Autor Tópico: Guia MF hoje: Do sonho Fuji, ao patinho feio Pentax...  (Lida 4356 vezes)

Ernesto

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Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2017, 08:14:16
:clap: :clap: :clap:
A decisão da troca de equipamentos desse nivel "M.F." fica mais complicada com tantos entraves.
A Pentax 645Z ainda é única que atende as expectativas de ISO alto (bem alto, com qualidade) e fotômetria de um fotografo que espere algo do mesmo nível das DSLR 35mm de estúdio/eventos profissionais (padrões de 2017).

Mas, ainda não atende:
- Os padrões de flash sync profissionais (só faz até 1/125 mas, para subir mais, pelo menos, tem HSS). Teria que ser, pelo menos 1/200.
- O foco, tem 27 pontos, 25 cross mas, todos ficam apenas, na area central. Bem central mesmo. (quanto mais longe do centro, mais complexo fica colocar os pontos de foco)
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Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2017, 08:17:41
Sobre os ISOs:

Vale lembrar que as únicas cameras que fazem ISO 800 e acima, com qualidade, são as que usam CMOS.
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Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2017, 14:52:42
A grande dificuldade de por fotômetros matrix  (que cubram 100% da área) nas câmeras que trocam o sensor atrás, está na diferença dos tamanhos dos sensores. Existem vários tamanhos deles.

Alinhar pontos de foco muito ao lado do central, apresentam o mesmo problema.

É por isso que, olhando nos posts acima, percebe-se que:

A solução de fotômetro, só existe na Fuji GFX, na Pentax 645Z e na Leica S (apesar da Leica querer manter só um ponto de foco, pois ela sempre trabalhou com lentes manuais e não tem grande tecnologia de autofoco. O dela apresenta muitas falhas, há mais de 5 anos, e teve recall este ano, mas as Leicas tem bons fotômetros há anos, são simples, como os da Leica S, mas tem.)

A solução do foco só existe na Fuji GFX,  na Pentax 645Z e no modelo X1D da Hasselblad X1D (apesar da Hassel ter tecnologia de foco superior a Leica e a Phase, eles ainda não tem solução do fotômetro, pois eles nunca desenvolveram um matrix)
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Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2017, 18:21:36
A grande dificuldade de por fotômetros matrix  (que cubram 100% da área) nas câmeras que trocam o sensor atrás, está na diferença dos tamanhos dos sensores. Existem vários tamanhos deles.

Alinhar pontos de foco muito ao lado do central, apresentam o mesmo problema.

É por isso que, olhando nos posts acima, percebe-se que:

A solução de fotômetro, só existe na Fuji GFX, na Pentax 645Z e na Leica S (apesar da Leica querer manter só um ponto de foco, pois ela sempre trabalhou com lentes manuais e não tem grande tecnologia de autofoco. O dela apresenta muitas falhas, há mais de 5 anos, e teve recall este ano, mas as Leicas tem bons fotômetros há anos, são simples, como os da Leica S, mas tem.)

A solução do foco só existe na Fuji GFX,  na Pentax 645Z e no modelo X1D da Hasselblad X1D (apesar da Hassel ter tecnologia de foco superior a Leica e a Phase, eles ainda não tem solução do fotômetro, pois eles nunca desenvolveram um matrix)


A 1XD também tem fotômetro.
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Resposta #19 Online: 04 de Agosto de 2017, 19:20:54

A 1XD também tem fotômetro.

Tá certo ! Eu deveria ter dito que ela não tem solução de fotômetro matrix que cubra 100% área, pois ela tem um ponderado central.
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Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2017, 23:43:10
Leica S: Pode ser usada em campo. Recomenda-se foco manual.
- Sensor: Kodak CCD 37.5Mp
- Levemente menor que Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
- Padrão de lentes: S
- Foco: Um ponto só e muito ruim. Após mais de 5 anos, o defeito foi reconhecido pela empresa e novas lentes serão feitas (antigos clientes terão direto a troca mas, a performance ainda é desconhecida)
- Fotômetro: Ponderado central, Spot, Matrix de 5 segmentos
- Flash: Leica TTL
- Lentes: Leica
- Sincronismo de flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) ou lentes Leica Leaf Shutter (central, dentro da lente). A 30mm e a 45mm chegam a 1/1000. As 35mm, 70mm, 120mm e 180mm chegam a 1/500.

Atualizando, após os recalls dos CCDs da Kodak, a Leica mudou o fornecedor de sensores (sem mudar de resolução).
Os sensores atuais são todos CMOS da CMOSIS (que era uma empresa belga, mas, atualmente, pertence a AMS que é austríaca).
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Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:03:28
Pentax eh a melhor com o melhor preco tambem.

Mas pq nao uma camermanual antiga com back digital?
Llentes antigas com obturadores e back digital sai mais barato, tem alta qualidade, tema durabilidade e resistencia das cameras manuais, etc...


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Resposta #22 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:58:23
Pentax eh a melhor com o melhor preco tambem.

Mas pq nao uma camermanual antiga com back digital?
Llentes antigas com obturadores e back digital sai mais barato, tem alta qualidade, tema durabilidade e resistencia das cameras manuais, etc...


Poxa, tava vendo um back digital pra minha Mamiya 645 e custava R$ 20.000,00. Com essa grana eu compro uma MF digital... É claro que o back digital era superior, mas a câmera já era antiga e tem uma série de desvantagens tecnologicas em relação às atuais.


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Resposta #23 Online: 23 de Agosto de 2017, 16:25:50

Poxa, tava vendo um back digital pra minha Mamiya 645 e custava R$ 20.000,00. Com essa grana eu compro uma MF digital... É claro que o back digital era superior, mas a câmera já era antiga e tem uma série de desvantagens tecnologicas em relação às atuais.


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Se esse back digital puder ser usado em diferentes cameras incluindo suporte de cameras grande formato, ou camera tipo Fuji GX680, eu penso que talvez vala a pena se for de qualidade duravel.

Quanto as desvantagens tecnologicas que vc menciona, se vc se refere a auto focus, fotometro e demais questoes eletronicas, pessoalmente eu considero tais tecnologias desnecessarias para medio formato. Sinceramente, a nao ser para casos mais especificos tambem acho desnecessario para 35mm full frame tambem. Mas menos mecessario ainda par medio formato.

O OP mencionou uma das cameras medio formato que tem sync speed somente ate 1/125 ou algo assim, o que indica que o obturador esta na camera e nao na lente. E se esse for o padrao das cameras medio formato digitais, eu considero isso uma grande desvantagem perante a tecnologia de antigamente.


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Resposta #24 Online: 23 de Agosto de 2017, 20:05:03

Infelizmente, o grande problema desses backs é a compatibilidade entre modelos.

Vários dos que servem na Mamiya de filme, não funcionam nas novas PhaseOne XF e os que tem tecnologia nova, não funcionam na Mamiya de filme.

E, sobre o Grande Formato, os backs ficam hyper cropados e o problema também ocorre...

Tem uma tabela aqui sobre a compatibilidade de alguns na Mamiya MF
https://www.phaseone.com/Search/Article.aspx?articleid=1451&languageid=1
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Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2017, 07:24:39
Infelizmente, o grande problema desses backs é a compatibilidade entre modelos.

Vários dos que servem na Mamiya de filme, não funcionam nas novas PhaseOne XF e os que tem tecnologia nova, não funcionam na Mamiya de filme.

E, sobre o Grande Formato, os backs ficam hyper cropados e o problema também ocorre...

Tem uma tabela aqui sobre a compatibilidade de alguns na Mamiya MF
https://www.phaseone.com/Search/Article.aspx?articleid=1451&languageid=1

Eh muita mancada...




Obviamente um back medio fomato tera uma imagem cropada em uma camera grande formato, mas a vantagem esta em poder usar todas as vantagens e qualidades de um sistema grande formato para fazer uma foto digital medio formato. Une o melhor dos 3 mundo.

Mas esses backs digitais sao full frame ou cropados. Eu lembro que no inicio as medios formatos digitais nao eram exatamente 6x4,5 mas sim um pouco menor. Mas eu nao acompanho esse mundo entao nao sei atualmente. Mas 6x4,5 ja eh uma miatura de medio formato...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2017, 07:30:27 por C R O I X »


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Resposta #26 Online: 26 de Dezembro de 2018, 18:31:03
Atualizando o tópico, a Leica, a última que ainda mantinha o CCD, finalmente vai ao CMOS: (Aparentemente, todo o resto da câmera se mantém igual a versão anterior, a S Typ 007)

Leica S3: Pode ser usada em campo. Recomenda-se foco manual.
- Sensor: CMOS 64Mp
- Levemente menor que Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
- Padrão de lentes: S
- Foco: Um ponto só.
- Fotômetro: Ponderado central, Spot, Matrix de 5 segmentos
- Flash: Leica TTL
- Lentes: Leica
- Sincronismo de flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) ou lentes Leica Leaf Shutter (central, dentro da lente). A 30mm e a 45mm chegam a 1/1000. As 35mm, 70mm, 120mm e 180mm chegam a 1/500.
[/quote]
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Resposta #27 Online: 26 de Dezembro de 2018, 18:46:11
Phase One XF (2015): Uso recomendado: Exclusivamente para estúdio (ver primeiro post acima).
-Sensor: Sony CMOS 50Mp e 100Mp ou Leaf CCD 40Mp, 60Mp e 80Mp.
645 (120) ou
Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
Para quem não sabe, o modelo deixa trocar o sensor atrás (back digital), sem precisar mudar o resto da camera.
Legal ? Nem tanto.
- Padrão de backs: Mudaram (de novo) a compatibilidade. Só os de 2011 para cá (IQ e os Credo) são aceitos. (Backs antigos, solução ? Ebay...).
- Padrão de lentes: Mudaram o encaixe das lentes. Só afeta as mais antigas (que agora precisam ter seu encaixe serrado para entrar na nova camera). Estratégico ? Só o tempo dirá.
- Foco: O automático continua impreciso (desde que foi criado em 1999) e a maioria dos seus usuários ainda ama o manual.
- Fotômetro: Desde que foi criado é ruim. Os usuários usam fotometros externos de mão (Sekonic, Kenko, ...).
- Flash: Devido ao fotômetro fraco, é melhor ir pro manual... Padrão: Metz. Recomenda-se Profoto (manual)
- Lentes: Mamiya e Schneider
- Sincronismo de Flash: 1/125 cortina (focal plane shutter) e 1/1600 nas lentes Schenider com Leaf Shutter (central, dentro da lente)

Atualizando,

A Phase One agora tem sensores de 150Mp

e um trichromatic de 100Mp (o trichromatic processa as cores R, G e B em intensidade próxima, evitando ajustes no processador RAW).




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Resposta #28 Online: 26 de Dezembro de 2018, 18:51:11
**Arrumando e organizando melhor a Hasselblad**
Hasselblad: 3 Padrões incompatíveis entre si, todas ótimas para estúdio e pouco recomendadas para campo (nos padrões de 2017) pela falta de um fotômetro matrix interno que cubra 100% da área do sensor (ver primeiro post do tópico sobre os padrões e os conceitos estúdio x campo)

1. Padrão V, descontinuado em 2013. É o das Hassel tradicionais lançadas em 1957.
- Sensor: Troca-se atrás, sem trocar de câmera. Vários modelos (backs) foram lançados (por mais de um fabricante). Existem desde CMOS à CCD, desde 22Mp à 80Mp, Os backs atuais são da Leaf. Aceita back de filme 120, faz fotos 6 x 6.
Tamanho dos sensores:
- 645 (120) ou
- Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
- Padrão de lentes: V
- Foco: Manual
- Fotômetro: (comprado à parte) Ponderado central e Spot, não tem matrix o que pode dificultar flash e fotos normais fora do estúdio (ver primeiro post do tópico).
- Flash: Hasselblad TTL (se for o modelo que aceita TTL)
- Lentes: Zeiss.
- Sincronismo de flash: Central, dentro da lente (Leaf Shutter) 1/500

2. Padrão H, lançado em 2002. Camera em linha: H6D
- Sensor: Atualmente são Sony CMOS 50Mp e 100 Mp. É a única camera digital em linha que aceita, também, filme (fotografa no padrão 645).
Tamanho dos sensores:
- 645 (120) ou
- Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
Era para ser modular (trocar só o sensor atrás, diga-se: back digital e, manter a camera) mas, lançam mais versões de cameras do que de backs. Hoje se troca mais de câmera do que de back.
- Padrão de backs: H
- Padrão de lentes: H
- Foco: Automático de um ponto só mas, bem eficiente.
- Fotômetro: Ponderado central e Spot, não tem matrix que cubra 100% da área, o que pode dificultar flash e fotos normais fora do estúdio (ver primeiro post do tópico).
- Flash: Devido a falta do fotômetro matrix, indica-se Profoto (manual).
- Lentes: Feitas pela Fuji, com o nome Hasselblad.
- Sincronismo de flash: Central, dentro da lente (Leaf Shutter) 1/800 e 1/2000.

3. Padrão X, lançado em 2016. Camera em linha: X1D
- Sensor: Sony CMOS 50Mp. (única Hasselblad que não troca o sensor)
Tamanho do sensor:
- Vest Pocket (127) (de 2003 pra cá, se chama o vest pocket de 645 crop).
- Padrão de lentes: X
- Foco: Automático de contraste. Ótimo de dia a céu aberto. Complicado em lugar de pouca iluminação.
- Fotômetro: Ponderado central e Spot, não tem matrix que cubra 100% da área, o que pode dificultar flash e fotos normais fora do estúdio (ver primeiro post do tópico).
- Flash: Devido a falta do fotômetro matrix, indica-se Profoto (manual). Padrão Nikon TTL (sem matrix que cubra 100% da área )
- Lentes: Feitas pela Nittoh, antiga Vivitar.
- Sincronismo de flash: Central, dentro da lente (Leaf Shutter) 1/2000.

Atualizando a Hasselblad:
No padrão H, ela lançou a H6D-400c com Multi-Shot de 4 e 6 movimentos, chegando ao que seriam 600Mp e ganhando precisão de cores.

Como todo Multi-Shot, o objeto tem que ser imóvel e, normalmente, não funciona com Flash (não consegui confirmar em nenhum lugar como está a questão do Flash no momento).


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Resposta #29 Online: 26 de Dezembro de 2018, 21:25:58
Atualizando,

A Phase One agora tem sensores de 150Mp

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Essa aí o Kai w testou e disse que tem sérios problemas. Coisa de youtuber ou realmente ela é ruim?
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