Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111944 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #135 Online: 21 de Novembro de 2017, 20:04:26
Quem ganhou?  :fight: :fight:

Uma Tekpic. KKKK

Sério agora, não tem nem o que comentar, a câmera do iPhone 6 é obviamente um brinquedo perto da K3.
Embora para web e fotos em 10x15 as do telefone não façam muito feio.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 26 de Novembro de 2017, 20:05:51
Tomara que não. Imagina que deprimente em uma final de copa aqueles fotógrafos todos na beira do campo com iPhones...
 :no:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #137 Online: 05 de Dezembro de 2017, 00:23:06
Muitas vezes me deparo em situacoes com 1.2 de abertura 4000 de ISO e 1/160. O dia que um celular fizer isso e durar pelo menos 200 casamentos eu migro para um.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #138 Online: 05 de Dezembro de 2017, 00:55:41
Muitas vezes me deparo em situacoes com 1.2 de abertura 4000 de ISO e 1/160. O dia que um celular fizer isso e durar pelo menos 200 casamentos eu migro para um.

Boa resposta. Mas imagina o diam em que as câmeras forem capazes de editar (no aplicativo de escolha), colocar no mapa exatamente onde as fotos foram tiradas (sem precisar de hardware extra), postar fotos sem precisar de PC e ainda receber comentários...  :ponder:

Acho que as câmeras hoje em dia são marombadas demais em alguns recursos, e extremamente fracas em outros. Pena que os fabricantes ainda não tenham se dado conta.


gbatista

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 21 de Dezembro de 2017, 12:35:42
Pensando em termos de portabilidade e ajustes mais básicos, sim, eles podem substituir as DLSRs - especialmente nos modelos topo de linha, com camera dupla e mais ajustes manuais.

O enorme problema é que até agora não vi nenhum celular cuja camera permita mexer no diafraga. Daí vc quer tirar foto focando um assunto e o fundo, não vai rolar.

Isso e o fato das lentes não serem intercambiáveis, e talvez nem sejam no futuro: o custo seria impensável, no máximo vai sair nos iPhones até popularizar, mas aí...


E como todo professor de fotografia que tive disse, dá pra tirar foto boa com qualquer camera, tem que saber o que tá fazendo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #140 Online: 22 de Dezembro de 2017, 00:05:08
Se ignorarmos:
- a fotografia esportiva,
- a fotografia de pássaros,
- a macrofotografia,
- a astrofotografia,
- a fotografía noturna,
- a fotografia de estúdio com flash e
- a fotografia de eventos com flash;

 :D Sim, dá para tirar foto boa com qq câmera  :)




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Pois é...


msfazer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #141 Online: 22 de Dezembro de 2017, 23:20:21
A questão é uma só... tecnologia. À medida que um celular fizer o que uma boa câmera faz, com o que as boas lentes oferecem.... o celular vai tomar o lugar das câmeras.

Mas acho que hoje, pra fotografia de viagens, pra maior parte das pessoas, o grande problema do celular nem é qualidade, mas a bateria. 99,99999999999% dos seres humanos estão defecando e caminhando pra qualidade das fotos.

Quem gosta de foto boa é fotógrafo. As pessoas querem colocar foto do lugar da moda no instagram, mesmo que seja uma foto zuadassa, rsss.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #142 Online: 24 de Dezembro de 2017, 13:35:18
Se ignorarmos:
- a fotografia esportiva,
- a fotografia de pássaros,
- a macrofotografia,
- a astrofotografia,
- a fotografía noturna,
- a fotografia de estúdio com flash e
- a fotografia de eventos com flash;

 :D Sim, dá para tirar foto boa com qq câmera  :)




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fato... :D

O problema é que a grande maioria das dicas de fotógrafos do Youtube e dos grupos no Facebook são compostos por entusiastas ou alguém do ramo de eventos e casamentos, e querem passar apenas a ideia de que "o equipamento não é importante, e sim o fotógrafo" (e mesmo esses caras dificilmente trabalham com o básico... :doh:).



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #143 Online: 24 de Dezembro de 2017, 17:51:36
Se ignorarmos:
- a fotografia esportiva,
- a fotografia de pássaros,
- a macrofotografia,
- a astrofotografia,
- a fotografía noturna,
- a fotografia de estúdio com flash e
- a fotografia de eventos com flash;

 :D Sim, dá para tirar foto boa com qq câmera  :)




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Teve uma olimpiada ai que um fotografo usou uma camera grande formato para fotografar corridas. O que 99.99% dos fotografos vao dizer nao ser possivel sem uma camera que faca 10 fotos por segundo, tele lentes com esstabilizador, etc, etc.

Se o fotografo souber como fazer, ele pode fotografar tudo isso que vc citou com um celular ou praticamente qualquer camera. Incluindo atros e macro.

Fotografia de estudios e eventos eu nem sei pq vc acha que nao da para fazer com celular.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #144 Online: 24 de Dezembro de 2017, 18:18:09
Fato... :D

O problema é que a grande maioria das dicas de fotógrafos do Youtube e dos grupos no Facebook são compostos por entusiastas ou alguém do ramo de eventos e casamentos, e querem passar apenas a ideia de que "o equipamento não é importante, e sim o fotógrafo" (e mesmo esses caras dificilmente trabalham com o básico... :doh:).

Alem disso, outro problema maior ainda sao as pessoas que ficam mais indo em busca de dicas do que de experiencias. Pq sinceramente, se eu ficasse indo atras de dicas e opinioes de vloueiros para fazer minhas fotos, eu nunca teria fotografado casamento acreditando que meus equipamentos nao eram rapidos, modernos e bons suficientes. Eu teria perdido muito mais tempo para comecar a fotografar modelos, ate conseguir obter os ditos "equipamentos necessarios".

Se eu tivesse contato com essas "dicas" quando comecei e mesmo anos apos ter comecado, eu acredito que eu seria muito inseguro e consequentemente obteria muito menos conquistas e trabalhos na fotografia, por nao ter os "equipamentos necessarios".

Por isso que as vezes quando alguem pergunta se eh possivel fazer X com um equipamento Y, eu as vezes respondo com a pergunta "Vc ja experimentou?". E pior eh que costuma ser a mesma galera que eh mais apegada em equipamentos, que ficam indo mais em busca de "dicas" (teorias) do que de experiencia e experimento proprio com seus quipamentos.

Eu ja contei aqui a historia de um cara que me folou que parou de fotografar pq um dia teve a DSLR dele roubada. E eu me perguntando pq o roubo de uma DSLR seria motivo para parar com a fotografia. Eu passei meses fotografando Israel e Egito com essa camera que veio em uma revista que meu pai comprou. 3MP, lenta, sem zoom, 3 opcoes de ISO mas eu nunca usei outra opcao alem de ISO200. Era o unico equipamento que eu tinha e eu nao senti falta de nada.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #145 Online: 24 de Dezembro de 2017, 18:46:38
[...] Quem gosta de foto boa é fotógrafo. [...]

Quem dera fosse verdade.

A grande maioria dos fotografos nao dao tanta atencao a foto boa mas sim a qualidade da imagem, essa que costumam chamar de "foto boa", e que por isso falam que tecnologia e "melhor equipamento" fazem fotos melhores.

Qualidade de imagem sao as caracteristicas do ruido (grao), nitidez, laritude, escala tonal, escala dinamica, etc. Essas caracteristicas que os fotografos chamam de "foto boa", de fato eh altamente dependente do tipo de equipamente que se usa. E mesmo isso que eh chamado de qualidade de imagem, eh relativo, pq para algumas fotos a qualidade da imagem esta na nitidez afiada enquanto que em outras esta na nitidez macia. O mesmo pode ser dito quanto ao ruido, latitude, etc. Mas em geral os fotografos tem como referencia ditas "de qualidade" as imagens publicitarias, por isso muitos fotografos preconceituosamente chamam de ruim qualquer foto que nao tenha as caracteristicas mecanicas das imagens publicitarias.

Foto boa propriamente dito nao tem nada a ver com ruido, nitidez, latitude, etc, etc. Tais caracteristicas mecanicas agregam em un certo ponto mas nao definem o que eh ou nao uma boa foto. Foto boa eh narrativa, ambientacao, perspectiva, angulo, momento, direcao, arranjo, composicao, enquadramento, imaginacao. E tudo isso nao tem camera nenhuma que faca melhor ou pior mas somente o fotografo.



Outra grande confusao esta em chamar equipamento facil de manipular de equipamento bom. Por exemplo, uma camera com maior latitude eh mais facil de obter fotos sem perder informacao nos tons mais claros e nos tons mais escuros, e assim chamam de equipamento bom pq fotografo pode errar com mais frequencia sem estragar as fotos. Mesmo que a maior latitude signifique perda de contraste e escala dinamica, o que em termos de qualidade de imagens significa ser um equipamento inferior e nao superior. Nao atoa que fotografos fazem retratos em estudio com DSLR e nao com grande formato. Chamam a praticidade de qualidade mesmo que em resultados praticos tenha menos qualidade.



RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 25 de Dezembro de 2017, 00:18:05
Qualidade de imagem sao as caracteristicas do ruido (grao), nitidez, laritude, escala tonal, escala dinamica, etc. Essas caracteristicas que os fotografos chamam de "foto boa", de fato eh altamente dependente do tipo de equipamente que se usa. E mesmo isso que eh chamado de qualidade de imagem, eh relativo, pq para algumas fotos a qualidade da imagem esta na nitidez afiada enquanto que em outras esta na nitidez macia. O mesmo pode ser dito quanto ao ruido, latitude, etc. Mas em geral os fotografos tem como referencia ditas "de qualidade" as imagens publicitarias, por isso muitos fotografos preconceituosamente chamam de ruim qualquer foto que nao tenha as caracteristicas mecanicas das imagens publicitarias.

Foto boa propriamente dito nao tem nada a ver com ruido, nitidez, latitude, etc, etc. Tais caracteristicas mecanicas agregam em un certo ponto mas nao definem o que eh ou nao uma boa foto. Foto boa eh narrativa, ambientacao, perspectiva, angulo, momento, direcao, arranjo, composicao, enquadramento, imaginacao. E tudo isso nao tem camera nenhuma que faca melhor ou pior mas somente o fotografo.

Que boa definição. Seria realmente bom se separássemos esses dois conceitos ao falar de fotografia.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #147 Online: 25 de Dezembro de 2017, 02:08:02
Pois é!
A boa imagem é acurácia técnica.
A boa foto é acurácia artística.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 25 de Dezembro de 2017, 11:06:24
Foto bonita, bem composta dá para fazer com qualquer equipamento. Celular, mirrorless, compacta, médio formato, Tekpix, uma tela e tinta, etc. A foto começa na imaginação. Os equipamentos que usamos para buscar a imagem que imaginamos são ferramentas. A composição é a alma da boa foto e os equipamentos ferramentas para que a foto tenha qualidade. Uma foto boa, bonita,  não necessariamente precisa ter qualidade de imagem. Nesse ponto, qualquer equipamento pode te oferecer isso. Em outros casos, a ferramenta faz sim muita falta devido as limitações que ele te impõe. Creio que em alguns momentos o celular será sim mais vantajoso que uma DSLR, pela portabilidade, rapidez de divulgação, porém, em vários outros casos o controle total do equipamento é indispensável para obter aquilo que você imaginou e compôs. Na verdade, acho que vamos começar a complementar o uso de um com o outro daqui para frente, pelo menos para eventos, a velocidade de divulgação dos celulares + a capacidade de controle criativo + uso da luz que uma DSLR te proporciona serão utilizados em conjunto, já que não temos um único equipamento para fazer isso.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #149 Online: 28 de Dezembro de 2017, 03:53:57
Para a grande maioria a DSLR nem existe mais. Para aqueles que sao metidos a fotografos acho que ainda nao. E nem eh por causa da qualidade da imagem em si. Como dito acima, se ligassem pra qualidade de imagem talvez ainda estariam fotografando com cameras de grande formato. Acho que pra determinados grupos de profissionais é muito mais pratico fotografar com DSLR/mirrorless do que com celular, principalmente por causa da pegada. A galera de casamento, por exemplo, que faz milhares de cliques por evento cansaria demais fotografando com o celular. To errado? Talvez seja eu que nao tenha intimidade com o bichinho :). Algumas categorias de profissionais acho que vao aderir ao celular, como é o caso da fotografia de rua/fotojornalismo. Isso porque hoje voce é muito mais invisivel com um celular na mão do que com uma camera. Então pra categoria de profissionais que desejam ficar invisiveis o celular é bem melhor. Melhor ainda seria um chip no olho que fotografasse tudo (logo logo :D). Acho que aqueles que curtem a fotografia de fato, vao continuar escolhendo de acordo com sua preferencia estetica, assim como sempre foi. So resta saber se com algo tao fragmentado as grandes fabricantes vao continuar oferecendo essas diferentes opcoes ou vamos ter que recorrer ao e-bay :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya