Autor Tópico: Dúvida sobre lentes pra retratos!  (Lida 4077 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 15 de Julho de 2017, 09:30:13
Não necessariamente. Quem tira foto com 24mm ou está totalmente sem espaço ou quer pegar parte do ambiente.

Tirar foto em 24mm tendo condições de fazê-la em 50mm pra mim não faz sentido.

Cumprimentos.

Faz sentido e muito!

Uso de grande angulares para ficar mais próximo do assunto e obter uma perspectiva diferente é recurso classico dos fotografos de documentarios.
Mesmo eles tendo espaço para usar qualquer lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2017, 14:16:51
Faz sentido e muito!

Uso de grande angulares para ficar mais próximo do assunto e obter uma perspectiva diferente é recurso classico dos fotografos de documentarios.
Mesmo eles tendo espaço para usar qualquer lente.

Ufa! Ainda bem que disse "pra mim".

No entanto, realmente seria uma "perspectiva diferente" e, portanto, não tão convencional assim.

Mas, de fato, uma vez que encaremos a fotografia na essência como arte, cabe a cada um buscar um diferencial. E esse pode ser um deles.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2017, 19:30:18
Ufa! Ainda bem que disse "pra mim".

No entanto, realmente seria uma "perspectiva diferente" e, portanto, não tão convencional assim.

Mas, de fato, uma vez que encaremos a fotografia na essência como arte, cabe a cada um buscar um diferencial. E esse pode ser um deles.

Cumprimentos.

Depois da qualidade da luz (e não a quantidade), escolher a perspectiva de forma consciente, antes do enquadramento e da lente, seria a coisa mais importante para se dominar como fotografo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #18 Online: 17 de Julho de 2017, 19:53:52
Quando eu usava câmera cropada usava a 50tinha direto para fazer externas de debutantes e noivos, na verdade só usava ela, na cropada ela fica com 85mm, uma semi-tele ótima para retratos e eu não queria outra coisa, nunca vi os problemas que vc menciona, já que falando em termos de full frame, o ideal para retratos é usar de 35mm à 135mm, a diferença da 35mm para a 50mm é mínima, faz pouca diferença. Henri Cartier Bresson foi um dos maiores retratistas do mundo, usava uma Leica com lente 50mm e só fazia fotos em P&B.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2017, 23:59:59
Algumas coisas que tbm são interessantes pra retratos:

- Quantidade de laminas do diafragma, tem relação com a qualidade do bokeh, normalmente a galera prefere mais laminas, quanto mais laminas melhor, 8 ou 9 laminas ou acima fica mais bacana.
- Distancia mínima de foco, quanto menor, mais perto, melhor, e magnificação (ampliação macro).
- Cores, resolução, tem bastante diferença entre as imagens geradas pelas lentes, algumas com imagens quentes outras mais frias.

Para a sua câmera recomendo a Canon EF 35mm f/2 IS USM
http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-35mm-f-2-IS-USM-Lens-Review.aspx

Agora se vc vai entrar numa balada, pra fazer fotos de grupos de pessoas, no meio da muvuca bem apertado, esqueça a abertura e o bokeh, pois lhe restam algumas GAs com preços mais acessíveis como a EF 17-40 f/4 ou a EF-S 10-22mm.
f/3.5-4.5 USM


Conhecimento importa mais que equipamento.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2017, 08:25:37
Algumas coisas que tbm são interessantes pra retratos:

- Quantidade de laminas do diafragma, tem relação com a qualidade do bokeh, normalmente a galera prefere mais laminas, quanto mais laminas melhor, 8 ou 9 laminas ou acima fica mais bacana.
- Distancia mínima de foco, quanto menor, mais perto, melhor, e magnificação (ampliação macro).
- Cores, resolução, tem bastante diferença entre as imagens geradas pelas lentes, algumas com imagens quentes outras mais frias.

Para a sua câmera recomendo a Canon EF 35mm f/2 IS USM
http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-35mm-f-2-IS-USM-Lens-Review.aspx

Agora se vc vai entrar numa balada, pra fazer fotos de grupos de pessoas, no meio da muvuca bem apertado, esqueça a abertura e o bokeh, pois lhe restam algumas GAs com preços mais acessíveis como a EF 17-40 f/4 ou a EF-S 10-22mm.
f/3.5-4.5 USM

Lindsay,

Boa dica essa EF 35mm F2 IS USM.

Acho que ela valorizou muito no último ano (ou é impressão minha)? Antigamente comprava-se por R$2.300. hoje em dia não se acha por menos de R$2.800,00.

Eu também colocaria no páreo, se fosse o ca$o, a Sigma 30mm 1.4 ART. Além de ser um pouco menos apertada no APS, ela tem uma ótima qualidade de imagem, cobre competentemente o círculo do FF e ainda tem uma ótima abertura.

Mas se dinheiro estiver apertado, a EF-S 24mm (~R$750,00) seria o caminho.

Cumprimentos.
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 08:27:06 por Levinthal »
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 18 de Julho de 2017, 08:49:15
Eu tenho as duas, 35mm IS e a 24mm STM, não recomendei a 35mm porque o autor pediu lente barata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Julho de 2017, 11:10:00
Eu acho tranquilo fazer retratos e meio corpo com a 50mm, meio corpo tem que ficar a uns 3 metros da pessoa mas tranquilo. Uma 35mm barata seria a da Yongnuo, e parece ter uma qualidade compatível com a 50mm da Canon. OU seja, bem aceitável, custando R$500 aproximadamente.

Mas um kit faz tudo de fixas no APS-C seria a 24mm STM e a 50mm STM (ou a II pq não...). Já fiz bons retratos com a 24mm (Tamron no caso em 24mm) basta saber usar que não distorce, mas se quiser fazer só busto ou rosto, vai distorcer um pouco pela proximidade do assunto.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #23 Online: 18 de Julho de 2017, 11:41:53
Eu acho tranquilo fazer retratos e meio corpo com a 50mm, meio corpo tem que ficar a uns 3 metros da pessoa mas tranquilo. Uma 35mm barata seria a da Yongnuo, e parece ter uma qualidade compatível com a 50mm da Canon. OU seja, bem aceitável, custando R$500 aproximadamente.

Mas um kit faz tudo de fixas no APS-C seria a 24mm STM e a 50mm STM (ou a II pq não...). Já fiz bons retratos com a 24mm (Tamron no caso em 24mm) basta saber usar que não distorce, mas se quiser fazer só busto ou rosto, vai distorcer um pouco pela proximidade do assunto.

Amigo Pablo, não sei não. Falam muito mal dessa Yongnuo 35mm. Parece que a da Nikon teve um update, mas nada para a Canon.. :(

Eu não arriscaria (e olha que sou adepto às 3rd party.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


thalitafs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2017, 22:27:30
Agradeço muito a todos que responderam!!

A 35mm da Canon infelizmente é cara pra mim agora, então eu estava entre a 24mm pancake e a 35mm da Yongnuo.

Vi alguns reviews ruins sobre a da Yongnuo, mas a abertura da pancake não dá aquele bokeh maravilhoso da 50mm! Acho que fiquei mal acostumada haha estou num baita dilema. Alguém aí tem uma 24mm e pode me falar um pouco como é trabalhar com ela?


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2017, 22:36:49
Tem a lente nova da Canon, 35mm 2.8 macro. Mas ainda deve demorar um pouco pra chegar por aqui.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2017, 23:19:56
Agradeço muito a todos que responderam!!

A 35mm da Canon infelizmente é cara pra mim agora, então eu estava entre a 24mm pancake e a 35mm da Yongnuo.

Vi alguns reviews ruins sobre a da Yongnuo, mas a abertura da pancake não dá aquele bokeh maravilhoso da 50mm! Acho que fiquei mal acostumada haha estou num baita dilema. Alguém aí tem uma 24mm e pode me falar um pouco como é trabalhar com ela?

Bokeh não é só abertura. É também cumprimento focal e distância do assunto fotografado.

A pancake com certeza não terá um desfoque grande. Se só isso te interessa, talvez é melhor a yn35 f2.

Se a fórmula óptica é mais importante, a  pancake com certeza espanca a yn35 f2.

Vai do que estás a buscar.

Cumprimentos.

PS: fotos com a yn35 f2: https://www.flickr.com/groups/yn_35_mm_f2/pool/
fotos com a pancake: https://www.flickr.com/groups/2754325@N23/pool/
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #27 Online: 25 de Julho de 2017, 01:19:09
É ótimo fazer uma externa inteira com uma 50tinha em câmera cropada, tem espaço abeça para andar para trás, geralmente fotografa-se uma ou duas pessoas e como a lente fica com 85mm, devido ao fator de crop 1.6x, fica tudo muito lindo, mas para eventos por exemplo, já pega um pouco, na época de filmes tinha muita gente que fazia um casamento inteiro só com a 50mm, mas era muito mais tranquilo naquele tempo e a câmera era FF, negativo 24x36... hoje os eventos são pura porradaria, correria e precisa de mais fotógrafos e ou lentes versáteis, mas se for só para portrait, uma 50mm vira 85mm e a 85mm vira 135mm, se tiver as duas não precisa de mais nada.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #28 Online: 25 de Julho de 2017, 08:36:00
É ótimo fazer uma externa inteira com uma 50tinha em câmera cropada, tem espaço abeça para andar para trás, geralmente fotografa-se uma ou duas pessoas e como a lente fica com 85mm, devido ao fator de crop 1.6x, fica tudo muito lindo, mas para eventos por exemplo, já pega um pouco, na época de filmes tinha muita gente que fazia um casamento inteiro só com a 50mm, mas era muito mais tranquilo naquele tempo e a câmera era FF, negativo 24x36... hoje os eventos são pura porradaria, correria e precisa de mais fotógrafos e ou lentes versáteis, mas se for só para portrait, uma 50mm vira 85mm e a 85mm vira 135mm, se tiver as duas não precisa de mais nada.

Ah, isso é verdade. Uma FF + 50mm faz uma desgraça que dá até para desconfiar, rs.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/