Autor Tópico: Ensaio  (Lida 901 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 18 de Julho de 2017, 17:32:26
Definitivamente não é uma área que eu curto ou não me dou bem. Claro que a falta de prática atrapalha. Afinal retrato está na última fila da lista de prioridades no ramo de fotografia :/ Só que uma vez a cada dois anos aparece uma oportunidade e falo "Pq não?". Só tenho a aprender.

Retrato/Ensaio é difícil pra cacete. Respeito muito quem faz mas é chato pra cacete tbm. Taí uma coisa q não dá tanto tesão em fotografar mas não deixa de agregar em outros estilos q curto fazer como street. Um tipo que parece agregar quase tudo o que vc sabe de fotografia. Tenho me aventurado com paisagens, pessoas, natureza, etc pra fazer um bem bolado depois. Acho que é essa a desculpa q tenho em topar essas roubadas   :hysterical:

enfim. Sem mais enrolação (trabalho não remunerado. Teste/brincadeira com uma amiga):

01


02


03


04


Claro q to ciente de vários probleminhas aí. Foco não tá la grandes coisas. Brancos possivelmente estourados e a lista continua (poses não muito naturais talvez).

5D Mark II + 50mm 1.4 USM c/ iluminação 100% natural na área de lazer do condomínio.
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 17:33:43 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2017, 21:18:27
cara, eu já vi umas fotos tuas bem bacanas nesse sentido de algo mais descontraído, faltou isso eu acho.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2017, 02:07:31
cara, eu já vi umas fotos tuas bem bacanas nesse sentido de algo mais descontraído, faltou isso eu acho.

Sim eu cheguei a clicar um casal, um TCC de moda (beach wear) e um grupo de arquitetos mais recentemente! O casal e o ensaio com a equipe de arquitetos foram bacanas pq foi algo que eu dirigi e pelo fato de rolar uma boa química/amizade acabou contribuindo pra deixar natural. O TCC de moda foi a minha primeira vez (isso lá em 2012) e lembro que foi legal tbm. Não saiu tão "duro". E eu nem conhecia a guria que me chamou pro freela direito muito menos a modelo (que não era modelo profissional. Apenas uma amiga dela).

Essa foi engraçada pq acordei numa manhã de domingo sem vontade alguma. Minha namorada ligou perguntando se tava animado pra tirar as fotos q tínhamos combinado há meses com uma amiga dela e disse que não... mas falei q poderia fazer mesmo assim já que era um passa-tempo que tínhamos combinado várias vezes e desmarcado várias vezes tbm. Essa amiga queria pq queria fazer um book 2.0 porque se dizia apaixonada pela fotografia, que amava ensaios, que queria trabalhar com isso e largar a faculdade de engenharia e que já foi modelo e atriz de um comercial de margarina quando pequena. Bom... eu topei porque sou ruim pra fazer ensaio e seria bom pra tirar algum proveito disso. Aprender a lidar com pessoas pra tirar foto ainda melhor. No dia do ensaio ela disse que já manjava como fazer as poses e que eu só precisava clicar. Acho que a única coisa que eu fiz foi escolher um fundo, encontrar uma luz q fosse boa e deixar ela fazer o resto pq a profissional das poses era ela. Confiei.  :ponder:

No fim tbm senti que acabou não ficando muito orgânico. Ela ficou presa naquela idéia de que tinha que ficar minutos e minutos acertando uma pose até dizer "pronto, pode clicar" (das experiências passadas da mesma como "modelo por um dia").  O fato dela querer dirigir e controlar as próprias poses e não ficar bonita e fotogênica sorrindo não ajudou muito. A seriedade da expressão foi proposital e ela teve que dar o braço a torcer... pq não tava legal mesmo. O rosto perdia leveza com o sorriso bem marcado. O famoso "bigode chinês" era muito forte e a bochecha saltava demais (que foi chato tirar no PS). Não tava muito legal. Entendo a galera que enfrenta no trabalho pessoas comuns com beleza comum. Mas aí é outra abordagem.

A idéia da menina era fazer um "book" com uma pitada de moda e pagar de modelo tbm. Rosto mais sóbrio/neutro e menos emocional (sem tristeza ou alegria, por exemplo). O mínimo que a gente espera é que ela seja bonita (e ela é) e que seja fotogênica (importantíssimo e ela não é, infelizmente). Mesmo se enquadrando no tema proposto eu tenho q concordar que podia ser mais natural  :snack:
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 02:24:57 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2017, 03:35:46
revirei o meu flicker e achei mais 2 projetos q nem tinha lembrado de ter feito. Um de projeto pessoal com uma amiga e umas fotos básicas q fiz para um rapaz que tava precisando de umas fotos "cruas" pra mandar pra agência de modelos (sem retoque pra ver o perfil do cara mesmo)

os arquitetos (x100T)


o modelo das fotos cruas (x100T)


o prewedding do casal (x100T)


projeto pessoal com uma amiga minha (5D Mark II)


o meu primeiríssimo ensaio q fiz na vida (do TCC de moda de praia. 5D Mark II)


Cliquei até mais do que imaginava. Mesmo assim sempre complicado :p Só que não adianta falar "continue treinando" pq vai ser sempre algo extremamente esporádico pelo fato de não correr atrás de ensaios (propositalmente).
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 03:38:23 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com