Autor Tópico: Igrejinha de fazenda e Via Láctea  (Lida 1178 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2017, 22:35:05
Igrejinha  - Faz. Monjolinho e Via láctea.

Igrejinha Monjolinho - Via Láctea by André Ulysses De Salis, no Flickr

Foi uma foto difícil de fazer...estava com um tripé antigo que era do meu pai e que não conseguia manter a câmera na vertical, somente dava certo apoiando levemente num dos pés abertos, não podia nem respirar que mexia, a maior angular que tenho é uma 12mm f2.8 (precisaria uma 1.4) pra facilitar a captação de luz. O céu estava lindo, mas com 2.8 não aparecia nada...mesmo captando por 10s-15s...então nada de AF e acertar o MF sem ver nada...é difícil, depois a igrejinha estava ficando muito escura...fui buscar uma lanterna...a lanterna era muito forte....debaixo da camiseta ficava muito fraca...controlei a luz da lanterna com os dedos na frente...enfim teve MUITA tentativa e erro...até dar certo, ou ao menos eu acho que deu...o que acharam?!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


rpetribu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
  • Rafael Petribú
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2017, 23:29:33
Essas fotografias da Via Láctea são muito legais. E quando conseguimos colocar outros elementos fica mais legal ainda! Eu sei bem como é difícil! A foto ficou show.  :clap:

Eu, particularmente só tenho duas observações.

1) Eu prefiro, por gosto pessoal, que essas fotografias noturnas fiquem mais azuladas.

2) Pelo Lightroom, eu corrigiria a distorção  causada pela lente nas palmeiras e na igreja. Da uma olhada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=axN8NRgDi0Q
[VENDO] Canon T6S + Pacote de Lentes + Brindes
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128462.0


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2017, 23:34:11
gostei do resultado, mas concordo que o azul cairia melhor aí no céu.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2017, 15:31:11

A foto, por si só, já é bonita.
A estória que vc conta para a sua realização, aí então, torna o resultado incrível. Muito bom quando se sabe o que está por trás dos cliques.
Bacana compartilhar...  :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2017, 15:43:11
Foi uma foto difícil de fazer...estava com um tripé antigo que era do meu pai e que não conseguia manter a câmera na vertical, somente dava certo apoiando levemente num dos pés abertos, não podia nem respirar que mexia, a maior angular que tenho é uma 12mm f2.8 (precisaria uma 1.4) pra facilitar a captação de luz. O céu estava lindo, mas com 2.8 não aparecia nada...mesmo captando por 10s-15s...então nada de AF e acertar o MF sem ver nada...é difícil, depois a igrejinha estava ficando muito escura...fui buscar uma lanterna...a lanterna era muito forte....debaixo da camiseta ficava muito fraca...controlei a luz da lanterna com os dedos na frente...enfim teve MUITA tentativa e erro...até dar certo, ou ao menos eu acho que deu...o que acharam?!


Hehehe......pois é, isso ai tudo é "fotografia noturna".

Tem gente que vê aquelas imagens espetaculares ( ok, muitas são fakes/montagens ) e ficam tentando entender a mágica, o milagre, só que não tem nem um, nem outro, tem é muito trabalho, conhecimento técnico e MUITA prática.

De tudo o que vc mencionou, apenas o fato do tripé ser instável é de se levar em consideração, o resto, me desculpe, mas não é desculpa. Eu por exemplo trabalho com uma 16mm APS-C 3.5/5.6.
Ja passei noites em claro pra conseguir uma foto aproveitável, realmente é bem difícil dependendo das condições do local e momento.

Gostei da sua foto mas acho que vc podia ter sido mais ousado tanto na execução quanto no tratamento, por exemplo usando mais tempo de exposição, ISO mais alto e "abrindo" mais a foto na pós.





angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2017, 18:31:51
Resultado bem agradável.. mas se me permitir, na minha opinião,  a foto como um todo ficou com muitos ruídos evidentes. Tudo bem, ISO 3200, mas é possivel reduzi-los bem, tenho inumeras fotos com esse ISO na EM5 mk II e ficam lisas depois de algum tratamento. Eu uso uns presets de reduçao especificos para EM5 e EM1 que funcionam bem, se quiser posso compartilhar para vc experimentar..
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 18:32:27 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2017, 08:55:54
Parabéns...

Pode informar a localização onde fez a foto (cidade)?
Que dia.

Sempre que vou viajar uma nova região, verifico a poluição luminosa para saber se se conseguiria fotografar... creio que a época do ano é importante tambem.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2017, 12:41:06
Ficou linda, parabéns! Valeu o esforço.