Autor Tópico: Ajuda com Canon AE1  (Lida 2660 vezes)

Helofanton

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Agosto de 2017, 21:24:40
Tem uma canon ae1 parada aqui em casa, eu não entendo NADA de fotografia, estudei o manual dela, mas continuo com duvida. Aqui na minha cidade só achei o filme 200, e quando eu vou tirar foto dentro de casa, o fotometro sempre diz que esta subexposta quando coloco a velocidade do obturador acima de 1/30, e não da subexposta quando coloco na velocidade 1/15. Não é uma velocidade baixa demais? eu sempre deixo a abertura do diafragma no automático.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2017, 21:26:17 por Helofanton »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2017, 00:38:29
Tem uma canon ae1 parada aqui em casa, eu não entendo NADA de fotografia, estudei o manual dela, mas continuo com duvida. Aqui na minha cidade só achei o filme 200, e quando eu vou tirar foto dentro de casa, o fotometro sempre diz que esta subexposta quando coloco a velocidade do obturador acima de 1/30, e não da subexposta quando coloco na velocidade 1/15. Não é uma velocidade baixa demais? eu sempre deixo a abertura do diafragma no automático.


o obturador pode estar com problemas ou as células não estão ativas pelo tempo guardada, experimente deixar a câmera 1h no sol.


Thiago Dantas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Não quero te derrubar, mas quero te superar.
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2017, 03:52:03
Cara, acho que ISO 200 é muito baixo pra internas. Na minha casa, com ISO 200 e o obturador em 1/30 como no seu exemplo, preciso de uma abertura de f/2 ou menor (algo que somente uma lente clara vai alcançar), para não ter uma imagem subexposta na maioria dos casos.
Acredito que sua câmera esteja boa e que o problema seja esse filme de 200 que não é apropriado para situações com menor iluminação.

Quanto a velocidade, 1/15 se você não usar tripé, ou não tiver uma boa firmeza nas mãos e postura para fotografar, ou ainda se o alvo estiver em movimento, é provável que fique borrado.

Mas como sempre digo, posso estar falando besteira, portanto gostaria da opinião de alguém mais antigo.
Canon EOS 60D + EF 50mm f/1.8 STM + 18-55mm f/3.5-5.6

"Não é a máquina que tira uma boa foto e sim a dedicação de quem está usando-a. Não há lente que consiga registrar melhor imagem que algumas horas de estudo."


Helofanton

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2017, 11:33:18
Cara, acho que ISO 200 é muito baixo pra internas. Na minha casa, com ISO 200 e o obturador em 1/30 como no seu exemplo, preciso de uma abertura de f/2 ou menor (algo que somente uma lente clara vai alcançar), para não ter uma imagem subexposta na maioria dos casos.
Acredito que sua câmera esteja boa e que o problema seja esse filme de 200 que não é apropriado para situações com menor iluminação.

Quanto a velocidade, 1/15 se você não usar tripé, ou não tiver uma boa firmeza nas mãos e postura para fotografar, ou ainda se o alvo estiver em movimento, é provável que fique borrado.

Mas como sempre digo, posso estar falando besteira, portanto gostaria da opinião de alguém mais antigo.
Então, ta acontecendo a mesma coisa quando uso um filme 400, será que pode ser algum problema no fotometro, ou será que o problema é o que amigo ali em cima falou? Só que eu tenho um pouco de medo de deixar a câmera 1h no sol


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2017, 19:08:30
Então, ta acontecendo a mesma coisa quando uso um filme 400, será que pode ser algum problema no fotometro, ou será que o problema é o que amigo ali em cima falou? Só que eu tenho um pouco de medo de deixar a câmera 1h no sol

Se a luz for insuficiente, filme 400 também não vai solucionar o problema. Além disso a luminosidade varia com a passagem de nuvens, modificando a leitura do fotometro. Faça testes com tripé, e fotografe com boa luz em externa.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva