Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111971 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #180 Online: 14 de Maio de 2019, 14:25:23
Ok, mas em condições de boa luz, o RAW é melhorzinho, certo???

Estou pensando em condições de boa luz, ou onde vc possa ter o controle da luz, queria experimentar fazer fotos de estúdio com flashes, retratos e produtos, para ver como se comporta, o que vc acha???
Se bem me lembro, eu sempre testei na luz do dia. Mas posso ter feito besteira. Lembro de ter raw tão ruim que desisti de primeira.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #181 Online: 14 de Maio de 2019, 16:12:56
Pra fotografia não da pra trabalhar profissionalmente com um celular, ele se torna um quebra galho, ferramenta de estudo pra quem ta começando, mas ele não é feito pra isso, uma câmera é algo feito especificamente para trabalhar, feito pra aceitar lentes grandes, baterias maiores, flash, filtros, radio-flash e outras coisas, não pra fazer ligações, jogos, aplicativos, selfs e etc... Usar tudo isso em um celular é um problema, não é pratico, as câmeras mirrorles podem até diminuir um pouco mais, mas é só isso.  Se é possível colocar uma tecnologia dessas em um celular e fazer uma câmera incrivel como já é hoje em celulares top de linha, imagina em um corpo de câmera, da pra fazer muito mais, sempre existira o corpo de DSLR que conhecemos. Com celular da pra fazer muitas coisas, mas sempre das condições, mas não é equipamento de fotografo guerrilha.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #182 Online: 22 de Julho de 2019, 23:19:58
Rafa, trouxe a discussão para cá para não tumultuar o tópico que fala de outra coisa, acho que aqui é mais pertinente.

Qualidade de imagem eh uma coisa e, de fato, os celulares modernos tem dispensados câmeras mais complexas para situações cotidianas.

Mas câmeras dedicadas ainda oferecem coisas, sobretudo pra uso profissional, que celulares ainda estão longe de ter. AF mais rápido e preciso, possibilidades de uso de diversas DFs diferentes para cada caso específico, duplos slots de cartão para backups instantâneos de fotos, possibilidades de uso de flashs rebatidos e strobs e por ai vai.

Mas concordo que em um fotos de viagem pessoal, por exemplo, um Iphone eh mais que suficiente para fotos maravilhosas.

As câmeras dedicadas realmente ainda oferecem algumas vantagens, mas quanto tempo isso vai durar? Levando em conta a evolução de Câmeras x Celulares, eu diria que menos de 5 anos os celulares já colocaram as câmeras para escanteio, isso falando no lado profissional, no lado cotidiano já colocaram.
A Godox já lançou rádio flash para Smartphone, vai sair um Smartphone de 60 mega pixels, Smartphone que filma em 3D e por ai vai.
O meu Smart é velho, deve ter uns 4 anos ou mais (Se não fosse a necessidade do Whatsapp, acho que ainda usava meu tijolo), o foco realmente demora, caça até fazer a foto, mas as vezes em eventos as pessoas pedem para eu tirar uma foto com seus celulares depois de fazer a minha, e tem alguns aparelhos que focam muito rápido.

Se você pegar a imagem de uma uma câmera de 2008 como a Nikon D90, e comparar sua imagem com uma Nikon D850, vai ter uma diferença significativa? Vai sim.
Mas se você pegar a imagem por exemplo de um Samsung GT M2510, de 2009 (Um ano mais novo, mas é o que tenho aqui e posso falar), e comparar com um Smartphone moderno da própria Samsung, a diferença não é significativa, é monstruosa, o salto foi gigantesco.

E a evolução de câmeras é cada vez mais lenta. Enquanto os telefones (No quesito imagem), "voam".

Muito em breve nós vamos precisar apenas de um Gimbal e um Telefone.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #183 Online: 22 de Julho de 2019, 23:43:59
Rafa, trouxe a discussão para cá para não tumultuar o tópico que fala de outra coisa, acho que aqui é mais pertinente.

As câmeras dedicadas realmente ainda oferecem algumas vantagens, mas quanto tempo isso vai durar? Levando em conta a evolução de Câmeras x Celulares, eu diria que menos de 5 anos os celulares já colocaram as câmeras para escanteio, isso falando no lado profissional, no lado cotidiano já colocaram.
A Godox já lançou rádio flash para Smartphone, vai sair um Smartphone de 60 mega pixels, Smartphone que filma em 3D e por ai vai.
O meu Smart é velho, deve ter uns 4 anos ou mais (Se não fosse a necessidade do Whatsapp, acho que ainda usava meu tijolo), o foco realmente demora, caça até fazer a foto, mas as vezes em eventos as pessoas pedem para eu tirar uma foto com seus celulares depois de fazer a minha, e tem alguns aparelhos que focam muito rápido.

Se você pegar a imagem de uma uma câmera de 2008 como a Nikon D90, e comparar sua imagem com uma Nikon D850, vai ter uma diferença significativa? Vai sim.
Mas se você pegar a imagem por exemplo de um Samsung GT M2510, de 2009 (Um ano mais novo, mas é o que tenho aqui e posso falar), e comparar com um Smartphone moderno da própria Samsung, a diferença não é significativa, é monstruosa, o salto foi gigantesco.

E a evolução de câmeras é cada vez mais lenta. Enquanto os telefones (No quesito imagem), "voam".

Muito em breve nós vamos precisar apenas de um Gimbal e um Telefone.

O outro lado da moeda dessa evolução é que qnt mais algo evolui, menos ele tem pra onde ir.

Fazendo um paralelo com os videogames, a cada geração que passa, a evolução tem sido menor. Celulares evoluiriam absurdamente por dois motivos: De fato, smartphones se transformaram em uma das principais industrias do mundo, mas tb pq as câmeras dos primeiro smartphones eram realmente bem fracas. Acredito que chegará um ponto que não terá como continuar evoluindo na mesma velocidade que tem ocorrido.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #184 Online: 23 de Julho de 2019, 02:43:09
Hoje anunciaram um celular de 64 Mpix...


https://www.digitalcameraworld.com/news/redmi-releases-image-from-worlds-first-64mp-smartphone

Bom, só agora a indústria de câmeras fotográficas está conseguindo atingir resultados bons em sensores FF com mais de 50mpix.

Esperar pra ver esse cel ser lançado, pois propaganda de smartphone com fotos feitas com outros dispositivos não é novidade.

https://tecnoblog.net/270351/samsung-foto-dslr-camera-galaxy-a8-star/

P.S: E como bem sabemos, mpix pura e simplesmente não quer dizer nada.
« Última modificação: 23 de Julho de 2019, 02:44:25 por Rafa_Meira »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #185 Online: 23 de Julho de 2019, 09:11:54
Acredito que chegará um ponto que não terá como continuar evoluindo na mesma velocidade que tem ocorrido.

Também acredito, mas acredito também que quando chegar nesse ponto, já terá "passado a perna" nas "profissionais".


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #186 Online: 24 de Julho de 2019, 09:03:39
Galera, vamos pensar com a mente de um empresario.
Um empresario, dono de uma marca como a Canon, não vai para pra pensar "poxa, os celulares estão indo tão bem, vou parar de fazer câmeras", não existe essa possibilidade. Também é improvável que as empresas de Smartphone crie um produto tão potente que canibalize com os outros produtos dele mesmo e mesmo que isso aconteça, vai custar um olho, um rim e um pulmão, não sendo assim viável. Podem fazer um sensor de 1 milhão de mega pixels, com 30 lentes em um celular, os caras da Canon vão fazer algo superior, câmeras mais compactar, como ja é as Sonys da família alpha. sem contar que a diferença de preço de um produto como um "iphone XSRPQZW + Plus" que vai existir daqui 10 anos, vai ser um absurdo de caro, sendo que ele não tem as diversas funções versáteis de uma câmera profissional (sapata pra flash, entrada para tripé, bateria trocável, Viewfinder, botões físicos, saida HDMI, entrada de microfone, saida para monitoramento e etc...). Não da pra fazer uma lente que custa 10.000R$ em uma DSLR para um celular custanto 1000 R$ e ter a mesma qualidade. Vai ser possível trabalhar com um celular profissionalmente? Claro que vai, hoje ja é possível, se alguém quiser fazer isso hoje, é possivel, mas sempre vai ter aquela coisa, você vai contratar um cara que tira fotos com um Iphone ou com uma câmera profissional, robusta, versátil, com flash dedicado e tals?
Sendo meio que um futurologo, acho que o futuro vai ser a compactação das câmeras mirrorles, mas chegando a um limite (afinal é um saco fotografar com o celular por não ter uma pegada decente), ninguém vai fazer uma camera profissional do tamanho de uma GoPro, talvez o tamanho das Sony de hoje ja seja esse limite, porque algumas pessoas reclama de ser pequena demais. Talvez seja feito o desenvolvimento de um tipo de sensor diferente, que capta as imagens de uma maneira diferente da convencional, com mais qualidade e menos ruido, em maior velocidade. Se houver alguma participação de celulares nisso, talvez uma integração entre câmeras e celulares, como ja vimos alguns modelos bem discretos, como os Moto Snaps de câmera da Motorola. Mas a câmera em si, não deve morrer tão cedo. As empresas gostam de vender produtos, pra que vender um produto unico que é tão potente para servir como câmera e computador? Isso seria um canibalismo, é possível? é, mas acho muito improvável. Ja pensou, o mercado global migrando para uma ferramenta unica para todos os problemas? Acho que estamos assistindo filmes demais hehe
« Última modificação: 24 de Julho de 2019, 09:05:11 por renan070294@hotmail.com »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #187 Online: 30 de Julho de 2019, 07:17:58
Substituídos não, faltam detalhes nas imagens, falta muita coisa pra chegar lá e como sabemos, sensores e lentes ainda serão melhores se maiores, isso não vai mudar com a evolução da tecnologia dos celulares, mesmo que muita gente queira, sempre teremos celulares com tecnologia aquém do que poderá ser obtido por algo maior.

Porém para point and shoot já chegamos lá sem dúvida e até passamos, ontem eu estava olhando os JPEGS de uma viagem que fiz e a qualidade para exibição em instagram, facebook ou até uma pequena impressão em um álbum ficaria ótima pra mostrar pra amigos e familiares, porque ninguém fica olhando os detalhes para esse tipo de projeto, quer se observar o local, as cores e a composição e nisso os celulares já atendem perfeitamente.

20180822_090036 by Carlos C. Sosa, on Flickr

20180818_100710 by Carlos C. Sosa, on Flickr


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 30 de Julho de 2019, 07:57:01
Substituídos não, faltam detalhes nas imagens, falta muita coisa pra chegar lá e como sabemos, sensores e lentes ainda serão melhores se maiores, isso não vai mudar com a evolução da tecnologia dos celulares, mesmo que muita gente queira, sempre teremos celulares com tecnologia aquém do que poderá ser obtido por algo maior.

Porém para point and shoot já chegamos lá sem dúvida e até passamos, ontem eu estava olhando os JPEGS de uma viagem que fiz e a qualidade para exibição em instagram, facebook ou até uma pequena impressão em um álbum ficaria ótima pra mostrar pra amigos e familiares, porque ninguém fica olhando os detalhes para esse tipo de projeto, quer se observar o local, as cores e a composição e nisso os celulares já atendem perfeitamente.

20180822_090036 by Carlos C. Sosa, on Flickr

20180818_100710 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Sim, realmente, a esse ponto já chegou, pois um celular atende ao mesmo propósito que uma Point and shoot tem, ser compacta e prática, nisso não há dúvidas e hoje em dia existem pessoas fazendo trabalhos com equipamentos assim, é raro e um pouco complicado, mas existe. Mas como você falou, não vejo as câmeras em saindo substituídas, acredito que nos próximos anos as DSLRs irão parar de ser produzidas, sendo substituídas por DSLRs, hoje já existem condições tecnológicas pra isso e isso só não acontece por causa das indústrias, a Canon vai continuar querendo vender as DSLRs, pois elas têm uma linha acima de Mirrorless. Isso cria nichos, um produto de um nível menor, intermediário e top de linha, assim ela vende para vários públicos e ela não quer acabar com isso, mas é inevitável acabar com as DSLRs, da mesma forma que foi com as SLRs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #189 Online: 30 de Julho de 2019, 08:01:16
Sim, realmente, a esse ponto já chegou, pois um celular atende ao mesmo propósito que uma Point and shoot tem, ser compacta e prática, nisso não há dúvidas e hoje em dia existem pessoas fazendo trabalhos com equipamentos assim, é raro e um pouco complicado, mas existe. Mas como você falou, não vejo as câmeras em saindo substituídas, acredito que nos próximos anos as DSLRs irão parar de ser produzidas, sendo substituídas por DSLRs, hoje já existem condições tecnológicas pra isso e isso só não acontece por causa das indústrias, a Canon vai continuar querendo vender as DSLRs, pois elas têm uma linha acima de Mirrorless. Isso cria nichos, um produto de um nível menor, intermediário e top de linha, assim ela vende para vários públicos e ela não quer acabar com isso, mas é inevitável acabar com as DSLRs, da mesma forma que foi com as SLRs
A indústria adora enfiar goela abaixo tecnologia inferior a preço superior, ainda não superamos em muita coisa o analógico por exemplo. Só temos 14 bits de cor, no máximo 16, no analógico tínhamos 48.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #190 Online: 30 de Julho de 2019, 08:03:34
Pois é. Quando eles quebrarão essa barreira do tamanho?
A espessura dos celulares é o meio entrave pra isso. Mas os acessórios em formato de câmera podem resolver isso, como a Motorola já fez.
Então a principal questão parece mesmo ser "quando".


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #191 Online: 30 de Julho de 2019, 08:29:30
Quando? Nunca. Celulares vendem muito.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #192 Online: 30 de Julho de 2019, 11:22:06
Pois é. Quando eles quebrarão essa barreira do tamanho?
A espessura dos celulares é o meio entrave pra isso. Mas os acessórios em formato de câmera podem resolver isso, como a Motorola já fez.
Então a principal questão parece mesmo ser "quando".

Lembra disso aqui?
https://www.engadget.com/2013/09/18/sony-qx10-review/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #193 Online: 30 de Julho de 2019, 11:44:14
Lembra disso aqui?
https://www.engadget.com/2013/09/18/sony-qx10-review/
Não lembrava desse.  :ok: Ainda é trambolhão..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas o do Moto Snap já é bem menor.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #194 Online: 30 de Julho de 2019, 14:08:44
Essa moda de celulares modulares nunca foi pra frente, a Motorola é a unica empresa que tem um produto assim e nem é um produto tão visado, tem um publico bem pequeno eu acho, as poucas pessoas que conheço que tem um Moto Z nem usa os Snaps, então acho que não é um meio interessante. A um tempo atras até lançaram uma camera que acoplava no celular (qualquer celular) conectada via Bluetooth, mas nunca foi pra frente. Sinceramente, eu tenho total confiança que as cameras e celulares nunca se unirão em uma coisa só, o mercado gosta que tenha os dois nichos, é mais produto pra vender, consumismo é bom pras industrias, até a Apple que tinha uma frescurinha de ser minimalista acaba te obrigando a comprar meio mundo de cabos e adaptadores custando o olho da cara, ela quer que você compre mais e mais, é assim para todos os mercados são hoje.