Autor Tópico: Umas de Blue Hour e Golden Hour  (Lida 3828 vezes)

Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2017, 09:26:54
Ótima explicação, Waldyr! 
Pelos meus parcos conhecimentos de fotografia, sempre entendi que a hora mágica abrange os momentos blue e golden hour. E há um minutinho rápido em que podem se apresentar os dois momentos blue e golden, simultaneamente.
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2017, 09:33:08
Ótima explicação, Waldyr! 
Pelos meus parcos conhecimentos de fotografia, sempre entendi que a hora mágica abrange os momentos blue e golden hour. E há um minutinho rápido em que podem se apresentar os dois momentos blue e golden, simultaneamente.

Obrigado Luiz    :ok:   Pelo visto é isso mesmo, conforme o artigo acima.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2017, 10:23:11
Oi Lindsay, tenho que procurar com mais calma, mas achei esse artigo aqui que me pareceu bem elaborado.

https://petapixel.com/2014/06/11/understanding-golden-hour-blue-hour-twilights/



Segundo o artigo, é possível definir bem a noite profunda, a blue hour e a golden hour baseado na posição do sol em graus, conforme a figura acima. Já a Hora Mágica é um conceito mais abstrato e que pode englobar a blue hour e a golden hour. Enfim, me pareceu um texto bem embasado.

A relação dos ângulos entre o sol e o horizonte desse artigo são exatamente as que eu comentei no outro tópico, exceto pelo fato que o artigo deixa mais claro que há uma transição mais gradual entre a blue e a golden hour, sendo que a luz já pode ser classificada como golden mesmo com o sol ainda abaixo do horizonte. Muito legal!


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2017, 10:29:48
A relação dos ângulos entre o sol e o horizonte desse artigo são exatamente as que eu comentei no outro tópico, exceto pelo fato que o artigo deixa mais claro que há uma transição mais gradual entre a blue e a golden hour, sendo que a luz já pode ser classificada como golden mesmo com o sol ainda abaixo do horizonte. Muito legal!

Perfeito! Em termos de horários, eu sempre me programo para chegar uma hora antes, pra não fazer as coisas na correria. Com uns 45 minutos antes do nascer do sol já começa o filete vermelho no horizonte. Mas o meu momento preferido é nos 5 minutos que antecedem o sol, pois a paisagem já está bem iluminada e ainda não tem o sol para complicar a fotometria e os flares.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto