Autor Tópico: Umas de Blue Hour e Golden Hour  (Lida 3755 vezes)

waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Online: 31 de Julho de 2017, 15:33:18
Pra retirar a discussão do desafio da semana, posto aqui algumas fotos da blue hour. Algumas vezes conseguimos perceber o tom azulado, outras vezes achamos que está apenas escuro. Mas, fazendo uma longa exposição, o tom azul fica bem marcado. Ocorre antes da golden hour, ou seja é bem antes do nascer do sol, sendo que existe um momento que a blue hour e golden hour se misturam um pouco. E a noite é o processo inverso - depois de uns 30 ou 40 minutos do pôr do sol começa a surgir a blue hour, que dura até a noite profunda.

Algumas fotos:










E aqui uma foto que mostra a transição de blue hour para golden hour, ou seja, que tem características das duas.




E uma tipicamente de golden hour, mesmo sendo feita antes do nascer do sol.




E a golden hour ainda continua com o sol na cena, baixo no horizonte.

[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2017, 16:30:54
Belas fotos Waldyr, todas sem exceção! :worship:

Então, as fotos 5 e 6 são um bom exemplo do que eu sempre identifiquei como sendo hora mágica. Ainda que se tenha o azul presente na cena, que aliás, justo por isso, essa gama de cores, tons e luz, é o que eu acho mágico do momento! Daí o motivo de assim o identificar.

Já a última, é a que eu entendo como golden hour. Pois é a cor predominante no momento, simples assim!

A blue hour é unanimidade, com relação ao momento em que ocorre, certo? Acho que não há discordância.

 :ok:
Alexandre Paradela


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2017, 17:38:27
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2017, 18:44:39
Shoowww, nunca tive a oportunidade de pegar essa blue hour, parece ser bem interessante pra fotos!
Mas voce mexeu muito na pós ou ao vivo estava mais ou menos assim?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2017, 19:16:07
Legal Waldyr!
Sempre com fotos extraordinárias.

Vale ressaltar que, embora sejam momentos próximos, as características e dificuldades são bem diferentes para cada momento, mudando bastante inclusive as configurações do equipamento, certo?


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2017, 20:28:55
Maravilhosas as fotos. Nada como a experiência pra falar das coisas!  :ok:


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2017, 20:35:15
Agora resta uma dúvida:

A hora mágica é a blue, a golden, ou a mistura das duas?  :D


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2017, 20:49:21
Fotos maravilhosas, Waldyr.
Explicação objetiva e claríssima.
Enfim, aula completa.
 :worship:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2017, 08:32:13
Obrigado Pessoal    :ok:

Respondendo o Davi: Entendo que a "hora mágica" é a nossa tradução para golden hour.

Respondendo o Raphael: A golden hour é bem difícil de fotografar por dois motivos. 1) A luz muda rápido e quase que a cada foto usamos uma regulagem diferente. 2) E o contraste é muito grande, muitas vezes maior do que o nosso sensor consegue lidar. É preciso usar filtros graduados, saber fazer as capturas para um HDR, etc. Tudo isso de bate pronto, atento à composição e às mudanças da luz. Já a blue hour é bem mais fácil, pois é basicamente uma longa exposição noturna. Tem pouco contraste e a luz muda bem devagar. É mais uma questão de perceber essa luz e conseguir compor alguma coisa (no escuro é mais difícil enquadrar e focar).

Respondendo o Banzai: Ontem estava voltando à pé para casa umas 18:15 e vi a blue hour. Como o sol está se pondo às 17:30, era 45 minutos depois. Já parece noite, mas se olhar bem para o céu (evitando luzes e acostumando a vista) dá para perceber bem a intensidade do azul. Não precisa saturar as fotos não. O único efeito é superexpor, ou seja, deixar mais claro do que realmente estava.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2017, 11:17:06
Obrigado Pessoal    :ok:

Respondendo o Davi: Entendo que a "hora mágica" é a nossa tradução para golden hour.

Respondendo o Raphael: A golden hour é bem difícil de fotografar por dois motivos. 1) A luz muda rápido e quase que a cada foto usamos uma regulagem diferente. 2) E o contraste é muito grande, muitas vezes maior do que o nosso sensor consegue lidar. É preciso usar filtros graduados, saber fazer as capturas para um HDR, etc. Tudo isso de bate pronto, atento à composição e às mudanças da luz. Já a blue hour é bem mais fácil, pois é basicamente uma longa exposição noturna. Tem pouco contraste e a luz muda bem devagar. É mais uma questão de perceber essa luz e conseguir compor alguma coisa (no escuro é mais difícil enquadrar e focar).

Respondendo o Banzai: Ontem estava voltando à pé para casa umas 18:15 e vi a blue hour. Como o sol está se pondo às 17:30, era 45 minutos depois. Já parece noite, mas se olhar bem para o céu (evitando luzes e acostumando a vista) dá para perceber bem a intensidade do azul. Não precisa saturar as fotos não. O único efeito é superexpor, ou seja, deixar mais claro do que realmente estava.

Que aula.  :worship: :worship: :worship:

Sobre as fotos, elas dispensam comentário. São sempre ótimas


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2017, 11:24:17
Que aula.  :worship: :worship: :worship:

Sobre as fotos, elas dispensam comentário. São sempre ótimas

Obrigado Cláudio    :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2017, 11:55:14
Obrigado Pessoal    :ok:

Respondendo o Davi: Entendo que a "hora mágica" é a nossa tradução para golden hour.

Respondendo o Raphael: A golden hour é bem difícil de fotografar por dois motivos. 1) A luz muda rápido e quase que a cada foto usamos uma regulagem diferente. 2) E o contraste é muito grande, muitas vezes maior do que o nosso sensor consegue lidar. É preciso usar filtros graduados, saber fazer as capturas para um HDR, etc. Tudo isso de bate pronto, atento à composição e às mudanças da luz. Já a blue hour é bem mais fácil, pois é basicamente uma longa exposição noturna. Tem pouco contraste e a luz muda bem devagar. É mais uma questão de perceber essa luz e conseguir compor alguma coisa (no escuro é mais difícil enquadrar e focar).

Respondendo o Banzai: Ontem estava voltando à pé para casa umas 18:15 e vi a blue hour. Como o sol está se pondo às 17:30, era 45 minutos depois. Já parece noite, mas se olhar bem para o céu (evitando luzes e acostumando a vista) dá para perceber bem a intensidade do azul. Não precisa saturar as fotos não. O único efeito é superexpor, ou seja, deixar mais claro do que realmente estava.

Entendi! Valeu pelas lições!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2017, 14:24:03
Oi Waldyr, essa questão da relação da Golden Hour com a Hora Mágica, preciso estudar um pouco mais, porem ainda não tive tempo de procurar referencias de autores reconhecidos, porque na web hoje em dia a informação corre muito rapidamente de texto em texto site em site, não da pra confiar muito em tudo o que escrevem ai. Eu gostaria de encontrar informações mais elaboradas, de fotógrafos reconhecidos, porque na minha concepção, hora mágica tem mais a ver com o equilíbrio de luz, e Golden Hour como um todo não caberia dentro deste conceito.
Veja estou falando da interseção desses conceitos, ok???
Vc poderia me ajudar indicando livros ou referencias de pessoas ou estudiosos ou trabalhos reconhecidos pela comunidade fotográfica, tipo um material mais acadêmico???

Grato pela atenção!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2017, 16:27:33
Oi Waldyr, essa questão da relação da Golden Hour com a Hora Mágica, preciso estudar um pouco mais, porem ainda não tive tempo de procurar referencias de autores reconhecidos, porque na web hoje em dia a informação corre muito rapidamente de texto em texto site em site, não da pra confiar muito em tudo o que escrevem ai. Eu gostaria de encontrar informações mais elaboradas, de fotógrafos reconhecidos, porque na minha concepção, hora mágica tem mais a ver com o equilíbrio de luz, e Golden Hour como um todo não caberia dentro deste conceito.
Veja estou falando da interseção desses conceitos, ok???
Vc poderia me ajudar indicando livros ou referencias de pessoas ou estudiosos ou trabalhos reconhecidos pela comunidade fotográfica, tipo um material mais acadêmico???

Grato pela atenção!!!

Oi Lindsay, tenho que procurar com mais calma, mas achei esse artigo aqui que me pareceu bem elaborado.

https://petapixel.com/2014/06/11/understanding-golden-hour-blue-hour-twilights/



Segundo o artigo, é possível definir bem a noite profunda, a blue hour e a golden hour baseado na posição do sol em graus, conforme a figura acima. Já a Hora Mágica é um conceito mais abstrato e que pode englobar a blue hour e a golden hour. Enfim, me pareceu um texto bem embasado.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2017, 18:21:55
Oi Lindsay, tenho que procurar com mais calma, mas achei esse artigo aqui que me pareceu bem elaborado.

https://petapixel.com/2014/06/11/understanding-golden-hour-blue-hour-twilights/



Segundo o artigo, é possível definir bem a noite profunda, a blue hour e a golden hour baseado na posição do sol em graus, conforme a figura acima. Já a Hora Mágica é um conceito mais abstrato e que pode englobar a blue hour e a golden hour. Enfim, me pareceu um texto bem embasado.
ok, obrigado!!! Vou dar uma olhada, e tbm pesquisar mais artigos, vamos conversando... valeu
Conhecimento importa mais que equipamento.