Autor Tópico: Review pessoal - Nkkor 58mm 1.4G  (Lida 16496 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #105 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 19:56:37
Realmente essa lente tem um bokeh super agradável.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 00:21:39
Bosa, vc me tornará um sujeito mais pobre. Por sua causa sonho com essa lente.

 :wub: :wub: :wub:

2x


robsoncabanas

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • Novo na fotografia. Tudo começou em Dez 2014.
Resposta #107 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 00:26:04
O que me deixou boquiabierto com esta lente é esse efeito 3d. Lindo demais!!! 
Sony A7 II - Tamrom 28mm-70mm f 2.8 - Voigtlander Color Ultron 50mm f 1.8 - SMC Super Takumar 55mm 1.8 - Leica X2


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 00:30:44
O que mais me impressiona nessa lente é esse efeito 3D único como na terceira foto. Não consigo isso com minha 85mm 1.8G.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 05:20:16
Bosa, todas com abertura 1.4?


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #110 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 19:30:37
Todas as fotografias feitas em 1.4 sim... como disse no review, apesar de não ter uma performance exemplar no f1.4, a lente foi feita para se fotografar em 1.4.
Pra mim, duas coisas que são quase proibidas com a 58mm: Crop e aberturas menores que 1.6(sendo ideal o 1.4 mesmo).  :D

Vou postar agora algumas imagens aleatórias... algumas não deram certo, outras sim, mas vou postar tudo para mostrar como elas ficam "cruas"... assim podem ver melhor o efeito da objetiva pois fica mais evidente.

Elas estão com o perfil do colorchecker e uma leve alteração do HUE verde para a direita.







Cheio de aberrações cromáticas longitudinais no plano de fundo mas nem ligo... reparem no isolamento perfeito do assunto com esse desfoque de sonho, a vinheta natural linda... motivos pelos quais me fizeram sonhar com essa lente durante dois anos... particularmente acho um conjunto perfeito pra criar imagens agradáveis. :wub:
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #111 Online: 10 de Março de 2016, 13:07:35
Bossa, muito bacana seu post!

Agora lascou tudo!!!

Queria muito comprar a 35mm 1.8, agora estou na dúvida se compro uma 35mm ou uma 58mm, rs!

Enfim, fotografia não tem fim mesmo... Mas parabéns novamente!

Abraços


binhofs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #112 Online: 10 de Março de 2016, 14:44:11
Tenho reparado que a única coisa que alguns sites falam a respeito da AF-S 58mm f/1.4G é como o “bokeh” é o mais suave da Nikon, ignorando qualquer menção ao fato de que o projeto óptico dela foi feito somente com o escopo de controlar o saggital coma flare com os dois elementos asféricos. Ok, até a Nikon usa este argumento como selling point do projeto, e concordo que o desfoque seja suave, orgânico, bonito. Mas não é nada demais que uma 85mm f/1.4G não faça (desde que observado o mesmo enquadramento), ou que projetos antigos de grande abertura já não faziam.

Usando elementos asféricos de altíssima precisão é que foi possível corrigir o saggital coma flare e devolver a aparência perfeita dos pontos de luz, aumentando o realismo da foto. Enquanto outras objetivas se preocupam com resolução e contraste, a 58mm f/1.4G só se preocupa com isso: corrigir “sagittal coma flare”.

Já vi na internet diversas comparações dela com as 50mm f/1.2 Canon e f/1.4 Sigma, no mesmo enquadramento, independentemente da distancia de foco, o bokeh é extremamento parecido com todas em f/1.4. Já com a câmera no tripé e mesma distância de trabalho, a 58mm mais longa evidentemente terá uma profundidade de campo mais curta, portanto desfoque mais acentuado. E acho que é aqui que está a confusão.


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #113 Online: 10 de Março de 2016, 19:27:13
Tenho reparado que a única coisa que alguns sites falam a respeito da AF-S 58mm f/1.4G é como o “bokeh” é o mais suave da Nikon, ignorando qualquer menção ao fato de que o projeto óptico dela foi feito somente com o escopo de controlar o saggital coma flare com os dois elementos asféricos. Ok, até a Nikon usa este argumento como selling point do projeto, e concordo que o desfoque seja suave, orgânico, bonito. Mas não é nada demais que uma 85mm f/1.4G não faça (desde que observado o mesmo enquadramento), ou que projetos antigos de grande abertura já não faziam.

Usando elementos asféricos de altíssima precisão é que foi possível corrigir o saggital coma flare e devolver a aparência perfeita dos pontos de luz, aumentando o realismo da foto. Enquanto outras objetivas se preocupam com resolução e contraste, a 58mm f/1.4G só se preocupa com isso: corrigir “sagittal coma flare”.

Já vi na internet diversas comparações dela com as 50mm f/1.2 Canon e f/1.4 Sigma, no mesmo enquadramento, independentemente da distancia de foco, o bokeh é extremamento parecido com todas em f/1.4. Já com a câmera no tripé e mesma distância de trabalho, a 58mm mais longa evidentemente terá uma profundidade de campo mais curta, portanto desfoque mais acentuado. E acho que é aqui que está a confusão.
Binhofs, parece que você leu/assistiu o blog/vlog do Zack.
Eu lamento informar mas, aquele foi o review mais nerd que eu já vi na minha vida... um review de alguém que definitivamente não usou a lente para fotografia de verdade e contradiz TODOS os fotógrafos estrangeiros que aos poucos estão sendo sugados pela beleza da 58mm 1.4G pois estão percebendo que ela é muito mais do que um projeto óptico para correção do tal sagital coma flare(a ultima coisa que nós, donos desta objetiva buscamos ao compra-la).

Não adianta comparar bokeh das objetivas como foi feito naquele review, com objetos próximos e simples... você precisa usar a lente no dia a dia e fazer retratos com fundos e luzes diferentes, distâncias variadas, dos mais simples aos mais complexos... é um verdadeiro insulto comparar o desfoque da 58mm com uma 50mm 1.4 art ou 50mm 1.2 Canon... as duas não chegam nem próximas do que a 58mm faz.

Eu tenho a 85mm 1.4G, já fiz comparativos lado a lado e sim, a 85mm desfoca mais, por ser mais longa mas é uma linguagem diferente, não é tão suave como o da 58mm, não mesmo! E mesmo que fosse, a 85mm é uma meia tele enquanto que  a 58mm está lá na categoria das "normais", sendo muito versátil como as concorrentes 50mm mas com um bokeh extremamente suave e bonito, coisa que eu nunca vi em NENHUMA outra 50mm... tanto que, mesmo tendo um set super completo de primes profissionais, nunca tive vontade de por uma 50mm comum, mesmo com o preço tão mais baixo.

Eu poderia postar uma lista de links com artigos de FOTÓGRAFOS estrangeiros que falam sobre a 58mm e suas características... todos eles citam os mesmos detalhes, as mesmas características que fazem a diferença no projeto, será que todos eles(incluindoa mim também) estão errados? Todos estão vendo coisas?
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #114 Online: 10 de Março de 2016, 19:55:48
Bossa, muito bacana seu post!

Agora lascou tudo!!!

Queria muito comprar a 35mm 1.8, agora estou na dúvida se compro uma 35mm ou uma 58mm, rs!

Enfim, fotografia não tem fim mesmo... Mas parabéns novamente!

Abraços
Então Tiago, são duas lentes beeem diferentes... eu tenho a 35mm 1.4 e a 58mm, as duas fazem fotografias belíssimas mas bem diferentes uma da outra.
A 35mm vem com um aspecto mais grande angular, com bokeh comum e distorce bastante o rosto das pessoas caso faça um retrato de meio corpo por exemplo(headshot nem pensar)... isso usando no full frame claro. Já a 58mm é mais fechadinha, faz retratos com tranquilidade sem distorcer muito a perspectiva pois te mantém em uma distância comum de uma conversa por exemplo... o rosto sai muito mais natural e as pessoas não se acham estranhas como acontece coma  35mm. O bokeh aqui é incrível, espiral e joga a atenção para o miolo da imagem, retratos centralizados ficam lindos mas a nitidez dela pra isso, toda aberta é bem broxante caso o usuário seja um pixel peeper.

Segue aqui uma amostra da real nitidez da lente... foi um click de teste, não reparem muito. kkkk

D800E, 58mm @1.4 em crop 100% de 36mp:


Mesma imagem, com sharpness do lightroom(bem ruim) em 50:


Mesma imagem, agora exportada com sharpness aplicado em resolução de pouco mais de 16mp(5000x3337):
https://c2.staticflickr.com/2/1706/25000445431_e089dc98da_o.jpg
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


GUEVARA

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 503
  • Sexo: Masculino
  • guevara
Resposta #115 Online: 25 de Julho de 2017, 00:58:24
Pessoal, cade mais imagens com a 58mm?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 25 de Julho de 2017, 09:20:40
Pessoal, cade mais imagens com a 58mm?


Flickr? 500px?  :ok:


Acho que somente o Bosa tem essa lente aqui no fórum.