Autor Tópico: Meio de Divulgação  (Lida 1565 vezes)

GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Julho de 2017, 15:00:50
Boa Tarde Pessoal.

Gostaria de perguntar a vocês o que acham a respeito de divulgação de trabalho exclusivamente pelo Instagram.
Não sou fotografo profissional (considero profissional aquele que faz da fotografia principal fonte de renda) e nem pretendo ser, tirando minhas fotos apenas para minha satisfação. Porem gostaria de expandir meu publico para conseguir mais diversidade de fotos (principalmente ensaios) e estou utilizando o Instagram para a divulgação.

Não julgo ter publico suficiente ainda para ter outros meios de divulgação, e pelo Instagram ser uma rede de imagens achei que seria o local mais indicado.

Enfim, aceito opiniões.
Instagram: @_guispin_photos


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2017, 15:20:25
Extremamente recomendável.
Já vi casos até de confeitarias que aumentaram consideravelmente a clientela depois de criaram uma conta de Instagram.

Pra fotografia então, é praticamente um no brainer.
Até os dinossauros da fotografia já estão começando a considerar quase que obrigatório ter uma conta lá.

Mas crie uma conta apenas para seu trabalho fotográfico.
Não misture com sua conta pessoal e poste somente as melhores fotos.
E não poste tudo de uma vez, se em um ensaio você conseguir 15 fotos legais pra lá, poste uma ou duas por dia.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2017, 16:11:48
Tenho usado o Instagram desde novembro, e valorizo nele o fato de ser um bom mostruário do seu trabalho fotográfico, com muito mais audiência do que os precursores Flickr, Pinterest etc, que praticamente só fotógrafos usam.

De todo modo, até agora o Instagram nem aumentou o tráfego do meu blog, nem gerou negócios. Para ambas as coisas, o Facebook segue imbatível (veja bem, estou falando do meu caso, especificamente, ok?). Mesmo assim, eu não deixaria hoje de ter uma conta no Instagram.


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2017, 16:20:31
Extremamente recomendável.
Já vi casos até de confeitarias que aumentaram consideravelmente a clientela depois de criaram uma conta de Instagram.

Pra fotografia então, é praticamente um no brainer.
Até os dinossauros da fotografia já estão começando a considerar quase que obrigatório ter uma conta lá.

Mas crie uma conta apenas para seu trabalho fotográfico.
Não misture com sua conta pessoal e poste somente as melhores fotos.
E não poste tudo de uma vez, se em um ensaio você conseguir 15 fotos legais pra lá, poste uma ou duas por dia.

Com certeza deve ser separado, já tenho minha conta pessoal faz algum tempo porem só agora criei uma conta para o trabalho fotográfico (na realidade só agora comecei a desenvolver um trabalho fotográfico)
E eu também pensei em não postar todas as fotos, ate porque não tenho uma quantidade regular de fotos entrando para que eu possa manter os posts de uma maneira consistente.

Tenho usado o Instagram desde novembro, e valorizo nele o fato de ser um bom mostruário do seu trabalho fotográfico, com muito mais audiência do que os precursores Flickr, Pinterest etc, que praticamente só fotógrafos usam.

De todo modo, até agora o Instagram nem aumentou o tráfego do meu blog, nem gerou negócios. Para ambas as coisas, o Facebook segue imbatível (veja bem, estou falando do meu caso, especificamente, ok?). Mesmo assim, eu não deixaria hoje de ter uma conta no Instagram.

Pretendo fazer uma conta no Facebook também, mas julgo que ainda e muito cedo e não teria um grande alcance se fizesse isso agora.
Não sei ate que ponto o Instagram ira me trazer novas oportunidades, mas espero ansiosamente que ajude.
Instagram: @_guispin_photos


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2017, 16:49:33
Também acho primordial ter uma conta no instagram, pra aumentar sua presença e a sua relevância na web. Manter uma atualização de pelo menos 1 foto por dia, usar bem as hashtags...
A unica coisa que me incomoda no Instagram é a quantidade de Bot rodando por lá. Vc posta uma foto e não é difícil bater os 100 likes, mas aí com o tempo vc repara que são sempre os mesmos que curtem as suas fotos, geralmente empresas e até mesmo outros fotógrafos, rolam alguns comentários sem sentido ou sem nada a acrescentar, só pra fingir tráfego e pra te induzir a curtir/compartilhar as postagens deles também.

Cliente CLIENTE mesmo são pouquíssimos. O meu também nunca me rendeu nada, mas de qualquer maneira eu ainda acho primordial ter um  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2017, 17:38:13
até mesmo site ta ficando meio retrô

depois q o site deu pau ao invés de fazer outro, fiquei só com o instagram mesmo

trabalho com projetos de arquitetura, reforma e inclusive fotografia de arquitetura :p. Fora q posto sketchs, fotografia de rua, etc. Tem foco nenhum mas não me atrapalhou em nada até agora. Até pq o meu nicho costuma pagar pau pra essas coisas extras q sei fazer la. Aí aproveito e acabo vendendo um quadro de fotografia tanto pra cliente de arquitetura (decoração) quanto cliente de fotos, por exemplo.

Projetos e trabalhos co-relacionados diretamente e indiretamente.
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 17:39:33 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2017, 09:11:14
O meu perfil esta bem no começo, com poucas fotos (apenas 3 por enquanto), porem não tenho nenhum tipo de campo definido ou determinada área que esteja focando.
Gostaria muito de poder focar em retratos, porem de uma maneira que consiga manter um estilo próprio meu, que as pessoas me procurem por causa desse estilo.

O principal motivo de começar essa discussão foi que gostaria de tentar atingir mais pessoas interessadas em ser fotografadas por mim, para que possa criar um portfólio e um estilo próprio, e saber se o Instagram seria a melhor opção.
Como vocês disseram, e indispensável, mas não da o resultado esperado para grande parte das pessoas.
Instagram: @_guispin_photos


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2017, 09:32:12
Como vocês disseram, e indispensável, mas não da o resultado esperado para grande parte das pessoas.

Olha, pelo que tem sido dito, aqui e em outros tópicos, e mais ainda baseado em minha experiência pessoal, concluo que apenas a veiculação de trabalhos em redes sociais por si só não atrai clientes, não ao menos em número suficiente para pagar as contas. Em função disso, vou voltar a fazer cartões de visita e também seguir prospectando empresas que possam vir a se tornar potenciais clientes -  considero essas ações "offline" indispensáveis para gerar renda. E claro que, no caso, ter os portfólios online ajudam a dar um respaldo a meu discurso e à minha proposta. Em resumo: o on apóia o off e vice-versa, não consigo ver (ainda) um funcionando sem o outro.


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2017, 15:23:02
Olha, pelo que tem sido dito, aqui e em outros tópicos, e mais ainda baseado em minha experiência pessoal, concluo que apenas a veiculação de trabalhos em redes sociais por si só não atrai clientes, não ao menos em número suficiente para pagar as contas. Em função disso, vou voltar a fazer cartões de visita e também seguir prospectando empresas que possam vir a se tornar potenciais clientes -  considero essas ações "offline" indispensáveis para gerar renda. E claro que, no caso, ter os portfólios online ajudam a dar um respaldo a meu discurso e à minha proposta. Em resumo: o on apóia o off e vice-versa, não consigo ver (ainda) um funcionando sem o outro.

Penso em futuramente utilizar desse tipo de publicidade também, porem como não preciso da fotografia para "pagar as contas" vou deixar para quando consiga pelo menos uma regularidade maior nos meus trabalhos.
Sem contar que uma divulgação off-line depende muito do quanto você e uma pessoa publica para fazer sucesso. (totalmente não sendo o meu caso).
Instagram: @_guispin_photos


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2017, 15:27:43
Eu já penso o contrário, se vc é uma "pessoa pública" os outros já lhe conhecem e vc não necessita tanto se divulgar, as pessoas já chegam até vc. Os anônimos é que precisamos buscar meios de saberem que existimos para, quem sabe, nos contratarem.


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2017, 16:15:03
Pensando por esse lado... Faz sentido...

Embora não tenha divulgação e ainda pouco material, estou recebendo seguidores de fora do meu circulo de amigos. Imagino que seja um bom primeiro passo para se tornar conhecido....
Instagram: @_guispin_photos


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2017, 10:20:43
Amigo, eu desde que eu comecei eu fiz logo uma conta no instagram, e sinceramente varias dos eventos que eu consigo fechar são graças ao instagram, sempre posto tudo que eu faço lá, making off dos ensaios, fotos de tudo o que eu faço, e tenho outro que é o meu pessoal. Faço sorteios, isso me gera  vários seguidores, e alguns se interessa em fazer orçamentos e outros de fato se interessam em me contratar. É um aplicativo que possui menos informações e vai direto ao ponto que são as fotos, o facebook é muita informação. Meia hora que voce fica no instagram voce consegue ver muitas fotos, ao contrario do facebook que tem muitos textos, frases... é mais poluido entende?

Meu instagram: @romulomelquiades


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2017, 13:17:04
Amigo, eu desde que eu comecei eu fiz logo uma conta no instagram, e sinceramente varias dos eventos que eu consigo fechar são graças ao instagram, sempre posto tudo que eu faço lá, making off dos ensaios, fotos de tudo o que eu faço, e tenho outro que é o meu pessoal. Faço sorteios, isso me gera  vários seguidores, e alguns se interessa em fazer orçamentos e outros de fato se interessam em me contratar. É um aplicativo que possui menos informações e vai direto ao ponto que são as fotos, o facebook é muita informação. Meia hora que voce fica no instagram voce consegue ver muitas fotos, ao contrario do facebook que tem muitos textos, frases... é mais poluido entende?

Meu instagram: @romulomelquiades

Espero conseguir atingir um publico pelo Instagram. :)
Estou te seguindo la, ótimo trabalho o seu...
Instagram: @_guispin_photos