Autor Tópico: será que vale a troca? (canon x nikon)  (Lida 7133 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 26 de Julho de 2017, 14:52:50
Se densidade de sensor maior fosse sinal de mais detalhes, a Sigma SD1 seria péssima, afinal tem 14 MP em um sensor tamanho APS. Mas o fato é que o registro de detalhes é muito, mas muito superior a qualquer Nikon APS e mesmo ao da D600 e D800. É fato, eu tenho uma, eu vi e não foi ninguém quem me contou. Perde em outros pontos mas não nos detalhes nem muito menos nas cores.

Voltando ao que interessa, o problema é meramente de software. Se usar um motor raw decente, tanto a Nikon quanto a Canon vão apresentar os mesmíssimos resultados em termos de definição e cores, obviamente usando lentes que sejam realmente equivalentes. Se um determinado motor raw é melhor do que outro, para uma determinada marca, aí é outro papo. E mais ainda se a pessoa está disposta ou não a meter a mão na massa.

Isso foi o que sempre vi e constatei desde 2002 quando comprei a minha primeira digital.


P.S.

Nem preciso falar, mas lá vai: Óbvio que as fotos tem que ser tiradas nas mesmissimas condições de luz para um questionamento mais nerd. Senão é comparar bananas com abacates.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 14:55:40 por AFShalders »


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #31 Online: 26 de Julho de 2017, 15:12:44
Lindsay, você me fez vasculhar os backups aqui pra achar essas fotos heim  :assobi:

Vamos lá, os tons de pele, pra mim são irrelevantes, o que pega é a textura da pele, a textura da Canon é meio plastificada, Quando você faz um close, ou da um zoom para um tratamento mais minucioso, as diferenças saltam. Eu já disse isso em algum lugar aqui, eu acho (achismo pessoal) que a Canon tenta eliminar o ruído de forma mais agressiva, e isso deixa a pele com uma textura estranha, plastificada, sem detalhes, já a Nikon é mais light no ruído, mas em contra partida da uma textura mais aveludada e mantem mais detalhes.

Essa foto a baixo é do ensaio que fiz com as duas câmeras que citei, fiz no mesmo lugar, com a mesma luz, só baixei uma câmera e levantei a outra.
Vou postar a URL pra acessar por fora, pois aqui tem que reduzir o tamanho e ai não da pra ver nada.

Deem zoom no browser e olhem com atenção as diferenças e tirem suas conclusões.

Um abraço a todos.

http://www.luzecontraste.com.br/moska/diversas/comp_6dxd7100.jpg

Roberto, o fato de uma ter sido feita em ISO 800 e a outra em 500 não ajudaria nessa diferença?  :ponder:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2017, 15:19:37
Meu Deus, esse tópico seria menos polêmico se o autor perguntasse "Diga em quem você votaria em 2018 e em quem não votaria, e porque" kkkkk  :D

Agora falando sério, sempre fui muito curioso quanto a essa eterna batalha. Interessante o teste do Dellano. Gostaria de ver mais desses. Porém, concordo que para uma comparação mais precisa necessitaria de condições mais igualitárias entre as câmeras, lentes e luz. Ainda tem o lance do sensor, como bem lembrou o Vangelismm, além do ISO e abertura de diafragma diferentes.

Isso sempre gerará discussões acaloradas porque somos muito detalhistas. E isso, ao meu ver, é ótimo e saudável. Agora lembrem-se que também existe, junto a qualidade de imagem que a câmera entrega, uma gama de fatores a serem levados em conta na escolha de uma marca ou de outra. Alguns deles: preços, facilidade de conseguir assistência, revenda no mercado de semi-novos, preço da manutenção, facilidade de compra de acessórios, ergonomia (e isso é bem particular de cada pessoa), entre outros.
 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2017, 15:27:51

Voltando ao que interessa, o problema é meramente de software. Se usar um motor raw decente, tanto a Nikon quanto a Canon vão apresentar os mesmíssimos resultados em termos de definição e cores, obviamente usando lentes que sejam realmente equivalentes. Se um determinado motor raw é melhor do que outro, para uma determinada marca, aí é outro papo. E mais ainda se a pessoa está disposta ou não a meter a mão na massa.


AF, quando você fala de motor raw, fala da câmera ou dos softwares de edição como LR e Phase One? Aproveitando, se for dos softwares de edição, procede que o Phase One processa melhor do que os da Adobe?

Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2017, 15:28:09
Eu lembro de quando o Dellano testou as cameras...e eu lembro de quando ele era Canon...
Confio muito mais no que ele viu (e compartilha aqui), do que no que o google disse...

A experiência de um profissional que existe de verdade no mundo real (Dellano), vale muito mais que um milhão de pseudo profissionais virtuais do Google que só existem no MagicKingdom e que ganham grana e mudam de idéia toda hora...

Já ouvi muita M... dos 'deuses' do google/youtube e é só comparar eles contra eles mesmos (quando eles contradizem).... Fred Miranda, Sit Kong, Zack, Kay, FroKnowsPhoto, MattGranger, KenRockwell todos estes já vi se contradizerem...mudam de ideia com o vento... vento chamado dinheiro

A parte do google foi apenas para confirmar o sensor da D7100.
Precisa baixar um pouco a guarda, hein?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2017, 15:50:30
AF, quando você fala de motor raw, fala da câmera ou dos softwares de edição como LR e Phase One? Aproveitando, se for dos softwares de edição, procede que o Phase One processa melhor do que os da Adobe?

Valeu!

Externos, mesmo porque os internos que entregam o jpg direto da câmera não tem 1/100 das possibilidades de um externo, nem muito menos o processador da câmera tem a mesma velocidade de um bom processador de um microcomputador.

Um monte deles são melhores que o ACR (adobe camera raw, o motor da adobe). A ultima vez que usei o C1 já tem uns seis meses, foi para avaliar o processamento do raw da Fuji, e era BEM melhor que o ACR. Outros como o DxO e o Raw Therapee estão em outro nível. Não tenho usado Nikon nem Canon há mais de um ano, não saberia te informar a respeito do LR e essas câmeras no momento, mas na época que usei, lamento mas não era o melhor não...


E o Ernesto falou uma coisa muito séria, esses blogistas que ele citou são tremendamente incoerentes e nada me convence que não rola um patrocinio ou pelo menos um fanboysismo da parte deles. Nenhum site de review é 100% confiável, simples assim.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2017, 15:55:59
Só queria que a experiência do Dellano (que não vem de uma foto só), fosse mais valorizada (sem que precisassemos recorrer a opiniões de pessoas desconhecidas)

Já eu, respeitosamente, discordo de que esse teste tenha muito valor justamente por não ter qualquer critério ou padrão definido/controlado, nem base estatística, nem nada que não seja a impressão dele (ou nossa ao vermos as fotos). Acho sim válida a experiência e a iniciativa, mas como ele mesmo (Roberto) disse "pode haver (e acredito que há) muito erro com os testes". Penso que seja um bom ponto de partida para se levantar uma hipótese e tentar conduzir um teste mais elaborado, com mais controle, etc... Particularmente, também fiquei curioso e desconfiado com relação a essa "textura de pele", e sinceramente gostaria de entender mais.

Indo além, acho que a discussão valeria um tópico à parte, caso alguém queira iniciar o debate. Ficaria algo meio perdido no meio de um tópico entre 6D e D610...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2017, 16:04:18
É.. você está certo... :ok:
Só queria que a experiência do Dellano (que não vem de uma foto só), fosse mais valorizada (sem que precisassemos recorrer a opiniões de pessoas desconhecidas), porque eu lembro da época que ele mudou de marca e de todos os tópicos da época... E ele era bem pró-Canon antes mudar

De qq forma, você tem razão...

Eu achei o teste dele bem interessante e o resultado é incontestável.
Minha duvida é o que causou isso.
Sera que uma Nikon FF de 20MP vai ter os mesmo detalhes da D7100 ou vai se parecer mais com a 6D?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2017, 16:55:39
Meu Deus, esse tópico seria menos polêmico se o autor perguntasse "Diga em quem você votaria em 2018 e em quem não votaria, e porque" kkkkk  :D


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mundo Fotográfico sem um bom fight não seria mundo fotográfico... isso é igual Xbox x Playstation, Android x Iphone... como o colega disse. o tópico é polêmico e poderia ser resumido dizendo que o kit sugerido da Nikon é bom ou ruim versus o kit sugerido da Canon.

Eu acho Nikon Melhor pq tenho Nikon, se um dia tiver uma Canon vou achar Canon melhor, mas acho que também gosto da série Sony Alfa  8-) 8-) 8-) ... o importante é fotografar... mas um  :fight: as vezes tb não faz mal pra ninguém kkkkk.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 16:56:14 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2017, 17:31:06
Sera que uma Nikon FF de 20MP vai ter os mesmo detalhes da D7100 ou vai se parecer mais com a 6D?

Rapaz, ontem comprei uma D7200, deve chegar semana que vem, vou fazer um teste D7200 x D610, e esse vai usar as mesmas lentes, estou curioso para ver as diferenças entre FF e Crop da mesma marca.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2017, 17:43:19
Rapaz, ontem comprei uma D7200, deve chegar semana que vem, vou fazer um teste D7200 x D610, e esse vai usar as mesmas lentes, estou curioso para ver as diferenças entre FF e Crop da mesma marca.


Esse será simples, ambas usam o mesmo sensor, a diferença será em ruído a favor da D610, mas em termos de resposta a D7200 vai ganhar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2017, 17:55:21

Esse será simples, ambas usam o mesmo sensor...

Como assim Man? Uma é FF e a outra é crop!! não pode ser o mesmo sensor. Ou eu fiquei doido??

PS: Não seria melhor abrir outro tópico para dar sequencia nesse assunto, como alguém disse ai, acho que o negocio ficou meio cabeludo!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2017, 18:03:59
Como assim Man? Uma é FF e a outra é crop!! não pode ser o mesmo sensor. Ou eu fiquei doido??

PS: Não seria melhor abrir outro tópico para dar sequencia nesse assunto, como alguém disse ai, acho que o negocio ficou meio cabeludo!


Pode abrir então, aguardo, mas o sensor é o mesmo, o tamanho é que muda, a tecnologia de ambos é igual...  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 26 de Julho de 2017, 18:04:45
Rapaz, ontem comprei uma D7200, deve chegar semana que vem, vou fazer um teste D7200 x D610, e esse vai usar as mesmas lentes, estou curioso para ver as diferenças entre FF e Crop da mesma marca.

Boa, quando chegar cria um tópico que a gente acompanha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 26 de Julho de 2017, 18:06:32

Pode abrir então, aguardo, mas o sensor é o mesmo, o tamanho é que muda, a tecnologia de ambos é igual...  :ok:

Sosa, arrasta tudo pra lá então.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128538.new#new