Autor Tópico: Mais um relato sobre a Fuji  (Lida 29713 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #135 Online: 21 de Abril de 2018, 20:05:41
Ernesto, assim como você eu também tenho uma K3-II com várias lentes da Pentax DA, que são minúsculas, até menores que as Fujis, e com qualidade ótica equivalente. Sempre fico na dúvida de qual sistema levo.

Quando fico irritado e sem decidir largo tudo de lado e levo uma LX-100 da Panasonic ...



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 21 de Abril de 2018, 20:16:21
Neste momento, estou montando minha mala de viagem (para sair segunda) e não vejo nada que me convença a levar a X-T2.
(devo levar a D7200+Grip de Pilhas AA(para emergência)+24mm 1.4+10-24mm+40mm Macro) e mais uma P900 e uma Samsung 360.


Há algo que possa me justificar a por a X-T2 na mala, ao invés da D7200 ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

ainda tem a questão das baterias. Quanto tempo dura uma bateria da D7200 em relação a XT2? Ou seja pra cada bateria da nikon, vc tem que levar duas ou três da fuji. Confesso que isso me preocupa, eu só tenho duas baterias e sempre acabam no meio do shoot. Quantas baterias vocês levam pra uma expedição de um dia?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #137 Online: 21 de Abril de 2018, 20:39:03
ainda tem a questão das baterias. Quanto tempo dura uma bateria da D7200 em relação a XT2? Ou seja pra cada bateria da nikon, vc tem que levar duas ou três da fuji. Confesso que isso me preocupa, eu só tenho duas baterias e sempre acabam no meio do shoot. Quantas baterias vocês levam pra uma expedição de um dia?
Levo pra viagens incomunicável alguns dias apenas 5 baterias da Fuji, na verdade a durabilidade da bateria está ligada diretamente ao uso excessivo do LCD, o viewfinder apenas ligado (basta configurar), a bateria dura bastante.

Geralmente volto de viagens de 3 dias com duas baterias sem uso e com 3 cartões de 32Gb cheios. Tenho 4 cartões de 32gb.

Pelo que tenho usado da xe3, o consumo nesta câmera em específico é ainda melhor que da xt2.
« Última modificação: 21 de Abril de 2018, 20:40:09 por cfcsosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #138 Online: 21 de Abril de 2018, 20:46:41
Levo pra viagens incomunicável alguns dias apenas 5 baterias da Fuji, na verdade a durabilidade da bateria está ligada diretamente ao uso excessivo do LCD, o viewfinder apenas ligado (basta configurar), a bateria dura bastante.

Geralmente volto de viagens de 3 dias com duas baterias sem uso e com 3 cartões de 32Gb cheios. Tenho 4 cartões de 32gb.

Pelo que tenho usado da xe3, o consumo nesta câmera em específico é ainda melhor que da xt2.
Acho que com 4 baterias eu fico mais confortável. Também não uso o LCD, apenas EVF.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 21 de Abril de 2018, 20:55:23
Acho que com 4 baterias eu fico mais confortável. Também não uso o LCD, apenas EVF.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk
Sim, a questão em relação a bateria está mais ligada a forma como se fotografa que propriamente a performance da câmera na minha opinião.

De qualquer forma baterias são do tamanho de cocadas e estas vão sempre agasalhadas dentro do meu casaco.

A questão é que meu kit composto de:

Rokinon 21mm 1.4
Fuji XF 10-24
Fuji XF 55-200
X-T2
X-E3

E que será adicionado da pankake 18mm f/2 em breve se trata de um kit ridículamente pequeno e leve, coisa que eu não conseguia com a Nikon e motivo exclusivo da minha troca de sistema.

A Nikon não tem lentes na mesma qualidade da Fuji nestes ranges simplesmente porque como sabemos não investe em aps-c, eu realmente tentei muito manter Nikon pra tudo, mas com equipamentos de melhor qualidade e mais capazes na Fuji, aliado a preço e volume/peso menores, não houve pra mim o que pensar.

Não coloco na conta Pentax, nem levei em consideração avaliar, se o sistema está quase morrendo no mundo, imagine no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.532
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #140 Online: 21 de Abril de 2018, 21:21:29
A Nikon não tem lentes na mesma qualidade da Fuji nestes ranges simplesmente porque como sabemos não investe em aps-c, eu realmente tentei muito manter Nikon pra tudo, mas com equipamentos de melhor qualidade e mais capazes na Fuji, aliado a preço e volume/peso menores, não houve pra mim o que pensar.

Então, é meio que por aí. Eu não quero gastar muito dinheiro em uma câmera, então minha escolha vai pra sistemas APS. Como a Nikon se recusou (e continua recusando) a aceitar meu dinheiro pelas lentes que não fez, vou gastar meu dinheiro em outro lugar. Melhor ainda (pra mim; pior pra Nikon) se
minha percepção é que meu dinheiro foi melhor gasto na concorrência.

Então, nem é muito que eu tenha simplesmente escolhido usar Fuji ao invés de Nikon. Eu meio que fui forçado a não mais gastar na marca.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #141 Online: 22 de Abril de 2018, 04:52:21
nikon 24 1.8  - 355 gramas
fuji 23  2 -       180 gramas
fuji 23 1.4 -     300 gramas








« Última modificação: 22 de Abril de 2018, 05:06:06 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 22 de Abril de 2018, 05:34:19
pontos que camera fuji mirrorless tem que melhorar

bateria - vida util
evf - arrebenta os olhos








cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #143 Online: 22 de Abril de 2018, 08:31:35
pontos que camera fuji mirrorless tem que melhorar

bateria - vida util
evf - arrebenta os olhos
Evf pra quem quer eles tem um híbrido.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #144 Online: 22 de Abril de 2018, 12:02:57
Evf pra quem quer eles tem um híbrido.

Que não serve para nada se estiver usando uma tele ou uma grande angular ou ainda fazendo macro ...
Tipo, põe uma 14mm ou uma 250mm que o visor ótico fica inútil.

Experimentei o EVF da XT2, é melhorzinho que o da XT1 mas concordo que tem que melhorar muito.
« Última modificação: 22 de Abril de 2018, 12:07:34 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 22 de Abril de 2018, 12:11:51
Que não serve para nada se estiver usando uma tele ou uma grande angular ou ainda fazendo macro ...
Tipo, põe uma 14mm ou uma 250mm que o visor ótico fica inútil.

Experimentei o EVF da XT2, é melhorzinho que o da XT1 mas concordo que tem que melhorar muito.
Aí usa uma xt2 ou simplesmente liga o evf.

Existe ainda a xh1 que tem o visor equivalente ao da a9.
« Última modificação: 22 de Abril de 2018, 12:13:22 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 22 de Abril de 2018, 18:28:33
Ontem à noite, de cima de um prédio, fui chamado para fotografar uma igreja Renascer de SP...  É uma destas construções cheias de holofotes que iluminam, principalmente, o nome da igreja e o local, à noite.

Pois bem, centralizei a foto no nome da igreja e o EVF da Fuji ficou todo branco no centro (aonde fica o nome da igreja). 100% branco e ainda perdeu a primeira foto (ficou fora de foco mas eu só percebi quando fui ao microcomputador, não percebi pelo LCD...). Lembrei...ML não tem foco Phase.. esquece...

Pra minha surpresa, a foto saiu com parte do nome escrito (não branco) mas, a fotometria toda errada, ainda estourando demais o letreiro. Diferente do que o EVF mostrou !!!!  :eek: ML não mostra no EVF o que vai sair ?  :ponder:

Peguei a Nikon, aprontei, vi perfeitamente o letreiro, fotografei em varias velocidades e escolhi a melhor. Pronto. Copiei a fotometria da Nikon e coloquei na Fuji... funcionou perfeitamente. Fotografei com as duas e as duas câmeras mostraram ótimos resultados

É a diferença entre o equipamento profissional e o amador.


Com a Fuji, ganhei 200g (o peso de uma barra de chocolate na mochila)... Obrigado Fuji  :clap: Vou te vender assim que terminar as férias (assim como o Thales e o Fernando já desanimaram de você, agora você tem mais um anti-fã).




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Percebe-se apenas uma coisa nesse seu relato: O lado que é amador bessa história toda.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #147 Online: 22 de Abril de 2018, 21:13:49
:hysterical: gostei  :ok: pode ser... não entendo de ML...


Usei o fotômetro de ponto no letreiro, abri 1.4, ISO 1600: (para teste)

na primeira vez sugeriu veloc. 550
na segunda 640
na terceira 500
na quarta 800

Tá com defeito ou é padrão Fuji ?  :ponder:  :snack:

O prédio é gigante (lateralmente, uns 200m) e é uma fotografia de cima de outro prédio, onde, o letreiro ocupa menos que o quadrado central do EVF...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Agora você perdeu credibilidade.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 22 de Abril de 2018, 21:28:58
Assim que eu voltar de viagem, eu posso te mostrar as fotos... saio segunda e não dá pra subir agora...


Em uma das fotos eu subi Shadows -2...
olhei... falei caraca, o céu estrelado !!!
desci para os prédios... e..  Voilà.. tinham estrelas (pontos brancos) nos prédios !  :hysterical:


Mano, vou devolver, deve ser defeito...não é possível... ou é ?  :ponder:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Acho que é defeito sim...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #149 Online: 24 de Abril de 2018, 21:45:54
Continuando o relato, faz tempo que não atualizo...

Recentemente adquiri uma X-E3 como uma forma de ter uma câmera backup para poder utilizar em uma viagem, equipamentos eletrônicos estão sempre sujeitos a falhas e não seria legal ficar sem poder tirar fotos no meio da viagem, até mesmo porque o lugar é ermo, sem nada ou ninguém por alguns dias.

Eu tenho ainda uma D7200, pensei bastante se poderia ser uma boa idéia levá-la juntamente com uma lente Sigma 17-70 que tinha e com a 150-600, talvez fosse uma boa ideia, até ver o volume e o peso que esse conjunto me levaria a carregar, não foi muito difícil chegar a essa conclusão, andei muito com a X-T2 e a D7200 pra lá e pra cá durante um ano, pude sentir na pele o que era ter de levar por vezes uma mochila com equipamentos porque queria levar minhas lentes Fuji e a D7200 pra fotografar umas aves no fim de semana. Não, não queria passar por isso na viagem e também não precisaria, não seria uma viagem pra fotografar aves. Comecei então a levar apenas a D7200 com a Sigma 17-70 e a X-T2 com suas lentes e observei que mesmo levando apenas essa câmera com uma lente que é bastante compacta (a D7200) juntamente com a Fuji eu nunca usava a D7200, só usava a Fuji em 100% do tempo.

Então entendi que talvez fosse mais interessante deixar a D7200 pras aves e operar Fuji pro resto e resolvi comprar uma X-E3, entendi que esta câmera seria pequena o suficiente pra caber em qualquer pequeno compartimento da mochila e que eu poderia compartilhar as 3 ou 4 lentes que pretendo levar comigo na viagem.

No início pensei em adquirir uma X-T20, corpo parecido com o da X-T2, pequena como a X-E3, porque não? Mas resolvi experimentar um corpo de câmera em formato rangefinder, todos falavam muito bem da X-E1 e X-E2, tive uma X-T10 que gostava muito, mas o Brasil não, então pensei em variar dessa vez, peguei a X-E3 mesmo.

Uma das coisas bacanas que acho na Fuji é que ela pode me dar a mesma qualidade de sua câmera topo de linha num modelo mais simples, diferente porque é funcionalmente diferente, a impressão que tenho é que a Fuji não faz câmeras capadas, ela faz câmeras pra objetivos distintos, mas são todas muito bem pensadas pra um determinado uso; Você tem a XPro2 pra street e uso profissional com seu belo visor híbrido, mas pode ter uma X-E3 se quiser trocar lentes e algo mais compacto mantendo aquela pegada de rangefinder... Você pode ter uma X-T2 com todo seu poder de fogo pra coisa toda no melhor formato SLR ou ter uma versão menor, não selada se você entende que quer uma câmera pra paisagens, vídeo ou viagens. É claro que você faz o que quer com uma câmera seja ela qual for, mas tenho essa impressão de modo geral...

Então encomendei uma X-E3, uma camerazinha bem porreta, fácil de usar, que a patroa vai poder operar graças ao botãozinho AUTO que deixa a câmera pronta pra apontar e clicar, algo que não tenho na X-T2, além do Bluetooth que serve pra deixar a câmera conectada sem um alto consumo de energia caso eu queira fazer a transfêrencia entre o celular e a câmera, algo necessário e bem vindo nos dias atuais em que estamos cada vez mais conectados e a X-T2 também não tem.

Assim que tiver um tempinho começo a escrever mais sobre o equipamento e minhas impressões gerais sobre ele.