Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 7238 vezes)

Ryu

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #165 Online: 25 de Dezembro de 2017, 02:08:02
Pois é!
A boa imagem é acurácia técnica.
A boa foto é acurácia artística.

Rodrigo Verona

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
Resposta #166 Online: 25 de Dezembro de 2017, 11:06:24
Foto bonita, bem composta dá para fazer com qualquer equipamento. Celular, mirrorless, compacta, médio formato, Tekpix, uma tela e tinta, etc. A foto começa na imaginação. Os equipamentos que usamos para buscar a imagem que imaginamos são ferramentas. A composição é a alma da boa foto e os equipamentos ferramentas para que a foto tenha qualidade. Uma foto boa, bonita,  não necessariamente precisa ter qualidade de imagem. Nesse ponto, qualquer equipamento pode te oferecer isso. Em outros casos, a ferramenta faz sim muita falta devido as limitações que ele te impõe. Creio que em alguns momentos o celular será sim mais vantajoso que uma DSLR, pela portabilidade, rapidez de divulgação, porém, em vários outros casos o controle total do equipamento é indispensável para obter aquilo que você imaginou e compôs. Na verdade, acho que vamos começar a complementar o uso de um com o outro daqui para frente, pelo menos para eventos, a velocidade de divulgação dos celulares + a capacidade de controle criativo + uso da luz que uma DSLR te proporciona serão utilizados em conjunto, já que não temos um único equipamento para fazer isso.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.

spiderman

• Trade Count: (4)
  • Referência
Resposta #167 Online: 28 de Dezembro de 2017, 03:53:57
Para a grande maioria a DSLR nem existe mais. Para aqueles que sao metidos a fotografos acho que ainda nao. E nem eh por causa da qualidade da imagem em si. Como dito acima, se ligassem pra qualidade de imagem talvez ainda estariam fotografando com cameras de grande formato. Acho que pra determinados grupos de profissionais é muito mais pratico fotografar com DSLR/mirrorless do que com celular, principalmente por causa da pegada. A galera de casamento, por exemplo, que faz milhares de cliques por evento cansaria demais fotografando com o celular. To errado? Talvez seja eu que nao tenha intimidade com o bichinho :). Algumas categorias de profissionais acho que vao aderir ao celular, como é o caso da fotografia de rua/fotojornalismo. Isso porque hoje voce é muito mais invisivel com um celular na mão do que com uma camera. Então pra categoria de profissionais que desejam ficar invisiveis o celular é bem melhor. Melhor ainda seria um chip no olho que fotografasse tudo (logo logo :D). Acho que aqueles que curtem a fotografia de fato, vao continuar escolhendo de acordo com sua preferencia estetica, assim como sempre foi. So resta saber se com algo tao fragmentado as grandes fabricantes vao continuar oferecendo essas diferentes opcoes ou vamos ter que recorrer ao e-bay :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya

ronaldom1

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #168 Online: 28 de Dezembro de 2017, 12:17:24
Sou amador, entrei neste mundo por prazer, pelo conhecimento e pela fotografia. A cada dia penso mais em simplificar os processos desde a captura, edição e visualização/impressão.
Inicialmente vendi meu set FF Canon 6D, fui para uma ML e 3 lentes primes - muito satisfeito com a mudança.
Mais recentemente fiz alguns passeios e fotografei tudo em Jpeg, impressionante como 90% das fotos ficaram como eu desejava, uma ou outra noturna editei o RAW... encurtei e muito o processo.
Na última semana utilizei um Samsung S8 do meu sogro, fotografei em modo Pro e salvei alguns arquivos em RAW (DNG), editei no próprio celular, pelo Lightroom CC, quando cheguei em casa a foto já estava no meu catálogo e com as alterações que inicialmente fiz no celular... achei simplesmente sensacional!!
Para o meu uso as limitações seriam - distância focal fixa > parcialmente resolvido com modelos de 2 lentes e zoom optico de até 2x; ausência de controle real de abertura no modo manual.
Mas sinceramente, para o meu uso, acho que atenderia muito, mas muito bem... para aqueles 5% em que seria necessário um equipamento específico... deixo estas lembranças ficarem na memória!!
Hoje com o set lentes + câmera + acessórios, daria para comprar um celular top, mesmo com os preços/custo Brasil, e ainda sobrar uma grana...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/