Autor Tópico: Melhor Tocha para um octabox 90cm  (Lida 8857 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2017, 10:35:59
Na verdade falam sim, no site da Atek todas as tochas tem a descrição explicando como foi medido, a mako tinha tb, os novos eu n achei, mas pode ligar e perguntar pra tirar as dúvidas, no site da visico (apesar de serem chineses) tb explica... eu particularmente prefiro me guiar pelo NG do que pelos watts, indiferente de ser usado com refletor para medição, mesmo por que se não fosse tb daria na mesma em usar com qualquer acessório, sempre vai variar...
Anos atrás eu entrei a fundo nesta questão, e ficou claro pra mim essa medição do tal do numero guia é uma bobagem dos fabricantes nacionais. Não atendem à nenhuma uma norma, especificação ou padrão nacional nem internacional. Veja, se o fabricante faz o teste usando um refletor diferente do outro, ou então se ele muda a distancia de medição, ou ainda se o teste sofre a influencia do ambiente onde é feito, ou ainda a maneira como o cara utiliza o fotômetro, então os resultados não são comparáveis, ou seja não serve pra nada.

Por que é que eles não divulgam claramente a quantidade de luz (Ws) (ou Joules) que o flash consegue entregar???

Desde a década de "90" já comprei várias cabeças ATEK, inclusive ainda tenho varias aqui. É o meu preferido para eventos pq custam barato e tem conserto. Eu mesmo já fiz muitos teste, de pegar o fotômetro, com o mesmo refletor comparar lado a lado inclusive com produtos importados. Tbm já perguntei para o pessoal da Digiflash sobre o numero guia deles, e da mesma forma já discuti bastante essa questão com o engenheiro que desenvolveu os produtos da Atek, que aliás é um Sr. muito bacana que sabe muito de flash.

Eu realmente não confio nesses números guia, pq se cada um faz do jeito que quer, pra mim não serve.


Quanto a potência mínima da tocha para um espaço de 7,50m x 3,50m da pra trabalhar com uma de 200ws tranquilamente, se precisar de um diafragma menor é só compensar no iso, ISO 200 é praticamente imperceptível na foto e ja se ganha um diafragma... aqui no estúdio mesmo eu tenho tochas de 200, 300 e 400, é bem difícil eu ter que trabalhar com a de 300 ou 400 no máximo, e as de 200 acompanham como luz principal numa boa...
Sim, realmente, dentro do estúdio pode-se fazer vários malabarismos, e resolver toda essa questão com um equipamento menos potente e mais barato. Inclusive dependendo da câmera se não for muito antiga, pode-se colocar até um ISO bem mais alto que isso, pra mim se a foto ficar com um ruidinho não é lá um problema tão grande assim.
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2017, 11:07:22
Bem, vc n se identificar com esse tipo de medição eu até entendo, mas eles especificam sim como é feito, e se fizer o teste usando o mesmo critério descrito (como o Atek por exemplo, refletor parabólico a um metro) da o número guia certinho... Esse padrão, por exemplo, é adotado tb por empresas gringas, como a própria Profoto (mas se não me engano são 2 metros), algumas empresas fazem a medição diferente, pode ser que algumas não especifiquem como, mas não é uma regra, grande parte delas indica sim, mas novamente, se vc acha que não é base para vc normal, eu prefiro me basear pelo NG do que pelos Watts, ja peguei varias tochas por exemplo de 400 (de diferentes marcas) que entregam um NG final totalmente diferente uma da outra, mas todas indicando que são tochas de 400Ws, ja com o NG (se estiver descrito como foi feito), pra mim, é mais facil de saber a "potência real" da tocha :)
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 11:10:54 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2017, 12:19:01
Bem, vc n se identificar com esse tipo de medição eu até entendo, mas eles especificam sim como é feito, e se fizer o teste usando o mesmo critério descrito (como o Atek por exemplo, refletor parabólico a um metro) da o número guia certinho... Esse padrão, por exemplo, é adotado tb por empresas gringas, como a própria Profoto (mas se não me engano são 2 metros), algumas empresas fazem a medição diferente, pode ser que algumas não especifiquem como, mas não é uma regra, grande parte delas indica sim, mas novamente, se vc acha que não é base para vc normal, eu prefiro me basear pelo NG do que pelos Watts, ja peguei varias tochas por exemplo de 400 (de diferentes marcas) que entregam um NG final totalmente diferente uma da outra, mas todas indicando que são tochas de 400Ws, ja com o NG (se estiver descrito como foi feito), pra mim, é mais facil de saber a "potência real" da tocha :)
Então, mas é isso mesmo, é esse exatamente o ponto, se os testes de numero guia usam padrões diferentes, não da pra comparar.
O padrão internacional, é Ws (joules) que é a quantidade de energia que um flash consegue entregar em um segundo (e no meio disso ainda tem a duração do flash, a qualidade da luz, etc...). Isso é bem diferente da informação de Watts (só watts sem o segundo) e gera muita confusão.
Saber a quantidade de luz que um flach entrega em Ws (ou joules) é importante porque é essa descarga de energia que ilumina a cena, e é essa quantidade de luz que o modificador vai concentrar, ou rebater ou modificar, e assim fica mais fácil comparar.

Bom, apesar de eu não considerar o numero guia, este é só o meu ponto de vista, mas sempre respeitando o seu!!!
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 12:20:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.955
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2017, 12:48:13
Ou seja, o número guia só útil comparando equipamentos do mesmo fabricante.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2017, 19:53:16
Eu imagino(não sei, só acho) que eles calculem o NG com refletor aqui para vc saber qual a "potência máxima" conseguida com a tocha, que seria realmente usando um refletor parabólico específico, usando o refletor o informado pela Atek por exemplo vc ganha 2 f-stop de potência... e da pra se comparar a potência de tochas de marcas diferentes mesmo usando outros métodos, só fazer as contas do NG, isso se for indicado como foi feito o teste (por mais que não tenha o refletor pra saber normalmente ele amplia a luz em um e meio ou dois f-stop), mas se não estiver especificado complica... o mesmo "método" do uso de "refletor" é usado pra calcular o NG dos speedlites, eles alcançam o NG sugerido pelo fabricante se usado com o zoon máximo (por exemplo, o 430ex da canon vai de 24mm a 105mm), entre usar entre 24mm e 105mm vc ganha tb um f-stop ...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.955
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2017, 19:59:01
Entendo ser possível calcular a partir das fórmulas mas perde completamente o sentido de existir um número guia.
Parece os fabricantes de celular dos anos 90 e seus carregadores específicos por modelo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2017, 20:21:37
Entendo ser possível calcular a partir das fórmulas mas perde completamente o sentido de existir um número guia.
Parece os fabricantes de celular dos anos 90 e seus carregadores específicos por modelo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Imagina, eh uma conta simples de f-stop... se marca NG 45 e é um refletor que aumenta 2 f-stop então é uma tocha que sem o refletor da NG 22 (...2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64...), por isso que eu disse que se estiver especificado da pra saber...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2017, 21:18:16
Imagina, eh uma conta simples de f-stop... se marca NG 45 e é um refletor que aumenta 2 f-stop então é uma tocha que sem o refletor da NG 22 (...2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64...), por isso que eu disse que se estiver especificado da pra saber...
Desculpe por descorar novamente, mas como o colega Vangelismm falou, reitero que fabricante divulgando numero guia que foi medido de maneira diferente não faz sentido, assim como não vejo sentido fazer conta proporcional de um numero guia que já nasceu errado. Aqui pra mim dentro do estúdio é esquema de luz, posicionamento, modificador, fotômetro na mão e medição, e a partir dai, se quiser, raciocinar com a lei do inverso do quadrado, mas nunca penso em numero guia.
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2017, 21:30:16
Desculpe por descorar novamente, mas como o colega Vangelismm falou, reitero que fabricante divulgando numero guia que foi medido de maneira diferente não faz sentido, assim como não vejo sentido fazer conta proporcional de um numero guia que já nasceu errado. Aqui pra mim dentro do estúdio é esquema de luz, posicionamento, modificador, fotômetro na mão e medição, e a partir dai, se quiser, raciocinar com a lei do inverso do quadrado, mas nunca penso em numero guia.

Bom, pra mim a conta é bem simples... e se não faz sentido por que informam o NG? pra ter justamente uma Numero "Guia"...  mas enfim, se o fabricante coloca assim ...

E não estou dizendo que pra fotografar precisa ter a base do NG, só estou falando que n vejo uma tocha baseada dos Ws e sim no NG...
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 21:40:35 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2017, 21:38:14
Bom, pra mim a conta é bem simples... e se não faz sentido por que informam o NG? pra ter justamente uma Numero "Guia"...  mas enfim, se o fabricante coloca assim ...
:ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


atilagois21

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2017, 09:10:42
Atila,  já trabalhei com flashes nacionais Atek, Mako e Digiflash.

Gosto muito da Digiflash pela qualidade do mesmo. Não recomendo Atek ou Mako.

Uso modificadores importado softboxes e octaboxes, pois os nacionais tem uma qualidade inferior e aquelas varetas difícil de montar.

Flash importado trabalhei com Elinchrom e Profoto. Excelentes.

Sobre sua dúvida, nunca usei essa marca.

Bom se for para uso amador, acredito que irá te atender bem.

Mas se for usar profissionalmente ai investe mais um pouco pela durabilidade do produto.

Qualquer dúvida estamos ai

Abs

Bom dia pessoal,

Colega aloha, desculpe a pergunta, mas qual seria o motivo que vc não indicaria a Mako? É pq estou na dúvida entre a Digiflash e a Mako, pois a Mako está com um flash digital de 400w em promoção sabe? Por isso gostaria de saber se não vale a pena.
Obrigado e agradeço a compreensão.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2017, 09:14:07
Digamos que eu tenho uma Godox QT 800 (de 800Ws) e queira comprar outra tocha de outra marca mas que entregue a mesma quantidade de luz, eu vou procurar pelo número guia, se fosse pegar uma broncolor Sirios, pegaria uma S 400 (de 400Ws) e não a S 800, por que a S 400 é a equivalente, ou fosse pegar uma tocha Gemini da Bowens, pegaria uma 500R (de 500w) que seria a equivalente... por isso me baseio pelo NG e não pelos Ws... desses exemplos, a Broncolor faz a medição diferente, mede a dois metros (enquanto as outras duas medem a um metro) e disponibiliza medidas com dois refletores (enquanto as outras com um), um que aumenta um ponto de luz e outro q aumenta dois pontos, então ela da o NG de 32 5/10, como é medido a dois metros é só multiplicar esse numero, que daria 64 mais um ponto de luz da multiplicação dos 5/10, então daria um NG de 90... igual ao Godox de 800ws...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 09:16:10 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2017, 09:25:32
Bom dia pessoal,
Colega aloha, desculpe a pergunta, mas qual seria o motivo que vc não indicaria a Mako? É pq estou na dúvida entre a Digiflash e a Mako, pois a Mako está com um flash digital de 400w em promoção sabe? Por isso gostaria de saber se não vale a pena.
Obrigado e agradeço a compreensão.

Na minha opinião a Mako, hoje, é a empresa nacional com maior qualidade de produto, tanto as tochas quanto aos acessórios tem um acabamento muito bom, a maior questão é o custo & benefício, foi um exemplo que eu dei em outro tópico, pela metade do preço (ou até as vezes menos) vc consegue pegar uma Godox que tem a mesma qualidade e até uns recursos a mais, sem contar a economia com os acessórios... mas eu acho a Mako uma marca boa...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


atilagois21

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2017, 10:13:37
Na minha opinião a Mako, hoje, é a empresa nacional com maior qualidade de produto, tanto as tochas quanto aos acessórios tem um acabamento muito bom, a maior questão é o custo & benefício, foi um exemplo que eu dei em outro tópico, pela metade do preço (ou até as vezes menos) vc consegue pegar uma Godox que tem a mesma qualidade e até uns recursos a mais, sem contar a economia com os acessórios... mas eu acho a Mako uma marca boa...

Entendo leonobox, mas a questão da durabilidade, vale a pena uma Godox?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 01 de Agosto de 2017, 10:21:00
Entendo leonobox, mas a questão da durabilidade, vale a pena uma Godox?

Como ja mencionei anteriormente, dificilmente uma tocha de qualquer marca que seja dessas mais populares vá dar algum tipo de problema nos primeiros anos... eu tenho tenho várias Atek, algumas nunca deram problema, ja outras (do mesmo modelo Atek e da mesma data de compra) que deram problemas no segundo ano de uso... tenho um Jimbei que deu problema tb depois de dois anos (mas peguei ela usada tb, não sei quanto tempo foi usada antes, e foi que foi a que mencionei que levei na assistencia que nunca tinha visto essa marca e resolveram em uma semana), tenho Godox aqui a pouco tempo e não deram problema até agora (mas ja vi usuários aqui no fórum que usam a anos ja e nunca tiveram problemas), ja tive Digiflash por um ano e meio, que nesse prazo n deram problemas tb... vai muito do uso tb, então é meio relativo...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 10:35:16 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).