Autor Tópico: Dúvida de leigo sobre qual câmera comprar  (Lida 7405 vezes)

Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Julho de 2017, 17:19:15
Boa tarde pessoal, sou novo aqui. Estou pesquisando há uns dias algumas câmeras para comprar, já que irei a Foz do Iguaçu e aproveitarei para comprar uma câmera lá. Eu e minha esposa sempre pensávamos em comprar uma SZ, e como eu sou meio metódico, gosto de pesquisar bastante, ao ponto de chegar numa loja e saber de mais detalhes sobre o que quero comprar que o vendedor. Bem, no caso da câmera eu sou leigo, mas dei uma pesquisada sobre alguns aspectos, como se tem ou não o visor ocular (não precisa ser muito expert para saber isso, mas li que ajuda na foto, às vezes, mesmo a pessoa sendo amadora), distância focal mínima (para não ter que dar passos para trás na hora da foto), se tem controles manuais de foco, ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma essas coisas. As câmeras seriam:
Canon: SX 530 HS, SX 540 HS, SX 60 HS, SX 710 H, SX 720 HS; Sony: DSC H400, DSC HX400V e Nikon B700.
Gostaria de uma câmera que tivesse controle de foco, acho efeitos que mexem nisso muito legais, uma SZ seria bom, mas não precisa se muito, tanto que não procurei a P900 hehe. Vi que muitos falam bem da Sx 530 HS e SX 60 HS, estou bem declinado para uma delas. Mas a SX 60 HS parece que não tem Mas parece que a HX 400V também é boa, apesar de ser Sony (já vi que muitos ficam entre Canon e Nikon). Por fim, desculpem-me pela tamanho do texto.
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2017, 22:43:16
"Gostaria de uma câmera que tivesse controle de foco, acho efeitos que mexem nisso muito legais"

de que tipo de efeito exatamente vc tá falando?
Dessas todas aí, eu iria de SX60. As outras canon são de categorias inferiores. Sony costuma ter muuuuuuuito megapixel, e isso não me agrada (não sei comparativamente, como fica a quantidade de megapixel das câmeras canon e sony). E nikon dificilmente manda bem em compacta (mas não conheço essa B700, posso estar sendo injusta), fora essa linha Pxxx deles.


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2017, 23:12:46
Obrigado pela resposta. Sobre os efeitos, realmente não me fiz entender. Rsrs Seria efeitos com o foco. E gostaria de uma que tivesse controles manuais e visor ótico. Realmente estava pensando na SX60, apesar de ter um preço salgado. Mais uma vez, obrigado.
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2017, 00:30:20
Será que não é a hora de pensar numa DSLR?

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2017, 06:58:18
Será que não é a hora de pensar numa DSLR?

Cumprimentos.
Bom dia. E obrigado pela dica, camarada. Mas ainda não é. Será a minha primeira máquina com recursos, sabe. Já tive duas Sony CyberShot, não lembro muito dos modelos. Aí fiquei sem usar máquina, só com celular. Mas queria "bater uns retratos" rsrs melhores da família, dos filhos, para registrar. E tirar fotos de natireza tb. Mas penso que uma DSLR ainda é muita areia, e eu teria que me empenhar mais na arte de fotografar, coisa que acho que requer um tempo, e ainda não é o momento.
Mais uma vez, obrigado pela resposta!!
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2017, 08:34:32
Legal.

Isso significa que você sabe onde quer pisar - apesar de eu discordar.

Fiz a pergunta porque o preço seria equivalente. Por isso, levaria mais pelo mesmo preço.

Como você disse ser um "autodidata" acho que DSLR não seria muita areia e ainda te permitiria muito mais (repito: pelo mesmo preço).

Mas creio que você está bem encaminhado!

Sorte na escolha.  :)

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2017, 07:53:11
Legal.

Isso significa que você sabe onde quer pisar - apesar de eu discordar.

Fiz a pergunta porque o preço seria equivalente. Por isso, levaria mais pelo mesmo preço.

Como você disse ser um "autodidata" acho que DSLR não seria muita areia e ainda te permitiria muito mais (repito: pelo mesmo preço).

Mas creio que você está bem encaminhado!

Sorte na escolha.  :)

Cumprimentos.
Bom dia. Isto mesmo. Sei que quem tem DSLR não gosta das SZ, principalmente pela propaganda apelativo. Mas acho que é a melhor escolha no momento. Obrigado pelas dicas
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2017, 10:46:55
Não conheço a fundo modelo por modelo, mas em linhas gerais, as Canon e Panasonic nadam de braçada nesse segmento de superzoom. Verifique as diferenças entre os modelos e escolha a que tiver as funções que você deseja. Só não espere muita diferença de qualidade de imagem quando comparado ao seu celular: a diferença estará no tamanho/ergonomia e funções.

Uma observação importante para tentar me explicar, é que essas superzooms são conhecidas como câmeras bridge justamente por serem uma ponte entre os modelos mais simples (aquelas copactas tipo um sabonete) e as DSLR, mas no Brasil e/ou para alguns que distorcem as coisas (até pelo formato delas e tudo mais), acabam comprando achando que terão algum ganho em qualidade de imagem comparado às câmeras mais baratas ou até mesmo celulares, o que não ocorre, justamente porque o sensor (aquela pecinha que substitui o filme das câmeras antigas) ser o mesmo ou ainda que diferente, do mesmo tamanho (muito pequeno!). Ou seja, só cresce o tamanho da câmera e as funções, o sensor continua beeem pequeno.

Com relação aos tais recursos de foco, verifique se o que você procura não é profundida de campo (em inglês depth of field ou DOF), veja imagens e artigos na internet a respeito.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2017, 10:54:04
Não conheço a fundo modelo por modelo, mas em linhas gerais, as Canon e Panasonic nadam de braçada nesse segmento de superzoom. Verifique as diferenças entre os modelos e escolha a que tiver as funções que você deseja. Só não espere muita diferença de qualidade de imagem quando comparado ao seu celular: a diferença estará no tamanho/ergonomia e funções.

Uma observação importante para tentar me explicar, é que essas superzooms são conhecidas como câmeras bridge justamente por serem uma ponte entre os modelos mais simples (aquelas copactas tipo um sabonete) e as DSLR, mas no Brasil e/ou para alguns que distorcem as coisas (até pelo formato delas e tudo mais), acabam comprando achando que terão algum ganho em qualidade de imagem comparado às câmeras mais baratas ou até mesmo celulares, o que não ocorre, justamente porque o sensor (aquela pecinha que substitui o filme das câmeras antigas) ser o mesmo ou ainda que diferente, do mesmo tamanho (muito pequeno!). Ou seja, só cresce o tamanho da câmera e as funções, o sensor continua beeem pequeno.

Com relação aos tais recursos de foco, verifique se o que você procura não é profundida de campo (em inglês depth of field ou DOF), veja imagens e artigos na internet a respeito.

Muito boa resposta, como sempre, Elder.

Se o autor está atrás de fundo desfocado, essas câmeras superzoom não proporcionarão esse tipo de experiência.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2017, 11:39:33
Não conheço a fundo modelo por modelo, mas em linhas gerais, as Canon e Panasonic nadam de braçada nesse segmento de superzoom. Verifique as diferenças entre os modelos e escolha a que tiver as funções que você deseja. Só não espere muita diferença de qualidade de imagem quando comparado ao seu celular: a diferença estará no tamanho/ergonomia e funções.

Uma observação importante para tentar me explicar, é que essas superzooms são conhecidas como câmeras bridge justamente por serem uma ponte entre os modelos mais simples (aquelas copactas tipo um sabonete) e as DSLR, mas no Brasil e/ou para alguns que distorcem as coisas (até pelo formato delas e tudo mais), acabam comprando achando que terão algum ganho em qualidade de imagem comparado às câmeras mais baratas ou até mesmo celulares, o que não ocorre, justamente porque o sensor (aquela pecinha que substitui o filme das câmeras antigas) ser o mesmo ou ainda que diferente, do mesmo tamanho (muito pequeno!). Ou seja, só cresce o tamanho da câmera e as funções, o sensor continua beeem pequeno.

Com relação aos tais recursos de foco, verifique se o que você procura não é profundida de campo (em inglês depth of field ou DOF), veja imagens e artigos na internet a respeito.
Obrigado pela resposta. Cada vez que navego por aqui vejo que tenho que aprender mais e mais, o que é bom. E vejo que uma DSLR ainda não é possível, já que requer um pouco de tempo e dedicação, apesar dos resultados serem bem melhores. Estou pensando na SX60 e na Nikon B700, apesar de ter poucas informações em português, da última. A Sony HX400V seria uma boa opção, apesar da Helena BSB ter dito que não gosta muito. Também já ouvi comentários sobre alguns truques da Sony para darem impressão que as câmeras compactas sejam super estimadas. Rsrs. Mas pelas características, está da Sony está na minha lista, atrás das duas primeiras, mas está. Uma coisa que definirá é o valor. Já que estou em Foz e comprarei no Paraguai, mas tenho outras coisas para levar, então, pode ser que leve a mais barata das 3. De qualquer forma, gostei muito das dicas, abriram minha mente e pesquisarei mais sobre os temas. Obrigado, camarada.
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2017, 11:41:11
Muito boa resposta, como sempre, Elder.

Se o autor está atrás de fundo desfocado, essas câmeras superzoom não proporcionarão esse tipo de experiência.

Cumprimentos.
Sem dúvida, deu-me mais uma dica essencial.  Estou gostando muito do fórum e das respostas. Obrigado.
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2017, 11:54:47
Quanto a questão do tamanho do sensor, se souber um pouco de inglês, recomendo a leitura deste artigo, mesmo que bem simplificado - ou mesmo que não saiba inglês, a imagem do tópico 1 já mostra o que quero dizer: https://digital-photography-school.com/6-benefits-of-using-cameras-with-larger-sensors/

Com relação a DSLR requerer algo, depende: ela vai estimular você de uma forma indescritível quanto a querer explorar o que ela oferece, mas nada impede de que também a utilize no modo automático (famoso verdinho da roda de "modos" da câmera).

Com relação aos modelos, como já mencionei, nesse campo das superzoom, fique com Canon. Em termos gerais, descarte Nikon e Sony, a menos que tenham algo que você queria que encontra apenas nelas. Mas em qualidade de imagem, as Canons são "menos piores" nesse nicho de mercado.

Como sugestão para abrir mais ainda sua mente, caso não queira encarar uma DSLR e está comprando uma superzoom apenas pela facilidade de uso mas não necessariamente vai fotografar passarinhos que estão a uns 100 metros de você, pense numa "compacta premium". Tenho uma Sony RX100 III que levo para todo lado, inclusive viagens onde não quero levar um trambolho todo (no caso, minha Canon 5D). Ela é do tamanho daquelas compactas tipo saboneteira, mas com um sensor beeeeem maior, embora ainda pequeno comparado às DSLR, mas cheia de funções.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2017, 11:59:22
Vou dar meu pitaco, superzoom é só pra quem é fotógrafo de pássaros e não quer investir 20 mil reais em lentes.
Uma dslr não vai exigir aprendizado inicial extra comparada com qualquer câmera, basta deixar tudo no automático.
E estudar quando tiver tempo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2017, 14:49:33
Lembrando que nao é impossível conseguir (relativamente) baixa profundidade de campo com compactas, desde que alguns requisitos sejam cumpridos, como o segundo plano estar mais distante do assunto principal, utilização do zoom (maiores distâncias focais costumam aumentar o desfoque do fundo, mas por sua vez, se vc se distanciar muito do assunto principal, já diminui o desfoque do fundo); utilizar a maior abertura possível da lente...
Este link é bem interessante e em português, para vc entender a questão da profundidade de campo.
http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sobre-profundidade-de-campo-para-iniciantes/
Rapaz, e obrigada por não nos deixar aqui falando sozinhos, rs. Tem gente que vem, faz a pergunta e some. Vc está visivelmente interessado em ouvir o que temos a falar, e acho que só tem a ganhar com isso. Provavelmente vai fazer uma compra bem mais informado do que faria se não tivesse vindo aqui.
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 14:49:53 por Helena Bsb »


Tibério Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2017, 14:54:59
Vou agradecer os últimos que responderam e na consegui agradecer. Rsrsrs Estou em viagem e não estou conseguindo dar conta. Mas estou lendo tudo e agradecido com as dicas. Estão me fazendo enxergar os equipamentos bem melhor. E sobre perguntar e não responder, eu estava mais é preocupado com não conseguir resposta a tempo. Mas deu tempo sim. Obrigado (pela enésima vez rsrsrs).
Um homem que não se dedica à família, não é um homem de verdade.