Autor Tópico: Por que é importante que nem todos gostem da sua fotografia  (Lida 1461 vezes)



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 14:10:54
Ok, eu entendi onde o artigo que nos levar mas tem um adendo que eu gostari de colocar, 

a diferença entre gostar e entender uma fotografia.

No mundo existe uma enormidade de tipos de fotos, arquitetura, moda, casamento, street, conceitual, etc e etc. 

E eu mesmo não gosto de alguns tipos de fotografia e tbm não gosto de muita fotografia que as pessoas postam nas redes sociais ou fóruns da vida, mas isso não quer a fotografia do sujeito seja ruim, eu só tenho um gosto diferente, eu não posso comparar o que a pessoa faz com a minha própria fotografia (apesar de fazermos isso constantemente....kkk) para saber se a fotografia do cara é boa eu tenho que compara-la com que ele fez agora com as fotos do passado, se ele melhorou então sim é uma boa foto, por isso é mais importante  entender uma fotografia do que gostar dela.

Eu tive o privilégio de ser discípulo de um grande fotógrafo o “Carlos Moreira”, mas ele tbm era um grande professor e ensinou gerações e gerações, quando alguem apresentava um portifólio  ele olhava com atenção e depois puxava alguns livros da imensa biblioteca que ele tinha na casa dele e mostrava as referencias que as vezes a gente nem conhecia do nosso próprio trabalho e os caminhos que o nosso olhar tinha pela frente.

E isso era o melhor da aula dele, como contextualizar a  foto de alguem no imenso mundo das imagens, seja de outros fotografos, pintores e escultures.

Eu tento fazer uma análise crítica baseado em referências.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,122583.msg1263831.html#msg1263831

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,95834.msg965430.html#msg965430

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,123423.msg1273910.html#msg1273910

Mas o artigo tbm fala do ego, e em como isso pode atrapalhar a  percepção que a gente tem da nossa própria fotografia, eu percebo que tem muita gente que posta foto só pra receber elogios e tapinhas nas costas (e quem não gosta disso, né? Na verdade acho que todo mundo que posta foto é para receber elogios.) e que se acha muito melhor do que realmente é, e isso se torna um problema para ela pq isso a impede de crescer e melhorar ou deixa mais lento a curva de aprendizado


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 16:39:59
Fotografia é 100% humanas assim como a música e a pintura de quadros.

Por isso, sempre vai ter gente definindo novas regras do que é perfeito e vai ter gente quebrando essas regras e se dando bem.

O importante é agradar seus clientes e vender, pois até mesmo Mozart e Van Gogh terminaram a vida na pobreza por não aceitarem isso.

acho que vc não leu o artigo

e se vc for pesquisar um pouco mais sobre a vida de grandes artistas que morreram na pobreza, como o exemplo que vc citou (Mozart e Van Gogh) ele não morreram na pobreza pq não queriam agradar seus clientes,

as vezes tem pessoas invejosas que trabalham contra eles, ou são pessoas doentes, ou vive bem mas só teve sucesso mundial após a sua morte, como Bach.

agora pense no que vc acabou de dizer

"O importante é agradar seus clientes e vender, pois até mesmo Mozart e Van Gogh terminaram a vida na pobreza por não aceitarem isso."

pessoas excepcionais são extremamente raras, e eles fazem a sua arte pq eles acreditam nela, são pessoas que estão a frente do seu tempo,
imagina um mundo onde eles querem agradar seu cliente para vender,

nós, que não somos esses excepcionais, viveríamos num mundo sem Mozart, Van Gogh, Bach, Vermmer, Atget, Monet(não morreu na pobreza mas foi recusado várias vezes nos salões de arte) o Disney que na escola diziam que ele não desenhava bem, e tantos outros artistas que não buscariam a sua vocação só pra poder agradar seu cliente.

que mundo triste

que pensamento triste....

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2022, 16:41:09 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 18:13:04
Fotografia é 100% humanas assim como a música e a pintura de quadros.

Por isso, sempre vai ter gente definindo novas regras do que é perfeito e vai ter gente quebrando essas regras e se dando bem.

O importante é agradar seus clientes e vender, pois até mesmo Mozart e Van Gogh terminaram a vida na pobreza por não aceitarem isso.


Seu ponto de vista não me parece errado. Assim como o meu não me parece estar.

Estamos olhando dois lados diferentes de uma mesma moeda.

Para mim, triste é morrer na pobreza.

De qq forma como eu disse,
Fotografia pertence a área de humanas e não a área de exatas, logo, é normal termos várias respostas e pontos de vistas diferentes sobre um tema :ok:

Quanto ao seu conselho sobre pesquisar mais sobre a vida deles, fique tranquilo, eu conheço bem a história deles. E jamais iria querer terminar a minha vida como eles.

ok...mas o que isso tem haver com o texto que o Erick postou

vc chegou a ler o artigo?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 18:21:13
Fotografia é 100% humanas assim como a música e a pintura de quadros.

Isso esclarece muita coisa!

 :assobi:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 19:33:11
Sim.

E o que escrevi tem tudo a ver e concorda com o artigo.

Vou explicar:
1. É importante ouvir as críticas de seus clientes e mudar e fazer o que vende.

2..Ouvir críticas de quem não compra, pode ser e pode não ser útil.

3. Ser teimoso e não aceitar as críticas e insistir em fazer algo que não vende, lhe levará ao fracasso (pobreza), mesmo que vc tenha o talento de um Mozart ou um Van Gogh.


Estou 100% dentro do artigo e concordo com ele.


E você ? Você leu o artigo ?

eu entendi que o artigo falava mais sobre o "ego" das pessoas
e como isso pode atrapalhar a sua percepção das coisas, e que o diferente tbm é bom,
e nem sempre podemos ser compreendidos.

aqui um trecho interessante

"There’s another reason not everyone singing your praises is good. It means you’re not creating imagery only because it’s trendy. I see too many photographers copy and paste the same aesthetic because that’s the “in look” at the time. Sure it will get them some shallow praise and give them an ego boost, but most people won’t remember who they are in the long run. Instead, they’ll be another photographer in the long line of photographers who all did the same thing. However, for those who dared to be different, who stood firm when people tried to knock them down and didn’t cave to popularity, they’ll have longevity.
I strongly believe rewards come to those who are patient and believe in what they do–while being open to advice and feedback along the way. So when someone is not connecting to your work, it can mean it’s because you’re giving them something they’re not yet used to and don’t yet understand. Be patient, keep crafting your style, and eventually, enough people will like your work."
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2022, 19:36:15 por pkawazoe »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 23:53:09
Começando com uma piada, agora me sinto bem melhor quando pouca gente gosta da minha fotografia!  :hysterical:

Falando sério agora:

a diferença entre gostar e entender uma fotografia.

No mundo existe uma enormidade de tipos de fotos, arquitetura, moda, casamento, street, conceitual, etc e etc. 

Isso é muito verdadeiro. As mesmas astrofotos que eu posto aqui, posto em fórums específicos de astrofotografia, e as pessoas mais experientes sempre têm algum comentário construtivo a fazer. Mas pra fazer comentário construtivo, há que se saber os pormenores do assunto sendo fotografado. Como o Croix dizia, é necessário saber o contexto pra saber criticar. Inclusive a imagem que ele usou foi essa:



Pra achar graça, tem que pelo menos saber o que é um nêutron.

Gosto quando o fotógrafo explica o contexto, em letras pequenas pequenas o suficiente pra não estragar a interpretação de quem entende, mas grandes o suficiente pra que não entende passe a entender.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 04:53:17
Tanto no segmento artístico como no profissional ,.a habilidade social influenia.
 Por isso alguns artistas possuem uma parceira ou delegam para agentes, que saibam se relacionar . 


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 12:51:16
Vejo alguns pontos principais que podem ser mencionados aqui:
Se todos estão elogiando seu trabalho, podem não estar sendo sinceros com você e isso vai te atrapalhar a ter uma compreensão exata da qualidade do seu trabalho, se você não tem essa noção, fica difícil melhorar.

É bom acreditarmos naquilo que fazemos e porque fazemos, mas se isso vai te tornar sensível demais a críticas, isso precisa ser revisto.

A gente pode não concordar as vezes com uma crítica, mas pelo menos temos parar e olhar para a crítica e pensar se tem fundamento e não simplesmente descartar achando que estamos acima dessas críticas.

Com relação ao que o Ernesto falou, é verdade que ao fotografar um evento, fazemos aquilo que os clientes esperam, da melhor forma possível, são eles que estão pagando, mas mesmo nesse ramo da fotografia, precisamos de alguém fazendo críticas construtivas, pois elas vão nos ajudar a melhorar aquilo que já fazemos. Nesse caso não me referindo aos clientes, mas a outros fotógrafos, claro sempre analisando se a crítica é pertinente ou não.

Paulo, entendo o que quis dizer, sobre entender e gostar, e muitas vezes uma crítica vem de não se entender a mensagem que está sendo passada, claro que para avaliar algo precisa-se de uma referência do que é bom ou do que não é, e nem sempre entendemos da mesma forma que a maioria. O que achamos bom, pode ser considerado ruim por outros, aí entra a questão do ego, se estamos prontos para aceitar que nossa fotografia não é tão boa quanto imaginamos, e que é passível de críticas como qualquer outra fotografia.

Saber lidar de forma positiva com críticas construtivas é essencial para melhorar nossa fotografia (sempre fazendo uma triagem e assimilando as coisas boas)

Infelizmente tem aqueles que criticam uma foto com base em gosto pessoal, sem aquela base de referência, como você mencionou gostos são diferentes, uma foto não é ruim só porque eu não gosto, esses a gente ignora mesmo.

Felipe, é isso mesmo, aqui no fórum talvez todos elogiem e batam palmas para uma fotografia, até de forma sincera, mas temos que estar cientes que sempre há espaço para melhores e que críticas construtivas é que fazem o fotógrafo melhorar.