Autor Tópico: Guia MF hoje: Do sonho Fuji, ao patinho feio Pentax...  (Lida 1281 vezes)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Online: 02 de Agosto de 2017, 05:06:16
Venho aqui trocar minhas experiências no médio formato digital. A fim de orientar quem se interesse pelo formato.

Sabemos q a Fuji fez muito barulho nos 35mm, usando APS-C e o anuncio da entrada dela no MF, em 2015, teve o mesmo efeito.
A estratégia dela no MF foi a mesma dos 35mm: CROP + mirrorless.

Como ela se encaixa no mundo MF digital ?

Cenário atual, 2017:
- Temos cameras MF excusivamente de estúdio (nos padrões de 2017), definindo estúdio como local com situação controlada de luz que pode, ou não, ser a céu aberto (nessas cameras recomenda-se fotometro externo de mão e flash manual. Elas tem alto sincronismo de flash, é comum usá-las direto na tomada e conectadas, por cabo, a um microcomputador)
e
- cameras MF que servem para campo (nos padrões de 2017), definindo campo como local com situação não controlada de luz que pode, ou não, ser a céu aberto. Como eventos, por exemplo. (nessas cameras espera-se que o fotometro interno seja suficiente e, de preferência, tenha o modo MATRIX (medição de 100% da area) para que o flash TTL possa ser usado com segurança em qualquer situação. Espera-se que elas trabalhem com 100% dos recursos sem estar conectadas a um computador e tenham bateria suficiente para trabalharem fora da tomada)

Hoje temos: (segue abaixo)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 05:35:18 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2017, 05:06:43
Phase One XF (2015): Uso recomendado: Exclusivamente para estúdio (ver primeiro post acima).
-Sensor: Sony CMOS 50Mp e 100Mp ou Leaf CCD 40Mp, 60Mp e 80Mp.
645 (120) ou
Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
Para quem não sabe, o modelo deixa trocar o sensor atrás (back digital), sem precisar mudar o resto da camera.
Legal ? Nem tanto.
- Padrão de backs: Mudaram (de novo) a compatibilidade. Só os de 2011 para cá (IQ e os Credo) são aceitos. (Backs antigos, solução ? Ebay...).
- Padrão de lentes: Mudaram o encaixe das lentes. Só afeta as mais antigas (que agora precisam ter seu encaixe serrado para entrar na nova camera). Estratégico ? Só o tempo dirá.
- Foco: O automático continua impreciso (desde que foi criado em 1999) e a maioria dos seus usuários ainda ama o manual.
- Fotômetro: Desde que foi criado é ruim. Os usuários usam fotometros externos de mão (Sekonic, Kenko, ...).
- Flash: Devido ao fotômetro fraco, é melhor ir pro manual... Padrão: Metz. Recomenda-se Profoto (manual)
- Lentes: Mamiya e Schneider
- Sincronismo de Flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) e 1/1600 nas lentes Schenider com Leaf Shutter (central, dentro da lente)

« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 05:26:30 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2017, 05:08:16
Hasselblad: Padrão V e H exclusivos para estudio (ver primeiro post acima). Padrão X: Recomendado para estúdio e pode ser usado em campo mas, sem fotometria matrix (o fotômetro não lê 100% da area)
- Sensor: Sony CMOS 50Mp e 100 Mp
- 645 (120) ou
- Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
Era para ser modular (trocar só o sensor atrás, diga-se: back digital e, manter a camera) mas, lançam mais versões de cameras do que de backs. Hoje se troca mais de câmera do que de back.
- Padrão de backs: Abandonaram o formato V em 2013, junto com as cameras V... Mantiveram só o H (2003) e as cameras H. Em 2015, anunciaram as X (que não trocam backs) como sendo o futuro da marca.
- Padrão de lentes: Idem: Mataram a mount (tipo de encaixe) V em 2013 e apenas a mount H (2003) continuou mas, a marca anuncia que a mount X será o futuro (que só encaixa nas cameras X).
- Foco: Um ponto só mas, bem eficiente.
- Fotômetro: Modelos H e X: Ponderado central, Spot, não tem matrix o que pode dificulta flash e fotos normais fora do estudio.
- Flash: Indica-se Profoto (manual) nas V e H e Nikon (TTL sem Matrix) ou Profoto (manual) nas X.
- Lentes: Padrão V: Zeiss. Padrão H: Fuji. Padrão X: Nittoh (antiga Vivitar)
- Sincronismo de flash: Central, dentro da lente (Leaf Shutter) Padrão V: 1/500. Padrão H: 1/800 e 1/2000. Padrão X: 1/2000

« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 05:36:38 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2017, 05:09:01
Leica S: Pode ser usada em campo. Recomenda-se foco manual.
- Sensor: Kodak CCD 37.5Mp
- Levemente menor que Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
- Padrão de lentes: S
- Foco: Um ponto só e muito ruim. Após mais de 5 anos, o defeito foi reconhecido pela empresa e novas lentes serão feitas (antigos clientes terão direto a troca mas, a performance ainda é desconhecida)
- Fotômetro: Ponderado central, Spot, Matrix de 5 segmentos
- Flash: Leica TTL
- Lentes: Leica
- Sincronismo de flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) ou lentes Leica Leaf Shutter (central, dentro da lente). A 30mm e a 45mm chegam a 1/1000. As 35mm, 70mm, 120mm e 180mm chegam a 1/500.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 05:28:10 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2017, 05:21:53
Fuji GFX: Recomenda-se o uso em campo (ver primeiro post acima). Não é recomendada para estúdio porque as normas atuais pedem sincronismo alto e ela tem sincronismo de flash de cortina que vai até 1/125. Na pratica, ela atende estúdio com flashs mais caros, pesados e modernos, que gastam mais bateria (do flash) e usam lâmpadas mais caras. São flashs feitos para estes tipos de câmera.
- Sensor: Sony CMOS 50Mp
- Padrão de lentes: G
- Foco: Automático de contraste. Ótimo de dia a céu aberto. Complicado em lugar de pouca iluminação.
- Fotômetro: Ponderado central, Spot, Matrix de 256 segmentos
- Flash: Fuji TTL
- Lentes: Fuji
- Sincronismo de flash: 1/125 cortina (focal plane shutter)

Tem sido a queridinha da maioria dos sites e youtubers :wub: porque:
1. É um modelo Mirrorless MF (tamanho relativamente pequeno e peso baixo)
e
2. Pode ser usasa em campo com certa tranquilidade (como as mirrorless em geral) por ter boa fotometria interna e bom foco (que no MF é raro, ver outras câmeras acima)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 05:41:00 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2017, 06:00:24
Pentax 645Z: É o "patinho feio", por ser pouco comentada (até a entrada da Fuji) pelos youtubers e sites mas, é a única MF digital que atende 100% dos requisitos MF para estúdio (ver primeiro post acima) e 100% dos requisitos de uma câmera profissional de campo (ver primeiro post acima). É uma pena que algumas das lentes deixaram de ser fabricadas nos últimos anos.
- Sensor: Sony CMOS 50Mp
- Padrão de lentes: Pentax 645
- Foco: Automático, phase de 27 pontos (a única com sistema de foco de nível de uma Reflex (DSLR) 35mm profissional), sendo 25 cross. Ótimo tanto de dia a céu aberto, como em lugares de pouca iluminação.
- Fotômetro: Ponderado central, Spot, Matrix 83.000 pixels RGB (a única com fotômetro interno do nível de uma Reflex (DSLR) 35mm profissional)
- Flash: Pentax TTL
- Lentes: Pentax (que hoje é uma marca da empresa Ricoh)
- Sincronismo de flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) e central, dentro da lente (leaf shutter) 1/500 nas lentes antigas (fora de linha) 75mm e 135mm (apenas nessas duas lentes, é necessário por fita adesiva no contato isolado mais a esquerda do encaixe da lente, para manter a compatibilidade com a linha Z)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 06:22:44 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2017, 07:40:13
O que é vest pocket? O tamanho do sensor?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs