Autor Tópico: Dica de composição de um negro dançando sob o sol?  (Lida 1921 vezes)

talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Online: 14 de Abril de 2005, 16:02:50
Bom, to vindo aqui pedir umas dicas de composição numa situação especifica.

É o seguinte: perto de onde trabalho tem um "maluco" que fica todo dia, na hora do almoço, dançando e cantando, debaixo de um solde raxar côco, sem nem ligar pra quem passa perto.

Pois é, achei uma situação interessante e tentei algumas fotos. Mas me vieram dois problemas:
1º - O sol a pino de raxar. Eu até faço (ou tento) uma boa fotometria, mas ele é negro, e depois de ter dançado um bocado, reflete luz estourando em alguns pontos. Além disso, como é uma avenida movimentada, o vidro dos carros reflete a luz do sol. Como tenho uma V3 e ainda não tenho nem o adaptador (vou comprar as lentes e o adaptador em breve), nada de filtros então. E se eu tento diminuir a velocidade ou a abertura, acabo perdendo detalhes do rosto dele

2º - Apesar de ser meio maluco, o cara passa praticamente despercebido por todo mundo! Eu mesmo só percebi ele ali porque passei perto demais e ouvi ele cantando, então olhei pra ele. Mas ele é uma pessoa aparentemente normal, e fica até bem vestido.

Tem aqui uma tentativa que fiz.


O que eu gostaria era de dicas de como compor uma imagem mais impactante. Como eu poderia captar a verdadeira natureza dele, dançando e cantando, já que não é nenhuma dança cheia de malabarismo, floreios e firulas :P
« Última modificação: 14 de Abril de 2005, 16:06:16 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2005, 17:24:51
Preciso conhecer melhor o local, mas tente pegar um dia nublado, a luz dura dificulta um pouco esse tipo de imagem. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2005, 17:39:41
Sendo um pouco mais especifico, fica na Av Paulista, em SP. Ele fica quase na frente da entrada da Fnac, em frente a Gazeta. Quem quiser ir conferir, ele tá lá todo dia na hora do almoço (informação de um segurança do predio :P)

Ele fica num espaço bem aberto, com paredes bem claras em volta, e no fundo um predio com janelas espelhadas. Do outro lado, vendo a partir desse predio, fica o predio da Gazeta, que é meio marrom.

A calçada é com essas pedras da foto, mas só nesse pedaço é escura. No resto são claras como essas do meio.

Vou tentar novamente num dia nublado.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2005, 21:15:39
Tenta usar o flash como preenchimento.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2005, 09:24:07
B) Além do flash de enchimento faça a foto bem próximo de baixo pra cima e com uma grande angular extrema(tipo 24mm em filme ou mais aberta). Ele no centro e todo meio ambiente ao redor. Uma velocidade um pouco menor e mãos firmes mostrarão o fundo nítido com uma noção de movimento no corpo dele, normalmente nas mão que se movem mais rápido.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2005, 09:41:14
Gostei da idéia de diminuir a velocidade. O problema é que naquele dia, pra ter idéia de como o dia tava claro, a fotometria indicava algo como F8.0/ velocidade em 1/800, de tão claro que tava. E F8 é o limite da camera. Eu vou mesmo tentar outro dia.

Agora, qual seria a vantagem de usar uma grande angular e tirar a foto de perto? Ela aumentaria a sensação de movimento?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2005, 13:35:12
B) Se vc ver revistas como a Photo francesa na edição anual do concurso de amadores, verá o impacto de imagens feitas com grande angulares em fotojornalismo. O efeito visual é muito legal. Realmente em céu aberto ao meio dia vc cai na sunny 16, uma regra básica que diz que em céu aberto e limpo a combinação seria 1/125 a f 16 para filme ISO 100 (a velocidade relacionada com o ISO). Vc deve por em ISO 50 e colocar um densidade neutra pra cortar uns dois pontos( aí vai para 1/60 a f8), mas só se for de alta qualidade. A desgraça das compactas é esse limite de f8. Para cenas com muita luz dá nisso. Algumas cameras de vídeo possuem o filtro ND embutido, não sei se alguma compacta tem esse recurso.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2005, 13:44:38
Considerando que a minha camera também não tem ISO 50 (acho que poucas compactas tem, mas não sei ao certo ), eu poderia usar dois filtros ND ou iria gerar alguma aberração ou algum outro problema?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2005, 16:08:58
Usa um ND mais graduado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.