Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111892 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #240 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:29:19
Eu assisti essa parte da entrevista do SS.
Fazendo um esforço de compreensão eu entendo o que ele quer dizer, só acho que ele peca ao dar entender que é a ferramenta (no caso o celular, ou câmera) que define o que é fotografia e o que é imagem.

Eu concordo com a tese dele de imagem vs fotografia, só discordo que o que define um ou outro seja o meio utilizado para atingir (celular = imagem, câmera = fotografia)... É muito mais a maneira da abordagem ao utilizar a ferramenta que define o que é o que.
Exato.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #241 Online: 25 de Outubro de 2019, 19:27:42
Talvez a pessoa que queira ver a foto na hora nem se importe com qualidade.
Por ser algo tão imediato, tão  tipo "viu, esqueceu", que nem precise de tanta intervenção da parte de quem faz para ter aquela qualidade toda.
Aí a qualidade mesmo, a que o profissional quer, fique para as fotos finais.


Esse lance de entregar a foto na hora é algo que já passou da hora de fazer, eu não faço ainda por mera falta de vontade de fazer a mudança, pois é algo que não da pra fazer seleção, tem que ser feito em jpg, não da pra editar etc... ai fica um asco em realizar esse trabalho, mas uma hora esse asco terá de ser superado.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #242 Online: 25 de Outubro de 2019, 19:35:54
Grande Peri  :clap: :clap: :clap:

Porra meu aparece mais ai pra conversar com a gente, ta ficando véio preguiçoso os dedos tão endurecendo amigo???

Kkk
Tenho aparecido sim, sempre que possível.
Mas os dedos às vezes cansam mesmo...

Citar
Isso que vc falou, sabe que da uma tese,não é???

Essa semana eu vi o SS entrevistado no programa do Bial, ele explicou novamente que "fotografia" é uma coisa e isso que o pessoal faz com o celular é outra coisa, não é fotografia, são imagens que servem para comunicação, só isso.

A gente precisava mesmo pensar debater e entender melhor esse conceito, pois da mesma forma como a gente acabou de citar os exemplos ai alguns posts acima, pra mim é claro que existem diferenças, e no minimo a gente precisa saber diferenciar para se relacionar com o cliente.

Vejo com certa desconfiança as opiniões dos medalhões da fotogtafia quando estas novas formas de comunicação visual começam a adentrar no espaço deles.
Me parece mais algo como reserva de mercado do que de fato uma opinião exata e/ou uma vontade de se adaptar, ou querer entender, ou até mesmo desenvolver o novo.
A chegada do celular à cena fotográfica trouxe massificação, mas em alguns casos trouxe tb qualidade.
Um bom exemplo é um tópico aqui mesmo no fórum onde estão postando belas imagens feitas c celular. Se aqui isso já acontece, imagine a nível mundial

Um grande abraço Lindsay.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #243 Online: 27 de Novembro de 2019, 16:20:27
E a saga continua, nesta reportagem aqui o cara fez um time lapse até que interessante com um smartphone:

https://petapixel.com/2019/11/26/this-pro-tried-to-shoot-a-professional-grade-timelapse-on-a-smartphone/


Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #244 Online: 28 de Novembro de 2019, 08:53:46
 :clap:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #245 Online: 28 de Novembro de 2019, 11:05:20
Hoje, o que está dando vantagem aos smartphones é a chamada fotografia computacional.
Questão de tempo até as fabricantes colocarem essa tecnologia em suas câmeras, aposto na Sony em fazer isso primeiro.

Único recurso que vai tirar dinheiro deles é o desfoque via software, diminuindo a vendas de cinquentinhas 1.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #246 Online: 28 de Novembro de 2019, 11:06:19
Hoje, o que está dando vantagem aos smartphones é a chamada fotografia computacional.
Questão de tempo até as fabricantes colocarem essa tecnologia em suas câmeras, aposto na Sony em fazer isso primeiro.

Único recurso que vai tirar dinheiro deles é o desfoque via software, diminuindo a vendas de cinquentinhas 1.8.
A X-A7 da Fuji e mais recentemente a XPro3 incluíram.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #247 Online: 28 de Novembro de 2019, 15:59:28
Se for pensar bem, só não colocaram isso ainda nas câmeras pq não quiseram. Por ex, aquelas fotos panorâmicas usando um processo do tipo "photo stitching" estão ai no mercado a mais de 10 anos. Com o mesmo procedimento pode-se fazer uma foto de alta resolução. Essas câmeras GA 3D tbm fazem a mesma coisa.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 16:00:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #248 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:01:32
https://youtu.be/aBKnXMWBnOI

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #249 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:21:53
https://youtu.be/aBKnXMWBnOI

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Fujifilm X-A7

Pesando 455gr com a lente 15-45, super compacta, preço menos que US$700, LCD articulado & touch no melhor estilo Canon, filma em 4k, boa sensibilidade noturna, ertc... etc... etc..
Essa sim é uma câmera boa para viagem!!!

 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #250 Online: 28 de Novembro de 2019, 18:37:22
Fujifilm X-A7

Pesando 455gr com a lente 15-45, super compacta, preço menos que US$700, LCD articulado & touch no melhor estilo Canon, filma em 4k, boa sensibilidade noturna, ertc... etc... etc..
Essa sim é uma câmera boa para viagem!!!

 :clap: :clap: :clap:
Acho bem legal que estão atacando pesado em fotografia computacional e usando os recursos de camera dedicada onde faz a diferença.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #251 Online: 21 de Janeiro de 2020, 20:28:05
Parece que tem um certo consenso de que em termos de hardware os celulares são limitados. Porém, será que com soluções criativas (como celulares com várias lentes e sensores, que vemos hoje) junto com efeitos via software, essas deficiências não podem ser em grande parte compensadas?

Uma vez um dono de escola de fotografia me disse: "as pessoas vêm fazer cursos de fotografia para aprender a desfocar o fundo; com os celulares começando a fazer isso, os cursos se tornarão obsoletos". Acho que os celulares estão conseguindo reproduzir esses efeitos que são os fetiches da fotografia de uma forma bem convincente para os olhos da maior parte das pessoas.


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #252 Online: 23 de Janeiro de 2020, 19:09:47
Continuando o Brainstorm:

  • Cartier Bresson poderia ter feito tudo aquilo com um celular, o lance dele era “o momento decisivo”.
  • Para a maioria absoluta, a importância do equipamento é maior do que as questões estéticas. Os padrões estéticos antigos vão pro saco, ou melhor, tudo já está mudando, as novas gerações raciocinam com uma nova linguagem. Daqui a 10 anos, a maioria absoluta não vai conhecer e nem se interessar pela estética do passado.
  • A portabilidade do celular é insuperável, pra muita gente nada é mais bacana nem importante do que isso.

Vamos lá...

Ponto 1 - Henri Cartier Bresson, um pintor estudado (antes e depois de ser fotógrafo, era a sua ocupação), jamais usaria uma lente "wide angle". Se você estudar o que ele disse a respeito de distância focal, nem a lente de 35mm (em formato 135mm) servia para ele, que achava que a perspectiva da distância focal "gritava" ao invés de contar uma história. Para ele, a perspectiva e o aspecto estético eram o fundamento da arte.

Ponto 2 - Tá generalizando.

Ponto 3 - A portabilidade do celular é realmente o ponto forte. Tanto que "matou" as câmeras "point and shoot" de bolso, com exceção de câmeras de sensores maiores como a Ricoh GR e a Sony RX100, entre outras.

Abraço.
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #253 Online: 23 de Janeiro de 2020, 19:13:59
Vamos lá...

Ponto 1 - Henri Cartier Bresson, um pintor estudado (antes e depois de ser fotógrafo, era a sua ocupação), jamais usaria uma lente "wide angle". Se você estudar o que ele disse a respeito de distância focal, nem a lente de 35mm (em formato 135mm) servia para ele, que achava que a perspectiva da distância focal "gritava" ao invés de contar uma história. Para ele, a perspectiva e o aspecto estético eram o fundamento da arte.

Ponto 2 - Tá generalizando.

Ponto 3 - A portabilidade do celular é realmente o ponto forte. Tanto que "matou" as câmeras "point and shoot" de bolso, com exceção de câmeras de sensores maiores como a Ricoh GR e a Sony RX100, entre outras.

Abraço.
Só uma leve correção: o formato é 135, mas nada tem a ver com milímetros. ;-)

De resto concordo em gênero , número e grau.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #254 Online: 23 de Janeiro de 2020, 20:47:51
Só uma leve correção: o formato é 135, mas nada tem a ver com milímetros. ;-)

De resto concordo em gênero , número e grau.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Valeu, não sei de onde saiu esse mm :) E o pior é que não dá pra editar o post... mas pelo menos tá corrigido.
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida