Autor Tópico: QUANTO COBRAR PARA FOTOGRAFAR EM OUTRO ESTADO  (Lida 3236 vezes)

meulamfotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
    • meulam fotografia
Online: 17 de Julho de 2017, 11:51:07
Oi gente, tudo bem?

Estou recebendo bastante orçamentos de outros Estados, porem estou com dificuldade de montar o orçamento.
Sei que tenho que cobrar o deslocamento, estadia, passagem aérea, alimentação + o valor do ensaio/evento.
Porem que nem da passagem aérea muda todos os dias os valores? como vocês fazem? colocam um valor a mais para garantir a compra da passagem para não ter erro?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2017, 11:55:38
Coloca no orçamento o valor da cotação da passagem no dia e especifica isso. Exp:

Orçamento ensaio no estado XX:

Ensaio: R$xx
Deslocamento:
Passagem: R$xx (valor cotado em xx/xx/xx pode sofrer alteração)
Hotel: R$xx (valor cotado para datas xx/xx/xx em xx/xx/xx pode sofrer alteração)
 :ok:


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2017, 12:29:42
Vale lembrar que passagens aéreas tem uma variação muito grande preços entre o compra hoje para daqui alguns dias e o compra hoje para amanhã. Junte-se a isso o risco de você comprar as passagens e o trabalho for cancelado.

Por outro lado, lembre-se que você terá que reservar mais dias para a realização de um trabalho em outro estado - um evento em SP, no meu caso, o tempo gasto é a duração dele; mas um mesmo evento em Curitiba, eu gastaria pelo menos um ou dois dias a mais por causa do deslocamento.

Pra ter uma segurança maior, eu colocaria no orçamento apenas o preço do seu trabalho e deixaria o translado e hospedagem à cargo do contratante.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 12:30:00 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2017, 13:00:29
Deixe o cliente pagar a passagem (se tiver preferência de companhia, especifique isso) e o hotel (deixe claro que a distância do hotel pra locação entrará no valor de deslocamento). Combine com o cliente quais são os horários ideias para os vôos.

Calcule quanto tempo você vai gastar indo e voltando da sua casa para o aeroporto, nos vôos, do aeroporto para o hotel, do hotel para a locação. Converta tudo isso em valor de deslocamento. Também adicione seus custos extras enquanto estiver lá, como refeições por exemplo.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 13:09:47 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2017, 13:04:10
Eu sugiro cotar a passagem e cobrar o valor e vc compra. Assim vc escolhe o horário e cia q fica melhor p vc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2017, 13:34:14
Eu sugiro cotar a passagem e cobrar o valor e vc compra. Assim vc escolhe o horário e cia q fica melhor p vc.

Mas acho que você não entendeu o problema, não adianta cotar a passagem para o dia X.
Pois o valor muda a medida que chega próximo do dia X.

O medo do autor do topico é cotar hoje um valor e o casal só assinar o contrato daqui 30 dias, ficando com uma cotação bem defasada.

Minha sugestão:
Informe os voos e o hotel que você escolheu e deixe para eles pagarem.
Colocando tudo bem amarrado no contrato, principalmente que a cobertura estrá cancelada caso não sejam efetuada as compras nas condições especificadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2017, 13:35:49
Outra opção é cotar como se a viagem fosse sempre amanhã.
Ai você pegaria o valor mais caro possível.
Só precisa ficar ligado com feriados.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2017, 14:00:12
Mas acho que você não entendeu o problema, não adianta cotar a passagem para o dia X.
Pois o valor muda a medida que chega próximo do dia X.

O medo do autor do topico é cotar hoje um valor e o casal só assinar o contrato daqui 30 dias, ficando com uma cotação bem defasada.

Minha sugestão:
Informe os voos e o hotel que você escolheu e deixe para eles pagarem.
Colocando tudo bem amarrado no contrato, principalmente que a cobertura estrá cancelada caso não sejam efetuada as compras nas condições especificadas.

Eu entendi a dúvida dele. Eu trabalhei muito tempo elaborando propostas comerciais para a indústria e muitas vezes o preço final era impactado diretamente por fatores que variam muito rápido, como por exemplo o dólar, valor de frete, etc.
Nestes casos a saída é separar os valores na proposta, no caso do OP o valor da passagem, e especificar que o preço é apenas referência, cotado no dia "xx", e que pode variar. Quando fecharem o contrato, atualiza os valores da passagem e pronto.

É uma opção deixar que o cliente compre a passagem, porém pode ter incovenientes de horário, aeroporto, etc.


meulamfotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
    • meulam fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2017, 14:27:36
Nossa que legal, muito obrigada por todas as sugestões e dicas.

Eu sempre coloco que a pessoa deve pagar 50% antes e 50% depois na entrega do trabalho. Caso haja cancelamento nao devolvemos a quantia paga dos 50% pelo gasto de passagem e etc.

Acho bom fazer a escolha da passagem pois assim eu posso ver o melhor horario que ficaria pra mim me deslocar. Sobre o custo do deslocamento desde o aeroporto eu nao havia pensado, tem que calcular tudo mesmo!

O bom eh sempre ressaltar que pode haver variação e então colocar um prazo para fechar o orca mento. Como o ensaio eh so em setembro eu dei 4 dias de prazo pra ela fechar comigo.