5500 que para mim é a melhor forma de fazer, mas já é um avanço, permitindo deslocamento vertical ou horizontal, muito útil para quem fotografa Paisagens. Uma coisa que eu gostava na X-T1 e que obviamente veio na X-T2 foi o Viewfinder maior, só que agora ele não só está maior como totalmente responsivo, você não nota diferença alguma nos tempos como se notava na a6000 ou na X-T1, X-T10 por exemplo, neste aspecto hoje posso dizer que é como uma DSLR e se não é, está bem próximo disso. A construção da câmera é primorosa como já é marca registrada, possui dois slots de cartão e é totalmente selada, existem vídeos na internet onde um usuário coloca uma X-T2 dentro da pia do banheiro, abre a torneira em cima dela e deixa água caindo continuamente, depois tira da pia e usa numa boa. Sinceramente acredito que essa câmera ficará comigo um bom tempo.


Ajustando o SET


Com a chegada da X-T2 e com o tempo chegaram duas outras lentes: A XF 35mm 1.4 e a XF 55-200. Porque não comprei novamente a 50-230? Porque era impossível encontrar e apareceu essa, simples assim, oportunidade. A XF 35mm 1.4 é uma lente excepcional, um ícone da Fuji, quem tem Fuji precisa ao menos experimentá-la, nem todos gostam e ela não é uma lente pra todo mundo, se você trabalha com eventos vale ter pra usar em retratos ou fotos pensadas, mas a XF 35mm f/2 é a sua lente se gosta de fixas e se gosta de zooms, vá de XF 16-55 2.8 e XF 50-140 2.8, performances excepcionais. Voltando para a XF 35mm 1.4, é uma lente que agrada a todos em termos de qualidade de imagem, extremamente nítida, com desfoque pronunciado (eu não ligo) e com uma retenção de detalhes absurda. [size=78%]



27052017-CFCS2783 by Carlos C. Sosa, on Flickr
XF 55-200


[/size]A XF 55-200 é pouca coisa (imperceptível) mais nítida que a XC 50-230 e um pouco mais clara, além de mais rápida. Sua construção segue o padrão XF, ou seja, primorosa, extremamente robusta, o anel gira com precisão e firmeza, não há folgas, simplesmente uma lente que nunca tive o prazer de ter na Nikon e nunca vi igual em termos de construção. [size=78%]



Agulhas Negras I by Carlos C. Sosa, on Flickr
[/size]XF 35mm 1.4O Roubo da Samyang 12mm f/2Um belo dia fui fazer uma trilha em Itatiaia e era aniversário do parque além de ter rolado uma previsão de neve lá, ou seja, todo mundo subiu pra ver né? O parque estava entupido e pra resumir a história a lente se foi, abriram minha mochila e levaram uma das lentes que mais gosto, em breve virá outra. Uma das últimas fotos feitas com essa lente:[size=78%]

Prateleiras II by Carlos C. Sosa, on Flickr


[/size]A chegada da XF 10-24 f/4(preciso sair agora, depois escrevo mais).



Estrela by Carlos C. Sosa, on Flickr

« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 09:21:45 por cfcsosa »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 17 de Julho de 2017, 09:54:34
Carlos, muito bom o seu relato! Estou acompanhando. Está sendo muito esclarecedor.

Tenho uma dúvida e como você usou várias câmeras Fuji e DSLR talvez possa falar sobre. Eu comprei uma X-E1 há algum tempo e, apesar de estar adorando a câmera e, principalmente, sua portabilidade, confesso que o EVF não me conquistou e por vezes sinto falta do bom e velho OVF das DSLR.

Eu sei que a X-E1 tá bem defasada e talvez com uma Fuji nova não sentirei  falta do OVF. Na minha câmera eu acho o EVF um pouco lento. Não falo apenas de FPS em low light por exp, acho a resposta um pouco lenta, quando a câmera foca ele tem um"breathing" que me incomoda.
 Na X-T2 isso também ocorre? Como o EVF dela se comporta em comparação com a D7200?

Achei um vídeo no YT onde mostra esse "breathing" do EVF quando a câmera tá focando. A câmera é uma X-T2 e faz parecido o que faz a minha X-E1.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EHVzzVfWA5I" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2017, 10:09:05
Carlos, muito bom o seu relato! Estou acompanhando. Está sendo muito esclarecedor.

Tenho uma dúvida e como você usou várias câmeras Fuji e DSLR talvez possa falar sobre. Eu comprei uma X-E1 há algum tempo e, apesar de estar adorando a câmera e, principalmente, sua portabilidade, confesso que o EVF não me conquistou e por vezes sinto falta do bom e velho OVF das DSLR.

Eu sei que a X-E1 tá bem defasada e talvez com uma Fuji nova não sentirei  falta do OVF. Na minha câmera eu acho o EVF um pouco lento. Não falo apenas de FPS em low light por exp, acho a resposta um pouco lenta, quando a câmera foca ele tem um"breathing" que me incomoda.
 Na X-T2 isso também ocorre? Como o EVF dela se comporta em comparação com a D7200?

Achei um vídeo no YT onde mostra esse "breathing" do EVF quando a câmera tá focando. A câmera é uma X-T2 e faz parecido o que faz a minha X-E1.

<iframe width="560" height="315" src=" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Leandro, você se refere a essa "clareada" que dá no EVF ?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #20 Online: 17 de Julho de 2017, 10:11:05

Leandro, você se refere a essa "clareada" que dá no EVF ?

Também, mas não só isso. O "breathing" quando ela faz o foco parece mais uma "tremida" na imagem, e não acontece todas as vezes que faz o foco.

Se você puder abre o vídeo no YT e assiste em tela cheia que dá para ver bem, aqui pelo fórum fica muito pequena a visualização.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2017, 10:25:17
Também, mas não só isso. O "breathing" quando ela faz o foco parece mais uma "tremida" na imagem, e não acontece todas as vezes que faz o foco.

Se você puder abre o vídeo no YT e assiste em tela cheia que dá para ver bem, aqui pelo fórum fica muito pequena a visualização.


Cara, isso depende da lente, as lentes de primeira geração pode acontecer isso, mas nas f/2 isso não ocorre, de qualquer forma você pode deixar seu EVF igual uma DSLR não fazendo o ajuste de exposição na tela. Importante salientar que isso só ocorre em situações de grande contraste pois o EVF tenta ajustar a tela para uma melhor visualização.


Com o grip isso não ocorre.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2017, 10:33:51

Cara, isso depende da lente, as lentes de primeira geração pode acontecer isso, mas nas f/2 isso não ocorre, de qualquer forma você pode deixar seu EVF igual uma DSLR não fazendo o ajuste de exposição na tela. Importante salientar que isso só ocorre em situações de grande contraste pois o EVF tenta ajustar a tela para uma melhor visualização.


Com o grip isso não ocorre.

Entendi. Bom ouvir isso.

Em uma comparação entre o EVF da X-T2 e o OVF da D7200, qual vc prefere?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2017, 11:41:26
Também fiquei fã das Fuji, excelentes. Mas tem uma coisa que me incomoda bastante nas objetivas, que é  a facilidade imensa de esbarrar no anel de abertura e tira-los da posição. Deveriam oferecer mais resistência. Perdi várias fotos porque estava fotografando em modo P e esbarrei no anel de abertura e mudou para F22 e eu não reparei. Acontece direto com a XF 16-55 e com a XF14. Muito irritante, a ponto de eu ter prendido o anel com uma fita adesiva.

Fora isso, só alegrias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2017, 11:50:00
Entendi. Bom ouvir isso.

Em uma comparação entre o EVF da X-T2 e o OVF da D7200, qual vc prefere?


X-T2 sem dúvida, mas depois falarei sobre os problemas que envolvem ter Fuji, esse que você mencionou é um deles.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Julho de 2017, 13:25:58
 :snack:
Está interessante.
Obrigado por compartilhar.
Continue. :D
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #26 Online: 17 de Julho de 2017, 14:01:30
Muito irritante, a ponto de eu ter prendido o anel com uma fita adesiva.

Você pode alterar o controle da abertura na camera. Como o anel de abertura é eletrônico, você pode configurar para selecionar a abertura apenas pelo dial.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 17 de Julho de 2017, 15:37:37
Você pode alterar o controle da abertura na camera. Como o anel de abertura é eletrônico, você pode configurar para selecionar a abertura apenas pelo dial.

Continua muito fácil de esbarrar. Os dials não tem resistencia quase nenhuma, tanto o das Fujis quanto das Olympus.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #28 Online: 17 de Julho de 2017, 16:29:58
esse relato veio dos ceus !

aguardando ansiosamente pelo resto dele. No momento, so tenho uma coisa a dizer, Parabéns !!

Voce tem uma visao de fotografia que eu acabei perdendo nesses ultimos tempos, a vontade de fotografar e não aquela obsessao por ISO, MP, AF insano, FPS etc, e é por esse motivo que a fuji vem me atraindo

Apesar de ter diversas funções profissionais (X-T2 por exemplo), ela ainda parece ter uma caracteristica bem retro e que parece que te faz sair para fotografar.

Ja vi um pessoal la fora comentando e cada vez parace ser mais verdade:

"As cameras da Sony parece que foram feitas por programadores de computador, enquanto as cameras da Fuji parece que foram feitas por pessoas que tiravam foto com filme"

Fuck Gear


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Julho de 2017, 16:31:44
Continua muito fácil de esbarrar. Os dials não tem resistencia quase nenhuma, tanto o das Fujis quanto das Olympus.


Na X-T2 e na X-T1 não, na XPro2 nunca usei, mas nessas duas os Dials são robustos, bem robustos. As lentes acho que depende muito, na XF 55-200 é bem resistente assim como na XF 10-24, já na XF 35mm 1.4 de fato não, mas acho que o jeito que eu uso a câmera comigo isso não ocorre ou ao menos não lembro de ter ocorrido.