Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 112660 vezes)

rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #330 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 11:19:52
Photographerless  :fight:

Achei agressivo com quem escolheu o celular pra fazer sua arte...

...mas dei risada  :hysterical:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #331 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 11:26:53
Achei agressivo com quem escolheu o celular pra fazer sua arte...

...mas dei risada  :hysterical:

Um dos males modernos, tudo é agressivo. geração de leite de pera  ;)

Só é agressivo para quem veste a carapuça  :worship:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #332 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 11:42:52
O que me veio a mente:

Camera mais automatizada, menos necessidade de decisões do fotógrafo.

Se precisa de menos do Lindsay fotógrafo para fazer a foto, então é photographerless...

Lindsayless

Isso pode ser bom, já.que estou ficando velho e cansado de ficar toda hora tomando decisões.
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #333 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 11:58:53
O que me veio a mente:

Camera mais automatizada, menos necessidade de decisões do fotógrafo.

Se precisa de menos do Lindsay fotógrafo para fazer a foto, então é photographerless...

Lindsayless

Isso pode ser bom, já.que estou ficando velho e cansado de ficar toda hora tomando decisões.

Justamente, o problema é a gente acostumar!!!  :D Preguiça bate forte aqui!

Imagine ter que pensar para fazer uam foto?  :no: Que absurdo! Ter que decidir ISO, abertura, velocidade, onde focar, plano focal, composição, narrativa... que bosta isso!  :hysterical:

O futuro é incerto, vamos virar os "véios" reclamões:Ç

- "...no meu tempo eu usava ISO 100, abertura f/11..."

- "O que é isso vô?!?"

Até meu marcapasso será quad pixel e beatless! :hysterical:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #334 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 12:06:52
Justamente, o problema é a gente acostumar!!!  :D Preguiça bate forte aqui!

Imagine ter que pensar para fazer uam foto?  :no: Que absurdo! Ter que decidir ISO, abertura, velocidade, onde focar, plano focal, composição, narrativa... que bosta isso!  :hysterical:

O futuro é incerto, vamos virar os "véios" reclamões:Ç

- "...no meu tempo eu usava ISO 100, abertura f/11..."

- "O que é isso vô?!?"

Até meu marcapasso será quad pixel e beatless! :hysterical:

Eu acho que ter que escolher ISO e abertura tá ultrapassado mesmo! Já criar a composição, sempre será uma tarefa humana, e aparece bastante na experiência do fotógrafo.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #335 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 12:10:44
Eu acho que ter que escolher ISO e abertura tá ultrapassado mesmo! Já criar a composição, sempre será uma tarefa humana, e aparece bastante na experiência do fotógrafo.

ISO talvez, sempre foi uma "enganação" mesmo no mundo digital, prefiro o termo dB (ganho) usado em vídeo, faz mais sentido.

Mas abertura não, ela faz parte da linguagem, a não ser que se fotografe no futuro tudo em foco e o desfoque seja apenas digital/IA.

Com vídeos em 8k 120fps, é só metralhar baby! Depois escolhe o que ficou bom


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #336 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 12:40:53
Eu acho que ter que escolher ISO e abertura tá ultrapassado mesmo! Já criar a composição, sempre será uma tarefa humana, e aparece bastante na experiência do fotógrafo.

Exatamente.
Quem se sente ameaçado com a automação na fotografia na verdade são técnicos operadores de botões e dials.
O fotógrafo continua se preocupando com a luz e a composição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #337 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 12:54:49
O fotógrafo continua se preocupando com a luz e a composição.
Cara eu não sabia que a gente tinha que se preocupar com isso, vc falou sério???
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #338 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 13:18:26
Exatamente.
Quem se sente ameaçado com a automação na fotografia na verdade são técnicos operadores de botões e dials.
O fotógrafo continua se preocupando com a luz e a composição.

Prefiro morrer com um técnico operador de botões e dials que sabe o que está fazendo do que um ignorante frustrado que depende da tecnologia e automação para tentar fazer alguma foto, vai do gosto do freguês.  :worship:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #339 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 14:51:26
Vocês todos estão ultrapassados.

Será assim: Alexa (Google,Siri). Foto de fulano surfando. Aí o algoritmo procura na rede por uma foto do fulano e faz uma montagem com o fundo que ele achar melhor e debita do teu cartão de crédito o valor da imagem de fundo obtida em um banco de imagens. Isso tudo na forma de uma assinatura mensal, claro. A assinatura poderá ser cancelada a qualquer momento e obviamente no contrato de serviço diz que você perderá o direito de uso de todas as imagens geradas se optar por cancelar a assinatura (não recomendado).

Fotógrafo e controles pra que ?

 :D :D :D

 


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #340 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 16:18:53
Prefiro morrer com um técnico operador de botões e dials que sabe o que está fazendo do que um ignorante frustrado que depende da tecnologia e automação para tentar fazer alguma foto, vai do gosto do freguês.  :worship:
Mas Armando, falando serio agora, na verdade o fotografo sempre dependeu de um monte de coisas que foram projetadas por outros fotógrafos, químicos e engenheiros. Mesmo na época do filme, Kodak, Agfa e Fuji projetavam uma película com reposta de cores, textura e sensibilidade que a gente usava, pq a gente não conseguia fazer aquilo. Escolher um tipo de filme era escolher uma estética agregada que vinha projetada pelo fabricante.

O que esta acontecendo atualmente é que o mínimo tinha ficado para o cara operar a câmera está, ficou desnecessário. Culpa de sftw que definiu na cabeça das novas gerações uma com uma estética com filtros automatizados que é suficiente para eles.

O fotografo das antigas mesmo esta se tornando cada vez mais um artesão, artista, e ele pode tirar proveito desse conhecimento nos trabalhos autorais.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #341 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 16:22:43
Vocês todos estão ultrapassados.

Será assim: Alexa (Google,Siri). Foto de fulano surfando. Aí o algoritmo procura na rede por uma foto do fulano e faz uma montagem com o fundo que ele achar melhor e debita do teu cartão de crédito o valor da imagem de fundo obtida em um banco de imagens. Isso tudo na forma de uma assinatura mensal, claro. A assinatura poderá ser cancelada a qualquer momento e obviamente no contrato de serviço diz que você perderá o direito de uso de todas as imagens geradas se optar por cancelar a assinatura (não recomendado).

Fotógrafo e controles pra que ?

 :D :D :D
Ahh sim e eu ainda acrescentaria um drone com câmera nessa coisa ai. O cara com o barrigão comendo salgadinho em cima de uma cadeira reclinável e com encosto de cabeça. ordena ao drone para sair e fotografar tal lugar, em tal posição, tudo transmitido ao vivo para a tela de controle dele.
E se vc quiser fotografar algo lá na indonésia, poderá alugar um drone e fotografar lindas paisagens da região, sem tirar a bunda da cadeira.

Aliás essa parada ai de empresa de locação de drones para fotografar pode render uma grana hein??? Quem conseguir automatizar isso vai ficar rico.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #342 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 17:06:07

O que esta acontecendo atualmente é que o mínimo tinha ficado para o cara operar a câmera está, ficou desnecessário. Culpa de sftw que definiu na cabeça das novas gerações uma com uma estética com filtros automatizados que é suficiente para eles.


Resumindo, aí vem o de sempre, o padrão exigido é cada vez menor e isso vem da relatividade. O que pode ser bom para um pode ser ruim para outro. Entra nessa quem quer.

Eu realmente GOSTO de fotografia e sou incrivelmente exigente com certas coisas. Foto de celular para mim é quebra-galho apenas. Mas esse sou eu e obviamente há quem discorde e estou muito bem com isso, cada um no seu quadrado.

Aliás tem uma leitura que recomendo, "A sensação do Poder" de Isaac Azimov. Tudo a ver com isso.

https://flaviopavanelli.com.br/sensacao-de-poder-assim-ja-dizia-asimov/
https://lacarreta.com.br/a-sensacao-de-poder/
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 17:09:15 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #343 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 23:29:50

Bem os modos AUTO das câmeras estão aí há um tempinho já :D

Só acho que o pessoal critica tanto o modo AUTO das câmeras mas ama esses modos tracking novos (que tem muito mais ressalvas)

vai entender....

 :snack:


Sim eles tem a sua utilidade. Acho que uns 80% do tempo uso o modo P, mas ele permite o chamado program shift e a compensação de exposição.
Concordo que esses trackings fazem mais cagada do que ajudam.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 23:43:31 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #344 Online: 09 de Fevereiro de 2022, 01:50:46
Eu acho que câmera boa é aquela da nossa época. Ansel Adams chamaria todo mundo aqui de maricas porque ninguém usa mais Dektol. Daguerre acharia todo mundo fresco porque ninguém mais espalha nitrato de prata na placa metálica. A galera nova acha a gente antigo porque ainda nos preocupamos com ISO, abertura, etc.