Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 112376 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #225 Online: 24 de Outubro de 2019, 21:13:31
Estou aqui editando fotos de um casamento, já na recepção, vendo a entrada dos noivos, e pensei:

Quando entregamos as fotos, o cliente já viu infinitas fotos tiradas pelos seus convidados, quando ele recebe a nossa, ainda rola um "wow", mas daqui a um tempo (bem curto), quando cliente receber as nossas fotos, ela vai pensar: "Caramba, estão iguais as fotos dos meus convidados".

 :eek:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 24 de Outubro de 2019, 22:20:27
Estou aqui editando fotos de um casamento, já na recepção, vendo a entrada dos noivos, e pensei:

Quando entregamos as fotos, o cliente já viu infinitas fotos tiradas pelos seus convidados, quando ele recebe a nossa, ainda rola um "wow", mas daqui a um tempo (bem curto), quando cliente receber as nossas fotos, ela vai pensar: "Caramba, estão iguais as fotos dos meus convidados".

 :eek:
:ponder:
Pois é...

Tenho percebido tbm que o cliente quer a foto na hora, qd vc fala que não dá pq precisa editar e tal, a grande maioria não entende muito bem o porque, e olham pra gente pensando: "mas que fotógrafo estranho..."
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #227 Online: 24 de Outubro de 2019, 22:23:48
Estou aqui editando fotos de um casamento, já na recepção, vendo a entrada dos noivos, e pensei:

Quando entregamos as fotos, o cliente já viu infinitas fotos tiradas pelos seus convidados, quando ele recebe a nossa, ainda rola um "wow", mas daqui a um tempo (bem curto), quando cliente receber as nossas fotos, ela vai pensar: "Caramba, estão iguais as fotos dos meus convidados".

 :eek:
Só se sua fotografia se resume ao que os convidados dos noivos fazem.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #228 Online: 25 de Outubro de 2019, 09:15:35
Acho que o profissional de fotografia deve ter um diferencial que o afaste de fotos feitas por convidados.
É neste diferencial que ele deve se sustentar.
Mas o apelo do imediatismo é algo a se pensar.
Talvez vcs possam inclusive entrar neste gap, tendo tb um assistente que transite pelo evento fazendo o mesmo.
Tudo é oportunidade e o próprio trabalho vai mostrando o que se pode fazer para melhorar.

Estou aqui editando fotos de um casamento, já na recepção, vendo a entrada dos noivos, e pensei:

Quando entregamos as fotos, o cliente já viu infinitas fotos tiradas pelos seus convidados, quando ele recebe a nossa, ainda rola um "wow", mas daqui a um tempo (bem curto), quando cliente receber as nossas fotos, ela vai pensar: "Caramba, estão iguais as fotos dos meus convidados".

 :eek:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #229 Online: 25 de Outubro de 2019, 10:17:12
:ponder:
Pois é...

Tenho percebido tbm que o cliente quer a foto na hora, qd vc fala que não dá pq precisa editar e tal, a grande maioria não entende muito bem o porque, e olham pra gente pensando: "mas que fotógrafo estranho..."

E já tem até equipe de vídeo entregando na hora um trailer, na festa já passam a filmagem da cerimonia. E a gente não entrega a foto ...  :D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #230 Online: 25 de Outubro de 2019, 10:27:21
Acho que o profissional de fotografia deve ter um diferencial que o afaste de fotos feitas por convidados.
É neste diferencial que ele deve se sustentar.
Mas o apelo do imediatismo é algo a se pensar.
Talvez vcs possam inclusive entrar neste gap, tendo tb um assistente que transite pelo evento fazendo o mesmo.
Tudo é oportunidade e o próprio trabalho vai mostrando o que se pode fazer para melhorar.

Esse lance de entregar a foto na hora é algo que já passou da hora de fazer, eu não faço ainda por mera falta de vontade de fazer a mudança, pois é algo que não da pra fazer seleção, tem que ser feito em jpg, não da pra editar etc... ai fica um asco em realizar esse trabalho, mas uma hora esse asco terá de ser superado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #231 Online: 25 de Outubro de 2019, 11:05:56
Esse lance de entregar a foto na hora é algo que já passou da hora de fazer, eu não faço ainda por mera falta de vontade de fazer a mudança, pois é algo que não da pra fazer seleção, tem que ser feito em jpg, não da pra editar etc... ai fica um asco em realizar esse trabalho, mas uma hora esse asco terá de ser superado.


Lembra daquilo que eu vivo dizendo, que passou da hora de as câmeras terem um cartão SIM, pra fazer upload mais fácil e rápido? Daí vai ter um cara também (que pode trabalhar pra vários fotógrafos na mesma noite) que vai fazer trailer, edição, etc. e enviar pro cliente.


Imagino que isto seja um opcional oferecido, com custo extra...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #232 Online: 25 de Outubro de 2019, 11:57:43
Esse lance de entregar a foto na hora é algo que já passou da hora de fazer, eu não faço ainda por mera falta de vontade de fazer a mudança, pois é algo que não da pra fazer seleção, tem que ser feito em jpg, não da pra editar etc... ai fica um asco em realizar esse trabalho, mas uma hora esse asco terá de ser superado.
Eu tenho entregado algumas fotos via WhatsApp em alguns eventos, normalmente os caras querem a foto do diretor da empresa, da noiva, do homenageado da festa etc... quando estou sozinho eu paro de fotografar, conecto a câmera no celular, posso dar uma cropada, usar um filtro automático, mas ali não tem jeito de editar com qualidade... como já sei que terei que entregar essas fotos dou uma caprichada na hora de tirar...

Tem evento grande que faço, por ex feiras, que a assessoria de imprensa quer constantemente fotos para publicar. Ai tem uma pessoa dedicada para isso, o cara vai pegando o cartão da câmera leva para uma salinha com laptop, depois devolve aquele cartão e leva outro... e assim vai. É nessa parada aqui que começa o risco de dar pau nos cartões.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #233 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:01:09

Lembra daquilo que eu vivo dizendo, que passou da hora de as câmeras terem um cartão SIM, pra fazer upload mais fácil e rápido? Daí vai ter um cara também (que pode trabalhar pra vários fotógrafos na mesma noite) que vai fazer trailer, edição, etc. e enviar pro cliente.


Imagino que isto seja um opcional oferecido, com custo extra...
Mas a maioria das câmeras já se conectam por wi-fi, por ex as Canon que conheço, a EOS R faz isso automaticamente com mais eficiência pois se conecta a uma rede wi-fi. A geração anterior Canon tbm fazia, porem comendo uma bateria danada, e dependendo do tamanho do salão do evento a potencia/alcance da conexão era limitada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #234 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:03:31
Eu tenho entregado algumas fotos via WhatsApp em alguns eventos, normalmente os caras querem a foto do diretor da empresa, da noiva, do homenageado da festa etc... quando estou sozinho eu paro de fotografar, conecto a câmera no celular, posso dar uma cropada, usar um filtro automático, mas ali não tem jeito de editar com qualidade... como já sei que terei que entregar essas fotos dou uma caprichada na hora de tirar...

Tem evento grande que faço, por ex feiras, que a assessoria de imprensa quer constantemente fotos para publicar. Ai tem uma pessoa dedicada para isso, o cara vai pegando o cartão da câmera leva para uma salinha com laptop, depois devolve aquele cartão e leva outro... e assim vai. É nessa parada aqui que começa o risco de dar pau nos cartões.
Seus problemas se acabaram-se!


https://www.fujirumors.com/tether-tools-air-direct-wireless-tethering-system-for-fujifilm/

Tem pra outras marcas.

Uma coisa que acho legal na Fuji: Dá pra deixar um preset pronto pras fotos.




Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #235 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:09:29
Acho que o profissional de fotografia deve ter um diferencial que o afaste de fotos feitas por convidados.
É neste diferencial que ele deve se sustentar.
Mas o apelo do imediatismo é algo a se pensar.
Grande Peri  :clap: :clap: :clap:

Porra meu aparece mais ai pra conversar com a gente, ta ficando véio preguiçoso os dedos tão endurecendo amigo???

Isso que vc falou, sabe que da uma tese,não é???

Essa semana eu vi o SS entrevistado no programa do Bial, ele explicou novamente que "fotografia" é uma coisa e isso que o pessoal faz com o celular é outra coisa, não é fotografia, são imagens que servem para comunicação, só isso.

A gente precisava mesmo pensar debater e entender melhor esse conceito, pois da mesma forma como a gente acabou de citar os exemplos ai alguns posts acima, pra mim é claro que existem diferenças, e no minimo a gente precisa saber diferenciar para se relacionar com o cliente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #236 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:12:25
Seus problemas se acabaram-se!


https://www.fujirumors.com/tether-tools-air-direct-wireless-tethering-system-for-fujifilm/

Tem pra outras marcas.

Uma coisa que acho legal na Fuji: Dá pra deixar um preset pronto pras fotos.




Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Legal Carlos, eu não conhecia esse equipamento, mas como vc sabe, algumas câmeras como a EOS-R por ex. ja fazem isso automaticamente, sem a necessidade de equipamento extra. Conforme vc tirando as fotos ela vai enviando automaticamente para o seu celular por exemplo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #237 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:14:21
Legal Carlos, eu não conhecia esse equipamento, mas como vc sabe, algumas câmeras como a EOS-R por ex. ja fazem isso automaticamente, sem a necessidade de equipamento extra. Conforme vc tirando as fotos ela vai enviando automaticamente para o seu celular por exemplo...
Todas fazem, mas isso é pra quem precisa de algo confiável

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #238 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:15:26
Seus problemas se acabaram-se!


https://www.fujirumors.com/tether-tools-air-direct-wireless-tethering-system-for-fujifilm/

Tem pra outras marcas.

Uma coisa que acho legal na Fuji: Dá pra deixar um preset pronto pras fotos.




Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
O bacana aqui é que ela tem uma bateria dedicada... isso ajuda muito, pois na Canon qd fica ligado o wi-fi consome uma bateria danada... e ainda talvez a potencia/alcance velocidade aqui seja melhorada...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, 12:16:02 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #239 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:27:01
Grande Peri  :clap: :clap: :clap:

Porra meu aparece mais ai pra conversar com a gente, ta ficando véio preguiçoso os dedos tão endurecendo amigo???

Isso que vc falou, sabe que da uma tese,não é???

Essa semana eu vi o SS entrevistado no programa do Bial, ele explicou novamente que "fotografia" é uma coisa e isso que o pessoal faz com o celular é outra coisa, não é fotografia, são imagens que servem para comunicação, só isso.

A gente precisava mesmo pensar debater e entender melhor esse conceito, pois da mesma forma como a gente acabou de citar os exemplos ai alguns posts acima, pra mim é claro que existem diferenças, e no minimo a gente precisa saber diferenciar para se relacionar com o cliente.

Eu assisti essa parte da entrevista do SS.
Fazendo um esforço de compreensão eu entendo o que ele quer dizer, só acho que ele peca ao dar entender que é a ferramenta (no caso o celular, ou câmera) que define o que é fotografia e o que é imagem.

Eu concordo com a tese dele de imagem vs fotografia, só discordo que o que define um ou outro seja o meio utilizado para atingir (celular = imagem, câmera = fotografia)... É muito mais a maneira da abordagem ao utilizar a ferramenta que define o que é o que.