Boa tarde aos colegas.
Pelo que tenho lido. A Pentax foi a porta de entrada para o Mf ate a chegada da Fuji. Principalmente quem estava saindo de FF. As 645D tinham uma imagem lindana minha opinião.
Depois disso as "compraveis" eram as Hasselblad. E que nos USA e EU eram muito usadas e muita gente usava back deles nas 500c e H de Filme.
As Phaseone/mamiyaleaf talvez fiquem no ultimo patamar. Sao os maiores sensores em tamanho fisico tbm, usam sensores Dalsa e um cmos da Sony. Ate mesmo no preço. E tem sistema de lentes Mamiya e lentes desenhadas pela Schneider. Outro nivel...
Depois que descobri que as lentes Hassel sao fabricadas pela Fuji, ja entendo o valor mais acessível que hj eles tem. As Rf da Hassel tbm é uma boa jogada para atrair clientes a marca. Deixando as H para os pro.
A fuji se jogou com vontade e vai tomar o lugar da Pentax se ela nao se mexer. A Fuji tem um bom sistema de lentes e tbm um otimo corpo. E esta nova camera esta parecendo uma xt com grip, linda e espero que n seja cara rsrrss.
Mas a depender do tipo de foto que cada um tem nao sei se vale o investimento...
Ainda mais no Brasil que muitos querem pagar pouco pelo serviço.
Agora se a pentax lançar uma MF sem espelho... É nela que eu vou rsrsrs