Autor Tópico: Fotometro Sekonic 478-D modo Flash+Fotometria Pontual NIKON não bate  (Lida 1252 vezes)

LuizAVDVD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Olá pessoal estes dias recebi o Fotômetro Sekonic 478-D e já estou treinando com ele - tenho uma NIKON D-5200 - Flash SpeedLite 568 - EX e SoftBox Mako

No Modo de Luz Ambiente (Sol) ele está dando a Fotometria correta em relação á Câmera

Porém Sábado criei o seguinte quadro de treinamento

Posicionei na Minha área final da tarde mais ou menos umas 16hrs - O Flash SpeedLite com Radio-Flash no SoftBox da Mako - Strobist á 45º Graus do Foco Principal - Flash direcionado ao Foco Principal mas com posicionamento na área para fora - luz ambiente

Posicionei o Fotometro no modo Flash e o Flash SpeedLite - Potencia - 32 e tambem 1.1 e Zoom 24mm, 50mm

Lente que estava usando - PONTO 50 NIKON mas as aberturas do Fotometro sempre dando entre 1.8 até 4.0 com o fotometro setado em Velocidade T-125 - ISO 100 - mas a NIKON - SETADA EM FOTOMETRIA PONTUAL - sempre dando SUBEXPOSIÇÃO NO MÁXIMO - como corrijo isto na NIKON para a FOTOMETRIA bater com o SEKONIC PRO 478-D

OBRIGADO E DESDE JÁ AGRADEÇO


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2017, 11:01:46
Mas não é pra bater mesmo, na maioria dos casos.

Fotometro mede  a luz incidente e a câmera a luz refletida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LuizAVDVD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2017, 10:50:42
Olá Vangelis bom dia....mas o porque mesmo com o auxilio do flash no quadro acima ele tá dando pelo resultado do fotometro muito baixo o que dá o resultado ao fotografar na câmera muito escuro apenas o foco principal iluminado e o fundo sai escuro no lugar de mostrar a paisagem

Detalhe estou usando a Lumisphere do Sekonic bolinha totalmente para fora e LUZ INCIDENTE (direcionando a bolinha para o flash na posição como se fosse a base do bone do objeto que estou usando como modelo o boné está acima de um passador a vapor de roupas de terno e o objetivo neste caso é fotografar o bone e o corpo inteiro do objeto) - PRIMEIRO MODO DE FLASH
Na NIKON estou usando a Fotometria pontual ou esqueço neste caso completamente dela

mesmo assim como disse acima o resultado aparece a paisagem nao o rosto do foco muito escuro assim que puder passo um anexo para você ok sobre a foto que eu testei nestes resultados obrigado

fico no aguardo e desde já agradeço
« Última modificação: 30 de Junho de 2017, 10:54:09 por LuizAVDVD »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2017, 13:04:47
Olá Vangelis bom dia....mas o porque mesmo com o auxilio do flash no quadro acima ele tá dando pelo resultado do fotometro muito baixo o que dá o resultado ao fotografar na câmera muito escuro apenas o foco principal iluminado e o fundo sai escuro no lugar de mostrar a paisagem

Detalhe estou usando a Lumisphere do Sekonic bolinha totalmente para fora e LUZ INCIDENTE (direcionando a bolinha para o flash na posição como se fosse a base do bone do objeto que estou usando como modelo o boné está acima de um passador a vapor de roupas de terno e o objetivo neste caso é fotografar o bone e o corpo inteiro do objeto) - PRIMEIRO MODO DE FLASH
Na NIKON estou usando a Fotometria pontual ou esqueço neste caso completamente dela

mesmo assim como disse acima o resultado aparece a paisagem nao o rosto do foco muito escuro assim que puder passo um anexo para você ok sobre a foto que eu testei nestes resultados obrigado

fico no aguardo e desde já agradeço

Não consegui entender nada do que você descreveu.
Posta a foto aí.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2017, 16:01:37
Olá Vangelis bom dia....mas o porque mesmo com o auxilio do flash no quadro acima ele tá dando pelo resultado do fotometro muito baixo o que dá o resultado ao fotografar na câmera muito escuro apenas o foco principal iluminado e o fundo sai escuro no lugar de mostrar a paisagem

Detalhe estou usando a Lumisphere do Sekonic bolinha totalmente para fora e LUZ INCIDENTE (direcionando a bolinha para o flash na posição como se fosse a base do bone do objeto que estou usando como modelo o boné está acima de um passador a vapor de roupas de terno e o objetivo neste caso é fotografar o bone e o corpo inteiro do objeto) - PRIMEIRO MODO DE FLASH
Na NIKON estou usando a Fotometria pontual ou esqueço neste caso completamente dela

mesmo assim como disse acima o resultado aparece a paisagem nao o rosto do foco muito escuro assim que puder passo um anexo para você ok sobre a foto que eu testei nestes resultados obrigado

fico no aguardo e desde já agradeço

se o segundo plano (fundo) esta subexposto, então o primeiro plano (objeto) esta recebendo muita luz... diminui a potencia do flash... e quando usar o fotometro de mão, esqueça a medição da câmera, o ideal, ou melhor, uma boa solução (ideal é algo relativo) é você medir a iluminação dos dois planos e ajustar a potência do flash até uns dois pontos a mais ou a menos (depende do efeito que você quer obter com a diferença de luz entre os planos), acima ou abaixo disso começa a puxar para fundo preto ou branco...
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 16:04:10 por jpdias »