Autor Tópico: será que vale a troca? (canon x nikon)  (Lida 7200 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2017, 18:02:39
Lindsay, você me fez vasculhar os backups aqui pra achar essas fotos heim  :assobi:

Vamos lá, os tons de pele, pra mim são irrelevantes, o que pega é a textura da pele, a textura da Canon é meio plastificada, Quando você faz um close, ou da um zoom para um tratamento mais minucioso, as diferenças saltam. Eu já disse isso em algum lugar aqui, eu acho (achismo pessoal) que a Canon tenta eliminar o ruído de forma mais agressiva, e isso deixa a pele com uma textura estranha, plastificada, sem detalhes, já a Nikon é mais light no ruído, mas em contra partida da uma textura mais aveludada e mantem mais detalhes.

Essa foto a baixo é do ensaio que fiz com as duas câmeras que citei, fiz no mesmo lugar, com a mesma luz, só baixei uma câmera e levantei a outra.
Vou postar a URL pra acessar por fora, pois aqui tem que reduzir o tamanho e ai não da pra ver nada.

Deem zoom no browser e olhem com atenção as diferenças e tirem suas conclusões.

Um abraço a todos.

http://www.luzecontraste.com.br/moska/diversas/comp_6dxd7100.jpg

Ooopaaaa, valeu mesmo, obrigado pela atenção!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2017, 22:15:19
Quando vejo os comentários de textura plastificada, percebo logo que usam a câmera em JPEG, pois temos a redução de ruído, baixo, médio e alto, mas pode desabilitar, embora muitos digam que mesmo desabilitando ela parece jogar alguma redução... como eu pouco me importo com isso, pois não faço fotos em JPEG, só faço em RAW, assim como, a maioria dos fotógrafos hoje em dia, que dão prioridade a qualidade ao invés da velocidade, para garantir o trabalho com o pós processamento, isso não interfere em nada.
Quanto aos melhores tons de pele, já vi várias edições da Revista Fotografe Melhor, com testes entre Nikon, Canon, Sony, Fuji e nos testes eles sempre diziam que os tons de pele da Nikon e Fuji eram melhores, assim como, o WB automático da Nikon era melhor... isso faz tempo, não considero que seja uma verdade em RAW, pois em certas situações há uma dificuldade maior de alcançar a qualidade desejada em todas as câmeras.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2017, 22:33:47
Quando vejo os comentários de textura plastificada, percebo logo que usam a câmera em JPEG, pois temos a redução de ruído, baixo, médio e alto, mas pode desabilitar, embora muitos digam que mesmo desabilitando ela parece jogar alguma redução... como eu pouco me importo com isso, pois não faço fotos em JPEG, só faço em RAW, assim como, a maioria dos fotógrafos hoje em dia, que dão prioridade a qualidade ao invés da velocidade, para garantir o trabalho com o pós processamento, isso não interfere em nada.

Jura??? Você poderia me dar umas dicas???


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2017, 22:45:07
Jura??? Você poderia me dar umas dicas???
Brother! Quando quiserem, posso fazer fotos com todos os tipos de redução de ruído e sem redução de ruído em JPEG, assim como, faço em RAW, todas com a Canon 5D Mark III e 6D, tenho as duas aqui, só que em RAW só pode reduzir o ruído com pós processamento, não existe nenhuma plastificação, não estou discutindo e nem brigando, estou afirmando o que vejo, com todo respeito aos colégas... uma coisa é a gente falar o que vê, o que pratica, o que tem e a outra é falar o que os outros disseram, o que ouviu de alguém, do que os outros têm, de um review, que a gente nem sabe se estão levando algum por fora.


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2017, 22:52:52
a maioria dos profissionais faz RAW ?
Pode citar algum link confiável ?
Jornalismo e esportes é cheio de JPG e transmissão online para a redação !
Cada profissão com seus requisitos !

Exatamente Ernesto! São os únicos profissionais que usam 100% JPEG, enquanto que em eventos sociais até os fotógrafos mais modestos já usam RAW, dentre os poucos grandes fotógrafos que usam JPEG está o Evandro Rocha, dono do Epics, que no Wedding Brasil 2009 mostrou seu trabalho, mas vimos que precisava ter pelo menos mais uns dois fotógrafos com ele e ele precisava bater o branco em cada ambiente novo que ia, o que torna inviável, já que os eventos estão pedindo cada vez mais velocidade para fotografar, as cerimonialistas estão chutando o nosso traseiro o tempo todo. A quantidade de fotógrafos de evento é muito maior que jornalistas e o jornalista que faz eventos quando não está cobrindo matérias para sites, jornais e revistas, quase sempre usa RAW nos eventos e conheço alguns.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2017, 22:54:51
Brother! Quando quiserem, posso fazer fotos com todos os tipos de redução de ruído e sem redução de ruído em JPEG, assim como, faço em RAW, todas com a Canon 5D Mark III e 6D, tenho as duas aqui, só que em RAW só pode reduzir o ruído com pós processamento, não existe nenhuma plastificação, não estou discutindo e nem brigando, estou afirmando o que vejo, com todo respeito aos colégas... uma coisa é a gente falar o que vê, o que pratica, o que tem e a outra é falar o que os outros disseram, o que ouviu de alguém, do que os outros têm, de um review, que a gente nem sabe se estão levando algum por fora.

Ah cara, você está mudando minha forma de ver a fotografia! Obrigado do fundo do meu coração!

 :wub:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2017, 23:28:08
Deem zoom no browser e olhem com atenção as diferenças e tirem suas conclusões.

Um abraço a todos.

http://www.luzecontraste.com.br/moska/diversas/comp_6dxd7100.jpg

Roberto, que a foto com a D7100 está mais nítida, é um fato incontestável. Agora, considerando apenas esse exemplo, a diferença de textura da pele tem muito mais a ver com as condições de luz que com qualquer outra coisa. Veja que na foto da 6D a iluminação é praticamente frontal, o que por si só já "chapa" as texturas, enquanto na foto da D7100 a iluminação vem de cima, o que destaca bastante as texturas.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2017, 23:41:21
O objetivo de cada um deve ser apenas enriquecer o debate com as próprias experiências, trazendo também experiências de outros e que depois cada um estude, tenha suas próprias experiências e possa ter certeza do que é informação, o que é contrainformação e a verdade é que quando você tem suas próprias experiências, você não está nem aí para o que o Ken Rockwell disse ou deixou de dizer.
Obs.: O sarcasmo não acrescenta nada, só demonstra que a intenção é aparecer, se divertir com quem fala sério e não ajudar o autor.


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #23 Online: 26 de Julho de 2017, 00:31:53
Roberto, que a foto com a D7100 está mais nítida, é um fato incontestável. Agora, considerando apenas esse exemplo, a diferença de textura da pele tem muito mais a ver com as condições de luz que com qualquer outra coisa. Veja que na foto da 6D a iluminação é praticamente frontal, o que por si só já "chapa" as texturas, enquanto na foto da D7100 a iluminação vem de cima, o que destaca bastante as texturas.
Querido, como disse anteriormente essas fotos foram tiradas em JPEG, não sabemos as configurações internas da câmera, portanto, pode ser sabotagem e muitas vezes nem o meu próprio xará sabe... No estilo de imagem da Canon eu posso aumentar a nitidez em 7 pontos, no da Nikon eu posso aumentar em 9 pontos, então vamos dizer que tenha aumentado 9 pontos na nitidez da Nikon e nenhum na Canon, daí eu tenho um resultado que pode estar sabotando uma grande câmera e uma lente F... A outra questão é em relação a redução de ruído em ISO elevado, pois na Canon temos o Normal, Alto, Elevado e Off, nós sabemos que quanto mais reduzimos o ruído mais reduzimos a nitidez e temos uma imagem plastificada(tipo noise ninja ou noiseware), portanto, se o redutor da Canon estiver em Alto e o da Nikon em Off, temos mais uma possibilidade de sabotagem, mas tudo isso porque está sendo feito em JPEG, pois nenhuma dessas configurações afetam o RAW, à não ser no LCD da câmera. A outra questão é que ele usou um ISO maior na full frame(800) para tentar igualar a cropada(500), enfim, não dá para considerar um teste aonde o comprimento focal e abertura de diafragma de uma é diferente da outra, se usasse a Canon com f4.5 e 50mm eu garanto que é uma nitidez absurda, inclusive já tive essa Tamrom, comprei na B&H porque o review era ótimo, ela em 50mm era super nítida, mas dali para baixo eu tive muitos problemas, pedi para a B&H trocar, me enviarem outra porque estava com back focus, veio outra da mesma, também estava com back focus e  então pedi para trocarem por uma Canon 17-40L, paguei a diferença e acabaram-se os meus problemas. Quanto a cor, realmente o WB da Nikon é melhor para JPEG, o ideal seria bater o branco na Canon, mas no RAW isso desaparece.
Meu xará e colega também falou anteriormente que a Canon 6D é horrível para detalhes em sombras, mas parece que ele desconhece um recurso dela para JPEG, chamado, "Prioridade Tom de Destaque (D+)", porém, não é só isso, ele esquece que a Nikon não te dá a possibilidade de não usar esse recurso e o que acabamos por ver em muitas de suas fotos é o excesso de ruído em áreas escuras, entre outras, nos ternos de noivos e padrinhos em certas situações, o que faz com que tenham que fazer um pós processamento no JPEG, usando a plastificação de que ele tanto fala.
Muitas pessoas não conhecem esses recursos que citei porque não leem os manuais, nem de ruído, tons de destaque, nitidez, mas a verdade é que nada disso vem no exif da foto, ficamos sem ter certeza do que foi feito e portanto, não dá para todos vêem o nabo que um colega viu.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 00:57:06 por rat66 »


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #24 Online: 26 de Julho de 2017, 08:35:29
Querido, como disse anteriormente essas fotos foram tiradas em JPEG, não sabemos as configurações internas da câmera, portanto, pode ser sabotagem e muitas vezes nem o meu próprio xará sabe... No estilo de imagem da Canon eu posso aumentar a nitidez em 7 pontos, no da Nikon eu posso aumentar em 9 pontos, então vamos dizer que tenha aumentado 9 pontos na nitidez da Nikon e nenhum na Canon, daí eu tenho um resultado que pode estar sabotando uma grande câmera e uma lente F... A outra questão é em relação a redução de ruído em ISO elevado, pois na Canon temos o Normal, Alto, Elevado e Off, nós sabemos que quanto mais reduzimos o ruído mais reduzimos a nitidez e temos uma imagem plastificada(tipo noise ninja ou noiseware), portanto, se o redutor da Canon estiver em Alto e o da Nikon em Off, temos mais uma possibilidade de sabotagem, mas tudo isso porque está sendo feito em JPEG, pois nenhuma dessas configurações afetam o RAW, à não ser no LCD da câmera. A outra questão é que ele usou um ISO maior na full frame(800) para tentar igualar a cropada(500), enfim, não dá para considerar um teste aonde o comprimento focal e abertura de diafragma de uma é diferente da outra, se usasse a Canon com f4.5 e 50mm eu garanto que é uma nitidez absurda, inclusive já tive essa Tamrom, comprei na B&H porque o review era ótimo, ela em 50mm era super nítida, mas dali para baixo eu tive muitos problemas, pedi para a B&H trocar, me enviarem outra porque estava com back focus, veio outra da mesma, também estava com back focus e  então pedi para trocarem por uma Canon 17-40L, paguei a diferença e acabaram-se os meus problemas. Quanto a cor, realmente o WB da Nikon é melhor para JPEG, o ideal seria bater o branco na Canon, mas no RAW isso desaparece.
Meu xará e colega também falou anteriormente que a Canon 6D é horrível para detalhes em sombras, mas parece que ele desconhece um recurso dela para JPEG, chamado, "Prioridade Tom de Destaque (D+)", porém, não é só isso, ele esquece que a Nikon não te dá a possibilidade de não usar esse recurso e o que acabamos por ver em muitas de suas fotos é o excesso de ruído em áreas escuras, entre outras, nos ternos de noivos e padrinhos em certas situações, o que faz com que tenham que fazer um pós processamento no JPEG, usando a plastificação de que ele tanto fala.
Muitas pessoas não conhecem esses recursos que citei porque não leem os manuais, nem de ruído, tons de destaque, nitidez, mas a verdade é que nada disso vem no exif da foto, ficamos sem ter certeza do que foi feito e portanto, não dá para todos vêem o nabo que um colega viu.

Boa, é isso aí!!!






Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 26 de Julho de 2017, 08:48:00
Roberto, que a foto com a D7100 está mais nítida, é um fato incontestável. Agora, considerando apenas esse exemplo, a diferença de textura da pele tem muito mais a ver com as condições de luz que com qualquer outra coisa. Veja que na foto da 6D a iluminação é praticamente frontal, o que por si só já "chapa" as texturas, enquanto na foto da D7100 a iluminação vem de cima, o que destaca bastante as texturas.

Bom dia Zamora, tudo bem amigo?

Então, neste dia o céu estava parcialmente nublado, as vezes tinha sombra e as vezes não, agora não vou lembrar exatamente a condição de cada uma, mas a luz não era frontal, repare a sombra do nariz, ela deixa claro que a luz vem de cima a esquerda, o que acontece é que a luz na D7100 está mais difusa, e talvez isso possa alterar o resultado, que ao contrário do que o "sabe tudo" está afirmando, foi feito em RAW. E esta é uma das fotos que peguei aqui, na época eu comparei várias imagens, inclusive dos dois eventos (que não tenho mais essa fotos por que era freelance e já deletei). Esse lance da pele é algo que me incomodava na Canon desde quando eu tinha a T1i, passando por 7D, 50d, 60D e 6D, todas mantém o mesmo aspecto na pele.

Mas novamente contradizendo o "sabe tudo", volto a afirmar que tudo o que digo aqui é de experiência própria, todas as comparações que fiz foi com material meu, e testes meus. Nunca me baseei em sites de testes e outras coisas. Portanto, pode haver (e acredito que há) muito erro com os testes. Mas deixo ai pra galera conferir, e se de alguma forma ajudar está valendo.

Um abraço.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 26 de Julho de 2017, 10:43:32
Fiquei curioso nessa tal textura de pele da Nikon: ela se aplica também nas demais superfícies, tipo uma textura de madeira mais bonita, ou é só pele mesmo? E se for aplicado a todas as superfícies, alguém arrisca uma explicação técnica no sentido se é uma consequência de maior nitidez ou algo assim?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 26 de Julho de 2017, 11:57:46
Fiquei curioso nessa tal textura de pele da Nikon: ela se aplica também nas demais superfícies, tipo uma textura de madeira mais bonita, ou é só pele mesmo? E se for aplicado a todas as superfícies, alguém arrisca uma explicação técnica no sentido se é uma consequência de maior nitidez ou algo assim?

Elder, essa eu não tenho a minima ideia, eu sempre foco na pele e olhos para medir as qualidades de uma imagem, então não sei te dizer. Se alguém souber também fiquei curioso.


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #28 Online: 26 de Julho de 2017, 13:21:26
Bom dia Zamora, tudo bem amigo?

Então, neste dia o céu estava parcialmente nublado, as vezes tinha sombra e as vezes não, agora não vou lembrar exatamente a condição de cada uma, mas a luz não era frontal, repare a sombra do nariz, ela deixa claro que a luz vem de cima a esquerda, o que acontece é que a luz na D7100 está mais difusa, e talvez isso possa alterar o resultado, que ao contrário do que o "sabe tudo" está afirmando, foi feito em RAW. E esta é uma das fotos que peguei aqui, na época eu comparei várias imagens, inclusive dos dois eventos (que não tenho mais essa fotos por que era freelance e já deletei). Esse lance da pele é algo que me incomodava na Canon desde quando eu tinha a T1i, passando por 7D, 50d, 60D e 6D, todas mantém o mesmo aspecto na pele.

Mas novamente contradizendo o "sabe tudo", volto a afirmar que tudo o que digo aqui é de experiência própria, todas as comparações que fiz foi com material meu, e testes meus. Nunca me baseei em sites de testes e outras coisas. Portanto, pode haver (e acredito que há) muito erro com os testes. Mas deixo ai pra galera conferir, e se de alguma forma ajudar está valendo.

Um abraço.

Essa história de ficar dando nomes aos outros, falando de forma sarcástica não ajuda em nada a quem publicou a pergunta, isso só serve para revelar falta de respeito e raiva por estar sendo questionado. Podemos falar e fazer coisas que não conhecemos, que pensamos que sabemos, mas o problema é como falamos... você falou com muita autoridade, disse que a 6D tomou nabo da D7200, deixando transparecer que você é quem se considera o sabe tudo. Eu pelo contrário, não fujo de polêmicas e nem procuro desviar a atenção gozando os colegas que têm raciocínios diferentes do meu, não tenho a pretensão de ser a única palavra, apenas tentamos esclarecer as coisas para o autor, cada um com o que tem.
Como se não bastasse você disse mais uma coisa que interfere no resultado, que é a luz variável de foto externa e me admira muito você dizer que fez as fotos em RAW e deixou as fotos tão diferentes no pós processamento e ainda tem outra questão, ou seja, se você tiver feito realmente essas fotos em RAW, para que um teste possa ser considerado à ponto de afirmar que uma câmera levou nabo da outra, as fotos deveriam ser feitas em condições idênticas, em RAW e não processar o RAW ou processar igual, pois se processar uma diferente da outra, lógico que o teste não vai valer de nada. Quando você conseguir fazer um teste que convença e que consiga provar, pararei de questionar, mas por enquanto seu teste está totalmente comprometido, não prova nada e não vejo nabo nenhum. Meu filho tem a 6D e está muito feliz, tem 2 Nikon's cropadas, está muito feliz, mas nabo... nada, nada, nada... apenas o normal, que é a 6D sendo superior as DSLR's de entrada, que não sei até que ponto seriam piores que a D7100 fotografando em RAW.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 26 de Julho de 2017, 13:53:00
Essa de textura de pele nikon é novidade.

Mas vamos ver um pouco pelo lado técnico.
A D7100 pelo o que o google me disse é uma APSC com 24MP, a 6D tem 20MP em FF, logo a Nikon tem o sensor com densidade maior de pixels.
E na teoria isso significa maior poder para resolver detalhes finos como esse, vide as 5DS de 50MP.
Outra coisa a ser levada em conta é a resolução de detalhes das lentes usadas.

Esse é o problema de misturar alho com bugalhos, talvez essa imagem mostre apenas o resultado de um sensor mais denso.
E não uma suposta "textura de pele nikon".

Uma Rebelzinha com 20MP já tiraria essa duvida.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 13:53:48 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs