Autor Tópico: Software para edição de RAF - RAWs da Fuji  (Lida 10094 vezes)

MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Julho de 2017, 08:10:57
Galera que usa Fuji.

Qual software vocês utilizam para editar os RAWs em ambiente Windows? O Iridient parece ser uma das melhores opções atualmente, mas é só para MAC.
No Windows o CaptureOne parece ser um dos melhores, mas, acho meio pesado pagar mais de 1.000,00 reais.

Alguma dica sugestão?

Estou começando a achar que é melhor ficar quietinho no meu canto com minha D7200 e deixar de lado essa ideia de mundo Fuji!  :hysterical:

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2017, 08:28:03
Galera que usa Fuji.

Qual software vocês utilizam para editar os RAWs em ambiente Windows? O Iridient parece ser uma das melhores opções atualmente, mas é só para MAC.
No Windows o CaptureOne parece ser um dos melhores, mas, acho meio pesado pagar mais de 1.000,00 reais.

Alguma dica sugestão?

Estou começando a achar que é melhor ficar quietinho no meu canto com minha D7200 e deixar de lado essa ideia de mundo Fuji!  :hysterical:


Acredite, tenho uma D7200 e te digo: O Irident é melhor pra abrir os arquivos da Nikon também, assim como o Capture One, a verdade é que o Lightroom não abre bem arquivo de nenhum fabricante, mas faz um trabalho mediano muito bom, além de dar uma surra nos demais softwares em termos de tratamento de Highlights e Shadows.


Com o Idient eu reeditei também arquivos de uma Sony NEX F3 que eu tinha e que ficavam bem ruins ao abrir no Lightroom, só o Iridient conseguiu dar jeito. Mas existem alternativas, o Darkable é muito bom também, o Affinity Photo é outra boa opção e custa menos.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2017, 11:58:47
Em tempo, foto inteiramente editada no LR (versão mais recente sempre), ele já manda bem hoje em dia...



Rio's Sunrise by Carlos C. Sosa, on Flickr


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2017, 18:55:30

Acredite, tenho uma D7200 e te digo: O Irident é melhor pra abrir os arquivos da Nikon também, assim como o Capture One, a verdade é que o Lightroom não abre bem arquivo de nenhum fabricante, mas faz um trabalho mediano muito bom, além de dar uma surra nos demais softwares em termos de tratamento de Highlights e Shadows.

Com o Idient eu reeditei também arquivos de uma Sony NEX F3 que eu tinha e que ficavam bem ruins ao abrir no Lightroom, só o Iridient conseguiu dar jeito. Mas existem alternativas, o Darkable é muito bom também, o Affinity Photo é outra boa opção e custa menos.

Pois é Carlos, o LR deixa muito a desejar em alguns aspectos.


Em tempo, foto inteiramente editada no LR (versão mais recente sempre), ele já manda bem hoje em dia...

Bom saber que o LR evoluiu bastante em relação aos arquivos da Fuji.
Na real eu estou pensando em ir para a Fuji porque acho chato pra caramba chegar de uma viagem e tratar sei lá, 200, 300 fotos uma a uma no LR. A ideia seria tirar o JPGs direto da câmera e eventualmente, algumas fotos que eu gostar mais, dar uma atenção especial e trabalhar o RAW.

Vou amadurecendo a ideia enquanto pesquiso valores dos equipamentos Fuji.

Em tempo. Caramba! Que foto essa que você postou hein.  :worship:  Um dia eu chego lá.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2017, 19:13:09

... além de dar uma surra nos demais softwares em termos de tratamento de Highlights e Shadows.


Para isso nada chega perto do DxO


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2017, 19:29:24
Para isso nada chega perto do DxO


Mas aí no resto o DxO é ruim... Tenho ele aqui... Nem uso...



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2017, 22:19:27

Mas aí no resto o DxO é ruim... Tenho ele aqui... Nem uso...

Dá uma revaliada porque pra mim é o melhor cconversor de raw que existe, exceto para Fuji, que ele não é compatível.
A diferença para s outros chega a ser absurda, se souber usar.

Desde que comecei a usa-lo, na versão 7, simplesmente parei de usar o LR.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2017, 09:16:58
Dá uma revaliada porque pra mim é o melhor cconversor de raw que existe, exceto para Fuji, que ele não é compatível.
A diferença para s outros chega a ser absurda, se souber usar.

Desde que comecei a usa-lo, na versão 7, simplesmente parei de usar o LR.

Só uso Fuji e Nikon, não faz sentido pra mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2017, 10:57:13
Só uso Fuji e Nikon, não faz sentido pra mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Tendo Nikon, eu usaria. Só que o DxO não é para ser usado nas configurações iniciais. Você tem que deixa-las de acordo com as suas necessidades, pois por default ele aplica um montão de coisas que, por exemplo, para mim atrapalham mais do que ajudam.

A minha configuração inicial é com TUDO zerado menos o AWB e o DxO Lens Softness ajustado para 75%. Nem os controles de exposição e Fill light deixo ligados. Feito isso, você vai ajustando de acordo com a sua câmera e gosto, e salva como um preset inicial.

Comparando o DxO desse jeito com o LR nas Canon, Pana, Pentax, Oly e Nikon é como comparar o LR com o Iridient nas Fujis. A diferença nos detalhes e na recuperação de sombras e altas luzes é incomparável.

O problema é que o DxO "parece" um programa simples, mas é um monstro disfarçado. Se não futucar não vai extrair nem 10% do que ele oferece. Definitivamente não é um programa para quem gosta de presets prontos.


Mas se você gosta de usar o LR e se ele te atende, realmente não tem porque usar outra coisa.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2017, 10:58:18 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2017, 11:00:16

Tendo Nikon, eu usaria. Só que o DxO não é para ser usado nas configurações iniciais. Você tem que deixa-las de acordo com as suas necessidades, pois por default ele aplica um montão de coisas que, por exemplo, para mim atrapalham mais do que ajudam.

A minha configuração inicial é com TUDO zerado menos o AWB e o DxO Lens Softness ajustado para 75%. Nem os controles de exposição e Fill light deixo ligados. Feito isso, você vai ajustando de acordo com a sua câmera e gosto, e salva como um preset inicial.

Comparando o DxO desse jeito com o LR nas Canon, Pana, Pentax, Oly e Nikon é como comparar o LR com o Iridient nas Fujis. A diferença nos detalhes e na recuperação de sombras e altas luzes é incomparável.

O problema é que o DxO "parece" um programa simples, mas é um monstro disfarçado. Se não futucar não vai extrair nem 10% do que ele oferece. Definitivamente não é um programa para quem gosta de presets prontos.


Mas se você gosta de usar o LR e se ele te atende, realmente não tem porque usar outra coisa.


Não gosto e por isso tenho olhado outras opções, como o Capture One, mas o Iridient é fraco na recuperação de luzes e sombras, essa é a deficiência dele, portanto, uso ele pra fazer o DEMOSAIC e posteriormente uso outra ferramenta.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2017, 11:09:43
Voce ja usou no Irideient , onde tem Extreme light recovery e black fine tune, as outras sub opções, onde tem Tint Correction ?

Para mim funciona razoavelmente bem, mas quando a coisa pega, só o RT resolve.

Outra coisa é que não se usa somente os controles de highlight e shadow. Depois tem que ajustar nas curvas, senão o provesso fica incompleto.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2017, 11:11:06 por AFShalders »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2017, 20:24:29


(...) a verdade é que o Lightroom não abre bem arquivo de nenhum fabricante, mas faz um trabalho mediano muito bom, além de dar uma surra nos demais softwares em termos de tratamento de Highlights e Shadows.

Pelo menos para os meus RAWs da Sony eu prefiro MILHÕES de vezes o tratamento de highlights e shadows que o Capture One permite.

Tanto que eu acabei quase parando de usar o Lr, apesar de preferir o fluxo e a agilidade das ferramentas de ajustes locais dele... Ultimamente eu tenho usado só o Capture One e, se necessário, o Photoshop.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2017, 20:35:53

Pelo menos para os meus RAWs da Sony eu prefiro MILHÕES de vezes o tratamento de highlights e shadows que o Capture One permite.

Tanto que eu acabei quase parando de usar o Lr, apesar de preferir o fluxo e a agilidade das ferramentas de ajustes locais dele... Ultimamente eu tenho usado só o Capture One e, se necessário, o Photoshop.


Rapaz, o Capture One está um passo a frente em todos os sentidos, mas o LR faz um bom trabalho...


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2017, 21:58:27

Rapaz, o Capture One está um passo a frente em todos os sentidos, mas o LR faz um bom trabalho...
Eu também penso assim, mas é que eu tinha entendido que vc quis dizer que o Lr dava uma surra nos demais softwares quanto ao tratamento de highlights e shadows


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2017, 22:24:33
Eu também penso assim, mas é que eu tinha entendido que vc quis dizer que o Lr dava uma surra nos demais softwares quanto ao tratamento de highlights e shadows

Talvez tenha exagerado.... kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro