Autor Tópico: Problemas ao transferir arquivos.  (Lida 14154 vezes)

eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:22:41
Acho que a situação de uma sobrecarga por raio queimar somente a USB de uma câmera é improvável, vejamos, a maioria dos computadores não usa os 110v, normalmente fazem uma transformação para 3.5, 5 ou 5.5 v e tem diversos elementos que queimariam antes de queimar a sua câmera ligada a porta USB, há inúmeros capacitores, diodos, a própria "fonte" e placas antes da porta USB do computador.

As portas USB, normalmente (até o padrão USB 2.2, não sei do padrão 3) usavam até 5 v de tensão de saída e corrente 500mA, e acho que é aqui que pode acontecer algum problema, pois se a soma das correntes ultrapassar os 500mA em uma única porta USB você deveria usar uma outra em paralelo (é por isso que alguns cases para HDs externos possuem 2 plugues USB), acho (ACHO)  que se você colocar um Hub USB e pendurar zilhões de coisas nesta porta você pode vir a danificar alguma parte por subtensão.

Já perdi um CF ao tentar inseri-lo no compartimento de um leitor, fui muito "desligado" e paguei o preço, neste aspecto, acho os pinos dos CFs muito frágeis.
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:38:41
Putz depois que escrevi, é que vi que já tinham aprofundado mais o assunto, segue o complemento:

"proteções dos postes, do aterramento do prédio/casa, os disjuntores dentro da casa/apartamento"
Esses são para proteger os equipamentos de distribuição, como o Luciano falou

"o filtro de linha e o estabilizador"
Ajuda a proteger seus equipamentos elétricos de variações de tensão e amperagem, é importante ter os dois ou um equipamento que faça as duas coisa (e seja no-break é o must), pois são finalidades diferentes.

Acontece que as vezes as proteções não conseguem atuar na velocidade suficiente para evitar qeu você perca seu equipamento, mas acho improvável que uma sobrecarga passe por todas as proteções do seu computador e vá queimar justo a porta USB da sua câmera (baita azar).

Arco voltaico?
É quando a tensão entre dois pontos ultrapassa o "isolamento", por exemplo, linhas de transmissão de alta tensão estão normalmente a uma distância X do chão e o isolamento é o ar, quando há uma queimada embaixo destas linhas aumentam as chances de ocorrer um arco voltaico, pois o ar aquecido passa a ser um melhor condutor (e pior "isolador") de modo que fecha o circuito com a terra e faz o arco.

Não consegui imaginar onde esse fenômeno se aplica aqui.

Acho mais provável a opção de você tentar desconectar a câmera sem "desmontar" a USB, pois qualquer pininho encostando no pininho errado e bye-bye sua porta.

Não tenho nenhuma informação ou razão técnica, nem nunca refleti muito a respeito (talvez começe a fazê-lo hoje) mas adquiri o hábito de desligar a câmera antes de plugar ou desplugar alguma coisa nela.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 23:44:48 por eprimos »
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2011, 00:06:18
Acho mais provável a opção de você tentar desconectar a câmera sem "desmontar" a USB, pois qualquer pininho encostando no pininho errado e bye-bye sua porta.

Acho que é por aí mesmo, de repente o dispositivo está montado (ou no windows, vc não clicou no "remover dispositivo com segurança") e numa dessas o cara puxa o cabo meio afoito ou faz qualquer coisa que faça com um pino escoste em outro e já era..

Eu faço backups diários no escritório e replico em HD's aqui em casa usando um HD externo como meio de transporte. Mas só desligo o HD do desktop após dar o "Desmontar Dispositivo" e "Remover com Segurança" (obs: sou usuário Linux, por isso a sistemática é um pouco diferente). Quando dou o "Remover com segurança" vejo que o HD externo pára de rodar, significa que mesmo após eu desmontar o dispositivo ele continua energizado pelo cabo, ou seja, se neste momento caso eu retire o cabo ou tente colocar novamente e por algum motivo não encaixar corretamente, pode queimar alguma coisa.

De qualquer maneira, acho que a técnica de sempre desligar a camera para plugar ou desplugar o cabo é válida (o cartão não é necessário, a camera desliga automaticamente quando vc abre a porta do compartimento do cartão). Quando faço foto still, com a camera ligada no computador, sempre faço isso.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2011, 09:08:51
Imaginei o arco voltaico pulando todos os elementos internos do PC e chegando à porta USB com a cam conectada. Por isso me referi a ele.
_________

Agora, pra mim, é regra BÁSICA plugar e desplugar o cabo com a cam desligada. EU tenho por hábito desligar o dispositivo pelo comando 'Remover Hardware' e depois desligar a cam. Quem faz de qualquer jeito corre sérios riscos de prejuízo (material e profissional). Se o faz assim por hábito, aqui pra nós, merece ter um 'probleminha' uma hora dessas pra ver se aprende.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Neemias Praseres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Neemias Fotografias
Resposta #19 Online: 28 de Setembro de 2011, 11:37:20
O maior problema aqui é o seguinte:
Nunca, mas nunca mesmo retire um usb balançando esteja ele removido pelo windows ou não, pois os contatos encostam e já era.
Quando fazia faculdade de análise de sistemas o professor explicou isso pra gente, dizendo que o mínimo contato nessa balançada é o suficiente para quimar a porta e até mesmo o equipamento conectado.
As vezes fazemos inconcientes mesmo ou por distração até eu mesmo faço confesso  :aua:, mas o correto é puxar de uma vez e reto, desde que não esteja em uso...  :assobi:
Canon T2i kit 18-55mm | Lente Canon 50mm f/1.8


Thamires Febbo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:21:09
Consigo conectar a Câmera t3i pelo USB e transferir arquivos, mas não aparece no pc opção para ejetar o USB.  Isso é normal? se for e alguém souber de alguma forma para retirar o USB com segurança me informe por favor.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:48:58
Quanto a tirar o cartão e ter problemas com isso, eu nunca tive, e não conheço quem tenha tido. Fotografei com uma 30D, desde 2008, e até substituí-la pela 50d, tirava os cartões dela pelo menos duas ou tres vezes por semana, sem ter tido problema.

Uma vez, quando eu era moleque ainda, coloquei o CF errado numa Finepix S7000 (Errado mesmo, ao contrario...)
deu um rolo, uhsahsuahsuhsuahs


mariliaclara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2017, 09:38:38
Até onde sei o risco é esse mesmo... queimar somente a entrada USB.

Até porque deve com certeza existir proteção pra queimar a porta USB e não queimar o resto. Mas num caso de uma grande sobrecarga repentina, como um raio na rede elétrica não sei se pode queimar tudo....


Tenho uma 7D e queimou só a entrada USB, eu usava pois trabalho com ela conectada ao USB pois faço transmissões ao vivo pelo pc com ela, mas aí queimou e não sei como proceder... a camera funciona normal, só não a entrada USB