Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 112727 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #120 Online: 12 de Setembro de 2017, 14:49:32
Depende.
Em termo de qualidade, eu acho que logo menos o celular vai se equiparar facilmente com a qualidade de uma DSLR, juntando com o fato de ser muito mais portátil e ser algo que já estará sempre com você, muita gente vai investir em um celular com câmera melhor ao invés de investir em um celular e depois em uma câmera.

Agora, para trabalho, por exemplo, acho quase impossível porque além da qualidade, tem outra coisa no meio, que é essa "cultura" de que quanto maior o equipamento, melhor vão ser suas fotos e acho que essa mentalidade é algo bem difícil de ser alterada.

E bom, em relação a pessoas que realmente gostam de fotografia e tal, jamais ficaremos livres do GAS e sempre vamos querer investir em câmeras, lentes, acessórios por mais que a gente saiba da qualidade que os celulares poderão nos trazer daqui pra frente.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #121 Online: 12 de Setembro de 2017, 15:09:40
Para trabalho tem a questão dos acessórios específicos que vão além do conjunto lente/sensor. Um celular não controla flash externo, por exemplo, nem disponibiliza lentes específicas (ultra-grande-angulares, macros ou teles longas). Mas nada impede de que incorporem isso no futuro...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #122 Online: 12 de Setembro de 2017, 16:28:09
Aparentemente, o iPhones anunciados hoje não mudaram a câmera...

Mais um ano de fôlego e viva a lesma-lerda da indústria

O mercado DSLR agradece  :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

E parece que aumentaram os preços. Já achava os celulares da marca o pior custo-benefício NO BRASIL, imagine agora...rs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #123 Online: 13 de Setembro de 2017, 04:27:45
Sabe, eu acho que nunca entregará mas as pessoas se acostumam com menos...


Os LCDs tinham menos cores que as TV de tubo quando dominaram (talvez ainda tenham menos)

O MP3 problemas com grave e agudos (talvez ainda tenha comparado ao SuperAudioCD que deve ter até morrido)

A câmera digital com cores

O Netflix, muito mais caro que uma locadora de blu rays e com qualidade pior

E todas ganharam por serem mais compactas e/ou práticas



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Dessa vez devo concordar com o Ernesto: a palavra do momento é portabilidade.

AH, mas uma câmera de celular não vai substituir uma câmera de verdade, com ótica superior, com DOF muuuuito superior, com sistema de foco quase instantâneo, com teleobjetivas para esportes, com isso e com aquilo. OK, realmente, acredito que nesses casos não (ou no mínimo ainda longe de acontecer). Assim como um audiófilo ainda gasta uma fortuna num som, com conectores banhados a ouro e não sei mais o que, enquanto todos (ou quase todos) ouvem spotify ou qualquer mídia comprimida (MP3 da vida) num fonezinho intra-auricular; assim como o pessoal assiste netflix no máaaaaximo em HD enquanto outros pagam horrores num home-theater e alugam/compram blu-ray ou sei lá o que é que está disponível hoje em 4K; ou qualquer outro exemplo que vemos a qualidade ficando em segundo plano para garantir a facilidade de uso e praticidade, o que cria algumas (ou muitas) limitações, mas permite usar de foram extremamente descomplicada em outras situações.

Em outras palavras, particularmente vejo DSLR ou qualquer outra câmera maiorzona como algo de nicho, seja para hobby ou para uso profissional. Talvez nem precisemos ir muito longe e hoje isso já seja verdade...
Para trabalho tem a questão dos acessórios específicos que vão além do conjunto lente/sensor. Um celular não controla flash externo, por exemplo, nem disponibiliza lentes específicas (ultra-grande-angulares, macros ou teles longas). Mas nada impede de que incorporem isso no futuro...

Percebam que a medio formato foi pensada e lancada para tornar fotografia mais acessivel a amadores. Na verdade, para maes de familia poderem tirar foto de suas familias em casa, ate os profissionais verem a vantagem da praticidade de se fotografar com medio formato. 35mm a mesma coisa. Agora com o celular a mesma coisa. Nao atoa que por mais que gostem de falar de DSLR "profissional", o maior publico consumidor dessas cameras (e obviamente o publico alvo da Nikon e Canon... Principalmente Canon) nao sao tanto os profissionais. Por mais que usem a palavra "profissional" como forma de marketing. A Pentax mesmo sempre propagou ser uma empresa que desenvolve ferramentas para amadores e mesmo assim nao deixa muito a desejar em qualidade. Mas a palavra "amador" nao ajuda no marketing.

Essas mudancas tecnologicas sao sempre em funcao da praticidade (e acessibilidade visando atingir um publico consumidor maior) e nao da qualidade. A qualidade vai se buscando depois de acordo com as possibilidades da ferramente que busca praticidade antes de mais nada (como o desenvolvimento da pelicula de filme e a fotografia 35mm, em que a fotografia a cores desenvolvida pela Kodak e slide, em busca da melhor qualidade dentro das limitacoes do da ferramenta).

Houveram uns caminhos fora da curva no inicio em que se buscou priorizar qualidade, como foi o caso da fotografia Daguerreotipa, mas tamanho o trabalho e risco a saude se nao manipular com cuidado, por mais que a qualidade seja unica e incomparavel com qualquer tecnologia que tenha vindo depois ate os dias de hoje, eh um metodo que se houver mais do que 5 ou 10 pessoas ainda fazendo no mundo todo eh muito ja que nao eh nada pratico, nao da para fazer foto jornalismo, esportes, foto de rua e nao vale a pena todo o trabalho para ficar fazendo fotos casuais da familia e festas de aniversario... (talvez valesse a pena no passado quando ainda nao existia televisao e demais entretenimentos para ocumar os nosso tempo, mas hoje nao). Ate mesmo pq em geral, as pessoas estao mais preocupadas em ter uma imagem do momento do que ter uma grande experiencia visual obtido pela ferramenta.

Eh por isso que das grandes formatos surgiram as medios formatos, depois as 35mm, e depois as digitais, agora os celulares. Por que por mais que um celular nao consiga atingir a qualidade visual de uma fotografoa e ferramentas de uma grande formato, a fotografia pelo celular eh acesivel e pratico (e com o tempo vai desenvolvendo qualidade permitidas pela ferramenta como o DR mencionado pelo Ernesto).

Mas um celular nunca ira subistituir a qualidade de uma grande formato e uma grande formato nunca ira subistituis a qualidade de um celular... Cada uma das ferramentas tem suas qualidades.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 04:33:59 por C R O I X »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #124 Online: 13 de Setembro de 2017, 15:57:57
Pra quem quiser usar cel em estúdio tb :D

http://www.godox.com/EN/NewsPage33.html
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #125 Online: 13 de Setembro de 2017, 17:47:29
Percebam que a medio formato foi pensada e lancada para tornar fotografia mais acessivel a amadores. Na verdade, para maes de familia poderem tirar foto de suas familias em casa, ate os profissionais verem a vantagem da praticidade de se fotografar com medio formato. 35mm a mesma coisa. Agora com o celular a mesma coisa. Nao atoa que por mais que gostem de falar de DSLR "profissional", o maior publico consumidor dessas cameras (e obviamente o publico alvo da Nikon e Canon... Principalmente Canon) nao sao tanto os profissionais. Por mais que usem a palavra "profissional" como forma de marketing. A Pentax mesmo sempre propagou ser uma empresa que desenvolve ferramentas para amadores e mesmo assim nao deixa muito a desejar em qualidade. Mas a palavra "amador" nao ajuda no marketing.

Essas mudancas tecnologicas sao sempre em funcao da praticidade (e acessibilidade visando atingir um publico consumidor maior) e nao da qualidade. A qualidade vai se buscando depois de acordo com as possibilidades da ferramente que busca praticidade antes de mais nada (como o desenvolvimento da pelicula de filme e a fotografia 35mm, em que a fotografia a cores desenvolvida pela Kodak e slide, em busca da melhor qualidade dentro das limitacoes do da ferramenta).

Houveram uns caminhos fora da curva no inicio em que se buscou priorizar qualidade, como foi o caso da fotografia Daguerreotipa, mas tamanho o trabalho e risco a saude se nao manipular com cuidado, por mais que a qualidade seja unica e incomparavel com qualquer tecnologia que tenha vindo depois ate os dias de hoje, eh um metodo que se houver mais do que 5 ou 10 pessoas ainda fazendo no mundo todo eh muito ja que nao eh nada pratico, nao da para fazer foto jornalismo, esportes, foto de rua e nao vale a pena todo o trabalho para ficar fazendo fotos casuais da familia e festas de aniversario... (talvez valesse a pena no passado quando ainda nao existia televisao e demais entretenimentos para ocumar os nosso tempo, mas hoje nao). Ate mesmo pq em geral, as pessoas estao mais preocupadas em ter uma imagem do momento do que ter uma grande experiencia visual obtido pela ferramenta.

Eh por isso que das grandes formatos surgiram as medios formatos, depois as 35mm, e depois as digitais, agora os celulares. Por que por mais que um celular nao consiga atingir a qualidade visual de uma fotografoa e ferramentas de uma grande formato, a fotografia pelo celular eh acesivel e pratico (e com o tempo vai desenvolvendo qualidade permitidas pela ferramenta como o DR mencionado pelo Ernesto).

Mas um celular nunca ira subistituir a qualidade de uma grande formato e uma grande formato nunca ira subistituis a qualidade de um celular... Cada uma das ferramentas tem suas qualidades.

bom ponto. Não tem pq torcer o nariz para as mudanças

até aí muita gente torceu o nariz quando filmes passaram a ser substituídos por sensores digitais. Hoje poucas pessoas usam filme (e mais por nostalgia, experiência diferenciada, hobby, etc). Praticidade venceu mas o processo não foi rápido. Demorou uma cacetada de anos para que as câmeras digitais fossem boas o suficiente para que pudéssemos abrir mão das películas sem pensar pensar duas vezes

Quando as câmeras de celular atingirem a qualidade de uma DSLR, que de fato ainda não ocorreu, o bicho vai pegar.

Por hora a câmera é peso pena. A treta maior ta acontecendo aí com as mirrorless APS-C vc DSLR fullframe  :snack: Aliás tem até um tópico ai se não me engano com essa treta aí
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 27 de Outubro de 2017, 17:00:39
Estou ficando assustado com vocês... Kkkkkk

Estou louco pra ver alguém fotografando casamento com um iPhone kkkkkk

Vcs beberam hj? Kkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 :hysterical: :hysterical:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 27 de Outubro de 2017, 17:19:35
o fotojornalismo hoje já se utiliza bastante de celulares, especialmente em zonas de guerra/conflitos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Isso é verdade. Nesse aspecto eles já estão substituindo as câmeras em alguns casos, o que não garante que vão substituir (especificamente) as DSLR em tudo.
As seguradoras não precisam de alguns documentos impressos mais. Para provar que seu carro está incólume na hora de renovar o seguro é só enviar a foto de um celular no dia marcado... É assim agora. O próprio arquivo atesta a data e hora.

Além do mais, quem garante que as DSLR irão durar muitos anos???  :ponder:
Eu pelo menos acho que o futuro será mless, o que também não garante que as DSLR irão sumir do mercado... poderão perder a liderança mas permanecer no mercado, quem sabe?
Só como um exemplo nada a ver, os SUVs chegaram forte e crescem  no mercado, mas os carros Sedans 3 volumes continuam vendendo... Uma boa ideia nem sempre erradica o que existe.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 27 de Outubro de 2017, 17:46:44

Com o advento da tecnologia, acredito que os celulares poderão substituir até armas "letais", com possibilidades infinitas rs

...

Enfim, esta é minha opinião. Não sei a data, mas um dia, espero ainda estar vivo rs, acontecerá a substituição dos celulares em relação as DSLRs na questão da qualidade de imagem, velocidade, praticidade, etc.


" O pau que dá em Chico dá em Francisco", ou seja:
Toda a tecnologia que chegar aos celulares também chegará nas DSLR, nas Mless, etc...
O que deixa aberto que ambos (ou todos)  vão potencialmente poder existir ao mesmo tempo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #129 Online: 27 de Outubro de 2017, 20:28:15
90% dos ensaios que vejo por ai não sei se foram feitos com DSLR ou com celulares.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #130 Online: 27 de Outubro de 2017, 21:02:17
Te digo uma coisa, na minha ultima viagem usei um celular e uma dslr, e a diferença nas fotos foi berrante. Usei um iphone 6 e uma Pentax K3.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #131 Online: 27 de Outubro de 2017, 22:57:29
Te digo uma coisa, na minha ultima viagem usei um celular e uma dslr, e a diferença nas fotos foi berrante. Usei um iphone 6 e uma Pentax K3.

Mas você sabe usar uma DSLR.

Acho que minha frase deu um duplo sentido, eu quis dizer que a maioria dos ensaio que vejo com DSLR são ruins, pois as pessoas não sabem usa-las, e não que os celulares são magníficos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #132 Online: 27 de Outubro de 2017, 23:38:01
Mas você sabe usar uma DSLR.

Acho que minha frase deu um duplo sentido, eu quis dizer que a maioria dos ensaio que vejo com DSLR são ruins, pois as pessoas não sabem usa-las, e não que os celulares são magníficos.

Imaginei isso também.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #133 Online: 21 de Novembro de 2017, 13:28:08
Normalmente leio todas as postagens de tópicos que considero interessantes e isso farei ainda hoje rsrsrsrs




Então olha só, eu creio que os celulares ainda não chegaram no nível das DSLR. Mas olhem só os celulares engoliram as compactas de bolso; e hoje já temos celulares com ótima qualidade fotográfica.


Creio que o fator lentes é que fará com que as DSLR continuem por no mínimo mais 10 anos no mercado. Há uma série de fatores envolvidos como qualidade ótica das lentes e possibilidades - algo que no celular ainda não existe. Outro ponto negativo é que as cameras de celular não permitem definir abertura de diafragma (me corrijam se eu estiver errado )


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #134 Online: 21 de Novembro de 2017, 15:55:56
Te digo uma coisa, na minha ultima viagem usei um celular e uma dslr, e a diferença nas fotos foi berrante. Usei um iphone 6 e uma Pentax K3.

Quem ganhou?  :fight: :fight: