Autor Tópico: Minha nova DCR - 250  (Lida 1163 vezes)

sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 18 de Julho de 2017, 15:27:31
Olá pessoal, a uns dias adquiri um filtro Macro Raynox DCR - 250 para usar na minha Sx50 HS, e gostaria de compartilhar com vocês meus resultados.













Críticas são completamente bem vindas  :worship:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2017, 16:18:59
Também tenho esse adaptador macro da Raynox, mal usei ainda, mas por tudo que li e vi, é um dos, senão o, melhor adaptador macro no mercado.
Super prático, permite grande ampliaçao e uso com vários tipos de lentes.
Nao usei ainda por falta de oportunidade e de um tripé decente, item fundamental para fotos com grande ampliaçao, pois qualquer movimento milimétrico tira o objeto, ou parte dele, de foco.
Em relaçao as fotos..
A primeira nao vejo um atrativo maior na composiçao, no geral o bicho esta meio indefinido. A segunda a composiçao esta melhor, apesar de um pouco chapada e a luz algo excessiva, provavelmente seria o caso de usar um difusor e/ou diminuir a potencia do flash. A terceira me parece a melhor da série, mesmo tendo também excesso de luz. Ficaria melhor ainda de a profundidade de campo fosse maior (menor abertura).
A penultima nao me agradou, mal consigo identificar o tema..
Na ultima algumas partes do bicho estão fora de foco/tremidas, provavelmente devido ao movimento, que talvez possa ser congelado com maior velocidade do obturador, e/ou menor abertura do obturador.
Macro é uma área complicada.  Com técnicas de empilhamento de fotos se consegue resultados surpreendentes, mas é uma tarefa trabalhosa..

« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 16:29:14 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2017, 20:53:01
quase comprei um desses, fico na dúvida se não vale mais comprar uma lente dedicada...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2017, 22:13:27
Sem dúvida vale mais a pena comprar uma macro dedicada e hoje se consegue objetivas macros antigas a preço convidativo. A vantagem desse adaptador é a ampliaçao extrema, praticidade, leveza e adaptabilidade para usar em vários tipos de lentes, nao em todas, pois em muitas dá uma vinheta horrivel, principalmente em zoons.  Funciona melhor em lentes com distancia focal acima de 60mm e quanto maior a DF  melhor a ampliaçao. Tenho uma macro de 120mm  de 1:1 (2:1 eq. FF)  e com o Raynox chego a 2:1 (4:1 eq. FF). A qualidade é  muito boa, mas obviamente nao  é a mesma de uma macro dedicada.

http://extreme-macro.co.uk/raynox-adapter-techniques/
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 22:37:57 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2017, 01:27:55
Eu uso uma câmera super zoom, msm que eu quisesse não tenho como usar uma lente dedicada. Eu pessoalmente gostei muito dos resultados, e da praticidade. A profundidade de campo ficou bem prejudicada por causa das limitações da minha câmera, que chega ao minimo de 8.0 de abertura. Mas para quem tem condições de comprar uma lente dedicada, com certeza vale mais a pena.