Autor Tópico: será que vale a troca? (canon x nikon)  (Lida 7137 vezes)

fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 24 de Julho de 2017, 14:01:50
Boa tarde.

Sei que o assunto é chato, desgastante, porém estou passando uma situação que gostaria da opinião dos mais experientes.

Atualmente eu possuo equipamentos da Canon:

- uma 6D
- Lente 24-105mm f/4L
- Lente 70-200mm f/4 sem IS
- Lente 50mm f1/8 STM

Estão me propondo uma troca (eu teria que pagar mais 900 reais) pela seguinte configuração da Nikon:

- D610
- 24-85mm f/2.8-4D IF
- AF-S VR 70-300mm f/4.5-5.6
- AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G

Li bastante sobre os comparativos entre Canon e Nikon, as repostas são bem pessoais, e bem difícil. Porém estou propenso a mudar. Acho (opinião particular) que a Nikon possui mais qualidades em termos de contraste, cores, etc.

Se alguém puder entrar na discussão, agradeço.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2017, 14:21:19
Contraste e cores realmente são atributos bem propensos a avaliações subjetivas e/ou particulares, além de poderem ser TOTALMENTE controlados se fotografar em RAW.

Creio que o único fato mesmo nessa troca seja o melhor sensor a favor da Nikon.

Como opinião (e beirando ser também um fato, mas não tenho como confirmar com dados ou fontes confiáveis) diria que o mercado de usados da Canon é melhor no Brasil, o que pode ser um fator a se considerar para compra de novas lentes etc...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2017, 15:00:20
Comecei no mundo da fotografia através da Nikon. Usei por uns 2 anos e migrei para a Canon.

A qualidade das fotos da Nikon me agradam mais, entretanto a manutenção mais em conta, maior facilidade em achar equipamentos usados e objetivas um pouco mais em conta (comparando apenas as lentes top de linha) me levaram a migrar para a Canon. Fora isso, não vejo tantas diferenças...



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2017, 19:31:42
Troca sem medo.

O único porem ai é a 70-200 x 70-300 que não lentes do mesmo nível.
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 19:33:20 por Roberto Dellano »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2017, 19:36:10
Quanto as cores e contraste, a não ser que vá fotografar unicamente em jpeg e não fazer nenhum a pós, tanto faz. Como o Elder já comentou, cores e contraste são 100% ajustáveis para todos os gostos na pós.


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2017, 21:09:53
Troca sem medo.

O único porem ai é a 70-200 x 70-300 que não lentes do mesmo nível.

Nao conheço muito as lentes da Nikon...O que voce indicaria? No meu caso gosto bastante de fotos de paisagens, e vida selvagem e mais uma lente que tivesse a mesma praticidade de uma 24-105mm. A 24-85mm seria uma boa?


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2017, 21:29:52
Eu não trocaria 6 por meia dúzia.
Como já disse em  outros tópicos, só vejo duas vantagens das Nikons em  relação as Canons, que são autonomia das baterias e o range dinâmico.
Mas como você pesquisou e achou as fotos da Nikon melhor, troca sem medo, depois que se adaptar com a D610, por favor posta sua opinião pessoal das principais diferenças entre as duas marcas,  tenta somente anular ou diminuir o valor do retorno.
Boa sorte!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2017, 21:35:09
Nao conheço muito as lentes da Nikon...O que voce indicaria? No meu caso gosto bastante de fotos de paisagens, e vida selvagem e mais uma lente que tivesse a mesma praticidade de uma 24-105mm. A 24-85mm seria uma boa?
Tem 24-120 F4, excelente lente, mas antes de investir adapta primeiro com a D610, enquanto isso vai usando a 24-85, que em outro tópico constatou que é levemente superior a 24-120, eu optaria pela praticidade da 24-120.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2017, 23:33:32
Eu tenho Nikon D4s e Canon 5D MkIII
Não tem nada que eu faça com uma que não faça com a outra, a exceção da velocidade e precisão superior da D4s.
No teu caso, é só trocar seis por meia dúzia...
Eu ficaria na Canon
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


rat66

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2017, 00:57:23
Adorei seu equipamento, só trocaria sua 70-200 por uma com IS. Eu tenho uma 5D Mark III com 24-105L e meu filho tem uma 6D com 50/1.8 STM. Brother, isso é uma maravilha, eu não quero outra coisa. Sempre vi testes dizendo que a Nikon fornece melhores tons de pele, assim como, as Fuji, mas na prática temos pessoas que trabalham para nós com a D610, pedimos para fazer em RAW, o processamento fica em nossas mãos e não vejo nada melhor, é tudo igual, as diferenças são mínimas e vai do gosto de cada um. Com qualquer uma das duas você vai arrebentar, basta fotografar bem, sabendo o que está fazendo.
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 00:59:54 por rat66 »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2017, 08:55:34
Bom, vamos lá... arranjar treta, mas tenho que dar minha opinião.

Troquei uma:
 6D + 24-105 F4L + 85 F1.8

Por:
D7100 + Tamron 17-50 F2.8 + 50 F1.8G

Veja bem amigo, o que vou falar é a respeito de uma 6D (FF) vs uma D7100 (Crop), hoje tenho uma D610 mas nem vou colocar ela na parada.

Antes da troca, fiquei duas semanas com ambas as câmeras em mãos, fiz dois eventos e um ensaio e examinei com cuidado o resultado de ambas as câmeras, e vendi a 6D sem nenhum remorso.
Tirando o ISO absurdo que a 6D tem, e a capacidade de recuperar altas luzes (apenas altas por que sombras é horrível) em todo o resto ela perdeu para uma Crop da Nikon (D7100), Nitidez, cores, contraste, foco, e o que mais ficou gritante, textura de pele. Na época eu nem queria acreditar, uma 6D com lente L tomando "nabo" de uma D7100 com lente Tamron, mas foi exatamente o que eu vi.

Podem me chamar de pixel peeper, e eu sou mesmo, quem conhece meu tratamento de imagem sabe disso, mas posso afirmar, tem muita diferença entre 6D e D610, e mesmo que ambas tivessem a mesma qualidade de imagem (que não tem), só o fato da D610 ter duplo slot, pra mim já faria toda a diferença.

PS: Minha opinião pessoal, baseado apenas na minha experiencia com ambas as câmeras.

Abraço.


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2017, 15:47:28
Bom, vamos lá... arranjar treta, mas tenho que dar minha opinião.

Troquei uma:
 6D + 24-105 F4L + 85 F1.8

Por:
D7100 + Tamron 17-50 F2.8 + 50 F1.8G

Veja bem amigo, o que vou falar é a respeito de uma 6D (FF) vs uma D7100 (Crop), hoje tenho uma D610 mas nem vou colocar ela na parada.

Antes da troca, fiquei duas semanas com ambas as câmeras em mãos, fiz dois eventos e um ensaio e examinei com cuidado o resultado de ambas as câmeras, e vendi a 6D sem nenhum remorso.
Tirando o ISO absurdo que a 6D tem, e a capacidade de recuperar altas luzes (apenas altas por que sombras é horrível) em todo o resto ela perdeu para uma Crop da Nikon (D7100), Nitidez, cores, contraste, foco, e o que mais ficou gritante, textura de pele. Na época eu nem queria acreditar, uma 6D com lente L tomando "nabo" de uma D7100 com lente Tamron, mas foi exatamente o que eu vi.

Podem me chamar de pixel peeper, e eu sou mesmo, quem conhece meu tratamento de imagem sabe disso, mas posso afirmar, tem muita diferença entre 6D e D610, e mesmo que ambas tivessem a mesma qualidade de imagem (que não tem), só o fato da D610 ter duplo slot, pra mim já faria toda a diferença.

PS: Minha opinião pessoal, baseado apenas na minha experiencia com ambas as câmeras.

Abraço.

Valeu. Legal ter a opinião de quem experimentou ambas as câmeras.  :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2017, 16:33:42
Bom, vamos lá... arranjar treta, mas tenho que dar minha opinião.

Troquei uma:
 6D + 24-105 F4L + 85 F1.8

Por:
D7100 + Tamron 17-50 F2.8 + 50 F1.8G

Veja bem amigo, o que vou falar é a respeito de uma 6D (FF) vs uma D7100 (Crop), hoje tenho uma D610 mas nem vou colocar ela na parada.

Antes da troca, fiquei duas semanas com ambas as câmeras em mãos, fiz dois eventos e um ensaio e examinei com cuidado o resultado de ambas as câmeras, e vendi a 6D sem nenhum remorso.
Tirando o ISO absurdo que a 6D tem, e a capacidade de recuperar altas luzes (apenas altas por que sombras é horrível) em todo o resto ela perdeu para uma Crop da Nikon (D7100), Nitidez, cores, contraste, foco, e o que mais ficou gritante, textura de pele. Na época eu nem queria acreditar, uma 6D com lente L tomando "nabo" de uma D7100 com lente Tamron, mas foi exatamente o que eu vi.

Podem me chamar de pixel peeper, e eu sou mesmo, quem conhece meu tratamento de imagem sabe disso, mas posso afirmar, tem muita diferença entre 6D e D610, e mesmo que ambas tivessem a mesma qualidade de imagem (que não tem), só o fato da D610 ter duplo slot, pra mim já faria toda a diferença.

PS: Minha opinião pessoal, baseado apenas na minha experiencia com ambas as câmeras.

Abraço.
Roberto, que porr@ é esse tal de ton de pele da Canon que vez ou outra vejo alguém falando por ai que é melhor, não consigo imaginar o que, é verdade mesmo, ou besteira??? E o tal do ruído que tbm ouço falar, como pode uma câmera que tem um ISO bacana e um DR melhor (Nikon) ter ruído a ponto de incomodar???
Conhecimento importa mais que equipamento.


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2017, 17:49:59
É cada uma que só rindo kkkk

Textura de pele? Kkkk A não ser que vcs sejam fotógrafos de moda tá aí uma coisa q não faz a menor de diferença, se é que existe diferença.

Fernando que tipo de fotografia vc faz? Vou ser bem sincero pra vc, acho loucura esse papo de trocar por causa de sensor melhor, já falei em um outro tópico aqui, o dia que chegarem com duas fotos na minha frente e eu conseguir distinguir uma feita em nikon de uma feita em canon, por alguma característica melhor, troco meu set na hora, enquanto isso, pra mim é puro modismo e inquietação.

Querem saber o que me levou pra canon: usabilidade, não tem igual, isso sim eu sinto dia a dia, nada de menus confusos e etc... Agora qualidade do sensor? Quero ver alguém capaz de distinguir fotos no olho de uma pra outra kkkkkk

Mas essa é só minha opinião, cada um tem a sua e tem mais q fazer o que gosta, sempre defendi isso, se quer trocar, vai fundo, agora não adianta ficar caçando motivo, pq, na prática, eles não existem, o que vc fez com uma, vai fazer exatamente igual com a outra.

Grande abraço!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 17:51:58 por jrmauricio »
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2017, 17:55:48
Roberto, que porr@ é esse tal de ton de pele da Canon que vez ou outra vejo alguém falando por ai que é melhor, não consigo imaginar o que, é verdade mesmo, ou besteira??? E o tal do ruído que tbm ouço falar, como pode uma câmera que tem um ISO bacana e um DR melhor (Nikon) ter ruído a ponto de incomodar???

Lindsay, você me fez vasculhar os backups aqui pra achar essas fotos heim  :assobi:

Vamos lá, os tons de pele, pra mim são irrelevantes, o que pega é a textura da pele, a textura da Canon é meio plastificada, Quando você faz um close, ou da um zoom para um tratamento mais minucioso, as diferenças saltam. Eu já disse isso em algum lugar aqui, eu acho (achismo pessoal) que a Canon tenta eliminar o ruído de forma mais agressiva, e isso deixa a pele com uma textura estranha, plastificada, sem detalhes, já a Nikon é mais light no ruído, mas em contra partida da uma textura mais aveludada e mantem mais detalhes.

Essa foto a baixo é do ensaio que fiz com as duas câmeras que citei, fiz no mesmo lugar, com a mesma luz, só baixei uma câmera e levantei a outra.
Vou postar a URL pra acessar por fora, pois aqui tem que reduzir o tamanho e ai não da pra ver nada.

Deem zoom no browser e olhem com atenção as diferenças e tirem suas conclusões.

Um abraço a todos.

http://www.luzecontraste.com.br/moska/diversas/comp_6dxd7100.jpg