Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 112465 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #285 Online: 23 de Junho de 2020, 03:53:04
Minha humilde opinião:
Caros fotógrafos, acho que o diferencial do nosso trabalho ainda hoje e muito mais no futuro será a revelação e a edição da imagem, então, para aqueles que consideram que as suas fotos já saem perfeitas das suas lentes, por favor, vamos fazer um cursinho de Photoshop não custa nada e se vc souber trabalhar bem será a diferença de vc ganhar 3.000 ou 30.000. Não estou vendendo curso kkkkk Só seu que os celulares estão avançando muito rápido, recentemente adquiri um da xiaomi 9t e fico surpresa com as maravilha que essa belezinha é capaz de fazer, ou seja, se vc souber trabalhar com a luz usando um tripé ela já me dá uma foto em RAW que posso editar depois sem destrutividade rs, muito sinistro. Isso não é uma defesa aos celulares porque sou uma usuária assídua da Nikon e sei todo o glamour que algumas lentes podem nós dar, mas talvez um protesto para que algumas categorias de fotografos se modernizem pois os tempos estão mudando e quando comecei em 2014 e ainda hoje escuto dizer que a foto tem que sair perfeita ou que não se pode fotografar em modo de prioridade de abertura kkkk. Exatamente, é melhor que o registro saia perfeito sim, mas isso não é totalmente verdade, para quem conhece as magias da edição. Espero ter contribuído. Um abraço!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Bem vinda Anna  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #287 Online: 24 de Junho de 2020, 20:09:15
Minha humilde opinião:
Caros fotógrafos, acho que o diferencial do nosso trabalho ainda hoje e muito mais no futuro será a revelação e a edição da imagem, então, para aqueles que consideram que as suas fotos já saem perfeitas das suas lentes, por favor, vamos fazer um cursinho de Photoshop não custa nada e se vc souber trabalhar bem será a diferença de vc ganhar 3.000 ou 30.000. Não estou vendendo curso kkkkk Só seu que os celulares estão avançando muito rápido, recentemente adquiri um da xiaomi 9t e fico surpresa com as maravilha que essa belezinha é capaz de fazer, ou seja, se vc souber trabalhar com a luz usando um tripé ela já me dá uma foto em RAW que posso editar depois sem destrutividade rs, muito sinistro. Isso não é uma defesa aos celulares porque sou uma usuária assídua da Nikon e sei todo o glamour que algumas lentes podem nós dar, mas talvez um protesto para que algumas categorias de fotografos se modernizem pois os tempos estão mudando e quando comecei em 2014 e ainda hoje escuto dizer que a foto tem que sair perfeita ou que não se pode fotografar em modo de prioridade de abertura kkkk. Exatamente, é melhor que o registro saia perfeito sim, mas isso não é totalmente verdade, para quem conhece as magias da edição. Espero ter contribuído. Um abraço!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk



Você tem razão em grande parte do que postou. Ontem o Armando Vernaglia Junior soltou um vídeo bem interessante e concordo com ele . Resumindo: a venda das compactas praticamente acabou; mas a venda de câmeras profissionais ainda irá continuar por mais uns 10 anos , no mínimo. Para alcançar a qualidade de uma DSLR ou Mirrorless celular ainda tem que comer muita bola, mas alguns nichos poderão usar apenas celular.

Link para o vídeo:
« Última modificação: 24 de Junho de 2020, 20:11:27 por cheferson »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #288 Online: 25 de Junho de 2020, 14:19:01
Digamos que atualmente um celular não tem toda aquela mesma qualidade que uma super DSLR ou ML moderna. Mas é fato que eles tem uma identidade estética própria e bem legal.

No nível atual, não é mais uma questão de qualidade das imagens, mas de estética.



Shooting an Entire Wedding Day with the iPhone 11 Pro

https://petapixel.com/2020/06/25/shooting-an-entire-wedding-day-with-the-iphone-11-pro/

Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #289 Online: 25 de Junho de 2020, 14:49:19
Digamos que atualmente um celular não tem toda aquela mesma qualidade que uma super DSLR ou ML moderna. Mas é fato que eles tem uma identidade estética própria e bem legal.

No nível atual, não é mais uma questão de qualidade das imagens, mas de estética.



Shooting an Entire Wedding Day with the iPhone 11 Pro

https://petapixel.com/2020/06/25/shooting-an-entire-wedding-day-with-the-iphone-11-pro/



Melhor do que muito trabalho com equipamento "fodastico" que vejo por ai.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #290 Online: 25 de Junho de 2020, 16:44:42
Acho engraçado que todo ano aparece um artigo diferente de um fotógrafo usando smartphone pra fotografar casamento.
E sempre parece que é o mesmo casamento.
Diurno, externo.

Reparem que esse casamento tinha toda uma decoração com luzes pra recepção que seria noturna e temos UMA foto noturna no artigo.
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, 16:48:14 por Di Torres »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #291 Online: 26 de Junho de 2020, 04:11:15
Acho engraçado que todo ano aparece um artigo diferente de um fotógrafo usando smartphone pra fotografar casamento.
E sempre parece que é o mesmo casamento.
Diurno, externo.

Reparem que esse casamento tinha toda uma decoração com luzes pra recepção que seria noturna e temos UMA foto noturna no artigo.

Ou não faz igual a Xiaomi que usou ano passado fotos feitas com DSLR pra seus novos celulares rsrsrsrs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #292 Online: 26 de Junho de 2020, 09:13:19
Melhor do que muito trabalho com equipamento "fodastico" que vejo por ai.

Cada vez que sai um novo iPhone pipocam artigos desse estilo. E como você mesmo disse, sempre em um estilo parecido. E quase sempre não dá pra ampliar as fotos 100%.

Enfim, dá pra fazer coisa legal com esses smarts modernos, sem dúvida, depende muito mais de quem está operando a câmera do que qualquer outra coisa.

Mas aí a dizer que vai substituir uma câmera acho bobagem. Câmeras fotográficas são ferramentas dedicadas para este fim, um celular por mais boa que seja a câmera não é dedicado à isso e sempre vai ser inferior em questões de ergonomia, agilidade e flexibilidade no uso, etc.

Um mecânico não vai deixar de usar suas ferramentas caras e feitas especialmente para sua finalidade pq a Swiss army lançou um canivete fodastico que reúne várias ferramentas boas em um. Por mais bom que seja o canivete não vai superar a usabilidade de uma ferramente construída especialmente para uma utilidade.
« Última modificação: 26 de Junho de 2020, 09:19:42 por LeandroR »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #293 Online: 26 de Junho de 2020, 10:07:58
Indo um pouco adiante na linha de raciocínio e viajando um pouco... Quanto mais eu penso nesse assunto (celular substituir câmeras profissionais), menos faz sentido para mim.

Pq tbm não discutimos se as lentes zoom estilo 28-300mm da vida não irão substituir as primes e zooms menores?  :ponder:

Pq não discutimos se o m4/3 vai substituir as câmeras com sensores FF? Ou as câmeras com sensores FF substituirem as médio e grande formato?

Quem sabe as câmeras poderão substituir os telefones celulares, se os fabricantes passarem a incluir a opção de inserir um chip e fazer ligações?  :ponder:

Raramente vemos esse tipo de conversa, porém o debate celular substituir câmera é debatido à exaustão.

O motivo para mim só pode ser às próprias fabricantes de celulares que querem enfiar goela abaixo essa narrativa, criando uma justificativa a mais para os preços de seus aparelhos: "compre um iPhone 11 e você pode fotografar até casamento igual um profissional".
É essa ideia que esse tipo de artigo vende. E o pior, o próprio fotógrafo quem vende esta ideia. O correto seria: "fotógrafo profissional consegue produzir belas fotografias de casamento mesmo utilizando um aparelho de celular".

Depois reclama-se quando as pessoas não querem contratar um profissional pois acreditam que podem fazer fotografias tão boas quanto com seus smartphones (e nesse caso pode se incluir o sobrinho que recém adquiriu uma DSLR, dá na mesma, a ideia aqui é a ênfase que a ferramenta é que produz o resultado e não quem a manuseia), e a realidade é que são os próprios fotógrafos que estão vendendo esse conceito por aí, seja via artigos como estes de fotografar casamento com celular, ou outros que colocam equipamento no pedestal como tudo o que é preciso para ser um fotógrafo.

As marcas agradecem. E nós fotógrafos cavamos mais uma pá do nosso próprio buraco.
« Última modificação: 26 de Junho de 2020, 10:10:06 por LeandroR »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #294 Online: 26 de Junho de 2020, 11:43:18
Sim, mas vamos combinar, até o momento os celulares ja fizeram um estrago nos negócios de muitos fabricantes.

Existe tbm as questões que alavancam a preferência por celulares, como:

- a portabilidade e disponibilidade 24hrs por dia, com uma bateria que é fácil de recarregar.
- a conectividade e a vida social moderna com a câmera do celular a disposição para a galera se comunicar.
- o preço investimento dos equipamentos
- questionamentos quanto à qualidade melhor e a qualidade necessária para satisfazer fotograficamente as intenções do indivíduo.

Essas questões ai em cima, entre outras que nem citei, são relevantes.

Agora indo a frente, imagine o seguinte, no campo da estética:

Uma geração de indivíduos esta crescendo com o celular nas mãos, vendo diariamente produzindo e consumindo fotos com qualidade técnica duvidosa, ou seja, se acostumando com aquilo que já foi melhor na época das câmeras, época essa que eles não conheceram e não tem referencia, então esteticamente falando, a qualidade teoricamente ruim de hoje é o bacana e suficiente para eles. Sim pq eles estão interessados no conteúdo das imagens e não na qualidade que ela poderia ter.

Aquilo que somos acostumados a chamar de ruim, para a imensa parte da população é ótimo e suficiente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #295 Online: 26 de Junho de 2020, 12:18:22
Sim, mas vamos combinar, até o momento os celulares ja fizeram um estrago nos negócios de muitos fabricantes.

Existe tbm as questões que alavancam a preferência por celulares, como:

- a portabilidade e disponibilidade 24hrs por dia, com uma bateria que é fácil de recarregar.
- a conectividade e a vida social moderna com a câmera do celular a disposição para a galera se comunicar.
- o preço investimento dos equipamentos
- questionamentos quanto à qualidade melhor e a qualidade necessária para satisfazer fotograficamente as intenções do indivíduo.

Essas questões ai em cima, entre outras que nem citei, são relevantes.

Agora indo a frente, imagine o seguinte, no campo da estética:

Uma geração de indivíduos esta crescendo com o celular nas mãos, vendo diariamente produzindo e consumindo fotos com qualidade técnica duvidosa, ou seja, se acostumando com aquilo que já foi melhor na época das câmeras, época essa que eles não conheceram e não tem referencia, então esteticamente falando, a qualidade teoricamente ruim de hoje é o bacana e suficiente para eles. Sim pq eles estão interessados no conteúdo das imagens e não na qualidade que ela poderia ter.

Aquilo que somos acostumados a chamar de ruim, para a imensa parte da população é ótimo e suficiente.


Sem dúvida Lindsay! Acredito que fora do mundo profissional (e de amantes) da fotografia, a tendência é o celular dominar. Aquela coisa de comprar uma point and shoot pra levar consigo é algo realmente fadado a morrer. No entanto para quem é profissional da fotografia vai continuar utilizando as ferramentas próprias para esse fim.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #296 Online: 26 de Junho de 2020, 13:22:58
Aquela coisa de comprar uma point and shoot pra levar consigo é algo realmente fadado a morrer. No entanto para quem é profissional da fotografia vai continuar utilizando as ferramentas próprias para esse fim.

Cara, a point and shot morreu faz tempo, só esqueceram de enterrar.

Dada a diferença na velocidade de evolução de cameras dedicadas e telefones, da impressão que empresas como Nikon, Canon, etc. vicem em época diferente de Samsung, Apple, etc. Pelo menos uns 10 anos de atraso.

Eu não tenho dúvidas de que as cameras dedicadas serão engolidas pelos telefones, vai chegar um tempo que não vai compensar a fabricação (Já não estamos vendo isso?).

Mirrorless é o ultimo suspiro de um nicho que está se afogando.

Como você fez a analogia do mecânico, vou fazer uma também, é como ter elevadores automotivos a disposição, e insistir no macaco jacaré, é como ter saca pivô e dar marretada na bandeja, é como ter maquina de sacar pneu e usar marreta e espatula.

A tecnologia é um trem desgovernado, e quem ficar na frente ela passa por cima.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #297 Online: 26 de Junho de 2020, 16:45:29
Fotos de dia, ainda mais nublado ou no final do dia até o meu antigo Nokia N95 (Modelo de 2008) com lentes Zeiss fazia.
Eles não mostram as fotos em 100% do tamanho, e esse hdr horrível que os celulares fazem...
Faltam fotos à noite também rs

Sei lá, tá bem longe de um sensor de ponta com uma boa lente.
Quem sabe um dia se iguale, mas aí as câmeras vão ter evoluído mais ainda.

O que nossas dslr´s e mirroless mais tendem a evoluir é no desempenho ISO e DR, quero ver esses mini sensor de cel se igualar a um sensor grande apenas com software...
Acredito que tem coisas que o software não consiga fazer milagre.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #298 Online: 26 de Junho de 2020, 16:48:47
Ah, como já citaram não são poucas as fabricantes que usam/usaram fotos de DSLR jurando ser do seu produto  8-)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #299 Online: 26 de Junho de 2020, 20:12:54
Ah, como já citaram não são poucas as fabricantes que usam/usaram fotos de DSLR jurando ser do seu produto  8-)

Isso acontece direto kkkk