Autor Tópico: Com testar um cartão de memoria corretamente???  (Lida 3064 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.401
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Julho de 2017, 11:19:46
Bom, eu realmente não sei fazer isso direito, atualmente não uso nenhum programa especifico, lembro que ano passado (win7) tinha o CrystalDiskMark para testar pendrive, HDs e SSDs, porem depois que migrei para o Win10 não instalei novamente esse sftw.
Atualmente mando gravar ou ler uma grande quantidade de dados e fico olhando no Win 10 em que velocidade estabiliza, ou seja, um teste pratico mas que provavelmente não é o melhor.

Tbm não sei como testar a originalidade do cartão, como saber se ele é realmente um produto original não falsificado, então pergunto para os colegas, qual a melhor maneira de se testar corretamente um SDHC ou CF???

Como é que vcs fazem???

abs
Fotografando com a memória


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 469
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2017, 12:38:40
Procure pelo programa "h2testw".
Ele lota de dados o cartão de memória e depois lê eles, te dando a velocidade de leitura e gravação média.
E na hora da leitura ele checa se o cartão tem uma capacidade falsa. Cartões com capacidades falsas podem aparecer com um tamanho no windows, mas se você lota eles, os arquivos são corrompidos. Esses micro SD de camelôs de 64GB por 20 reais são todos de no máximo 8GB na realidade, mas o windows mesmo assim vai te dizer que eles são de 64GB. Esse programa pode checar isso.

Esse programa serve tanto para cartões de memórias quanto para pendrives e HDs.

Tenha em mente que se o cartão que você quer checar for muito rápido, você precisa de um leitor USB 3.0 em uma entrada USB 3.0 para te dar um resultado mais fiel.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 12:40:36 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.977
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2017, 12:47:17
Concordo, acho que o h2testw é o melhor para isso.
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj


Lindsay

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.401
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2017, 01:26:33
Ok amigos, obrigado pelas dicas, vou usar o programa indicado.

Abs

Fotografando com a memória


nandoespinosa

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.622
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2017, 13:33:43
Resolvi testar os meus cartões também..
Alguém sabe se o software tem algum problema com cartões maiores?
Vou finalizar ainda. Mas nos cartões menores tudo ok.. Velocidade de gravação e leitura até acima do esperado.. Agora nos 2 cartões de 64 GB que testei a velocidade ficou bem abaixo do que indica o fabricante.  :ponder:
Todos meus cartões são SanDisk.. De boa procedência. Mais tarde posto o resultado final do meus testes pra vocês olharem.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 469
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2017, 13:44:51
Resolvi testar os meus cartões também..
Alguém sabe se o software tem algum problema com cartões maiores?
Vou finalizar ainda. Mas nos cartões menores tudo ok.. Velocidade de gravação e leitura até acima do esperado.. Agora nos 2 cartões de 64 GB que testei a velocidade ficou bem abaixo do que indica o fabricante.  :ponder:
Todos meus cartões são SanDisk.. De boa procedência. Mais tarde posto o resultado final do meus testes pra vocês olharem.

Não tem problema com cartões maiores não.
Se está muito abaixo mesmo (abaixo de 75% do que o fabricante indica) pode ser:

1- Os cartões estão começando a falhar
2- Você não está usando leitores USB 3.0 ou entradas USB 3.0 pra acompanhar a velocidade dos cartões
3- Você estava com outros programas abertos e isso afetou o teste
4- Se não for os pontos acima e os cartões estão apresentando velocidades muito baixas (abaixo de 50% do que o indicado) eles provavelmente são falsificados

Tenha em mente que alguns cartões apresentam velocidades de leitura e gravação diferentes também.
Um cartão que vem escrito nele 90mb/s pode ter 90mb/s de leitura e 60mb/s de gravação, ou vice versa, por exemplo.
Verifique as especificações das duas leituras no site do fabricante.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 13:53:20 por Di Torres »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.671
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2017, 13:54:24
x2 ao que o Di Torres disse no post acima.
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.622
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2017, 15:28:38
Estou fazendo o teste com os cartões direto no leitor do note. Será que ele limita? Mas aí não limitaria pra TODOS os cartões?

Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 469
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2017, 15:34:53
Estou fazendo o teste com os cartões direto no leitor do note. Será que ele limita? Mas aí não limitaria pra TODOS os cartões?

Se todos os cartões tem a mesma velocidade, então você deveria estar tendo os mesmos resultados em todos eles, independente da capacidade.
Agora se os seus cartões maiores forem também mais rápidos que os menores, talvez o leitor esteja capando eles, mas ainda assim eles deveriam estar alcançando pelo menos a mesma velocidade dos cartões mais lentos, pois o leitor já se mostrou capaz de entregar essa velocidade.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 15:44:14 por Di Torres »


nandoespinosa

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.622
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2017, 15:42:17
Tá estranho... Todos os cartões foram formatados na mesma câmera. Os de 64 GB o programa diz que há 2 bites.. Isso, 2 bites que não podem ser testados.. E a velocidade muito baixa foi só num mesmo. Vou testá-lo novamente ao final pra ver.

Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 469
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2017, 15:48:30
Tá estranho... Todos os cartões foram formatados na mesma câmera. Os de 64 GB o programa diz que há 2 bites.. Isso, 2 bites que não podem ser testados.. E a velocidade muito baixa foi só num mesmo. Vou testá-lo novamente ao final pra ver.
Provavelmente esse mais lento está falhando e provavelmente irá te deixar na mão mais cedo ou mais tarde.
Ou então ele é falsificado ou veio com defeito de fábrica.
Teste novamente. Se puder testar em outro computador, ou com outro leitor, melhor ainda.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.671
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2017, 16:12:50
Tá estranho... Todos os cartões foram formatados na mesma câmera. Os de 64 GB o programa diz que há 2 bites.. Isso, 2 bites que não podem ser testados.. E a velocidade muito baixa foi só num mesmo. Vou testá-lo novamente ao final pra ver.

Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk

esses dois bytes são unidades de alocação em uso que não puderam ser apagadas durante a formatação completa. isso pode ser ocasionado pelo tipo de formação que consome uma pequena parte do espaço livre, ou por clusters defeituosos que quando foi formatado já foram identificados para não serem mais usados.

tenho uma HD externa de 500gb já tem quase 400mb de espaço ocupado, mesmo formatando ela... kkkk não confio mais nela pois alguns arquivos já foram corrompidos, mas como ela é backup do backup do backup uso ela para transferências corriqueiras.
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.622
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2017, 16:35:42
2 desses cartões são novos.. 0 km. Só passei pela 80d pra formatar em baixo nível antes de passar pelo programa. E só os 4 cartões de 64 GB apresentaram isso. É algum erro do programa. Só pode.

Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.622
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2017, 17:39:58


Olha aí o resultado do teste, galera.


Enviado de meu LG-H955 usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 469
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2017, 18:11:03
É, amigo, tem alguma coisa errada com esse cartão mais lento.
Se ainda tiver como trocar, eu trocaria. Ou então pediria o dinheiro de volta.
Ou está danificado ou é falsificado.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 18:36:59 por Di Torres »