Autor Tópico: Trabalho  (Lida 856 vezes)

Mikaely

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 05 de Agosto de 2017, 21:32:13
Olá! Se alguém pudesse responder as minhas dúvidas eu agradeceria e muito  :)
Vamos lá, eu tenho apenas 15 anos e estou pensando muito em seguir na área de fotografia. Mas eu tenho muitas dúvidas, já pesquisei sobre o assunto mas não consigo achar realmente a resposta que quero.
Eu não pretendo fazer faculdade, quero fazer um curso para me aperfeiçoar e juntar tipo uma equipe, 3 pessoas contando comigo, estudantes como eu. Quero atuar na área de fotografia, mas não sei se começo a trabalhar em uma empresa, ou montar tipo um site com meus amigos. Uma marca nossa. Ao mesmo tempo que eu quero trabalhar em uma empresa para ter o meu ganho mensal, eu também tenho aquela vontade de ter minha própria marca, ter o meu próprio jeito diferenciado com meus clientes.

Se eu for seguir no caminho de trabalhar com minha própria "empresa", como faço para que as pessoas me conheçam, para que saibam que eu tenho uma equipe capacitada para, por exemplo, fotografar um casamento?

Ou eu devo trabalhar em uma empresa, e aos poucos ir investindo na minha marca própria?

Se alguém puder tirar minhas dúvidas, desde já eu agradeço <3 <3 :wub:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 21:35:40 por Mikaely »


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2017, 08:18:16
Miakely, uma coisa que você tem que ter em mente é: a pressão de ter um próprio negócio é muito grande, porque sempre vão fazer comparações do tipo "se você estivesse trabalhando para os outros, você não estaria passando este aperto", ou "deixa de boba, vai trabalhar para os outros, que todo mês seu dinheirinho é garantido".

Por outro lado, você tem que ter um norte do tipo de fotografia que você deseja fazer - digo um norte, porque ao longo do tempo você terá contato com diversas vertentes da fotografia e escolherá de verdade a que mais lhe agrada. Comecei como foto-jornalista e eu gostava muito, mas ai pintou uns free de casamento e depois passei a trabalhar com produtos; vieram os eventos corporativos, shows e por fim, eventos esportivos - hoje minha vertente é eventos esportivos, shows e produtos.

Saber o que deseja na fotografia vai te dar uma noção do mercado que você vai concorrer - vai te mostrar o tamanho da "encrenca" que te espera.

Por outro lado, você pode partir para o jornalismo/publicidade (comunicação social, publicidade e similares) e se inserir neste mercado, porém terá que estudar a área escolhida e dai sim você ir criando nome, para poder partir para sua marca - salvo se você tenha um produto realmente diferenciado, criar uma marcar demora-se muito, pois demandará investimento em divulgação e, se for um produto/serviço que o mercado já tem muito, você vai ter que se sobressair através da divulgação, que neste caso tem um custo alto.

Você tem apenas 15 anos e sendo assim, pode ir aprendendo fotografia em cursos de extensão e dai partir para uma faculdade que tenha co-relação com fotografia - faça as contas: se você começar estudar fotografia agora e, quando terminar o ensino médio partir para uma faculdade, ao terminar sua faculdade (daqui há uns 6 anos em mais ou menos) você já estará fera em fotografia e terá uma segunda profissão - sua possibilidade serão dobradas. Pense nisso.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.